terça-feira, 14 de dezembro de 2021

[Sessão Crítica] Max Payne - Dos Jogos para as Telonas com Mark Wahlberg

TIROTEIO SEM SENTIDO
Imagem
Mark Wahlberg é Max Payne


Para bem ou para o mal, estreava dia 21 de Outubro de 2008 o filme Max Payne, baseado no videogame de mesmo nome para PC e Playstation 2.

Pra começo de conversa, os problemas dessa adaptação não são novidade. A falta de um bom roteiro adequado para empolgar de forma decente nas telas o faz quase cair no mesmo barco de produções como Resident Evil (2002-2016) e Tomb Raider (2001-2003). A ideia do jogo está lá, vemos o personagem Max Payne sozinho em muitos momentos encarando a bandidagem e aparentemente a força policial, como rebelde, atrás de pistas pela morte da esposa, tudo na sua clássica arminha (errr) 38. Depois o vemos possuído com uma metralhadora (efeito Rambo: Programado para Matar) e por fim, com uma espingarda saltando balas em câmera lenta (sim, a câmera lenta a la Matrix dos jogos está lá fazendo o seu serviço).

Algumas vezes o enredo puxa o saco do personagem Max Payne com frases forçadas do tipo:"- Ele não tem passado, ele é Max Payne, ele é fodão. Portanto, fique longe dele.." isso já em alguns dos momentos iniciais do filme, saído da boca de um dos personagens para o outro, quando decide fazer uma espécie de parceria.

A história não se resume apenas em vingança. Mesmo assim ,o enredo se passa de forma fria, tendo mesmo como ponto positivo alguns momentos de ação: como a cena em que Max decide escapar de um prédio, depois de encontrar Chris'O Donnell (já não mais aquele molecão do filme Batman & Robin) em cena de efeitos catastróficos bem desenvolvida. Uma saraivada de balas que acaba chegando a lembrar os filmes de ação produzidos por Jerry Bruckheimer, por exemplo.

Uma certa moça dá uma forcinha a Max Payne

Os efeitos dos anjos demônios estão lá também, mas pelo problema do roteiro frio e forçado, acaba não passando a coerência devida.

A então nova Bond Girl daquele ano (Olga Kurylenko) também está no filme.

No fim,Max Payne traduz de alguma forma o espírito violento dos jogos de ação dos tempos atuais, mas o que o mata é sem duvida a bola fora na essência para envolver todo o espectador dentro desse ambiente. Infelizmente o que se prometia ,nos trailers principalmente, deixa a desejar no resultado final.


OBS: Não deixem de ficar até o fim dos créditos. O filme...continua.



Memória Pós-Crítica 
AVALIAÇÕES DA CRÍTICA ESPECIALIZADA

Vídeos:
Jornal O Dia:
Jornal Do Brasil: 


Sobre o game Max Payne

A Remedy e a 3d Realms iniciaram o projeto em 1997, e suas primeiras images apareceram em 1998, outra curiosidade é que, em 1999 Max Payne iria ser lançado para Dreamcast, mas foi cancelado, e só foi lançado para Xbox (2001), Playstation 2 (2001), PC (2001), Macintosh (2003). Outra foi que no projeto em 1998, 1999, 2000 e 2001 as imagens eram diferentes, em 2001 um mês antes de lançar, continuou com imagens diferentes da versão lançada.

O jogo também teve a versão de Windows dublada em português brasileiro, com dublagem feita em São Paulo, com Mauro Castro (Capitão Black - Aventuras de Jackie Chan) no papel de Max.

Sobre o filme


- O diretor John Moore declarou que buscou atender ao máximo aos pedidos dos fãs da série de jogos de videogame.

- Mark Wahlberg declarou que jamais jogara "Max Payne" e que apenas o roteiro serviu para lhe dar uma boa compreensão do perfil do personagem-título.

- O personagem Jason Colvin foi oferecido a Tobey Maguire, que o recusou.

- James McCaffrey, que dá voz a Max Payne nos jogos da série, faz uma ponta como o agente do FBI apresentado pelo personagem Jim Bravura.

- As filmagens ocorreram entre 2 de março e 9 de maio de 2008.


Trailer 1


Payne & Redemption - Filme Independente



SESSÃO CRÍTICA
MAX PAYNE 
(Idem, 100 min., Ação/ Policial, E.UA., 2008)
Sinopse: Max Payne (Mark Wahlberg) é um policial atormentado pela perda trágica de sua família. Paralelamente, ele investiga uma série de assassinatos misteriosos. Seu mentor, B.B. Hensley (Beau Bridges), o ajuda a capturar os responsáveis pela morte de seus familiares.

Direção: John Moore
Roteiro: Beau Thorne, Sam Lake (game)
Elenco: Mark Wahlberg, Mila Kunis, Beau Bridges, Ludacris, Chris O'Donnell, Amaury Nolasco, Olga Kurylenko

Sessão Acompanhada: 21 de Outubro de 2008
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...