quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

[História dos Videogames] O FENÔMENO DAIGO - Street Fighter III: Epílogo



Street III veio sem fazer alarde, não foi compreendido, máquinas de todas as versões eram encontradas vazias nos shopping centers. Street III 3rd Strike foi o jogo com maior aceitação de público e crítica, com o maior número de avaliação e reconhecimento maior da comunidade após o vídeo viral de 2004. Mesmo assim, ainda em seu lançamento, a máquina do jogo podia ser encontrada ainda em locadoras da ProGames no Rio de Janeiro na mesma situação dos dois jogos anteriores. Aos poucos, a aceitação do jogo cresceu após SF III: 2nd Impact.

Daigo começou a competir em 1995 no campeonato Gamest Cup: Darkstalkers 3 (Vampire Hunter)
Podemos dizer que o protagonismo entre Daigo e Justin Wong em um vídeo de divulgação da EVO 2004 tornou Daigo um herói da (então obscura) comunidade Street Fighter III. Embora o fenômeno já tenha começado a competir entre os anos de 1995 e 2000. Sua iniciação nos jogos de luta em 1991 - aos 10 anos idade - com os grandes lançamentos dos Arcades daquele ano: Street Fighter II e Fatal Fury: The King of Fighters. Aos 14, disputou o seu primeiro torneio: Gamest Cup do videogame Vampire Hunter (Darkstalkers 3 por aqui) e,  aos 17, teve sua primeira passagem pelos Estados Unidos disputando a final de Street Fighter Alpha 3 contra Alex Valle. Daigo passou a ser reconhecido como a lenda dos torneios de Street Fighter e inspirou aquilo que se popularizou com o termo “comeback” – paciência e frieza é a virtude para virar o jogo. Desde Super Street Fighter II X, a CAPCOM aderiu essa possibilidade de, com um único recurso, fazer o jogador mudar o jogo (que é o caso da barra SUPER) e agora, os “parrys” seguidos de SUPER ARTs em meio a uma difícil sequência. 

O sofisticado Modo Treino do jogo nas versões caseiras de 3rd Strike garantiu a possibilidade dos jogadores poderem praticar esse ritual à fundo – assim como os jogadores profissionais que exploram isso de cabo a rabo. É chegada a hora então do cenário dos esportes eletrônicos e os jogadores amadores se aproximarem ainda mais.

Os grandes fóruns de jogos de luta brasileiros passaram então a acompanhar o cenário internacional de Street Fighter nos esportes eletrônicos. O ano de 2006, em especial, trouxe uma grande ascensão em nossas terras através de campeonatos locais de Street III 3rd Strike – ainda que discreta do grande público.









Porém, a CAPCOM passou a observar isso e muito bem. Algo estava engatilhado para a próxima fase de Street Fighter.


Street Fighter III encerra oficialmente a cronologia mano a mano
mas, comercialmente, a história continua.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...