sábado, 16 de janeiro de 2021

[História dos Videogames] Street Fighter Alpha 2 e Cadllacs and Dinossaurs no Mega Drive: É possível ???

 


Já dizia os especialistas, desde a previsão de que os jogos online seriam o futuro dos videogames, que o próximo passo seriam os constantes jogos criados pela própria audiência. Os criadores de conteúdo estão cada vez mais ganhando liberdade em criar seus próprios jogos para os sistemas - e, por que não, irmos além e dizer que logo, logo, veríamos aí os mesmos desenvolvendo seus próprios sistemas? 

Programadores entusiastas de Mega Drive, clássico dos 16 Bits, tem surpreendido as redes sociais com campanhas de financiamento coletivo com jogos independentes. Engenharia reversa não é uma novidade para o mundo dos videogames. Tivemos a Eletronic Arts (EA) ascender durante os anos 90 graças a esse recurso até ser oficialmente empresa contratada para desenvolver jogos licenciados para a SEGA. 

Sabe-se que nem tudo é fácil no ramo de desenvolver jogos, tivemos o turbulento e tumultuado lançamento de Paprium da Watermelon (do aclamado Pier Solar) - que levou uns 6 anos até finalmente enviar o jogo pronto para os consumidores. 

Entre jogos independentes, temos aqueles que podemos considerar conversões piratas (hacks) de jogos nunca antes lançados oficialmente para o console. Tivemos alguns jogos desses já na década de 90 vendidos em camelôs do bairro durante os Domingos, mas visivelmente jogos com grandes limitações de jogabilidade - alguns até muito bons para serem hacks. 

Mas, felizmente, temos alguns projetos bem empenhados com o intuito de melhorar jogos já lançados ou até mesmo podermos conferir jogos inteiramente novos que sempre gostaríamos de ver rodando no Mega Drive. É o caso de Street Fighter Alpha 2 (que ganhou uma conversão surpreendente para SNES no fim de sua vida comercial) e Cadllacs and Dinossaurs (esse que nunca ganhou conversão para nenhum console devido aos direitos conflitantes com a General Motors). 

Vale conferir este teste de demonstração (mockup) de Street Alpha 2 para Mega disponibilizado aqui pelo usuário hotodrx do fórum SpritesMind.net . A ideia teria vindo com base em um viral no fórum Sega-16. Os sprites foram portados da versão SNES. No teste, é possível mover Ryu pela tela (atravessando o Ken parado) e mandar Hadoukens com 1 botão. 

Seguem algumas imagens.


Confira o nosso vídeo testando a rom pelo emulador Fusion. 
        

Adaptando cores e sprites, um programador brasileiro conhecido como Pryon, nos trouxe uma esperança de alguma possível conversão do inadaptável Cadllacs & Dinossaurs do Arcade e nos trouxe algumas dessas imagens de teste. Ele jura que foi apenas de brincadeira. 

Pryon faz um comparativo através de um desafio recebido por um amigo.


" [..] É possível Cadillacs & Dinossauros ser portado para MD? Então eu fiz alguns trabalhos sobre ele . 
É claro, pode ser melhorado, apenas algumas telas para ilustre. 
*é apenas um estudo do caso "

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...