domingo, 21 de janeiro de 2024

[Perdidoverso] A Reinvenção de Batman Continues

Terceiro filme de Batman, dirigido por Tim Burton, é um marco na cultura pop

 CINTO DE UTILIDADES 

INTRODUÇÃO
O PAI DE TUDO É O AZULÃO
O declínio de popularidade do bom mocismo: Os super-heróis do cinema não eram mais bonzinhos

ENCONTRANDO UMA NOVA VISÃO DE BATMAN
Sequências de Batman O Retorno: Aplicações de Anúncios Promocionais
Sequências: Os Primeiros Passos e a Conclusão
A Batalha das Sequências: Batman Continues v.s. Esqueceram de Mim 3 e O ANJO MALVADO
O filme da Mulher-Gato com Michelle Pfeiffer:
Direção de Tim Burton e roteiro de Daniel Waters (Batman O Retorno)
O Alcance do Burtonverso
Perdidoverso: Encontrando o Jornalista anônimo
O Fim de uma Jornada


TRILOGIA BATMAN CONTINUA: O DESFECHO DE BATMAN 89
Batman Continua
Batman Triunfa
Batman Termina

------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO
O PAI DE TUDO É O AZULÃO

No início, os filmes de super-heróis foram marcados por escalar um elenco estelar de talentosos atores em evidência a fim de trazer a melhor visão promocional deste gênero que estava definitivamente ganhando vida com Superman no final da década de 70.

Independente da qualidade duvidosa de suas sequências, a felicidade é que Christopher Reeve se definiu como a imagem do Superman em carne e osso estrelando todos os seus quatro filmes - e ainda esteve cotado para um quinto. Seu destino se encerrou por completo e deixou um legado de lembranças eternas. 





O declínio de popularidade do bom mocismo:
Os super-heróis do cinema não eram mais bonzinhos

Em 2006, inclusive, uma sequência em sua homenagem foi lançada com Superman O Retorno (e continua sendo o último melhor filme do homem de aço até hoje). Por que, independente da avaliação do fã, essas produções precisam ganhar atenção dos especialistas em cinema para conseguirem se tornar relevantes (até mesmo para grandes premiações). Uma campanha de qualidade é a chave até para uma maior longevidade de um gênero. Afinal, mais do que bordoadas, a história precisa valer a pena. Superman O Retorno não foi um sucesso comercial porque o próprio super-herói se tornava um padrão de personagem difícil de se vender frente a uma geração de novos heróis rebeldes e sombrios bem sucedidos tomando as telas: o oculto sempre traz algo novo e atrai os espectadores mais tradicionais (até aqueles que não ligam muito pro gênero super-herói) - e isso, certamente, conta com o próprio Batman liderando essa lista na fila.

ENCONTRANDO UMA
NOVA VISÃO 
DE BATMAN

Estamos nos anos 80. Valendo lembrar, que naquele tempo, a melhor visão de Batman era a comédia de ação com roupas de lycra colorida dos anos 60. Trazer Batman de volta numa versão oitentista, consistia em contar com um diretor em evidência e com habilidade para uma história divertida, dinâmica, com muita ação, fantasia e suspense protagonizado por um rosto de grande impacto naquele momento. Em 1984, temos Bill Murray em Os Caça-Fantasmas, dirigido por Ivan Reitman. 

Filmes de quadrinhos - principalmente os de super-heróis - muito eram vistos como obras de fantasia,
como a melhor interpretação nessa transição de gibi para a tela grande. Sendo assim, Bill Murray, com a sua experiência em uma comédia de ação e fantasia entre as mais icônicas daquela década, seria a visão ideal que os produtores estavam querendo buscar para descrever a sua mais nova versão de Batman (mas o sombrio, provavelmente, não estava em sua perfeita visão seguramente). 

Batman, dirigido por Ivan Reitman (Os Caça-Fantasmas) com Bill Murray e Eddie Murphy (Um Tira da Pesada) em 1988? Curioso. 

Essa versão estrelada por Murray, naquele período, estava cotada com Ivan Reitman para a direção. Reitman e Murray, direto do sucesso de Os Caça-Fantasmas para um filme de super-herói ? Mas havia uma disputa pelo papel entre Murray e Eddie Murphy. Murray ligou para Eddie e, assim, conversaram sobre a situação. De qualquer forma, Murray não se sentiria bem como Robin - considerou que já estava fora da idade para essa história de super-herói ("papo de criança") - e a conversa parou por aí. 

Os Fantasmas se Divertem é uma linda produção de comédia que conseguiu ganhar o único Oscar pelo qual foi indicado em 89. Vale considerar também que é o filme pré-Batman de Burton, Elfman e Keaton que logo se lançariam ao estrelato numa parceria tremendamente inédita e que reinventaria a forma de se fazer longas de super-heróis no cinema.  


Sequências de Batman O Retorno:
Aplicações de Anúncios Promocionais

Observando um pouco além, Beetlejuice prova uma coisa: Winona Ryder daria uma ótima Batgirl. Vendo isso, Burton ouviu um jornalista numa turnê de Batman O Retorno, guardou o recado, e voltou motivado para entrar numa queda de braço com a Warner e continuar dirigindo Batman. Havia poucas informações sobre como seria um terceiro filme dirigido por Burton durante o anúncio de Batman O Retorno. Pelo que se sabe, foram cotados ao menos uns quatro vilões na mesma história. Porém, Tim e a Warner chegaram a um acordo de que havia personagens demais para um terceiro filme. Em Batman O Retorno, Marlon Wayans foi cotado para ser Robin, o ator foi pago e tudo, mas não gravou.

Ele, então, retornaria no próximo projeto intitulado Batman Continues. Levando em consideração a importância de Batman, como o super-herói mais importante do cinema entre a década de 80 e 90, a Batmania dos anos 80 e 90 foram exemplos a serem seguidos. E se olharmos para o seguimento dos filmes de super-heróis de sucesso hoje, notaremos semelhanças em suas campanhas: primeiro um título principal de um arco é anunciado, depois essas sequências são numeradas, fazendo mistério paras as mídias especializadas para posteriormente apresentarem o título original de suas sequências em convenções. 

Pensando nessa fórmula de divulgação, somada a anúncios oficiais anunciados pela mídia durante a década de 90, há uma que poderíamos aplicar na fase Warner desse período. Batman Continua, o terceiro filme de Tim Burton, acabou dividido em três partes. Um tremendo anúncio parou toda a Comic-Con' 93. Esse foi o poder da Batmania. Durante o trailer de lançamento do longa Batman: A Máscara do Fantasma para os cinemas, é anunciado: Batman Continua: Parte 1, Batman Continua: Parte 2 e Batman Continua: Parte 3. O impacto estremeceu jornais semanais e revistas especializadas (como a Wizard) que se esgotaram. 

No vídeo de divulgação, cenas de Batman (1989) e Batman: O Retorno (1992) são apresentadas e logo depois: "- Trilogia Batman Continues, o desfecho épico  para o cruzado de capa". Esse é o verdadeiro poder da Batmania. Logo depois, esses títulos foram repensados e os filmes finais teriam que mudar de título. Afinal, "Batman II" como foi anunciado no começo de 1990, se tornou Batman O Retorno em seu lançamento oficial em 1992.    


Notas do Jornal WWBR (Dezembro de 93, William W. direto de Los Angeles): ' - Batman estreou em outubro de 1989 (mês das crianças) e Batman O Retorno em junho de 92 (mês das férias escolares). Considerando que o diretor Tim Burton deseja o tema Dia das Bruxas para Batman Continues, é provável que se pense num lançamento no dia 27 de outubro de 1995 (cai em uma sexta-feira) enquanto na próxima terça, já é a confraternização de Halloween e o filme já estaria no boca-a-boca. '



A Batalha das Sequências:
Batman Continues v.s. Esqueceram de Mim 3 e o ANJO MALVADO

E também não é exagero dizer que Batman Continues e as suas sequências começaram a ser filmadas ao mesmo tempo. Imagine se a  20th Century FOX tivessem conseguido colocar Macaulay Culkin na onda e projetado a comédia infantil mais popular de 1990 como uma trilogia filmada de forma simultânea como aconteceu com O Senhor dos Anéis

Entre 1990 e 1992, a icônica comédia Esqueceram de Mim foi pensada mais ou menos para ser dessa forma: com um trato de cinessérie além de uma duologia mantendo a passagem da história com a mesma equipe e protagonista (a exemplo da trilogia Indiana Jones). A terceira parte já iria entrar em pré-produção logo depois do segundo (considerando aí uma passagem de tempo e um personagem transitando da fase infantil para um adolescente). Seria marcante uma comédia infantil e contemporânea de grande produção, ícone da geração MTV e da cultura pop, ganhando um tratamento épico. Mas devido a conflitos nos bastidores, só pudemos nos contentar com apenas dois filmes estrelados por Kevin e seu intérprete original. 

E o que aconteceu em Esqueceram de Mim 3 em 97, na realidade, foi uma continuação com cara de refilmagem usando outros personagens (ao menos, preservaram o protagonista dos filmes originais e ele existe em algum lugar no cânone). Mas, se pensarmos numa filmagem simultânea, Esqueceram de Mim 3 com Macaulay Culkin poderia chegar entre 1993 ou 1994 mas Culkin não queria ficar associado a apenas a papeis de filmes infantis. Seu pai, que era seu empresário e dono de suas finanças, foi claro com a FOX que ele só filmaria O Anjo Malvado na condição de filmar Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova Iorque e ele filmou os dois. O Anjo Malvado foi um baita e ousado desafio para trazer uma versão sombria de uma estrela mirim dos anos 90 naquele período. Sério, que filme! Parabéns para FOX, parabéns mesmo pela coragem em acreditar na ideia quando todas as outras fracassaram em aceitar.

O meu eu criança de 9 anos, já escritor de histórias, criador de personagens e fã de novelas mexicanas, ficou muito feliz e surpreso por ver essa vertente tão diferente e talentosa do meu ator, comediante e aventureiro mirim favorito daquele período. A reação em ver Culkin vilão num suspense era de choque e, ao mesmo tempo, inspirador. Crianças podem atuar como adultos? Foi essa sensação que senti. São filmes que surgem a cada 1 milhão de anos para surpreender, uma vez que, para alguns críticos, é necessário que os-atores-mirins-tenham-que-estar-fazendo-sempre-papéis-de-crianças-boazinhas-porque-constrange- as-outras-crianças. Quando não é isso é a-violência-cenográfica-influencia-os-pequeninos e pi-pi-pi-pó-pó-pó. E a faixa etária? Diz o quê? Na época: PROIBIDO PARA MAIORES DE 12 ANOS. Foi a primeira vez que eu via um filme estrelado por uma criança com classificação para maiores e isso foi ótimo - prova que a indústria está realmente querendo expressar algum tipo de questão raramente explorada e que podemos refletir a respeito, certo? E o melhor, um filme feito sem ser pensado para ser uma cinessérie (então, estamos indo além da questão aqui, né?). Mas, sério, eu não aguento esse pensamento tão engessado da sociedade. É claro que existem crianças psicopatas e isso é algo que somente crianças veem (de verdade). Crianças também aprontam e sabem o que estão fazendo - não são burras. Crianças são pessoas como todo mundo, e é isso. Claro, umas são mais visionárias que outras. As que são menos visionárias, enfim, cresce e vira esse mais do mesmo de tanto de gente extremamente emocionada negativamente por aí pela incapacidade de ter sensibilidade, sentir os mínimos detalhes, ou a falta de ter a mente mais aberta mesmo. Enquanto quem tem a mente aberta tem que aturar quem tem mente fechada e é isso.VÃO ME CANCELAR POR ESSA OBSERVAÇÃO AQUI TAMBÉM? Enfim, rede social.

Mas, voltando ao assunto, parabéns ao Culkin por ser único e é por isso que é estrela e tem sua calçada da fama. Um ator, que já pequeno, tão versáril indo da comédia, drama ao suspense/ terror se destacando em gêneros de adultos (e indo tão bem sem a presença deles). Incomparável para aquela geração. Admito, eu venci nos anos 90.

Tem um detalhe: em 94, Culkin atuaria na adaptação em quadrinhos cinquentista Riquinho, que chegaria ao natal de 94. Fazendo essa leitura, Esqueceram de Mim 3 chegaria no natal de 95 e não competiria com Batman Continues nos cinemas. Mas numa situação alternativa, teríamos um novo BatAlone - sendo que em 92, ele competiu com Batman O Retorno e a segunda rodada de Esqueceram de Mim contra Batman seria nas locações do ano seguinte. Uma pena. Mas Kevin foi certamente o pequeno grande concorrente do cavaleiro das trevas.


Sequências: Os Primeiros Passos e a Conclusão

O Poderoso Chefão e Guerra nas Estrelas são os principais alicerces quando se fala de exemplos pioneiros ou super produções da cultura pop que se identificam como cinesséries em forma de novela para a tela grande. Era um mundo que não se pensava em uma série de sequências cinematográficas. O interessante é que, declarado abertamente em seus créditos (ou não), ambas as produções levavam obras literárias como inspiração.

Em 1916 (início dos tempos), tivemos a primeira sequência histórica de um filme a ser realizada: The Fall of a Nation, continuação de The Birt of a Nation (1915). Esse assunto começou de forma controversa, já na época do cinema mudo, por um filme de drama polêmico: estereótipos reprováveis, mas que, se observarmos com um olhar profundamente crítico (como um espelho pessimista da sociedade), tudo melhora.

Terror que Mata (The Quatermass Xperiment), filme de 1955 adaptado de uma série de TV britânica, é o nosso verdadeiro ponto de partida. O sucesso de Terror que Mata garantiu uma sequência em 1957 intitulado A Usina dos Monstros (Quatermass 2) sendo historicamente a primeira continuação a ganhar um número 2 na frente. A cinessérie é uma mistura de ficção científica, terror e drama, o que nos ajuda a entender a criação do universo substancial de Batman' 89 e das sequências de filmes de super-herói.

O próprio Batman e outros super-heróis desde sua origem foram trabalhados nesse conjunto de mídias diferentes: quadrinhos e rádio ou quadrinhos e seriados de televisão (quase que ao mesmo tempo mas com seguimentos diferentes e nem sempre fieis).

Tim Burton, que ganha autonomia dos produtores da Warner, agradece a Star Wars que definiu a TECLA SAP das continuações na cultura pop. Pois, considerando a forma de anunciar sequências de Batman entre os anos 1980 e 1990, os projetos de Burton foram anunciados anteriormente em jornais como "Batman III", "Batman IV" e "Batman V". No fim, foi decidido como os títulos finais: Batman Continua, Batman Triunfa e Batman… Termina. 

Portanto, temos: Batman (idem, 1989), Batman O Retorno (Batman Returns, 1992), Batman Continua (Batman Continues, 1995), Batman Triunfa (Batman Triumphs, 1998) e Batman Termina (Batman Ends, 2001). A Warner teve a melhor visão: um espaço de três anos para a produção de cada filme, materiais de propaganda e parcerias comerciais para esquentar a ansiedade do público. Michael Keaton em seu retorno como Batman nas suas três últimas aventuras, acompanha Marlon Wayans como Robin, Winona como Batgirl e enfrenta Robin Williams como o Charada, Jeff Goldblum como O Espantalho, Billy Dee Williams como Duas-Caras e Nicolas Cage como Cara-de-Barro. Há ainda participações especiais de Jack Nicholson (retornando como o Coringa em alucinações), Madonna é a grande surpresa como Arlequina (parte dessa alucinação criada pelo Espantalho) e, por fim, o retorno da Mulher-Gato (dualidade entre aliada e antagonista - Michelle Pfeiffer explorando novas vertentes da sua personagem). Além de possibilidades (quando pensada como quadrilogia Batman) que quase não aconteceram: Arnold Schwarzenegger como Bane, Ed. Harris como o Sr. Frio e Uma Thurman como Hera Venenosa. 

O filme da Mulher-Gato com Michelle Pfeiffer:
Direção de Tim Burton e roteiro de Daniel Waters (Batman O Retorno)


Mulher-Gato: um ponto negativo 
na cinessérie Batman' 89

Em 1994, foi anunciado o filme solo da Mulher-Gato com Michelle Pfeiffer. Com Pfeiffer na jogada, o filme se torna uma preparação de terreno para o terceiro Batman. Segundo notícias da Revista Herói , a produção foi pensada a pedido dos fãs: o elogio da audiência e da crítica para a atuação de Michelle foi determinante para a construção de idealizar uma história independente para a personagem. E então, Mulher-Gato chegava aos cinemas em 1995. Segundo a sinopse, a gatuna está resolvendo um caso numa cidade dominada por super-heróis. Se a Batmania fosse um sucesso da Marvel (que estava falida), essa história seria pensada em algo com pessoas aleatórias com superpoderes num gênero mais voltado para ficção científica. Talvez pensassem nisso daqui há uns 10 anos, o que não seria ruim. Em Mulher-Gato, esses típicos super-heróis diferenciados são novos personagens sendo apresentados e também variações de super-heróis já existentes no universo DC.

Segundo a entrevista do roteirista de Batman, Daniel Waters, à Variety, Mulher-Gato recebeu críticas mistas. Selina, agora, vive isolada em uma pequena cidade chamada Oasisburg. Se a Gotham original era a versão Nova Iorque, essa pequena Gotham é uma espécie de Los Angeles misturada com Disneylândia e ilha praiana (que, por algum motivo, chega a me lembrar a orla de Copacabana) na estética diferenciada de Burton.  Alguma situação a leva a combater essa elite de super criminosos atrapalhados que assumem o manto de super-herói. Também se discute se o seriado The Boys (Prime Video) recebeu uma grande influência disso. Porém, houve uma controvérsia entre Waters e Tim Burton. Tim queria filmar em preto e branco, algo no estilo Sangue de Pantera (Cat People, 1942). A sinopse desse clássico longa soa engraçado: "Misteriosa jovem sérvia acredita que descende de uma raça de mulheres-pantera, que, quando emocionalmente excitadas, se transformam em criaturas assassinas. Seu marido decide mandá-la para o psiquiatra para investigar o problema." mas o gênero é intitulado terror/ mistério.  Teve uma refilmagem em 82, A Marca Da Pantera, com a atriz alemã Nastassja Kinski (Velocidade Terminal). 

Waters achou sacanagem a ideia de Tim: "-Um filme em preto-e-branco de apenas U$$ 18 Milhões?". Vale considerar que era um filme paralelo aos acontecimentos da cinessérie Batman. Era claramente visível de que ele seria um filme menor - mas nem sempre, um filme menor deve ser considerado algo de menor qualidade. Burton leu o roteiro de Waters e ficou no tédio. 

A premissa pareceu exagerada, mas teve uma boa sacada: um trio de super-heróis escrotos (um The Boys dos anos 90). Numa das cenas, um antagonista esnoba o ataque certeiro da Mulher-Gato com um arco e flecha e reage: "- Derrotado por uma garotinha…" mantendo a pose de inabalável, mas, no fim, não resiste e desaparece. No decorrer, há problemas de ritmo, mas tudo depende de como um diretor conduz esse roteiro. Há ainda elementos inidentificáveis com a Mulher-Gato de Batman: O Retorno, como numa cena em que uma autoridade confraterniza a sua vitória com aplausos e quando a câmera do Tim troca para a Mulher-Gato, ela já não está lá. Desaparece sem avisar, como o próprio Batman, ou então responde com falas curtas e frias. Michelle estava mostrando aquele belo exemplo de ser uma heroína dramática e egocêntrica (claro que valeu a indicação ao Globo de Ouro 96).

Embora houvesse desavenças, a solução da Warner para Tim e Waters foi reunir as duas ideias: do diretor e do roteirista. 

Waters poderia acreditar mais no que Tim fez sobre aspecto quadrinesco ao vivo em cena. Se eu conseguisse condicionar a minha máquina do tempo para a primeira década de 2000, ele certamente teria que conhecer o filme Hulk, de 2003, e até mesmo obras como Sin City: A Cidade do Pecado (2005). São obras que mostraram o contrário: filme de quadrinhos em preto-e-branco pode ser muito estético, muito bonito e traz até um aspecto mais adulto e - por que, não - mais sensual. Afinal, a essência de Batman vem do mistério e de elementos de terror. Enfim, Tim Burton entendeu a ideia e Waters também compreendeu, mas, no fim, o encaixe não se encontrou a tempo e o filme recebeu críticas mistas.  

Embora não tenha apreciado muito o enredo, notícias na época revelam que Tim se sentiu motivado a realizar o filme, acreditando que poderia terminar a sua cruzada alcançando novas vertentes como diretor dentro do universo de Batman. E se desse certo, eles fariam outro.

O filme da Mulher-Gato gastou menos do que o filme Batman de 89, mas já mostrou que tinha potencial para se destacar no protagonismo feminino no cinema de super-herói dos anos 90. Ganhou ainda uma refilmagem em 2004 com Halle Berry, reaproveitando elementos de origem de Batman O Retorno e explicando que os gatos que a ressuscitam são seres místicos. 

Ainda valeria acrescentar que a abordagem do Burtonverso sobre a Mulher-Gato é mais suavizada e mais discreta. Sua Selina se isolou em uma pequena cidade fictícia para viver em paz, mas ainda assim é empoderada e independente. Revoltada com a criminalidade local, ela se envolveria numa trama provocada por esse trio de super-homens. Um elemento que poderia ainda render uma aproximação da Mulher-Gato com a sua versão dos quadrinhos é a sua especialidade de ladra ao ter que roubar um artefato mágico para solucionar o problema. Mas, de qualquer maneira, esse contraste entre super-herói arrogante, egocêntrico, convencido, machão, esnobe e até excêntrico confrontando uma super-heroína dominadora, rebelde, misteriosa e sexy rende risadas espontâneas e algo bem diferenciado para os anos 1990.

A críticas especializada descreve a atuação de Michelle como a mais elogiada do filme e, em segundo, a do antagonista, George Clooney (Capitão GOD). Para outros: "-Um desperdício" e "-Uma perda de tempo" recebendo comparações até com a refilmagem de 2004 . 

Curiosamente, os brinquedos do filme renderam sucesso entre um grupo de colecionadores que adquiriu uma gigantesca quantidade de coleções das figuras da Mulher-Gato e de outros personagens. A Batmania estava muito forte. 

O Alcance do Burtonverso

Batman em 1989 se tornou referência para a realização de outras adaptações de super-heróis obscuros e clássicos da era de ouro dos quadrinhos. Já o verdadeiro universo de Tim Burton, que estaria aqui se estabelecendo, motivou o investimento em cinesséries cinematográficas no mais longo prazo, principalmente no teor sombrio ou mais adulto (sem deixar de lado a estética física e viva) - muito além do que Batman' 89 realizou: de uma referência para se tornar um incentivo, seja de super-heróis ou até novos modelos de super-heróis nascidos no cinema com suas sagas cinematográficas posteriores.

Tanto é que, em 1995, vimos O Máskara II nessa história e ainda testemunhamos quais foram os espectadores que ganharam o concurso para aparecerem no filme. Logo em 1996, tivemos uma adaptação de outro filme dos quadrinhos DC: Lobo, que chegou a ganhar um videogame multiplataforma

O segredo do sucesso não existe, mas é seguramente mais assertivo não ter pressa para o desenvolvimento porque o grande problema da Warner vem desde sempre: o desespero em trocar os pneus no meio do trajeto em movimento. E isso nós claramente vimos na cinessérie de Zack Snyder

Com Batman Continues, Tim Burton foi MILAGROSAMENTE ouvido. Mas até aí, houve um diálogo.

Após o sucesso de Batman em 89, a atenção aos números passaram a vir antes da qualidade. Batman O Retorno é o Batman mais autoral de Tim Burton e o melhor trabalho do diretor com o personagem. Algo que vem sendo cada vez mais reconhecido pela audiência e pela crítica através dos anos - e o pesar em não ter visto mais de Tim Burton em Batman (estrelando Michael Keaton) só aumentaria. 

Para o planejamento, Marlon Wayans aparece em Batman Continua e Winona Ryder é apresentada no longa seguinte: Batman Triunfa. As ameaças poderiam ser distribuídas entre dois ou três vilões para cada filme e, por fim, a abertura do quinto e último longa contaria com a tão falada cena de alucinógeno do Espantalho de Goldbulm (quando Jack Nicholson roubaria a cena no meio da alucinação). Batman Trunfante (ideia de Joel Schumacher) poderia ser um belo título para encerrar uma quadrilogia, porém, não se sabe ao certo se Tim Burton teria gostado dessa ideia porque ele decidiu pensar junto a Kevin Smith numa quintologia e o título final seria: Batman Termina. 

Longas como Dick Tracy (1990), As Tartarugas Ninja (1990), O Corvo (1994), O Máskara (1994), The Shadow: O Sombra (1994) e O Fantasma (1996) são alguns exemplos de adaptações de quadrinhos que vieram durante a era pós-Batman 89 - entre eles, obscuros e outros da era de ouro dos quadrinhos. Mas vale lembrar que depois de Batman, Sam Raimi lançou o seu super-herói nascido no cinema: Darkman - Vingança sem Rosto (1990) com Liam Neeson - aquele que faria parte, posteriormente, da cinessérie Star Wars e atuaria como um lendário antagonista de Batman no reinício de Christopher Nolan. 


Perdidoverso:
Encontrando o Jornalista anônimo


Essa história precisa ser contada.

Com o sucesso de Michael Keaton como o mais importante Batman daquela geração e a febre Winona Ryder (no auge de sua popularidade), Batman Continues marca o reencontro do trio
Burton/Keaton/Ryder desde Os Fantasmas se Divertem (1988). Uma decisão que não seria acertada se a primeira e maior interferência histórica da Warner tivesse êxito - acreditando que Batman O Retorno não vendeu brinquedinhos o suficiente. 


Para que a Warner não venha cancelar o retorno de Tim Burton na cadaeira de diretor após Batman O Retorno, decidimos viajar no tempo e chegar até Tim Burton. Para isso, tivemos que encontrar um parceiro: um jornalista que estava saindo para uma turnê de Batman O Retorno.  Através do recado do jornalista, o diretor vem ao nosso encontro e o levamos para uma viajam no tempo.

Logo depois que retorna do futuro, Tim resolve se reunir novamente com os chefões da Warner lá em 92 e resolver toda essa situação - inclusive apontando resultados desses brinquedos comprados por colecionadores e o aumento da aceitação de Batman O Retorno ao redor dos anos e o luto dos batmaníacos pela falta de um encerramento da história. Talvez, essa primeira grande interferência da Warner não tenha vindo somente em Batman, se observarmos as complicações nas sequências de Superman já na década de 70.

O Fim de uma Jornada

Batman Continua (Batman Continues), o real título de Batman 3 pensado por Tim Burton, encerraria o ciclo de filmes estrelados por Michael Keaton de forma satisfatória. Mas, para isso, não deveria se tornar apenas um único filme e sim uma saga. Isso se conclui pelo quantidade de elementos pensados ou realizados ao redor do tempo (e muitas delas foram válidas para o crescimento do personagem no cinema - até mesmo o incompreendido tom mais familiar de Batman & Robin). 


Batman Continua: A Trilogia, termina com a aposentadoria de Batman - um belo desfecho para uma icônica cinessérie estrelada por Michael Keaton. Essa saga apresenta uma nova personagem sendo treinada para substituí-lo. Robin (Marlon Wayans), o estaria ajudando nesse treinamento após se tornar Asa Noturna. A nova personagem deveria ser uma versão original da Batmoça. Um claro amálgama da Robin mulher de O Cavaleiro das Trevas e Barbara Gordon de A Piada Mortal - quadrinhos em que Batman de Tim Burton buscou ter como maior base em sua adaptação. Levando em consideração a experiência de Winona Ryder na atuação dramática, ela poderia, enfim, trazer uma bela mistura entre a garota prodígio da jovem Robin de Frank Miller e também a heroína trágica ao se tornar refém em A Piada Mortal. 

Batman Continua (e a sua trilogia de despedida), com direção de Tim Burton, estrelando Michael Keaton, Winona Ryder e Robin Williams (como o Charada, após notícias que ele estaria há anos brigando por um papel de vilão na cinessérie) não foi nada mal e fez um tremendo sucesso
de público e crítica. 


 TRILOGIA BATMAN CONTINUA: 
 O DESFECHO DE BATMAN 89 


Compacto dos acontecimentos da trilogia Batman Continues

BATMAN CONTINUA
(Batman Continues, 1995, dir. Tim Burton)

A luta contra o Charada de Robin Williams, traz Rene Russo como a Dra. Chase Meredian. Na versão de Schumacher, após a recusa de Michael Keaton para estrelar Batman Eternamente, foi então planejado que os protagonistas seriam mais jovens. O papel da mocinha ficou com Nicole Kidman para combinar com Val Kilmer. Há uma busca pelas origens (com um álbum de músicas cantadas como ocorre em Batman 1).


Com a Warner ignorando números em favor da liberdade criativa do diretor, temos um progresso ainda mais profundo do personagem na visão de Tim Burton em Batman Continua. 

Após o abalo com o desaparecimento da Mulher-Gato, Bruce consulta a Dra. Meredian que explora a sua psicologia e ele então se reencontra com o passado e uma exploração profunda sobre seus traumas é colocada em prática, deixando as personas Batman e Bruce lado a lado.

Edward Nygma era um renomado professor de ciências quando se torna um gênio obcecado pelo Batman e nutre um desejo por descobrir a sua identidade e testar suas habilidades. O fã número 1 do homem-morcego se recorda de quando foi recusado pelo vigilante ao assinar um autógrafo e daí se torna o Charada.  Ele descobre que no submerso vive o Cara-de-Barro, após noticiários descrevendo que uma ameaça monstruosa estaria invadindo Gotham à noite e amedrontando cidadãos da cidade. 

Às vésperas do Halloween, Cara-de-Barro está tentando se conectar com o mundo enquanto perambula como uma alma perdida, se recordando de quando era um ator famoso de filmes de terror e ficção científica (referências a uma versão alternativa de Jurassic Park), casado e com filhos, mas ele tenta não se aproximar de sua esposa e nem de seus filhos com vergonha de sua aparência. Em um certo momento, ele é reconhecido e corre assustado até desaparecer. 

Charada então cola na parede de sua sala com uma interrogação a identidade humana do Cara-de-Barro. Um ator versátil e talentoso que, por uma tragédia, acabou dado como morto. Ele havia sido sequestrado por um fã obcecado junto a Edward. 

O fã era um fanático por experimentos sinistros e sequestrou o seu professor de ciências por não concordar com os seus cálculos matemáticos exatos e o seu ator favorito por detestar o seu último filme. Ele tenta então usar um aparelho de ultra inteligência para mostrar que ele pode ser mais inteligente e que seu experimento pode funcionar de verdade. O Cara-de-Barro recebe a punição de ser deformado como uma lama (como se ele fosse um lixo ou um objeto de descarte - literalmente a irônica caracterização de: "-Você é uma bosta"). No final, Edward é tomado por uma extrema inteligência e sede de impulso, consegue sair do controle do aparelho, mata o seu ex-aluno e salva Cara-de-Barro. Nesse momento, os dois sobreviventes se despedem como se nunca mais se vissem outra vez. Barro escapa para o submerso. Numa cena, ele observa o seu rosto em um espelho assustado. Porém, Edward, começa a desenvolver charadas e mais charadas em busca de desafios quando sua mente se torna psicótica e fica obcecado pelo mistério do vigilante. 

Charada encontra Barro no submerso, lhe fazendo uma proposta. Barro diz que não é um monstro, Nygma diz que já ouviu isso em algum lugar. Os dois unem forças e Barro lhe mostra uma habilidade de assumir a forma humana copiando o visual do Charada. Mas, ele assume por pouco tempo. Porém, Charada sabe como ampliar isso e conta com seu parceiro de experimentos, Dr. Hugo Strange.

Barro então é usado como cobaia por Charada, assume forma humana de Bruce Wayne e se torna perseguidor da Dra. Meredian que a rapta de uma forma meio atrapalhada. Barro está praticamente se deformando enquanto captura Dra. Meredian que está gritando e Batman surge para salvá-la.  

A origem do Robin de Marlon Wayans é apresentada. Billy Dee Williams ainda é Harvey Dent e se torna prefeito de Gotham. A filha do comissário, Barbara Gordon, também é sequestrada pelo Charada. Batman e Robin trabalham juntos para a localização do esconderijo do Charada. A dupla descobre a localização e a batalha final ocorre em uma noite de Halloween. Charada sentado sobre um espaço estreito, surge automaticamente um cenário esverdeado semelhante a um quiz da televisão. O gênio faz as suas últimas questões finais e perde todas para o Batman. Charada enlouquece se questionando por que não pode vencê-lo e se lamenta pelo desperdício de seu cenário de perguntas e respostas após Batman explodir o mecanismo central do esconderijo com um batrangue - o mecanismo cai sobre o Charada (com um barulho de desenho animado) que sofre descarga elétrica enquanto a sua cabeça se incha e explode feito fogo de artifício junto a destruição. Batman sai do local dando as costas para tudo enquanto tudo explode. Harvey surge de repente e resgata Barbara. Robin aparece e Harvey grita para que ele se afaste com uma pistola e diz que Gotham não precisa de vigilantes. Um incêndio começa a se alastrar pegando o rosto de Dent, que larga a pistola, tentando apagar desesperadamente o fogo do rosto. Robin tenta pegar Dent, mas ele cai de alguns degraus e desaparece. Batman pergunta a Robin por Harvey e ele diz que Dent desapareceu. Robin leva Barbara inconsciente com a bat-nave e Batman tenta encontrar Harvey pelos escombros. 

Batman chama o Batmóvel para continuar a busca.  No meio do caminho, Batman encontra o Cara-de-Barro, que assume uma forma gigante, resistente e furiosa, tendo a Dra. Chase Meredian de refém. O Batmóvel é destruído, ficando em chamas. Batman aparece com as capas esvoaçantes e o rosto cansado em meio ao fogo. A esposa e os filhos de Barro aparecem no local e ele tenta atacá-los. Durante a distração, Batman usa a bat-corda sobre o peito de Barro, puxando-o para frente e lhe dá um forte soco no meio do nariz e segura Meredian, que se desliza em sua direção no ar, evitando a moça de ser jogada juntamente para trás pelo impacto da gravidade. Barro gira no ar e cai inconsciente no chão a uns metros das costas de Batman. Barro se levanta como um último suspiro no meio dos escombros em chamas, cambaleante, levantando uma das mãos para frente na tentativa de enforcar o morcego, mas começa a se desmontar (algo semelhante ao T1000 em O Exterminador do Futuro 2). Batman tenta salvar Barro, mas ele começa a se dissolver: "-Não dá. Não tem como me salvar" ele diz, e o pedaço de sua cabeça se desgruda até ficar completamente desintegrado. A mulher e os filhos começam a chorar por ele. Batman observa enquanto está sujo de lama. Dr. Meredian anda para trás e cai sentada no chão desajeitada, com um dos saltos soltando para fora, e observa chocada colocando uma das mãos nos lábios entreabertos.

No final da história, Harvey aparece com uma parte de seu rosto enfaixado realizando um discurso para a cidade e, no fim, encontra uma moeda de cara e coroa - ele joga ao vento e fecha com uma das mãos. Ele observa o resultado enquanto olha pausadamente para o alto (com um olhar controverso) e o bat-sinal sobe, Batman se levanta de costas colocando as mãos na cintura e Robin surge logo depois fazendo o mesmo, ambos estão de costas olhando sobre o bat-sinal e logo depois ocorre o icônico desfecho com a silhueta de Batman e Robin correndo no alto do prédio em câmera lenta numa visão vista de lado. 
 

BATMAN TRIUNFA
(BATMAN TRIUMPHS, 1998, dir. Tim Burton)

Gotham passa a estar mais gelado do que de costume. A mudança de tempo repentina, alerta os cidadãos que testemunham o desaparecimento do escuro noturno. 

Marlon Wayans é o primeiro super-herói a aparecer no filme caçando criminosos à luz do dia,
numa busca incessante e incontrolável pelo assassino de seus pais. Quando então é questionado por um dos bandidos, ele diz para chamá-lo agora de Asa Noturna. Visualmente, Wayans já assume o manto de Asa Noturna - com aproximações dos quadrinhos, mas numa mistura visual com Azrael (gorro e máscara).

Bruce está na batcaverna procurando investigar a mudança do clima e o desaparecimento da
da noite. 

A tímida e promissora botânica, Dra. Pamela Isley, trabalha nas Empresas Wayne e possui um senso de justiça inabalável.  Seu chefe conta sobre o lendário caminho de flores em que está um artefato egípcio. Ele tenta convencê-la que esse artefato vai se tornar a maior revolução de suas vidas em suas pesquisas. 
E então ele pega uma cerveja, dois copos e tenta brindar com ela, enquanto a mesma se sente constrangida e achando o papo estranho. Pamela questiona sobre o valor disso e seu chefe se mostra arrogante a menosprezando - questionando se ela gostaria de fracassar e se tornar uma mera professora do ensino médio (disse que nunca irá conseguir esse emprego) - mas logo depois encontra um jeito de enganá-la e elogiando a sua atuação enquanto a incentiva a conhecer o local (ele é muito medroso e não pode ir lá, mas tem bom diálogo para convencer as pessoas). Ele começa a falar de sua aparência - para mexer com a sua autoestima - e apresenta os benefícios do artefato. Sendo assim, ela se torna vítima de uma armadilha de seu chefe ambicioso e é atraída para o caminho de flores venenosas - ela está caminhando segurando uma pasta e uma caneta para anotações, caminhando vagarosamente e olhando os arredores com cuidado - quando começa a escorregar numa ladeira, pedindo ajuda ao chefe estendendo a mão enquanto ele apenas a observa com os olhos esbugalhados e um sorriso silencioso e surpreso, até que Pamela cai num túmulo histórico de flores egípcias e letais capazes de causar mutações irreversíveis. 

O chefe da então falecida Pamela fica horrorizado com a transformação e sai correndo de lá até que se depara com a forma final da nova vida de Isley como a bela e sedutora Hera Venenosa. Ela o seduzis e lhe dá o beijo da morte. 

Hera começa a falar com as plantas e descobre documentações de seu chefe que estava trabalhando num experimento de veneno usando um presidiário de cobaia para torná-lo num guerreiro invencível. Ela então resolve concluir a soltura desse criminoso chamado Bane a fim de realizar a sua vingança contra as Indústrias Wayne porque ela acredita que a empresa financia vigilantes da cidade de alguma forma e - em seus valores distorcidos - somente ela pode ter o controle da cidade com a intenção de transformar tudo num belo jardim de flores para manter a sua aparência bela e sedutora.  

Logo depois, Hera e Bane lideram a libertação dos loucos do Asilo Arkham pela cidade. 

O plano do Sr. Frio em realizar uma lavagem cerebral no prefeito de Gotham, candidato à reeleição, foi concluído, graças a sua mais nova aliada: Hera Venenosa. O clima do tempo, a soltura dos loucos e o veneno de Hera enlouquece o prefeito Harvey Dent que, ao retirar a faixa de seu rosto, se torna o Duas-Caras e começa a decidir tudo no cara & coroa sobre qual decisão tomar.  

O objetivo do Sr. Frio é congelar toda a Gotham - a cidade é usada de cobaia em favor de experimentos para manter a vida de sua esposa em estado de vegetação. Hera desdenha de forma arrogante a intenção do Sr. Frio e diz que não quer viver numa cidade cheia de flores congeladas, mas ela acredita que precisa dele de alguma maneira e tenta seduzi-lo na forma de tentar convencê-lo a deixar seu plano e aderir o seu em trabalhar numa forma de novas fórmulas de veneno com botânica. Sr. Frio se questiona como poderia fazer isso: se manter vivo e o corpo de sua esposa usando flores que emitem gelo em seu aroma ou então ter a sua armadura montada de flores, dizendo que não seria algo esteticamente perfeito.
Hera diz que ele não está pensando e começam a discutir sobre estudos científicos até que não conseguem entrar exatamente num acordo. 

Alfred está adoecido, perdendo os movimentos de seu corpo e à beira da morte.  Bruce não consegue concluir a pesquisa para um antidoto e começa a se sentir doente também. Ele acredita que tenha a ver com alguma substância química usada pelo Sr. Frio na alteração do tempo e esteja afetando o DNA de algumas pessoas. 

Duas-Caras invade a residência do comissário Gordon e o mata a sangue-frio e atira em Barbara por vingança (jogando a ela a culpa por ter se desfigurado). Barbara, então, fica aleijada por um tempo, sobre uma cadeira de rodas. 

Nesse meio tempo, há uma relação entre pai e filho: Batman tentando conter a frieza do Asa Noturna. Asa, em meio ao confronto contra os criminosos, se encontra com Hera Venenosa que tenta enganá-lo como uma aliada. 

Enquanto a televisão está ligada mostrando o aumento de crimes na cidade na sala dos Gordon,  a cena é lentamente passada para um jardim cheio de flores com varanda e, próximo a ela, Barbara  está treinando arco e flecha durante o dia em sua cadeira de rodas.

Asa Noturna passa a alterar sua armadura com armas cada vez mais letais e as suas atitudes vão ficando cada vez mais violentas. Hera entrega Bane a Asa, ambos brigam pela aliança de Hera, e o primeiro menino-prodígio por pouco o mata frente a outros capangas, que ficam assustados pela extrema violencia do "Azrael" - como ele acaba sendo chamado no meio.

Hera encontra Batman na batcaverna e tenta seduzi-lo, da mesma forma que Asa Noturna, enquanto revela as atitudes de Asa Noturna e também o envenena.  As atitudes extremamente violentas de Asa são reprovadas por Batman, o que acaba causando um confronto entre os dois. Os dois trocam discussões com cenas e diálogos cafonas muito parecidos com o Batman & Robin original, mas somada a um confronto muito famoso nos quadrinhos A Queda do Morcego: a briga entre duas gerações, Batman v.s. Azrael seria referenciada aqui na luta entre Batman v.s. Asa Noturna. Quando Batman está vencendo a luta contra o "Azrael Noturno", ele está cansado e faz um comparativo (que era uma piadinha no filme de Schumacher): "-É por isso que o Superman trabalha sozinho", Azrael reage com raiva e é jogado numa bacia cheia de lama. 

Barbara sente o sofrimento por perder sua família e coloca em prática as habilidades que aprendeu ao explorar, secretamente, recursos da batcaverna no filme anterior até assumir o manto de Batgirl e convencer Asa Noturna e o próprio Batman a treiná-la. Com a ajuda de Batgirl, Batman levanta Asa Noturna e ambos sentem que estavam possuídos pelo veneno da Hera Venenosa. A dupla reluta até assumirem a presença da Batgirl no time e seguem no confronto final contra a Hera (Batman: "-Se você estava buscando por treinamento..." Asa Noturna: "-Esse é o treinamento" na resposta a Batgirl enquanto os dois estão correndo e ela segue junto). 

Hera diz a Batgirl que ela pode se aliar a ela para se tornar eternamente bela e poderosa ou ter o seu rosto estragado. As duas começam a brigar numa guerra de egos enquanto lutam. Hera passa a apresentar armadilhas gigantes com suas plantas venenosas que começam a atacá-la e as caudas delas 
prendem seus braços e pernas a esticando. E então, Hera continua a perguntar se ela irá desistir de confrontá-la segurando o seu rosto na intenção de usar o seu aroma, a fim de amolecer seus sentimentos pelo cheiro e virar o seu rosto (para realizar o beijo da morte), quando Robin chega e tenta impedir Hera largar a Batgirl. Robin é distraído por Bane e então é atacado por um mar de caudas de flores que prende seus braços e pernas na parede.

Batman chega e vê Hera e a situação de seus prodígios, todos vencidos por Hera. E Hera pra trás, vê o cavaleiro das trevas e o confronta de volta com os olhos e manda um sinal com a cabeça a Bane, seu guarda-costas, para pegá-lo.  

Robin, usando uma das ferramentas de sua armadura modificada, consegue sair de alguma forma d

Batman é surrado na frente de seus prodígios e de Hera, sentindo dificuldades de derrotá-lo. Batman se mostra cansado após confrontar uma legião de inimigos soltos de Arkham e está psicologicamente enfraquecido com a doença de Alfred e pelas condições de tempo. Haveria uma cena em que Bane tenta quebrar as costas de Batman, Asa e Batigrl unem forças e conseguem salvar Batman dando uma surra no vilão. Bane perde as conexões com o veneno - Robin e Batgirl arrancam seus fios - e o vilão cai enfraquecido enquanto o veneno é desperdiçado pelos arredores da sinistra fortaleza de jardins.

Quando Hera se vê vencida, ela diz que os vigilantes de Gotham não se importam com a natureza. De alguma forma, Batman convence que a natureza não é má, mas o homem as deixa assim. Ele cria um resíduo de consciência na cauda de uma das plantas aplicando uma fórmula de cura ou reversão com uma seringa.  As flores de Hera acabam se revoltando contra ela - e então ela tenta conversar com elas que as ama e não podem fazer isso, os inimigos são os vigilantes - elas se sentem traídas por terem sido manipuladas o tempo todo contra a natureza delas e então Hera corre quando é surpreendida por uma flor carnívora gigante, ela vira gritando enquanto é sugada, ela tenta sair de dentro da planta, sua mão esquerda é estendida até que ela consegue sair da planta caindo no chão, exausta. O trio sai rapidamente quando as coisas começam a ser destruídas e engolidas pelas plantas vivas. O processo de alimentação da planta mãe conclui quando as caudas prendem as pernas de Hera e a coloca para o alto, de cabeça para baixo, sendo saboreada e engolida pela carnívora gigante que depois arrota.

Enquanto isso, Gotham está quase no zero absoluto. Após conterem Hera e Bane, o trio se une na luta final contra o Sr. Frio e o seu exército no espaço. 

Ao ser vencido, Batman traz a cura para sua esposa, garantindo que ele deve ficar preso por seus crimes. Sr. Frio se convence de sua derrota e concorda em realizar a sua vontade, lhe entregando o antídoto que reestabelece o clima da cidade, a cura dos DNAs afetados pelos experimentos e salva Alfred.  

A história se conclui com o bat-sinal e o trio se juntando aos poucos sobre o alto do prédio e fazendo pose imponente. Um close da câmera coloca o trio de frente - com Batman de braços cruzados no meio e os prodígios com a mão na cintura em cada lado, depois um zoom é imediatamente puxado para trás mostrando o andamento de toda a cidade. 

Curiosidades

- Batman: Triunfa desagradou levemente Tim Burton após ceder a alguns caprichos da Warner para reduzir o teor sombrio da história desde Batman: O Retorno. E então, eles escalaram Joel Schumacher para a produção executiva a fim de revisar o roteiro. Schumacher queria Schwarzenegger como Sr. Frio, mas Burton queria Ed. Harris. E então, chegaram num acordo: Arnold ficou com o Bane. 

- Em 98, foi planejado um longa-metragem intitulado Batman & Mr. Freeze: Abaixo de Zero. Para não desgastar a imagem do Sr. Frio, a animação acabou ficando para o final de 99. Comparações acabaram sendo apontadas ao longo dos anos (os filmes sendo mais leve e a animação mais séria e sombria). 


BATMAN TERMINA
(BATMAN ENDS, 2001, dir. Tim Burton)

A introdução cria um zoom sobre o logo de Batman e apresenta o bat-sinal refletido no céu, a cena desce enquanto pingos de chuva começam serem percebidas por reflexos na tela, revelando uma forte tempestade de chuva em Gotham e bueiros são inundados. Uma repórter diz que as previsões para os próximos dias não são boas.


O novo comissário percebe que os vigilantes ainda não apareceram. Duas-Caras surge do nada caminhando em sua direção e diz: "-Viu, eu não disse que eram relevantes?". 

Alfred avisa do bat-sinal e questiona Bruce que está sentado na sala de controle e continua obcecado na busca por Selina Kylie e acredita que ao concluir essa missão, abandonará o manto do homem-morcego para viver uma vida normal ao lado da Mulher-Gato. Ele tem um sonho, enfim, Bruce e Selina casados. Barbara chega na batcaverna e diz a Bruce que acredita que não se sentirá pronta sem o Batman. Bruce e Barbara chegam no escritório e a cena vira para Drake Winston (Robin/ Asa Noturna) que vira para eles e depois para a luz do bat-sinal no céu frente a janela. Barbara, ao lado de Bruce, questiona se isso é uma armadilha do Duas-Caras. Bruce diz que não sabe, mas irá descobrir e o trio se reúne na tela frente ao reflexo do bat-sinal.  

Hugo Strange, que havia desaparecido em Batman Continua, continuou secretamente a pesquisa do Charada em busca da identidade de Batman e ele então descobre que o mesmo chegou perto de descobrir quem era: Bruce Wayne. Ele então retira uma foto empoeirada (com a foto de Michael Keaton de terno e sério como se fosse uma foto grande de uma identidade com fundo branco e uma interrogação rabiscada sobre a foto), Strange levanta a foto fixando os olhos até que sua ideia fica esclarecida e ele arregala os olhos. 

Nesta montagem de cena, Batgirl (Winona Ryder) é sequestrada pelo Dr. Strange.
Referência direta ao célebre seriado de 66 e ao icônico filme 007 contra Goldfinger (1964). 

No submundo, Dr. Strange passa a articular seus planos para dominar a superfície construindo tipos de criaturas monstruosas. Batgirl continua na busca obcecada pelo Duas-Caras enquanto confronta criaturas criadas por Dr. Strange no submerso até que é capturada pelas criaturas e presa. Eles então a colocam seu pulso de cada lado (com os braços dobrados) e pés entreabertos (formando um triângulo) presos sobre uma mesa escorregadia que dilacera metais com uma serra mecânica no final. Ela tenta se soltar enquanto levanta a cabeça para ver o destino da mesa eletrônica escorregadia, movimentando o pulso e as mãos fechadas virando para a direção da mesa (cena inspirada em 007 contra Goldfinger e nos episódios do seriado Batman 66). Os monstros observam e jogam a cabeça dela de volta para a mesa - e ela olha para os monstros enquanto eles a seguram e depois a soltam e ela começa a se debater de novo. O Dr. Strange saboreia a tortura da jovem vigilante e diz que em suas mãos estão a doença e a cura. Ele diz que num certo antídoto em sua seringa ele pode transformá-la num monstro e mostra outra caixa com um antídoto da cura. Ela pode escolher entre se tornar um monstro ou ser dilacerada caso não diga onde é localizada a batcaverna. 

Asa Noturna chega a tempo, salva Batgirl e ambos conseguem vencer a gangue de monstros e o próprio Strange que decide cometer suicídio pelo fracasso aplicando uma seringa com dose letal no pescoço. Quando a dupla de jovens vigilantes vem ao seu encontro para capturá-lo, a reação é instantânea, ele se debate, se segurando numa mesa, derruba uma cadeira e cai no leito de mortes sobre o chão. Robin vira Strange e ele começa a espumar. Robin e Batgirl se assustam e jogam seus corpos um pouco para trás. 

Batgirl começa a passar mal no caminho e diz que ela está se sentindo alterada porque Strange aplicou um de seus venenos e então começa a atacar Asa agressivamente e os dois lutam, com Asa tentando conter Batgirl no caminho de saída. Asa leva Batgirl debilitada e aplica o antidoto da cura dita por Strange. Batgirl está sentada e agradece quando então começa a retomar a consciência aos poucos segurando o algodão brevemente no braço. Se o veneno se alastrasse em seu corpo, Batgirl teria se tornado uma espécie de zumbi. Asa observa um aparelho de regulagem de infectação colocando no corpo de Batgirl e observa o resultado no aparelho como 100% verde, ela está 100% curada e livre de nova infectação do antídoto letal. 

Ao fundo, em uma saída, frente a uma luz empoeirada, surge uma silhueta que logo se torna reconhecida com a do Espantalho: "-Seguidores de Bruce Wayne, não é?" ele se aproxima com sorriso macabro segurando uma miniatura sua caracterizada em uma das mãos. Espantalho havia colocado o passado e a psicologia do cavaleiro das trevas à prova através do seu veneno dentro da batcaverna e agora era a vez dos meninos prodígios. 

Um grande inimigo do passado de Batman retorna nessas alucinações. Bruce passa por passagens de sua vida e relembra o desaparecimento misterioso de Selina após a destruição do Mundo Ártico do Pinguim em Batman: O Retorno.

Batgirl vê o Duas-Caras que se transforma num monstro. Asa Noturna retorna ao acidente de seus pais e se sente caindo em um buraco.

Em outra cena, Bruce continua a estar sob o efeito do veneno como refém do Espantalho. 

Enquanto Jonathan Crane, o Espantalho, era um professor de psicologia que se revolta por ter o seu projeto de pesquisa cancelado pelas Indústrias Wayne. Sendo assim, ele e sua equipe são demitidos. Ele acredita que tenha recebido um suborno do milionário Bruce Wayne. Então o motivo é esclarecido em flashback: pelo ato violento que ele cometeu aos jovens aprendizes em uma sala de recursos apontando uma arma e atirando para o alto, na forma de demonstrar atitudes radicais. As crianças ficam assustadas e começam a se queixar com seus pais sobre as atitudes violentas do professor em sala de aula. O Espantalho diz que ele não foi bem compreendido.

Após essa situação, começam a surgir flashbacks em que o Dr. Hugo Strange o encontra para uma reunião. Ele então diz que eles podem atuar juntos para a destruição de Bruce Wayne e os seus valiosos aprendizes, vigilantes de Gotham, Robin e Batgirl. Os dois se unem numa forma de encontrar Bruce e criar uma armadilha psicológica, com jeitos para machucá-lo de todas as formas. Mesmo que Dr. Hugo morra e incrimine ainda mais os vigilantes pelas mortes os quais eles foram responsáveis.   

Mulher-Gato aparece de surpresa na história e salva Bruce da alucinação e derrota o Espantalho.

O prefeito Duas-Caras surge num telão na cidade desafiando os heróis e diz que os vigilantes são dispensáveis na cidade, que eles são o grande câncer e que essa cidade deve ser varrida de toda a sujeira. Toda a população para e observa o telão. Asa Noturna e Batgirl voltam a batcaverna na busca por Harvey Dent, mas acabam sendo atacados pela população devido aos atos criminosos que Duas-Caras tenta mostrar a fim de fazer uma lavagem cerebral e convencer de que ele é o verdadeiro herói da cidade. "-O julgamento está terminado" ele diz. E então o bat-sinal é quebrado com um martelo por Duas-Caras como se ele fosse o júri e o carrasco. 


No final, Asa Noturna e Batgirl chegam à batcaverna e encontram Selina e Bruce. Mas não contavam com a presença do Duas-Caras, que atira em Bruce. A batcaverna é invadida por vários capangas, Mulher-Gato, Batgirl e Asa Noturna unem forças. No final, a Batgirl se vinga do Duas-Caras, que cai do alto da batcaverna para o limbo.

Bruce é salvo. No fim, Batman lança a cara & coroa para ver se deverá continuar como Batman. Ao final, Selina e Bruce se casam e estão com filhos em uma bela imagem de piquenique ao ar livre. Barbara está encostada sobre uma árvore no mesmo parque em algum lugar próximo, Drake chega e ambos se olham, ele levanta a sua mão esquerda para Barbara, ela olha e levanta a sua mão direita, ambos batem brevemente os punhos e observam as crianças pequeninas de Selina e Bruce correndo em direção à luz do dia. A luz do sol se fecha no bat-sinal e a imagem escurece num corte.

-
O próprio Sam Hamm, roteirista de Batman e Batman O Retorno, está formando o seu desfecho oficial na série em quadrinhos Batman '89 e já tem uma sequência em andamento: Batman '89: Echoes. Um presente do século XXI para os fãs do BatBurtonverso.
-

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

O nosso mais novo canal: Perdido no Tempo 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...