terça-feira, 24 de julho de 2012

[Sessão Crítica Edição Especial] Batmania Rio: A Sombra do Morcego (22/07/12 Domingo) - Exposição no Castelinho do Flamengo: Parte 1

NESTA POSTAGEM

SESSÃO CRÍTICA
BATMANIA RIO: A SOMBRA DO MORCEGO (22/07/12 Domingo)


EXTRAS
FICHA TÉCNICA


SESSÃO CRÍTICA
BATMANIA RIO: A SOMBRA DO MORCEGO (22/07/12 Domingo)

PARA VISITAR ANTES DE MORRER

Convenções de quadrinhos da geração Comics (estilo DC e Marvel) são inexistentes hoje graças a cultura pop tomada pela overdose de Animes & Mangás desde Os Cavaleiros do Zodíaco. Com a graça do nosso bom Deus, um evento no Rio de Janeiro está resgatando essa valorização perdida das Comics e trazendo assim uma variedade para o bem dos fãs de quadrinhos e cinema em geral. Justamente para muitos que também passaram dos 30 anos e deseja ver um evento mais maduro.

Há algum tempo que tive o conhecimento desse majestoso projeto através da campanha Batmania O Retorno: 20 Anos de Batman O Retorno. Um canal do You Tube com diversos materiais dedicados ao filme e para também comemorar seu vigésimo aniversário. Ao postar uma dúvida, rapidamente um integrante do grupo entrou em contato comigo e gentilmente me apresentou o perfil do grupo no Orkut (com muitas fotos curiosas do evento) *Vocês podem acompanhar mais informações sobre isso em 

[Santa Maratona! Batman..Ressurge] Batman - O Retorno (Dir. Tim Burton, 1992): Postagem Comemorativa para Colecionadores


Eram umas 14 horas e alguns minutos quando cheguei ao evento, em meio ao horário de exibição do filme Batman Eternamente. Como parte do cronograma do evento, exibir todo fim de semana um bat-filme. Eu havia soltado do Ônibus em algum ponto do Aterro do Flamengo e fui seguindo (crente que iria andar um chão). Ao avistar o castelinho, olhei para cima e logo reconhecia a estatua da Mulher-Gato (arregalei os olhos e pensei: - É aqui mesmo). 
Abri um sorriso, depois me assustei (achei que fosse o Batman.. brincadeiras à partequando derrepente apareceu um dos organizadores acenando para eu entrar lá de cima. Naquele momento, ele logo havia reconhecido a minha camisa com o símbolo gigante do morcego que adquiri há 1 dia atrásE eu, desesperado pra falar alguma coisa, levantei a mão para avisar: - Tô indo, tô indo. Nessa hora eu fui pegar a máquina para tirar foto desse momento histórico que você vê aí ilustrado acima.
Da esquerda para a direita: Paulo Chacon, Luiz Augusto, Diogo Oliveira (os três organizadores do evento) e eu (Mestre Ryu Kanzuki). Um Batman por todos.

Fui muito bem recebido tanto pela recepcionista quanto pelos organizadores: Luiz Augusto, Paulo Chacon e Diogo Oliveira. Todos empenhados no árduo trabalho (de Terça à Domingo quase sem descanço) e extremamente prestativos com os visitantes. Também foram muito confiantes no meu projeto para comentar sobre esse evento (inclusive me ajudaram a divulgar o artigo com a crítica de Batman: O Retorno da Santa Maratona! através do Facebook).
Ao entrar, logo se vê pôsters pendurados de Batman: O Retorno. Depois se encontram materiais de outros filmes. Como produtos de divulgação, crítica e matérias de jornais da época, nacionais e hoje bastante raros (uma das coisas que mais me impressionou também, é manterem até mesmo os posters e as matérias do filme de 89). Isso sem contar com os materiais de divulgação de outros países (até da China). No canto de uma das salas, propaganda de jogos de revistas da época e os próprios cartuchos com suas embalagens dentro das vitrines. 


Diversos Brinquedos, nacionais e importados, enfeitam as salas temáticas. Os desejados Batmóveis e outros veículos do filme de 1992. Tendo também os novos bonecos da Hot Toys, como o Batman e o Coringa com o visual de 1989 (praticamente perfeitos). Entre outros bonecos mais recentes, como o Batman e o Bane do novo filme do Cavaleiro das Trevas. 

E não para por aí, em uma outra sala vemos a fantasia do Batman dentro de um compartimento (remetendo ao dos filmes, por exemplo) e os Bat-acessórios soltos - nos arredores próximos a esta sala é possível ver informações nacionais e raras sobre Batman Begins e Batman Eternamente (inclusive com imagens e textos sobre cenas deletadas e referências entre uma determinada cena ou história e a sua relação com os quadrinhos, citando o volume e o ano da edição). 

Na sala de cinema, as informações das datas nacionais bem na porta, com a estréia de todos os filmes. É a chance de ver (ou rever) todos os filmes na tela grande, na pequena sala, com direito a extras (comentários e outros vídeos ligados ao filme - que chegam a passar no início do evento, por volta das 10 horas)


Sim, um acervo gigantesco. Tem que vir com a máquina turbinada (caso ela tenha pouca memória) para registrar a gama de detalhes. Um olhar desatendo em meio ao Museu você perde um pequeno detalhe; como o desenho do gatinho das indústrias Schrek, de Batman: O Retorno, presa na parede; E até as cartas do Coringa, algumas delas queimadas, de Batman: O Cavaleiro das Trevas, nas escadarias. Grande parte do universo está ali resgatado e com trabalhos construídos pelos próprios organizadores (Paulo Chacon, por exemplo, fez todo o material que reproduz o filme Batman: O Retorno). 

 Você entra no mundo cinematográfico de Batman, com todas as devidas ligações entre os quadrinhos e os filmes. Em canto, em cada lugar, você vê uma referência. Com tantos detalhes, é necessário ir mais de uma vez para apreciar todo o conteúdo muito bem imaginado e construído.  

É um sonho que se torna realidade. Um trabalho totalmente incrível. E não estou mesmo exagerando.

Durante o evento, recebi esta pasta amarela composta de um excelente acervo. A mando do Batman, Alfred.. digo, Paulo Chacon, guardou especialmente para mim este tesouro de sua Batcaverna (pela minha dedicação nesta bat-cobertura). Meus caros, nem tive palavras para agradecer este incrível presente o qual me foi entregue com extrema generosidade. 

Eu estou profundamente orgulhoso e honrado por saber que Super-Heróis realmente existem. São fãs como esse que fazem o legado dessas excelentes histórias se manterem.  Ao observar o material da pasta, muitas coisas interessantes e criativas. Desde curiosidade à fanzines envolvendo os 20 anos de Batman: O Retorno. Coisa de colecionador mesmo. 

Nota: saibam que já estou casado com essa pasta. E este que é ainda, pra mim, o melhor filme do Batman e nada vai me tirar disso (talvez Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge).

Se você é fã de Batman e de quadrinhos, inclusive chegou a conhecê-lo pelos seus filmes, deve ir antes de morrer. Pois não é todo dia que ocorre um evento como esse. Se você é apenas um fã de quadrinhos, vale conferir e incentivar esse pequeno grande evento para motivar outros a surgirem. 

A EXPEDIÇÃO CONTINUA: VÍDEOS E TODAS AS FOTOS NA SEGUNDA PARTE DESTE ESPECIAL.

FICHA TÉCNICA
Título Original: BATMANIA RIO A Sombra do Morcego
Internet: Facebook (Batmania O Retorno/ Batmania Rio/ Página Evento) Blogspot (Batmaniario) Orkut (Batmania O Retorno / Batmania Rio)  You Tube (Fanzine92

Sessão Acompanhada: Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho - Castelinho do Flamengo Praia do Flamengo, 158 – Flamengo. 22/07/12 - Domingo - 14:??

Duração:  540 Minutos (das 10:00 às 18:00)

Sinopse Oficial: 
Grupo carioca independente dedicado a realizar eventos e atividades voltadas aos quadrinhos e ao cinema, como objetivo manter vivo o espírito cultural e intelectual da obra de grandes autores da sétima e da nona arte. Fundadores: Luiz Augusto, Paulo Chacon e Diogo Oliveira. Tels: (21) 2205-0655 / 2205-0276 E-mail: castelinho@pcrj.rj.gov.br - De Terça-feira a Sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 18h. De 10 de julho a 10 de Agosto de 2012. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...