quinta-feira, 24 de abril de 2014

[Santuário: Conectado] Os 5 Anos de Santuário do Mestre Ryu


Mais um ano, mais uma temporada. Mas desta vez, o Santuário que vocês conhecem hoje e que já teve uma outra história (como vocês podem conferir na Abertura) há 11 anos, tem uma longa história pra contar nesta postagem comemorativa do nosso Santificado site.

Antes de apresentarmos como funciona a nova temporada, vocês conferem uma viagem pelas sinopses (logo mais disponibilizadas no acervo Inventário) das quatro temporadas anteriores (de 2009 a 2013). Confira:

Ano I: Temporada Piloto / Experimental
(24 de Abril de 2009 - 24 de Abril de 2010)

Sinopse
O Episódio Piloto inaugurava o retorno do Santuário após um hiato de 5 anos em sua hospedagem no (atualmente extinto) .kit.net em uma nova era e com novas ambições e propostas. Esta nova fase se trata de uma reinauguração/ "remake"/ "reload". O Santuário vivia a sua fase experimental e chegou a ganhar vários subtítulos. O seu primeiro subtítulo veio como uma forma de brincadeira: "Special Champion Edition" (em referência ao primeiro Street Fighter II de Mega Drive).

Erros Acontecem
"Um Meteoro de Experimentos" foi o segundo subtítulo mas, como nem tudo é perfeito, acabou sendo retirado por um (err) vergonhoso descuido mínimo na grafia*. Muitas vezes esses erros ortográficos ocorrem em nossa vida justamente por falta de prática de uma palavra ou falta de ouvi-la frequentemente.

*Nota: Bem, o azar me persegue. Um caso parecido também aconteceu com o link do blog em 2009 - que se não fosse pelo aviso de um amigo, o título do blog ficaria como "santurio.." e não "santuario..". Seria um risco para a divulgação. Devo muito a este amigo.


Subtítulo Definitivo
Em 30 de Novembro de 2009, ganhou o seu terceiro e definitivo subtítulo, "Ação & Aventura", em homenagem às obras de ação. Foi o primeiro usado como parte de divulgações pelas redes sociais. É notável perceber que o centro apresenta Kyo e Ryu (do cartaz oficial do jogo Capcom V.S. SNK: Millennium Fight 2000 de Dreamcast) como uma forma de demonstrar que representamos ambos os lados.

 Ano II: Ao Encontro do Entretenimento
(24 de Abril de 2010 - 24 de Abril de 2011)

Sinopse
Marca pela parceria com grandes grupos e eventos do meio Retrogamer, divulgações internacionais e a primeira indicação ao Top Blog. Foi uma das temporadas mais bem realizadas da história do nosso blog, contando com postagens de sucesso como a maratona "Projeto Zero" - realizando o santificado sonho de trazer de volta os primeiros anos do ano 2000 e a última cartada da antiga SNK, os dois primeiros capítulos se tornaram sucesso absoluto.

O tema do subtitulo era uma homenagem a famosa frase do desenho Street Fighter II V dita pela voz do dublador Nelson Machado, "Nós vamos ao encontro do mais forte !" em homenagem às obras do entretenimento - uma extensão do subtítulo anterior - aqui o blog ganhava um subtítulo fixo anual pela primeira vez.
Os primeiros banners de divulgação pelas redes sociais.

Divulgação internacional 

 Ano III: Muito Além da Odisseia
(24 de Abril de 2011 - 24 de Abril de 2012)
Sinopse
Foi a primeira vez que o blog finalmente mudava o seu layout na data certa (24 de Abril) e ganhava o seu primeiro logotipo.
Novos eventos épicos estavam marcados entre os Retrogamers. As divulgações do novo fundo homenageava o gênero da ficção científica - assim como o subtítulo - e inaugurava o Canal "Muito Além da Odisseia" para se referir a outros assuntos que não estavam conectados com jogos e filmes. Também foi implementado dois tipos de categorias (POP, para temas populares e Alternativo, para temas não populares). O grande destaque da temporada foi a santificada maratona dedicada aos 20 anos de Street Fighter II, trazendo notabilidade entre fãs de Street Fighter (incluindo parcerias internacionais) e presenças ilustres da comunidade dos quadrinhos nacionais, como Alexandre Nagado que nos concedeu gentilmente a nossa primeira grande entrevista.

O Primeiro Logotipo
 
Havia uma necessidade de se criar um logotipo, a ideia veio do nosso colaborador Léo, e então eu decidi criar um logotipo inspirado no que buscamos escrever. Como o blog costuma tratar de variedades, não se poderia representar um único tema no logotipo (algo referente a jogos ou a apenas cinema). Agregar variedades é um mundo de informações ao mesmo tempo que também tratamos de elementos ficcionais para criar o nosso próprio cenário. Daí surgiu a ideia de colocar o planeta Terra com asas, automaticamente conectando esse desenho com o título principal do blog, como a perfeita tradução de um mundo de linguagem própria (uma espécie de lar ou de paraíso) trabalhando com conteúdos que existem no mundo real (como se tudo estivesse dentro de uma "televisão"). Realidade e ficção se misturam muito nessa complexa teoria.

Fim da Busca
Deus seja louvado. A ilustre presença da atriz Liz Reis se tornou a maior surpresa da história do Santuário.  Ela nos deu fim a agonia por informações da ex-apresentadora do Game TV e concluindo as nossas desesperadas buscas desde A Década do Tetra em 2009 concedendo gentilmente um bate-papo (a primeira com postagem solo) revelando muitas curiosidades da carreira e do programa.
Banner de divulgação


 Ano IV: Próxima Fronteira
 (24 de Abril de 2012 - 24 de Abril de 2013)

Sinopse
 O blog mostra o seu lado Batmaníaco com a maratona Batman..Ressurge, com análise dos filmes e do primeiro jogo do Mega Drive. e a visita à exposição A Sombra do Morcego - essa aventura rendeu uma parceria de ouro com o Batmania Rio.

Curiosidades
O viral de fim de ano inspirado no subtítulo (ligando uma nova era aos rumores do "fim do mundo") se tornou sucesso nas nossas redes sociais garantindo mais de 100 novas curtidas na página do Facebook. Um dos melhores anos do blog, sem dúvida, rendeu a sua segunda indicação ao Top Blog.

  Ano V: DNA
 (24 de Abril de 2013 - 24 de Abril de 2014)
Sinopse
Implementa o "Projeto DNA", um trabalho interno com o intuito de consertar e divulgar postagens antigas - tanto para os novos quanto para os antigos visitantes. No meio da temporada, ganha uma versão 2.5* (reduzindo a lentidão na navegação do blog, problema muito notado e a pedido dos visitantes). *Nota: A primeira vez que o blog ganhou uma versão 2.5 foi em 2010.

A temporada chega aos seus últimos meses anunciando a transformação do blog em domínio e o lançamento de um vídeo pré-comemorativo para o You Tube, "Por Um Mundo de Aventuras".

Os banners e o fundo (também usado como divulgação) homenageia alguns dos grandes sucessos do blog.


Logotipo Domínio
Chegando ao fim da temporada, o Santuário ganha um novo logotipo de divulgação para representar o endereço como novo domínio como forma de representar essa nova fase vencedora.

   Ano VI: Visões
 (24 de Abril de 2014 - 24 de Abril de 2015)
Sinopse
Seguindo a temática existencialista como a descoberta em "Muito Além da Odisseia" (2011-2012), o fim e recomeço em "Próxima Fronteira" (2012-2013) e a criação em "DNA" (2013-2014), o tema principal do subtítulo "Visões" inicia uma série de referências às habilidades do corpo humano e dos elementos naturais. Nesse caso, a principal intenção do plano de fundo, que inicia essa série de corpo em movimento, é homenagear uma das mais importantes partes do corpo humano, a exemplo do subtítulo: A Visão. O que é visto e agradável aos olhos, de um ponto de vista pessoal, tudo o que gostamos ou o que queremos ver em forma de arte com tonalidades cinzas (procurando representar uma espécie de visão noturna) com base na fotografia; a sensualidade sem vulgaridade; e nas obras de espionagem.

Como James Bond possui as suas Bond Girls (cada vez mais importantes nos filmes), as mulheres do meio artístico se tornam umas das principais inspirações, tendo um viral gentilmente apresentado por uma de nossas visitantes no Facebook ano passado com a frase "Sexy sem ser Vulgar".

As principais apostas para as postagens do ano se voltam para a maratona "Reacenda o Seu Cosmo", evento de grande ousadia do nosso site. Além disso, novos eventos comemorativos e históricos estão sendo planejados para os meses seguintes.

Curiosidade


O cano da arma das aberturas de James Bond se tornam a principal representação desenho circular do logotipo neste 6ª ano de temporadas - que geralmente se diferencia dos logos de divulgação (este que ganhou uma modificação neste ano de 2014). As asas de ferro (que poderiam ser associadas aos símbolos dos militares) foram criadas com base de uma arte estilo "Steampunk". Aqui, o cano da arma, na verdade, foi utilizada na montagem com a intenção de fazer uma referência subliminar aos olhos do ser humano. Isto segue o conceito do logo usado na Temporada "DNA" - onde se relacionava com a criação da natureza, a vida dos homens e dos animais (em suas cores e formas) - agora sendo substituídas pelas partes do corpo humano em funcionamento, e o primeiro a ser referido são as habilidades da visão nesta temporada. Posteriormente, há uma possibilidade que esse conceito de fundo se refira a outras habilidades da natureza nas temporadas seguintes.

O FUTURO
(24 de Abril de 2015 em diante)
Próximas Temporadas
O futuro sempre é um mistério na imersa escuridão. Tudo o que posso dizer é que estão cogitados subtítulos até 2020 - provavelmente o ano da última temporada do site. Sim, há uma previsão de encerramento  da campanha de temporadas, mas não das atividades (apesar de uma ociosidade maior devido a trabalhos externos). Até lá é chão, mas vocês estarão com a gente, não é? 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...