sábado, 4 de abril de 2020

[Santuário do Mestre Ryu 11 Anos] A Última Cartada..a última temporada, o fim de uma era



O Santuário do Mestre Ryu nasceu com um plano: um projeto de pelo menos 10 anos. E, enfim, conseguimos, aos trancos e barrancos. A ideia era seguir com um projeto modesto, de nicho, até o 3D evoluir e, à partir dele, construir algo ambicioso. Enfim, 2019 já passou e eu, como temia, nem sei como irei fazer esse projeto interativo - até mesmo a realidade virtual reviveu nesse tempo. A ideia ainda está em conversa com profissionais.  

Sobre a ambiciosa interatividade com o 3D, sementes foram depositadas ainda em 2009 através da biografia incrível da softhouse Eden Soft. E a minha grande inspiração para tentar transformar o projeto interativo em realidade vieram da própria coleção de Arcades do eterno Michael Jackson. 2009, quando o blog nasceu, eu estava levado pela sensação de luto ao astro do pop (mais que rei, um astro). 

Entre os grandes eventos, nasceu A Era dos Jogos de Luta, semente que eu já depositava em comunidades associadas desde os tempos de Orkut. Mas a ideia surgiu em 2007. Não se tem muito o que posso dizer no momento (para não tirar a graça de vocês), mas um "Pré-Show" está pronto e será um grande evento em conjunto com o blog Santuário do Mestre Ryu. Os virais do evento englobará também outros perfis que temos, como o canal Twitch e o You Tube. Como grande inspiração, a série tem o incrível documentário da Discovery Channel: A Era do Videogame. Aquela série contava com uma ferramenta interativa incrível dentro do site oficial da Discovery. E esse é o ponto G  H que eu quero me aproximar.

Não se tinha uma ideia ao certo de como seria o fundo da última temporada até meados de 2015. Se foi pensado em 7 ou 8 temporadas sendo pensado em mais 3 temporadas até aquele momento.

A Última Cartada é a última temporada do blog Santuário do Mestre Ryu. Sim, é o fim, fim de tudo. Mas não exatamente como você imagina, o blog continuará mas entraremos em uma terceira fase à partir de 2021. E posterior a essa fase, não contaremos mais com temporadas e o blog não ganhará mais fundos temáticos de aniversário mas sempre será lembrado em nossos corações todos os eventos. Todas as 11 temporadas serão lembradas posteriormente de uma forma ou de outra pra campanhas promocionais.

Mas, não vamos falar do futuro, por hora. Vamos falar, do agora.

Como foi construído a arte de evento:
Inicialmente, A Última Cartada traria detalhes como: "-Uma apresentação em flash com uma explosão no fim apresentando o novo logo".  Pela complexidade, optei por usar programas mais simples, como o Paint e o Easy Gif Animator.

Essa arte seria uma introdução aqui do blog, mas, provavelmente, teria outros elementos que deveriam mudar radicalmente. Portanto, acabou sendo um vídeo de campanha para o You Tube. Fora que, o foco da audiência agora não está lá muito animada com leitura como em 2009 mas em assistir vídeos. Porém, mantenho a tradição até agora enquanto começo a partir para criar conteúdo em outras redes.

Como sendo uma breve apresentação sem necessariamente tanta complexidade para tal, optei por usar recursos simples e o meu grande problema é encontrar um ritmo legal pra vídeos - formas de edição e, a maior parte do tempo, a trilha sonora.


Porém, senti que casou tudo (ou quase tudo) da forma que eu queria. Especialmente a trilha sonora (que leva a música de encerramento de Mega Turrican). Eu havia escolhido a música de introdução do mesmo game, mas senti que era fúnebre demais em seu início e queria um tema mais romântico para poder acompanhar a viagem ao infinito do nosso primeiro mascote.

Sim, a ideia de uma segunda música foi também pensada, do mesmo jogo, que seguiria após o fim da primeira música - a música de introdução, além de ser um pouco pesada ou meio bruta pro conceito que eu queria passar, terminava na metade do vídeo e então tive que emendar outra. Não me vi satisfeito até tomar a decisão de que a música Ending seria a melhor escolha. Agora, estou namorando o meu próprio vídeo. 

Inicialmente, o foco era criar um logotipo em 3D (um meteorito envolvido por cartas de baralho), mas poderia ficar pesado pro carregamento e foi optado por criar um jogo de cenas no escuro do espaço sendo interferida pelas cores coloridas dos planetas - como se estivessem fazendo show em um último dia de palco. Porém, não me atentei muito ao significado das cores, apenas expressar uma versatilidade de cores ao invés de se manter em cores específicas (como em outras temporadas) a fim de mostrar: o momento decisivo em que todas as peças se reúnem para construir um grande evento. A ideia é buscar fazer referência a um espetáculo ou uma conexão ao espetáculo que encerra uma grande obra.

Curiosidade: A Última Cartada não foi a primeira temporada a ser pensada como uma introdução animada. Por segundo (2018), que homenageia Ayrton Senna, também foi pensado como uma temporada de intro animada (nesse caso, o banner) e depois uma campanha patrocinada no Facebook com uma Fórmula 1 em movimento. Por falta de tempo, ela acabou não entrando (maiores detalhes, vocês encontrarão na seção Inventários contando todas as curiosidades de todas as temporadas e prévias ou perspectiva de projetos com alguns, infelizmente, não realizados).


Para ilustrar essa postagem de aniversário do Santuário do Mestre Ryu (com antecedência) escolhi criar essa montagem com personagens de KOF 2000 com K' e o time feminino em um fundo vermelho - tentando fazer uma alusão à fotografia da marcante prévia da Super Game Power nº 77 em que anunciava o fim da SNK e o fim da série The King of Fighters. É desse fascínio pelo grande "climax" que pode nos gerar momentos de tristeza ou felicidade que a última temporada do Santuário do Mestre Ryu surge. E, cá pra nós, tem tudo a ver com todo esse caos que está acontecendo aí afora.


Aproveitando o embalo de encerramento, fiz pra vocês um vídeo comemorando o 11º Aniversário do blog com base nas ideias de uma introdução descartada em flash. Apesar de uma apresentação de apenas 2 minutos, levei 3 dias e meio para fazer - passando em claro e sem dormir. Juro, espero eu, nunca mais fazer isso. Por isso que mudar arte de Temporada dá tanto trabalho. Aleluia, chegamos ao fim.

Vale conferir no canal You Tube (se inscrevendo lá e compartilhando, já deixa uma força pro nosso Santuário).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...