segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

[História dos Videogames] SNK vs CAPCOM - Vídeo de suposto protótipo de 1999 é vazado




Em Novembro de 2011, entre muitos jogos curiosos, falamos no Retromorri: Jogos Cancelados, Betas, Raros & Rumores sobre SNK v.s. Capcom de 99 - em parceria com o movimento Blogsfera Gamer. Recentemente, o canal ohfivepro do You Tube disponibilizou um vídeo apresentando cenas de um suposto protótipo do jogo que futuramente viria a ser chamado Capcom v.s. SNK para Dreamcast em 2000.


Parece ser o mesmo SNK v.s. Capcom 1999 mas a versão apresentada apresentava até mesmo zooms. E, além disso, os personagens da SNK estão com gráficos exatamente parecidos com os de seus jogos de origem (o visual remodelado da Capcom ainda não estava implantado). As fotografias das revistas Super Game Power  e Famitsu (na nossa matéria de 2011) já apresentava o jogo e os cenários em um estágio diferente - os cenários, em sua maioria, eram originais (e bem diferente da versão comercializada) e o visual dos personagens da SNK já estavam com a aparência final dos jogos.


Porém, dias depois, o usuário que disponibilizou o vídeo reeditou a notícia e descobriu ser uma coleção de clipes simulados para anunciar o próximo jogo para um show de televisão. O mais curioso é que toda a montagem que apresenta os personagens em cenários conhecidos (todos dos games da série Street Fighter)  parece ter sido criada numa espécie de Mugen da época. Porém, o Mugen é um editor feito no ano 2000 para criar jogo de luta - lançado depois dos crossovers. A verdade é que esse programa mais parece uma versão modificada do Fighter Maker 95 - criada pela ASCII - disponível para PC e PlayStation (outro editor mais antigo que o Mugen, criado em 1998).

A primeira versão do vídeo aparece sem som apresentando uma versão completamente diferente e mais simples da que foi vista nas revistas. Sim, é uma outra versão SNK v.s. Capcom de 99 - o que é extremamente curioso. Enquanto que a versão apresentada nas publicações da imprensa já parecia ser de um jogo rodando na placa Naomi.

19 Anos depois, o suposto vídeo é encontrado. No comercial, apresenta um elenco curiosamente diferente (em alguns veículos, até o nome de Leona chegou a ser mencionado): Blue Mary, Andy, Robert, Takuma e Wolfgang estavam entre a lista que se apresenta no final do vídeo. A alma caridosa que puder (ou souber) traduzir o vídeo e as descrições, será muito bem vinda.


Galeria
- Robert aparece em ação no jogo encarando Rolento (este que só viria a aparecer em Capcom vs SNK 2 em 2001)


- Mai surge com o traje de Fatal Fury 3 encarando Chun-li com traje do Street Fighter Zero (esta com o corpo estendido no chão). 

- Outro conceito diferente é a presença de um Evil Dan. Dan veio a aparecer somente na versão posterior do originalmente comercializado: Capcom vs SNK Pro em 2001, a versão completa e atualizada que também saiu (olha só!) para o PlayStation (lembra sobre a menção das plataformas lançadas do Fighter Maker 95 ?).
- E o adversário que Dan encara no comercial é ninguém mais, ninguém menos que Joe, outro que também só veio a apareceu em Capcom vs SNK Pro (2001). No vídeo, Joe usa a sua joelhada de fogo e animações próximas ao de seu visual em Fatal Fury 3. 

- O logo SNK vs Capcom também remete ao dos jogos para o Neo Geo Pocket (de onde saíram os primeiros crossovers entre os personagens da SNK e Capcom).

- Ryu (de protetores azuis) mete o pé na cara com o seu visual do Street Fighter Zero em Kyo que revida com o seu RED Kick de fogo (?), uma variação de seus golpes de KOF 94 (a versão clássica se tornou um extra na versão final).

- Iori, em toda a sua plenitude visual de KOF 98, finalizando Bison - ainda no estilo parrudão de Street Fighter Zero. 

-Daimon tenta cancelar Sakura que é respondido com o seu fulminante shoryuken. Daimon, inclusive, só veio a aparecer como figurante no jogo final.

- O layout (ou ferramentas) das informações de batalha (como o nome dos personagens, contagem de hits e chamadas de Round) são mais simples e também conta com o rosto dos personagens no canto das barras de energia em artes, aparentemente, capturadas de alguma cena específica de um dos jogos - algumas parecem bem diferentes ou refeitas (de forma simples e raras).


Num resumo da obra: o visual entre os personagens se misturam entre KOF 98, Real Bout Fatal Fury (1995-1998) e Street Fighter Zero (1995-1998) em um estágio (ou conceito) bem inicial do projeto Capcom v.s. SNK.


Há poucas horas, o usuário do canal gentilmente disponibilizou uma nova versão do vídeo melhorada e com som do comercial (originalmente exibida numa TV Chinesa). O som remete músicas de Street Fighter Zero e cenas de Super Street Fighter II X, Marvel vs Street Fighter, KOF 94 e 98 (um conceito bem parecido com a introdução na versão final). Confira. 



Agradecimentos imensos ao amigo Melqui de Oliveira via Twitter. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...