domingo, 26 de janeiro de 2020

[História dos Videogames] Fight Like A Girl - O Primeiro Grande Torneio Feminino de Street Fighter V

Aconteceu nesse último sábado, o primeiro grande torneio feminino realizado pelo Treta Championship. Iniciativa importante para a inclusão de uma nova geração de jogadores, voltada para um nicho pouco valorizado na cena competitiva pelos videogames e vista, ainda com muito preconceito - não só nos games, como também em outros esportes, majoritariamente dominado pelo público masculino.

Assim como em qualquer campeonato habitual de Street Fighter V, a organização sofreu de algumas dificuldades. Programado para se iniciar às 15:00 o evento teve 1 hora e 10 de atraso - bom para todos em casa poderem se arrumar para o grande evento.

Interessantemente, a audiência aumentava conforme o horário do dia avançava - quanto mais tarde, mais audiência - o evento foi um sucesso e registrou um dos melhores índices de um fim de semana para o Treta Championship e para um campeonato local de Street Fighter V realizado no Brasil - com um pico de 114 espectadores.

Durante a competição, a qualidade entre as participantes surpreendeu bastante. Jogadas muito inteligentes e versatilidade de personagens foram encontradas entre as 8 desafiantes do campeonato (de um total de 11 inscritas) -  com direito até a provocações dentro do jogo, praticamente um torneio com as emoções além do esperado.

Loren_Chan (usando uma camisa temática de Sailor Moon) foi a grande revelação com o seu G, criando espaçamento e irritando suas oponentes com cutucadas e golpes de comando em seu controle Hitbox. Loren, inclusive, é presença nos torneios da Toca do Raposo e uma das participantes do primeiro The Queen of Brazil - torneio feminino online de The King of Fighters 98 do mesmo grupo.

Roxy conquistou com o esforço e a versatilidade de sua Laura - representando com o uniforme esportivo da Cooldown E-Sports (uma hamburgueria especializada em esporte eletrônico, games e entretenimento). Representando o Treta, com a camisa esportiva, estava TRT_Paty (PATYSANTOS) com os chutes de sua brava Chun li, arriscando algumas sequências aéreas usando o VSkill em  Reversal.

Um dos momentos mais divertidos do torneio é a presença da estreante Bruna The Bar Girl, causou com a força física de Abgail (quem diria, uma jogadora de Abgail - algo raro), seus jogos de rolamento famosos por deixar muita gente nos nervos criou impaciência nas competidoras.

Cavaleira de Libras foi de ED (personagem o qual a chilena Destructora foi top player em sua região) usando e abusando das simplicidades de seus comandos e Andie, de R.Mika, com suas boas leituras nas agarradas e escapadas.

A grande surpresa do evento é a participação de Beatriz "Rainbows" conhecida por ser uma top player de Tekken 7 ela se arriscou na partida com uma Cammy em estágio inicial e consideravelmente sólido no jogo agressivo (transferido de sua Xiaoyu do seu jogo de origem), mas foi surpreendida por uma Ken extremamente equilibrada da influenciadora Prira (Pri-Ra - uma referência a She-Ra ?), que  - usando seus conhecimentos veteranos em jogos do gênero - acabou por ser tornar a campeã do torneio.

Lista de resultados das participantes

Como um veterano pesquisador e frequentador de eventos da comunidade de jogos de luta, seguramente eu posso dizer que o cenário de Curitiba sempre foi muito forte e versátil historicamente com os eventos de games da série Street Fighter. E testemunhar essa descoberta da cena feminina desse jogo é de uma forma surpreendente e nunca antes vista. Com certo esforço, chegará o dia que nada deverá aos demais eventos.

Segue o post de Bea - organizadora do evento

Alguns momentos do evento

Treta x Treta
- Rainbows se concentra na próxima partida e Paty se estica para se preparar. O curioso é que Paty é uma jogadora de Skullgirls. Ambas possuem entendimento de neutro e criaram um show a parte nesse ponto.

Comentaristas
- pizzaiolo_mágico e Bea brilharam como os comentaristas do evento e comunicação com o público do chatt.

Garota má
- Bruna "Abgail" the bar girl marcou presença ao encarar a (futura) campeã Prira e o seu Ken cheio de habilidade. Prira não perdoou e desrespeitou sua adversária duas vezes na competição com Tbag Taunt.

Personagens iguais
- Um caso surpreendentemente raro no evento, foi uma disputa entre duas Chun-li: TRT_Foxyqueen x TRT_Paty.

Agradecimentos a Bea por disponibilizar as fotos