quinta-feira, 8 de setembro de 2022

[História dos JOGOS de LUTA] Atores Digitalizados (Volume 3 - Edição Especial): Jackie Chan

Descubra quem são os atores e os bastidores deste 
curioso jogo de "Jackie Chan e seus amigos".

PRÓLOGO
A GUERREIRA YEUNG APOIA ESSE ARTIGO


Nem a própria heroína acreditou que seria encontrada
pelo Santuário da nostalgia. 

Junto com a atriz Rita Yeung Ching-Ching e relatos do elenco, destrincharemos os segredos e a história perdida por trás da duologia Jackie Chan para os Arcades. Vem com a gente.


A CENA ONLINE E A EMULAÇÃO

Jackie Chan (o próprio) testa o seu primeiro jogo digitalizado em uma
conferência de imprensa em Tóquio pela Kaneko. 

Praticamente desconhecido e uma grande surpresa entre os títulos da era de ouro dos jogos de luta, Jackie Chan ganhou um título de Arcade conhecido como The Kung-Fu Master: Jackie Chan (カンフーマスター ジャッキー・チェン).

Com forte proteção contra cópias, a placa do jogo (Kaneko AX System) levou um bom tempo como exclusivo dos Arcades até ter seu código quebrado e dumpado (disponibilizado) em 2000. O jogo só veio a ser jogado nos emuladores em 2008. 

Também ganhou uma versão "Champion Edition", uma atualização intitulada Jackie Chan in Fists of Fire: Legend of Jackie Chan (ジャッキー・チェン FISTS OF FIRE 成龍伝説), uma continuação de história ainda mais obscura do que o anterior. Curiosamente, este foi o grande título a ser desvendado em meados de 2017 pela comunidade online de jogos de luta clássico - graças a uma campanha forte de torneios internacionais junto ao início do FightCade 2 então, tudo pareceu fortalecer a cena inexistente de um jogo desconhecido: o novo online com suporte a diversos jogos que eram jogados no M.A.M.E. e no sofrido Kaillera Server (que, ainda assim, acabava sendo melhor de jogar online que outros emuladores - pela ampla opção: até mesmo para suporte de 8 jogadores em um jogo, era o primeiro online nativo). A novidade: ...in Fists of Fire, explodiu e depois desapareceu com as atualizações (será que "nerfaram" algumas sujeiras ou a comunidade desanimou por não encontrar alguma sujeira? Nunca se soube). Com as campanhas recentes de eventos, o videogame parece ter ganhado uma nova fortalecida no cenário online.

The Kung-Fu Master... (o jogo original), curiosamente, nunca foi jogado com a mesma intensidade que a sua continuação no cenário online. Mas é através dele que a história toda começa. 


 DO CINEMA PARA O VIDEOGAME

Sabe-se que no ano de 1995, era lançado o filme Thunderbolt: Ação Sobre Rodas, estrelado por Jackie Chan. A produção era patrocinada pela Kaneko (isso mesmo, a mesma distribuidora do videogame, aquele que foi "Um Filhote de Street Fighter II": Power Athlete, o qual temos uma grande história contada por aqui). 

Em troca do patrocínio concedido, as empresas de Hiroshi Kaneko e Lam Chua fecharam um acordo para que a Kaneko realizasse um videogame do Jackie Chan para os Arcades (àquela altura, os Arcades eram tão populares na Ásia quanto os videogames caseiros, e foram até hoje - até o grande caos instaurado pela recente pandemia). 

Aparentemente, com gravações realizadas durante o ano de 1994, surgia então o projeto Jackie Chan para os Arcades - possivelmente, desenvolvidos simultaneamente: The Kung-Fu Master e, juntamente .. in Fists of Fire. 

O videogame juntava mecânicas de jogos homônimos: Mortal Kombat, The King of Fighters 94 e Darkstalkers: The Night Warriors. Consideravelmente, as mecânicas tornaram um jogo único com elementos de humor: ao estilo Jackie Chan nos filmes. The Kung-Fu Master acabara lançado em 1995, junto ao Street Fighter: The Movie (a versão digitalizada do filme de mesmo nome e adaptação do sucesso Super Street Fighter II que também adotava, pela primeira vez, mecânicas de Night Warriors: Darkstalkers e do recente X-Men: Children of Atom).

A parceria para a realização do videogame se deu conta graças a Golden Harvest, empresa que também produziu filmes de Bruce Lee, procurou por patrocinadores para o filme Thunderbolt e a Kaneko Co. estava disponível naquele momento. O responsável pelo acordo ficou a cargo de um amigo de longa data de JC: Frankie Chan, que também coproduziu o jogo. 

O videogame The Kung-Fu Master: Jackie Chan é uma grande celebração aos filmes de Jackie Chan, trazendo figurantes e atores que atuaram com o astro da comédia de ação durante a sua filmografia para estrelarem o seu próprio game. Veja quem são eles.


QUEM É QUEM EM 

" JACKIE CHAN E SEUS AMIGOS "


Lau 

É o tradicional lutador shotokan do jogo. Vicent Lau Tak é um dublê no filme Thunderbolt.
Costuma ser confundido com o popstar Andy Lau Tak-wah (que, pra piorar, atuou em um filme de mesmo nome em 1991). 


O coreógrafo e treinador, Sammo Hung, entre Lau e Jackie Chan. 










Sam

No game, ele é um selvagem lutador de kung-fu e rival de Lau. Na vida real, Ming-Sing Wong foi coordenador de dublês de Jackie Chan por muitos anos, creditado como Sam Wong enquanto ex-chefe da JC Stunt Team, e pode ser visto em Thunderbolt, Shanghai Grand (Xin Shang Hai tan, 1996) e Police Story 3.



Thorsten 

No videogame, Thorsten é um kickboxer. Ele é mais alto do que todos os outros lutadores no jogo. 

Thorsten Nickel nasceu 1º de fevereiro de 1966 em Gifhorn, Alemanha. Depois da escola, ele foi para a Força Aérea e completou uma profissão como agente de encaminhamento.

Depois disso, mudou-se para Londres para ir para a escola de atuação, mas também estudou Homeopatia por vários anos. Thorsten treinou em Karatê (2º Dan), boxe e boxe tailandês e mantém-se em forma trabalhando o corpo e correndo, sinos de chaleira etc. Depois de Londres, ele seguiu o conselho de alguém para ir a Hong Kong.

Hong Kong, portanto, foi o lugar onde Thorsten começou sua carreira. Antes de atuar no cinema, fontes descrevem que sua atuação se iniciou como modelo. Seu maior crédito até agora é o filme de Jackie Chan 'Thunderbolt' que na época era o maior filme da história do cinema de Hong Kong com um orçamento de US$ 28 mil e passou a ser bilheteria número 1 no Extremo Oriente. Thorsten era co-estrela e vilão principal ao lado de Jackie (o único vilão principal que não foi morto).

O filme foi comprado pela New Line Cinema e Miramax para distribuição posterior.

Ele também trabalhou com Jackie Chan em um videogame mais conhecido como "Jackie Chan Kung Fu Master" por Kaneko, no qual ele retratou o personagem da mão da faca. Este jogo teve um lançamento mundial e não foi animado.

Thorsten também trabalhou com Jet Li em Dragon Kid (Kap ba ba dik sung, 1995) - também intitulado "The Enforcer" - Summo Hung e outras figuras bem estabelecidas no Extremo Oriente.

Na América do Norte Thorsten co-estrelou como vilão principal em um filme chamado Crisis (1997) e creditado acima do título. Ele estrelou ao lado de David Bradley (American Ninja).

Embora Thorsten tenha uma extensa formação em Artes Marciais, 2º Dan em Caratê Shotokan, boxe tailandês e boxe, ele traz uma intensidade para a tela, independentemente do gênero.

Segundo relatos recentes, Thorsten é atualmente pregador.










Mysterious Lion
A criatura do jogo é interpretada por Sam Wong (que tem dois papeis - um como o ser mitológico e o outro como ele mesmo). Inspirado na tradicional lenda folclórica chinesa. A dança do leão é um ritual antigo e praticada por estudantes de artes marciais no passado. O estilo de dança do leão apresentado aqui é um Leão do Norte. As artes marciais chinesas são divididas em dois grupos: Perna do Norte e Punho do Sul. Em seu retrato, ao fundo, a criatura é representada pelo simbolo S - que significa equilíbrio (também visto no cinto de Goro em Mortal Kombat e em outros jogos de luta digitalizados com uma certa influência da mitologia chinesa e da cultura pop ocidental daquela geração). 

A dança do leão é um movimento cultural e religioso, costuma ser realizada durante o Ano Novo Chinês, simpatia para trazer sorte e fortuna. 


Kim-Maree
Interpretada por Kim-Maree Penn, é a segunda dama do jogo (em ordem de aparição). No videogame, ela é uma lutadora de luta-livre. Na vida real, a atriz australiana foi ex-campeã de caratê invicta (Kumite Fighter e Globe Karatê Champ 1988).  Participando de diversos campeonatos nacionais e mundiais com a maior honraria de competidores do Globe Karatê Champ 1988. Entre suas habilidades vão desde Muay Thai, luta agarrada (grapling), Kung Fu (Wushu e Shaolin Garras de Águia) e armamento (esgrima, armas de fogo, espada de língua chinesa e corda de chicote). 


Também participou da digitalização de outros games, como Supreme Warrior (1994), jogo de SEGA CD e 3DO, no papel de Ambrosia. 

No cinema, ela fez carreira em Hong Kong e Hollywood com poucas participações.

Atualmente, Kim é diretora da Signal 8, uma agência de segurança para celebridades.

 Maree ao lado de Jackie Chan (à esquerda), ambos atuaram em Police Story III (1992),
e ao lado de Jean-Claude Van Damme (à direita) nas gravações de Golpe Fulminante (1998). 



Yeung

A primeira dama de Jackie Chan usa o estilo Boujutsu (uma espécie de técnica usada em equipe) - uma espécie de arte marcial usando varas. Arte milenar que é chamada cujo significado Bō vem de pessoal ou equipe. Logo: Bō (pessoal) e Jutsu (poder, habilidade). Podemos considerar que, na tradução, significa poder em equipe. A movimentação da vara é usada para ataque e defesa, sendo uma extensão das mãos vazias na filosofia das artes de Bō.

Na vida real, Yeung adota o nome Rita como tradução ocidental de seu nome, por isso: Rita Yeung Ching-Ching. Como atriz, ela atuou em inúmeros filmes, começando a sua carreira em 1979. Ela costuma ser a garota guerreira dos diversos filmes produzidos pela Shaw Brothers.

Yeung também marca por ser a primeira atriz de Hong Kong a ser instrutora de artes marciais nos filmes. Entre suas habilidades estão: Tai Chi - também conhecido como Wushu. Ching-Ching constantemente instrui seus ensinamentos em suas redes sociais e sempre apresenta a sua filmografia e compartilha homenagens dos fãs no Instagram e You Tube (perfil Tai Chi for Life). Ela também reserva um perfil pessoal no Instagram para compartilhar momentos em família.  


JACKIE CHAN EM TRÊS VERSÕES

Jackie Chan é o grande mestre secreto do jogo. As suas quatro formas representam um papel específico, com referências aos filmes de sua filmografia. Cada personagem é selecionado separadamente. Em Jackie Chan in Fists of Fire, ele são selecionáveis logo de cara. 

Filme: O Mestre Invencível (Zui quan, 1978) 
Títulos Alternativos: Drunken Master  (E.U.A.)
Personagem: Wong Fei-hung 
Estilo de Luta: Drunken boxing (Drunken Fist), "Drunken Kung-Fu"

Um dos maiores trabalhos de referência de Jackie Chan. Aqui, ele se estabelece como o mestre da comédia dos filmes de ação, uma base bem-sucedida que tornou JC um grande sucesso para a grande audiência e que trouxe a ideia aos produtores de que realmente seria o ideal afastar Jackie da sombra de comparação ou em competir com a imagem da lenda Bruce Lee - como mais uma tentativa de substituição, um clone barato ou, simplesmente, mais um personagem sério (promovendo um desgaste da fórmula). Com Jackie Chan, surgia uma nova e dinâmica visão do cinema das artes marciais sem desmerecer o estilo tradicional dessa fórmula.

Na vida real, o estilo de luta é bem parecido com o do videogame: movimentos desengonçados como as de um bêbado - como pode ver Jackie, tascando uma cachaça a cada vitória de Round.

No cinema, O Mestre Invencível ganhou uma sequência em 1994 (A Lenda do Mestre Invencível) que, inclusive, traz Ho-Sung Pak - o Liu Kang original do videogame Mortal Kombat


Filme: Se ying diu sau (1978) 
Títulos Alternativos: Snake in The Eagle’s Shadow (E.U.A.)
Personagem: Chien Fu 
Estilo de Luta: Baghua Zhang

Nessa forma, Jackie envolve um misto de estilos imitando animais: "Cinco Punhos de Animal" - que pode ser visto, como referência, em seus primeiros filmes como Se ying diu sau de 1978 - sem título no Brasil - nos cinemas americanos, foi traduzido como Snake in The Eagle’s Shadow (Cobra na Sombra da Águia). 

Na versão do videogame, esse misto de artes é convertido em esferas espirituais de referência: Dragão, Cobra, Tigre, Leopardo e Guindaste.

Filme: Projeto China ('A' gai wak, 1983) 
Títulos Alternativos: Project A (E.U.A.)
Personagem: Sargento Dragon Ma Yue Lung
Estilo de Luta: Baghua Zhang

Nessa forma, JC usa vestimentas cerimoniais do filme Projeto China, que ganhou uma continuação posteriormente (Projeto China 2: A Vingança, 1987). O estilo de luta é um dos três principais estilos de luta chineses e consiste em utilizar as palmas em torno do adversário - como sendo um jogo 2D, esse estilo teve que ser adaptado em uma linha reta.



O estilo também pode ser visto usado por Jet Li no suspense 
de ação e ficção científica, O Confronto (2001).



GRAVANDO O MESTRE DO KUNG-FU
Assim como as outras produções digitalizadas, as gravações costumavam ocorrer em tela azul ou verde com um animador limpando o conteúdo de fundo gravado em vídeo ou em fotografia. 


Para ter eficiência nesse tipo de trabalho, é necessário que os atores tenham uma ótima performance, tanto em desenvoltura (ou porte físico) quanto em atuação com uma ótima iluminação. Ilustrador Digital, animador de Sprites ou um Artista de Pixels (Pixel Artista) costumam ter experiência para a função de animador de jogos digitalizados.  





Notas de Produção: Yeung Chin-Ching

Com absoluta cortesia, a atriz por trás da personagem Yeung enviou fotos inéditas e raras dos bastidores do videogame de Arcade The Kung-Fu Master: Jackie Chan ao Mestre Ryu

As fotos, segundo a descrição, datam de 1994.

Observando cena a cena
Yeung assume o controle. 

Um possível teste de cena entre os personagens Yeung e Sam. 

Yeung encara Sam em pose artística: valendo notar que ela não está utilizando a sua vara
característica do videogame. 









Yeung e equipe. Grande trabalho.

Notas de Produção: Thorsten Nickel

Thorsten Nickel (o kickboxer alemão do jogo) revelou algumas curiosidades e o lado conturbado nos bastidores de gravação do videogame. Suas gravações foram ao lado de Sam Wong e que parte do seu salário na participação do jogo não havia sido paga: "- Eu tenho um monte de sentimentos confusos acerca desse jogo, apenas a equipe de Jackie Chan foi paga e eu não consigo entender porque até hoje isso não foi corrigido". Esclarece Thorsten em em entrevista ao HardcoreGaming101 .
 
David Carradine, Bay Logan (no meio) e Jackie Chan. 

Thorsten é apresentado ao produtor Bay Logan para ver Jackie Chan no fim das gravações de "Drunken Master II", filme que seria lançado para fevereiro de 1994.

"- Tenho de dizer que as equipes de filmagem de Hong Kong realmente sabem o que fazem. Eles sabiam exatamente quais movimentos eram necessários e Frankie Chan era ótimo. " destaca Thorsten.

Os primeiros ensaios ocorreram durante as gravações de Thunderbolt. Ao receber uma mensagem por fax ou telefonema em seu quarto de hotel em Sendai, Japão, Thorsen vai ao encontro de Jackie Chan e sua equipe que viajam de trem até Tóquio. Ao se reservarem em um hotel, depois do jantar e algumas bebidas, Thorsen treina algumas cenas de luta improvisadas com Jackie Chan na suíte do astro e Mestre do Kung-Fu.   

Como nenhum dos efeitos visuais eram visíveis no set ou oponentes, Thorsten também destacou os desafios de interpretação: "- Não é fácil para os atores. Você tem que passar o dia todo agindo e reagindo a algo que não está lá. Mas quando você joga o jogo, aí você vê como tudo se encaixa. É fascinante".  Em teoria, é algo como dublar um filme ou uma animação ou um videogame (você não tem a cena visível).

Os dias de calor e umidade em Hong Kong são intensos. Não havia o luxo dos ar-condicionados de teto. Por conta disso, o calor das gravações eram salvas por um pequeno ventilador de pé. Nickel também lembra que apenas a equipe de Jackie Chan e uma agência de talentos estavam presentes nas gravações. 

Thorsten  também se recorda de que a conferência de imprensa foi bem-sucedida, a produção tinha uma ambiciosa proposta de lançamento global, mas não chegou a acontecer e se limitou apenas ao Japão. Apesar de perceber, de alguma forma, que o seu jogo não teve a mesma fama de outros jogos digitalizados mais bem sucedidos, alguns de seus amigos disseram que jogaram o videogame nos E.UA. e África do Sul. Apesar de assumir não ter habilidade alguma com jogos, somente durante a conferência em Tóquio que Thorsten teria realmente testando o seu próprio personagem num confronto Thorsten v.s. Thorsten e considerou os efeitos visuais bons mas sequer se lembrava da violência gráfica do jogo. 


VIOLÊNCIA GRÁFICA
A grande lição: Jackie Chan é um jogo de violência brutal 
que dá uma banana para a comunidade virtual e tóxica dos jogos de luta

Um fator curioso é que Jackie Chan costuma ter fama de não participar de produções muito violentas - para manter a integridade de sua imagem pública. Uma grande curiosidade, pois pode ter sido uma certa exigência do próprio Jackie Chan em seu personagem não sofrer fatalidades (ou ser assassinado) no jogo.  

Com relatos de atores que participaram das gravações, aparentemente, esse recurso pode ter sido incluído de última hora. 

Com depoimentos de Thorsten em entrevista, ele mesmo não sabia que o jogo teria cenas de violência e decapitações. 

A mídia especializada destacou a produção eletrônica como uma grande obsessão egocêntrica de Chan - pois ele era o único que não poderia ser morto, apenas nocauteado por alguns segundos. Ele se recupera levantando um polegar pra cima e expressando admiração pelo adversário. Esse é um dos pontos hilários para se distrair da sua visão brutal e sanguinolenta - o que é uma iniciativa excelente, se levarmos em consideração que isso, de alguma forma, pode inspirar um comportamento tóxico e nocivo da comunidade em qualquer outro jogo (através de provocações e humilhações gráficas). Videogames não influenciam, mas inspiram mentes perigosas: psicopatas (ou sociopatas) assim como qualquer outra coisa os quais os mesmos constroem certa obsessão extrema ou em excesso que nem sempre acabam em morte. Porque o psicopata pode causar a morte de outras formas - como a tentativa de construir danos psicológicos ou destrutivos a outra pessoa: levar a ofensas verbais ou na tentativa de ferir a dignidade da pessoa alheia. 

Só se falam ou atacam gratuitamente os derrotados que, por si só, se expressam frustrados, mas o que ninguém conta é que as ofensas muitas vezes vêm por parte do jogador "vencedor" se gabando por uma vitória ficcional (e o mesmo em seu mundo de ilusões acreditando que toda aquela partida foi uma "luta real" - o mesmo até descreve isso como "luta" como se fosse de verdade) - especialmente se o jogo for online. O jogador que se descreve "mais forte" e sente prazer em humilhar os "mais fracos" não aguentaria 1 hora de quartel. Portanto, JC foi visionário e fez um excelente trabalho ao incluir esses tipos de ironizações com seu personagem no videogame (bem a cara de seus personagens quando passou a ser moldado como um astro das comédias de ação no cinema ou "Charlies Chaplin das artes marciais cenográficas"): praticamente, o derrotado se levanta superior (em teoria, elogia ironicamente, tratando aquele desafio como se fosse apenas um treinamento). Isso, graficamente, diz ao jogador derrotado que ele continua sendo forte ou um vencedor - independente do resultado, ele não deve desistir de jogar.  

E como sendo um jogo do Jackie Chan, e ele sendo o chefão, é coerente que ele realmente seja o personagem mais imponente do jogo. 

Pelo menos, o jogador emocionalmente abalado não veria o seu personagem sendo violentado graficamente como em outros jogos de luta dessa temática

Essa ironia corre por todo o game, uma vez que a cada finalização tem algumas ironizações cartunescas (uma delas chegando a quebrar a tela da televisão ou desaparecendo no ar). Eu sei que existe uma legião de fanboys do jogo com o logo do dragão ao redor do mundo mas é preciso ceder espaço a outros jogos pouco jogados ao redor dos anos (se queremos realmente ver uma nova era de ouro dos jogos de luta cheia de ideias malucas e incríveis despertando) e este tem uma personalidade tão única e forte, um verdadeiro diamante bruto, que acaba sendo tão divertido quanto o icônico Mortal Kombat.   


LEGADO 

Embora não tenha ganho um lançamento mundial animador ou verdadeiramente expressivo em sua época de lançamento (ao menos, aqui no Brasil, nunca vi ninguém que tenha jogado Jackie Chan nos Arcades dos anos 90), podemos dizer que The Kung-Fu Master: Jackie Chan ganha o seu merecido reconhecimento como um cultuado clássico dos jogos de luta através de seu sucessor.


NOTAS DO AUTOR
EPÍLOGO

A ideia de construir esse artigo foi imprevisível e de última hora. No jogo Jackie Chan, eu escolhi Yeung como a minha principal personagem desde quando passei a jogar o game online em 2017. Fiquei parado por algum tempo e voltei a jogar o jogo esse ano - graças a uma série de eventos envolvendo o obscuro título e fazendo ressuscitar a inédita cena de Jackie Chan in Fists of Fire há 5 anos. Um jogo desconhecido dos anos 90 que ganhou os holofotes somente agora na segunda década do ano 2000.  

Eu ainda sinto que The Master of Kung-Fu: Jackie Chan merecia uma atenção maior ou até uma atenção em igual a sua sequência. O que é muito curioso não ter acontecido. Me recordo que o jogo precisava de uma versão especial do M.A.M.E. para rodar - algo do tipo M.A.M.E. 32. 

Me encorajando a buscar mais informações sobre a produção do jogo, eis que encontro a atriz que protagonizou a minha personagem favorita do game - e o mais legal é que nem ela acreditou. 

E assim nasceu o Atores Digitalizados Volume 3, que já teve Mortal Kombat e Street Fighter por aqui.

Com extrema cortesia e honra absoluta, a própria Yeung me enviou fotos inéditas e raras dos bastidores - inclusive adicionando a minha montagem de fã como capa do álbum em forma de print. Portanto, esse espaço, nas linhas invisíveis deste artigo, é extremamente histórico e especial para este humilde Santuário da nostalgia. 


Memórias que ficarão guardadas para sempre no coração. 



ATORES DIGITALIZADOS - VOLUME 3 
EDIÇÃO ESPECIAL

JACKIE CHAN


Um artigo de MESTRE RYU

Bibliografia
HardcoreGaming101
Reddit
IMDB
Kung-Fu Master, The: Jackie Chan – Hardcore Gaming 101 
Jackie Chan in Fists of Fire - Mizuumi Wiki (gbl.gg) 
TVtropes


Agradecimentos Especiais
Yeung Ching-Ching 
Ouram (Genesis Fight Engine)
AFruitaday: Sprite-Resources 



- Nada preparou você para esse túnel do tempo.  
Um convite à imersão. 
 -

A ERA DOS JOGOS DE LUTA

Em breve. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...