quinta-feira, 28 de outubro de 2021

[Desabafo] Por que eu eu estou desistindo da Comunidade de Jogos de Luta

 
O lado ruim que destrói a FGC: nociva e intolerante


PRA MIM JÁ CHEGA

Eu realmente não queria voltar a esse assunto de novo até porque, pra mim, já está sendo um contratempo enorme ficar batendo na mesma tecla e ficar reclamando sempre das mesmas pessoas (só muda nome, endereço e, às vezes, o sexo também). Mas devido a um acontecimento recente que está incomodando muito a minha liberdade nas redes sociais, eu preciso por pra fora e compartilhar isso com pessoas responsáveis - e é certo que, por isso, pode chegar aos alvos os quais reclamo aqui.


Já reclamei muito do passado da FGC por aqui - e, infelizmente, o online é o ponto mais deficiente disso (o que era um passo para facilitar se tornou o maior ponto problemático disso). A razão é que o comportamento tóxico de fliperama ainda é seguido por alguns que se "intitulam" membros da FGC. O que não é verdade. 

A gente desiste mas é por um breve momento, para refletir sobre as coisas ou tentar ganhar um gás novo. A gente desiste de competir, de jogar tal jogo competitivamente até recuperar esse gás. E assim é com a comunidade de jogos de luta, mais especificamente o de Street Fighter V. Eu dei um tempo na comunidade de SFV até voltar e ver que tem uma galera nova aí levantando veteranos (já temos uns 5 anos de comunidade e vi até quem era criança virar um adolescente com tanto talento quanto tinha no passado). 

Quem realmente gosta de jogos de luta, sempre vai passar por essa transição entre se aposentar, desistir e depois voltar renovado. Nada é realmente definitivo quando você tem um objetivo naquilo, é só por um breve momento. Eu sempre estou desistindo por falta de adaptação a estilos de ferramenta que não me ajudam mesmo. E hoje, eu estou finalmente desistindo de uma parte dela por causa de pessoas (PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA) só pra deixar bem claro. 

Isso é irônico pois eu nunca deixei de jogar um jogo por causa dos outros. Não é que eu parei em definitivo com SFV - eu sempre volto e só paro quando a CAPCOM finalmente desligar os servidores do jogo. Eu sentia um progresso lento até o meu recente controle quebrar acidentalmente (expliquei toda a situação e a empresa reconheceu e está me dando suporte para me ajudar no momento, sendo muito prestativa o que me surpreendeu muito o excelente suporte que está sendo prestado até agora). Porque jogos de luta é assim mesmo, o progresso pode vir rápido ou vir bem lento a cada dia. Acho que é um aprendizado infinito. Pra quem nunca tem pressa de aprender nunca será nocivo ou intolerante com os outros o tempo todo como eu vejo por aí. 

Jogos de luta exigem muito esforço e pressão psicológica, de uma forma muito pessoal, e eu vejo que outros acabam levando essa pressão pessoal para si e não só se autodestrói como tenta destruir os outros também. Se não tem como culpar a si, culpa os outros pelos seus problemas e é isso. 


A STREAMER DE STREET FIGHTER 
QUE MIGROU DO LEAGUE OF LEGENDS

Pois bem, nesse período de retorno ao SFV eu conheci uma streamer novata na cena. Eu já conheci de vista anteriormente em fotos compartilhadas de contatos em comum como uma cosplayer da uma personagem recém lançada no jogo. 

Fiquei surpreso ao conhecer toda uma audiência renovada, canais novos e eventos novos em meio a um período muito delicado em que vivemos - uma pandemia que se estende desde Abril de 2020. Jamais imaginaria que eu conheceria sangue novo na cena através de uma figura que só conhecia como uma cosplayer e que essa mesma cosplayer viria a se tornar streamer da cena de jogos de luta. Normalmente, é difícil associarmos cosplayers da cena feminina que também querem se dedicar profissionalmente aos jogos de ação/ luta - ainda mais Street Fighter. Normalmente nós vemos algo parecido em League of Legends, justamente pela sua altíssima popularidade mundial e que estabeleceu os eSports de uma forma altamente lucrativa e parte de grandes eventos como conhecemos hoje - o gênero MMO* (multijogador online) veio pra ficar e de uma forma muito mais explosiva na cena quanto os jogos de luta (o mano a mano virou coisa do passado).  

*A vantagem do MMO: É assunto pra outra ocasião, mas acredito que jogar MMO é extremamente barato e inclusivo e os jogos de luta continuam a se manter no nicho por serem caros e difíceis (embora existam melhorias físicas de acessibilidade suavizando as práticas para adaptação). 

Eessa streamer, seguiu um caminho contrário - trocou a lucrativa cena de LOL para a "aquela que respira por aparelhos" cena dos jogos de luta (eu diria, a cena que é sustentada pela geração geriátrica a qual eu faço parte). Eu até me senti surpreso e agradecido por ter uma streamer tão jovem e dedicada assim buscando crescer numa comunidade (hoje) tão pequena e ainda mais de Street Fighter V (um jogo nascido nos anos 80 e que permanece tão difícil de se adaptar quanto antes).  Mesmo com suas facilidades de mobilidade, a maior dificuldade agora é o jogo psicológico - se focar em construir estratégias e táticas consistentes. 

Não é estranho também ver uma jogadora de LOL migrar pro SFV sendo ela da região Sul, mais especificamente de Curitiba - cenário que ocorreu o primeiro grande campeonato feminino de SFV. Desde muito tempo, eu notei que a cena dos jogos de luta da CAPCOM, como Street Fighter ou Marvel v.s. Capcom, eram mais fortes em Curitiba ou no Sul do Brasil - local considerado como a Europa do Brasil - uma das regiões mais bem mantidas economicamente e que poderia ter tido mais facilidade em trazer máquinas mais caras como as da geração Naomi, ainda na queda dos fliperamas, no começo dos anos 2000: Capcom v.s. SNK 2 e Marvel v.s. Capcom 2, além de campeonatos presenciais da comunidade. Com base nas movimentações em fóruns, a ideia era de um padrão internacional - os jogadores das regiões de Curitiba foram responsáveis por esse movimento e até por realizarem eventos associados ao fórum Meia Lua que, posteriormente, se tornou o Portal Versus - era um aquecimento para a visão de esporte eletrônico (os eSports) dos jogos de luta no século XXI que posteriormente vimos enraizar nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro com Street Fighter IV e V. 

Curitiba sempre teve uma cena forte de jogos de luta mais conectados ao cenário esportivo desde muito tempo com Street Fighter. Não é mistério mesmo nos deparamos com uma ex-secretária de eSport que recebia os jogadores e hoje tenta ingressar como uma jogadora ou influenciadora dentro da FGC quando testemunhamos que lá ocorreu o primeiro torneio feminino de Street Fighter V nas mãos de uma também curitibana e potencial líder, realizadora e mãe dessa pequena comunidade. Sem dúvida alguma, por essa educação cultural da cena e a forma como ela trata Street Fighter como um potencial nome dos eSports correspondidas pelo número expressivo de jogadores interessados justamente por conhecer essa cena em andamento (não só na teoria como também na prática) é que então podemos ver nomes femininos na cena atuando com esse interesse. E mais fácil ainda quando esses nomes já possuem vivência na área dos eSports e ficam mais a vontade em ingressar por já conhecer por quais caminhos percorrer. 


A CENA TÓXICA FOI MIGRADA

Porém, agora eu entendo por que essa streamer tão jovem e com tantas especializações debaixo do braço se interessar tanto pela cena de Street Fighter V. Não se afastou de LOL apenas pela toxidade, mas por que foi acolhida por uma comunidade mais velha na cena SFV e acredita que, com ela, seria mais lucrativo divulgar seus trabalhos digitais (até aí, nada contra). A verdade é que seus métodos não se encaixam na comunidade LOL, porém, trocou uma cena tóxica por outra cena (agora) tóxica. 
Assim que fui ingressar na cena SFV eu senti realmente uma responsabilidade e um ambiente profissional diferente da cena do Street Fighter clássico (Street Alpha 3 que o diga) ou até mesmo do KOF clássico (KOF 2002 que o diga). A cena de Alpha 3 online é a pior de todas - a começar e terminar pelo FightCade - viúvas da cena tóxica do GGPO enchendo o saco até hoje e seus aspirantes inclusos trocando ofensas gratuitas a ponto dos administradores do FightCade criar ferramentas de ocultar chat dentro e fora do jogo fora bloquear contatos. 

O que me deixa triste é ter grandes streamers da cena atual de Street Fighter V, como o querido Spada Gamer, realmente empenhados em ajudar a comunidade clássica de Street Fighter e outros jogos se deparar com situações tóxicas a ponto de desanimar ou desistir dela (o que me deixaria realmente triste e até envergonhado por parte da atitude de alguns). Outros streamers menores com propostas interessantes já tentaram abraçar a cena clássica e desistiram no caminho por situações desagradáveis assim. E o que é o mais pior é quando tais nomes criam máscaras para parecerem bonzinhos só por   que estão falando ao vivo em um chat de torneio ou até mesmo em entrevistas em vídeo (ou em texto). É bom manter sim a postura mas acho que não deveriam ser tão cara de pau assim a ponto de dizer que não existe tanta toxidade em determinada cena (pois é claro a existência e já está tão exposto que dá vergonha). 

E é triste essa mentalidade de fliperama chegar ao SFV. Eu ainda me recordo também da comunidade Toca do Raposo - com o seu ambicioso projeto Queen of Fighters (campeonatos femininos de KOF) se desmanchar por questões internas como essa toxidade que ocorre com "mentalidade de fliperama". E só para ver o potencial, o projeto chegou a parar num grande portal de notícias, a IGN - está fora do ar mas o que sobrou dela está aqui .


Uma pessoa que encara explicações como simplesmente "monólogos" e não está nem um pouco interessada em saber o motivo - apenas ver as coisas de forma lógica ou binária (ou é "certo" ou é "errado" ou é 0 ou é 1) - falta empatia suficiente para se colocar no lugar da outra. 

Monólogos são pontos interessantes e importantes para explicar realmente aonde queremos chegar. Eu tento arquivar o máximo possível de elementos relacionados à comunidade de jogos de luta - se não está de forma física ou visual ao menos ela está em minhas memórias. 


Eu escrevi muitas coisas a respeito de toda a situação que me incomoda agora mas decidi suavizar o discurso e chegar finalmente ao ponto do que ocorreu. 

Eu entendo todo esse movimento gerado pela streamer em questão - gerando atenção de todo tipo
de gente da comunidade pela sua semelhança com a personagem Kolin do videogame Street Fighter V. Sua aparência é um padrão que as pessoas podem associá-la como modelo a diversos personagens não só de videogame como da cultura pop. Isso até gerou revolta e ciúme também por parte de pessoas próximas que simplesmente se afastaram de mim e dos meus projetos com a FGC sem explicações alguma. Descobri também que não só ocorreu comigo como também ocorreu com outras pessoas. 

Enfim, o que eu acho a respeito disso é que todo relacionamento com a FGC é profundamente frágil e intolerante. Eu só não desisti por completo desses projetos mais específicos com a comunidade porque eu tenho pessoas o qual realmente posso confiar de verdade e essa relação é realmente sólida - e por mais problema que essas pessoas tenham.. elas serão compreensivas e não irão me abandonar por qualquer motivo. 

Infelizmente, o que eu realmente não consigo acreditar (ou confiar) é que por qual motivo essa modelo em questão - que chama todo mundo que não concorda com ela de "sem noção" ser tão nóia quanto quem critica, mas, enfim, vida que segue. 

Eu já expliquei a respeito dessa história de aparências e o quanto a aparência pode ser um portal para controlar toda uma comunidade ( o filme Metrópolis de 1927 me vem logo a cabeça - uma androide assumindo a imagem de uma bela mulher enfeitiçando toda uma legião de operários: é o estopim da destruição de todo o planeta ).  Esse tipo de gente nunca vai se interessar por "monólogos" por serem monótonos para elas e nunca realmente dizer aquilo que elas querem ouvir. E em alguns momentos eu já sentia que ideias estavam divergindo até mesmo em questão sentimental - muitas vezes vistas com razão do que com o coração.


FALTA DE EMPATIA


Por um simples áudio de 13 minutos (dividido em partes) esclarecendo o que realmente eu estava sentindo em relação ao desprezo repentino dessa streamer que eu sempre tentei apoiar - tanto financeiramente quanto moralmente - a mesma me coloca como um arqui-inimigo número 1 me excluindo e bloqueando de todas as redes sociais sem me dar direito de resposta. Porém, isso, sem a mesma perceber, essa já havia se desculpado anteriormente, deixando mensagens e prints de toda a situação. Eu compreendi tudo e optei então por não mandar mais nenhuma mensagem pra não "atolar" o seu "precioso" tempo. Eu tentei ligar e a mesma disse que estava ocupada por estar em um almoço com a mãe. Porém, a mesma me deu liberdade para que eu pudesse ligar em qualquer horário, exceto pela manhã e assim respeitei. Sendo que eu não sou de ligar para as pessoas, exceto em caráter de extrema urgência. E eu só quis ligar pra dizer que compreendi a situação.

 Mesmo assim continuei a frequentar as suas lives - e, mesmo assim, a mesma voltou pra ouvir os áudios que eu havia passado (antes dela explicar toda a situação) e num ataque de estresse mandou um texto e saiu bloqueando tudo - inclusive me jogando na cara um valor específico de um serviço o qual eu já havia até pagado um pouco além da metade dele com todos os custos de apoio. Ao todo foram mais de 200 bits + 2 inscrições - e mesmo inscrito pelo segundo mês eu fui bloqueado e impedido de me comunicar sobre toda a situação. Fora a tentativa de me tirar os benefícios de inscrito (como a meta arrecadada para cosplay de Kolin e Kolin skin de bruxa - este último, não realizado (e se foi feito, eu não recebi informação alguma)). Passei então o recado pra uma amiga dela e mesmo assim fui excluído do seu grupo do WhatsApp (e tudo por causa de uma queixa em áudio o qual a mesma já havia se desculpado - ou seja, já estava resolvido).  E o recado que eu havia passado era um pedido de desculpas (mesmo eu não tendo necessidade alguma de desculpar por qualquer coisa pois a parte mal educada foi dela). Existe um lema de cotidiano: "-Se você está certo ou errado, desculpe-se. Se nada disso adiantar, vida que segue". O lema dos sábios é a seguinte: Mais humildade e menos orgulho. 

A verdade sobre esse serviço que me foi concedido de cortesia (a construção da tal overlay ou layout retrô para lives - como eu havia solicitado e planejado em conjunto), não é exatamente o valor cheio que ela estava me cobrando ali. Todo o serviço que ela me ajudou a montar já tinha as artes prontas (era só copiar e colar da internet) - com algumas pequenas modificações numa plataforma específica da Streamlabs - e o produto (que é todo um layout de uma transmissão de jogos via OBS) não veio animado.  Uma "overlay" dessas (criada pronta e sem animação) custa algo em torno de R$ 80,00 no mercado. A overlay animada era a que custaria uns R$ 150,00 (que era o valor que ela havia me jogado na cara depois). Mas eu também não joguei na cara dela os boletos  dos valores de bits e inscrições que eu paguei só para apoiar a ela. E nem faço questão disso, mas R$ 50,00 ou um pouco mais não é dinheiro que nasce em árvore (ainda mais para quem trabalha de forma independente).  

Fora as inúmeras pessoas da cena SFV (ou até mesmo fora) que eu indiquei o canal da Twitch da pessoa que contribuíram não só para os seus números como também para o valor cultural às suas streams (streamers de outras plataformas que participaram dos saguões organizados pela streamer e jogadores e jogadoras top da cena). Achou que eu não perdi tempo, mas fui eu quem realmente tive uma tremenda decepção e perda de tempo com você. E isso eu realmente perdi, não você. 

Pessoas assim só ganha tempo e dinheiro às custas dos outros que ajudam e quando discordam delas se tornam uma "carta fora do baralho": queima, tenta isolar, botar os outros contra quem mais era o mais fiel ou mais ajudava e, de quebra, fala mal pelas suas costas. 

P.S. Disse que eu ajudava em todos os sentidos e agora diz que fiz o mínimo. Gente assim, mesmo dando um carro, seria ingrata da mesma forma. 


E foi assim: eu, numa boa, em uma live de outro canal e tenho que me 
deparar com os seguidores tóxicos da pessoa em questão. A mesma diz que 'estava na dela' - embora 
falando um monte de mentiras sobre mim nas minhas costas. 

Compreendo toda a vida pesada o qual ela passou mas nada disso é motivo para ninguém me tornar arqui-inimigo e colocar outras pessoas contra mim ou falar mal de mim pelas costas ou me queimar pra toda a comunidade prejudicando até mesmo o meu convívio social nessa comunidade ou a liberdade de estar num grupo ou o direito de ir e vir num determinado torneio ou evento simplesmente por ela estar envolvida ou ela estar lá. É cada um no seu canto e pronto. Eu respeitei a sua vontade e não fui atrás de você quando me bloqueou - o máximo que fiz foi, pelo susto, mandar uma mensagem pra uma de suas amigas que apenas me correspondeu com "- Está tudo bem!" e só e, depois, me deparar como expulso do seu grupo do WhatsApp. Então não está nada bem por aí. 

Eu juro por Deus que, em anos de comunidade de jogos de luta, nunca lidei com tanta imaturidade e infantilidade. Apenas 21 anos mas tenta mostrar que tem inúmeras especialidades para jogar todas elas no lixo com atitudes incontroladas. Eu acho que você deveria comer um pouco mais de coisas doces já
que o sal anda consumindo demais a sua cabeça e isso é sério - isso tá te gerando muita pressão alta, colesterol e etc. Não vai ser bom pra você agir de forma explosiva desse jeito toda vez que alguém 
questionar suas atitudes. Você não é perfeita, assim como ninguém é perfeito. Apenas seja mais humilde. 

Eu simplesmente não gostei da forma desaforada que essa streamer me respondeu numa live e tudo começou quando eu quis tirar uma dúvida a respeito de um emoticon que não veio incluso após uma segunda inscrição. Foi apenas uma dúvida e levei um fora + banimento (a troco de nada). Logo eu, que assim que cheguei na live, pela primeira vez, já apoiei com bits. Eu não estava ali ontem, foram ao menos quase 3 meses acompanhando as lives e o movimento da comunidade, religiosamente me conectando no mesmo horário (só que você nem se importa se as pessoas deixam de fazer outras coisas para te ajudar).  Me identificava bastante com os seus projetos e planos de construir uma comunidade de SFV. Porém, senti que tinha coisas me incomodando depois que ela me correspondeu daquela forma - então.. não era "tudo brincadeira" assim. É natural de todo mundo quando tem um vínculo de amizade reclamar em algum momento que a pessoa, aparentemente, está se afastando. Se você leva tudo na brincadeira e se descreve memeira, por que a revolta de um áudio sincero? 

Às vezes a gente precisa parar e entender a pessoa.. uma conversa particular e ela me esclareceu depois. Só não entendi voltar com a história toda e mandar um texto desaforado + bloqueio depois que tudo já foi explicado. Se eu não respondi e estava na live é por que já havia passado. Se não fosse por isso, eu nem teria voltado e te bloqueado friamente da mesma forma. Afinal, o diálogo existe pra isso.

Parece que amizade não pode ter nem um momento de questionamento ou um tempo ruim que ele simplesmente se rui, desmorona. Infelizmente é isso, tem muita gente intolerante na comunidade de jogos de luta ou numa tribo urbana em geral.

Não dá pra fazer uma amizade sólida então com gente assim se tu não for zoeiro 24 horas por dia ? Por favor, eu também não sou robô. Só não acho graça de piadas de mal gosto. 

E quando eu achei que tudo isso tinha morrido e enterrado, cada um pro seu canto, me deparo com a exclusão do grupo das Kolin (Snow Army) e a elite administradores baba-ovo de uma streamer que, só por ter os atributos semelhantes a personagem (por jogar e fazer cosplay da personagem) acaba mandando mais no grupo do que os próprios administradores ? QUE ***** É ESSA, SRA. Y ? Eu que pergunto. 

Atualização: Como ela optou por me citar como Sr. X nas redes sociais, eu optei por citá-la como Sra. Y 

Enfim, como se não bastasse, administradores se juntaram brincando de pingue-pongue me tirando adicionando e me tirando de volta do grupo por causa de uma pessoa que sequer é administradora e de um caso pessoal que nada tem a ver com o grupo ou infringe as regras do grupo em questão. E é isso mesmo, por isso que a comunidade SFV está sendo abandonada e cada vez mais entregue a essa mentalidade de fliperama. 


O QUE EU MAIS TEMIA ACONTECEU ....

Eu sempre tive medo da comunidade Street Fighter V ser entregue a essa molecada com mentalidade de fliperama e de 1 ano pra cá eu já venho percebido isso. Muita gente séria se afastou do jogo - e a pandemia só piorou isso. Os eventos online tentaram manter o espírito esportivo mas não é a mesma coisa - motivo pelo qual nenhum deles acabaram se sustentando por muito tempo. Me recordo de quando só havia apenas um grupo de SFV da minha localidade no WhatsApp em que se concentravam ali todos os membros que iam aos eventos da cidade - de jogadores profissionais aos apresentadores dos eventos e aos donos deles também - depois, todos esses se afastaram (alguns criaram seus grupos particulares e outros até mudaram de jogo ou até de profissão). Tudo isso em apenas 6 anos de jogo, muita coisa aconteceu na comunidade.

Eu juro que não queria fazer esse post e citar a pessoa ou o grupo em questão mas eu tive que fazê-lo assim que senti a minha liberdade na comunidade foi ameaçada. O grupo Snow Army é um grupo que existe no WhatsApp desde 2017 (desde o pré-lançamento da personagem Kolin). Um grupo que, até o último minuto em que estive lá, é público e qualquer pessoa pode adquirir os links. Jogadores dos mais diversos personagens também estão lá para aprender ou "apenas espionar" as estratégias dos outros competidores. 

De todos os 5 administradores que eu contatei, apenas um me respondeu educadamente perguntando se eu queria voltar - eu disse que não queria e fui explicar toda a situação. Porém, outro contato foi bem diferente: me respondeu com deboche (como se estivesse querendo desdenhar dos atendentes de call center*) e depois fez o "pingue-pongue" junto a outro administrador e mais um outro (também suspeito de ser banido de diversos campeonatos de SFV). Eu fico realmente tentando entender esses adolescente cancelados que são nomeados administradores de grupos - sem competência ou responsabilidade alguma em construir uma comunidade pessoal ou só se preocupar com o prazer próprio - juntarem forças para me excluírem do grupo por uma questão sentimental ou particular deles (que nada tem a ver contra as regras ou princípios do grupo ou tampouco das leis brasileiras), já mostra o quanto essa comunidade está verdadeiramente tóxica, infantil, individual e intolerante. 

Eu nem estava mais acompanhando o grupo por estar um nojo - só comentários nojentos envolvendo esses responsáveis e essa tal streamer que tudo leva pra cabeça sem questionar. E que pra mim não tem nada de engraçado nisso ou algum humor quando ambos levam isso como algo pessoal para me excluir e tornar o grupo apenas de uma pessoa que é só uma cosplayer e sequer tem alguma preocupação com a comunidade SFV - exceto em construir a própria carreira e divulgar seus trabalhos digitais (a comunidade de SFV é só um trampolim e ela NÃO é fã do jogo). 

*Deboche com Call Center: É deprimente a gente lidar com playboy que tenta desdenhar de profissionais que trabalham e esses moleques leite com pera sustentados pela vó que nunca deram as caras pra bater num online e o máximo que faz é puxar o cabo quando tá com raiva na internet querendo parecer que a treta que eles compram dos outros é maior que a vida deles (me questiono o motivo pelo qual gente assim ainda respira).  Se em LOL ou em jogos com comunidades mais jovens é pior, isso não faz diferença alguma, é toxidade do mesmo jeito e a streamer em questão que migrou pra cá só está migrando a toxidade que ela tem também querendo me difamar sem razão para me excluírem dos grupos de SFV.


NÃO SÃO PRO PLAYERS

A verdade é que muitos jogadores profissionais da cena Street Fighter V  se afastaram  do contato com o público em grupos de WhatsApp ou sequer estão nele. A questão do Snow Army só me reforçou a ideia de que grupos de WhatsApp são inúteis. Os grupos de personagem perderam seu foco há muito tempo. Snow Army - que era pra ser um grupo de Kolin - virou um show de memes e baixarias usando imagem sem autorização de vários jogadores e nomes da cena - ainda por cima, satirizando os mesmos. A questão é: o senso de humor não tem qualidade (é preconceituoso e estereotipado como víamos em qualquer fliperama de bar) - está mais para satisfação ao ego pessoal deles do que qualquer outra coisa. Por isso a tal da Sra. Y se vangloria tanto por ser um grupo que só existe agora para enaltecer o seu ego - agora eu entendo porque ela acha o grupo "TÃO DIVERTIDO" e "O MELHOR GRUPO DO WHATSAPP" e eu só entrei para realmente entender a sua mente. Obrigado por confirmar a minha decepção. Não tem nada de "boa organização" ou algo do tipo (como a mesma afirmava), é só um grupo completamente sem noção ou sem responsabilidade largado às moscas.  


Depois ela e esses outros são cancelados e não sabem o porquê de não conseguirem emplacar mais nada depois e reclamar da vida ser tão injusta e as pessoas serem tão "sem graça". É, eu já vi essa história tantas vezes. Mas espero, de coração mesmo, que essas pessoas tomem um rumo, Principalmente você, Sra. Y, ainda que não seja no meio da FGC ou se for.. que ganhe pelo menos mais maturidade para lidar. Não duvido nada pois já vi gente bem escrota  (a ponto de ser insuportável e racista) que se deu conta depois, melhorou e até montou empresa de referência ampla na comunidade. Talvez os mesmos, ou alguns deles, podem não ter melhorado como pessoa mas conseguido encontrar uma postura adequada ou mais civilizada para demonstrar a imagem certa para apresentar coisas relevantes para o cenário esportivo dos jogos de luta ainda que não sejam exímios jogadores - ainda que ótimos jogadores mas não a nível de um jogador profissional (pois pra ser profissional é preciso ter a mente de um esportista.. coisa que falta em você, Sra. Y e creio que pra muitos outros jovens de 21 ou 22 anos). 

E o que mais me entristece é ver gente no meio dessa confusão em cima do muro, em meio às sombras, conectado a duas jogadoras da mesma personagem - que hoje não se falam por briga de ego.. tudo por causa de uma briga por causa de receita de cozinha* e isso realmente me assusta.  De qualquer forma,  isso é história para outro dia. 

*Discussão por causa de receita de comida: Os machões vão querer fazer graça mas, por incrível que pareça, o estopim para rachar de vez o respeito entre duas jogadoras do cenário competitivo de SFV acabou por causa disso. Portanto, já sabem o quanto é difícil dialogar com essa comunidade. 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não é mistério ou segredo algum. Tudo o que foi comentado aqui era pra ter sido só uma conversa reservada mas como me jogaram a público e tem gente a mando dessa streamer me ofendendo gratuitamente pelas costas eu tive que dar meu direito de resposta. 

E isso é tudo, por enquanto. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...