domingo, 5 de junho de 2011

[Street Fighter II 20 Anos - Round 5] Dedo no Joystick: Street Fighter II TURBO: HYPER FIGHTING (PC) - EXTRAS DE COLECIONADOR

NESTE TÓPICO
 
EXTRAS DE COLECIONADOR
DEMONSTRAÇÃO
Street Fighter II Turbo (IBM PC): Mestre Ryu Jogando com o Andy
OS HERDEIROS
STREET FIGHTER JENN 2.0

NOTAS DE PRODUÇÃO
O JOGO REVELADO: A CRIAÇÃO  E AS ATUALIZAÇÕES DE SF2LIU

DEMONSTRAÇÃO#2
Galeria de jogos de Street Fighter II de PC

CRÉDITOS
FICHA TÉCNICA
ARTIGO



 EXTRAS DE COLECIONADOR


DEMONSTRAÇÃO

Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting (IBM PC): Mestre Ryu Jogando com o Andy
Nota: Como os vídeos foram gravados de um celular, as imagens estão pouco nitidas. Buscarei uma forma de trazer melhor resolução das minhas jogadas desse jogo em breve.
1ª vídeo

Detonado
(Parte 1 de 2)

Detonado
(Parte 2 de 2)
Uma outra versão, com melhor imagem, pode ser vista neste vídeo (disponibilizado pelo usuário  JcDizon):
Andy V.S. Terry (disponibilizado pelo usuário ):



OS HERDEIROS
STREET FIGHTER JENN
Se a Capcom e a Midway (a que era dentora dos direitos de Mortal Kombat) não se cruzavam nos Arcades, os pirateiros fizeram. Esse Street Fighter Jenn era uma modificação que misturava características de Super Street Fighter II e Mortal Kombat II - que curiosamente disputavam o seu lugar em meados de 1993, tanto nos consoles de 16 bits (Mega e SNES) quanto nos Arcades.


Ryu v.s. Mileena.. Round 1! Fight.


Ryu mandando um Hadouken em Mileena. Os programadores entenderam que os efeitos do fireball azul do incansável andarilho, são os mesmos do choque elétrico de Raiden em MK2 (como pode-se ver neste Super Street Fighter II modificado)


Escolha um dos tradicionais Street Fighters..ou Mileena ou Kitana.


Escolha seu destino.
Protótipo: Assista a um vídeo, abaixo, de uma versão não finalizada de SFJenn 2.0.

Segundo o autor do vídeo e criador do projeto, dolari, este protótipo foi abandonado em 1996.


Tá achando tudo normal? Há ainda herdeiros muito mais pirados, como estes abaixo:

SFIBM 1.25 - STREET FIGHTER II THE WORLD WARRIOR

Realmente ter um PC IBM em casa nos anos 90 era tudo.. isso se você fosse fã de Street Fighter II e caçador de relíquias como essa.


Eu não entendi essa cena, você entendeu? Note que, ao fundo, o cenário de Ryu foi remontado num paint.


Zangief e o seu super pisão voador do terror.


Nessa conversão, Chun li  deixou de ser lutadora de kung fu wushu e virou NINJA. Manda shurykens e até arrisca um número de dança.. com seu spinning bird kick. Sem contar que sai falando um diálogo enorme em sua comemoração (quem traduzir me explica, por favor).


Ken invoca o irmão gêmeo.


Blanka lança uma praga na macumba.


Johnny Cage morreria de inveja.


Pensa que é pouco? Fica parado aí que tem mais.

SUPER STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR

Nome criativo, não?


Balrog mostra o muque. PS: O que fizeram com o braço esquerdo dele?


Blanka faz uma torrada.


E.Honda faz uma benção a Chun Li.

NOTAS DE PRODUÇÃO
O JOGO REVELADO
A CRIAÇÃO E AS ATUALIZAÇÕES DE SF2LIU

Em 1992, um grupo Coreano lançou no Hotel Keitel uma versão modificada de Street Fighter II, conhecido como SFIBM, rodando em computadores. Programado por Jung Young Dug, a primeira versão tinha apenas Ryu e Guile disponíveis. Depois, todos os lutadores foram lançados - com Andy Bogard e Terry Bogard da SNK, em desenhos feito a mão, retirando Vega (Balrog) e Balrog (M.Bison) em algumas versões.

Muitos dos arquivos não otimizados foram disponibilizados para edição. Quando o jogo foi distribuido para o ocidente, Derek Liu e Brian Chan usaram essas informaões para editar os arquivos em SFLiu, a mais próxima conversão de Street Fighter II Turbo que a engrenagem do jogo poderia chegar. Depois de adcionarem Balrog e Vega, eles atualizaram os arquivos para o estilo Super Street Fighter II.

As declarações de Derek Liu
(Responsável pela atualização de Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting)
Escrito originalmente em 1996 em seu site oficial:
   Era verão de 1992, estava no ensino médio e comecei a trabalhar em uma loja de computadores como técnico e vendedor. Meu amigo, Brian, me visitava muitas vezes - andando de bicicleta por milhas de distância para chegar a loja (Cara, que energia tinhamos na época). E então, fora do trabalho, eu encontrava várias maneiras de começar uma ou duas horas improdutivas, jogando  no computador e por que não?!
Um dia, estavamos começando a testar esse novo SF2IBM (v1.9), quando Brian falou para me editar esse jogo. Basicamente, SF2IBM é um clone caseiro sem semelhanças reais devido as brechas na programação. A forma como o jogo foi construído, permitiu uma animação e jogabilidade simplificada, entre outras caracteristicas atribuidas.

Uma parcela de pessoas da rede alterou o jogo para incluir movimentos muito similares a versão hackeada de SF 2 Champion Edition para Fliperamas, embora os fundamentais permaneceram ausentes: saltos numa fração de segundos, chutes fortes tem o mesmo tempo de recuperação de um fraco, basicamente todos os aspectos do original não estavam lá. Com uma imensa quantidade de tempo livre, eu decidi assumir a tarefa de fazer com que esse jogo ficasse semelhante ao Street Fighter 2 orginal.


Inicialmente, a idéia não era copiar o jogo original. Eu apenas passei algumas horas fazendo a minha versão com movimentos estranhos, com um movimento especial que automaticamente levantaria com um dragon punch em vários acertos a mais. Apesar do muito legal, né? O efeito não durou muito e isso certamente não impressionou Brian. E, por qualquer motivo, eu me dediquei 10 horas por dia neste louco projeto de montar um clone de SF 2.

Fazer um patch acabou sendo muito mais divertido do que o esperado. O mais importante é que aprendi muito da mecânica do jogo. Primeiro eu peguei em torno de 80 a 100 frames que cada personagem possuia e ajustei a posição de cada frame em cada animação, sequenciar foi divertido, definindo como seria o tempo de cada movimento e agrupando-os para parecer natural, como vários atributos para definir quadros, velocidade e dano.

Um dos atributos mais interessantes foram os danos de acerto. Definindo o punho do personagem para acertar a cabeça com um soco no ar. Como
prioridade é uma regra de efeito em jogo de luta, eu tive que ajustar vários movimentos para deixá-los mais engajados, como o chute forte tendo mais prioridade que um chute médio, por exemplo. Era, também, preciso ter certeza que os persoangens perderiam ao ser acertado por todos os ataques.  A pilha de notas que escrevi sobre como o jogo SF2 funcionava era impressionante. Mais tarde, conversando com programadores mais experientes, eu tive a chance de esclarecer todas as minhas especulações sobre como o jogo deveria ter sido programado, foi também muito satisfatório.

Agradeço ao Brian, que mais tarde se juntou a mim para poduzir aquele que é conhecido hoje como SFLIU, a versão 1.0 foi lançada para a Internet.
Em 1993 eu não tinha acesso a internet, então Brian teve a gentileza de distribuir o jogo para mim. Foi um fenômeno na escola. Centenas de E-mail foram escritos para nós com nada além do que elogios referente ao jogo.

Estas mais de 200 horas de projeto fizeram então com que Brian (que não tinha Super Nintendo em casa pra jogar SF 2) jogasse SF2 em casa em grande estilo sem pagar. Nós nos divertimos jogando SF2 em 386's assim como milhares de outros fãs de SF2. Devido as numerosas respostas, diferentes atualizações do patch foram lançados. Carregar centenas de quadros de animação em Photoshop com meu 386 de 8 bits não foi
NADA divertido. ^_^ Mas com respostas que recebebíamos me deixaram extremamente satisfeito com o projeto, sem mencionar a experiencia que adquirimos na produção do jogo. 

Tradução: Mestre Ryu

DEMONSTRAÇÃO#2
GALERIA DE JOGOS DE STREET FIGHTER II DE PC

Veja abaixo, uma galeria de jogos de Street Fighter II para PC. Este é um vídeo produzido especialmente para este artigo, com referências a vídeos disponibilizados no You Tube:


 Detalhes do Vídeo
Autor
Mestre Ryu [Edição]

Jogos Citados
Oficiais
Street Fighter II
Super Street Fighter II The New Challengers
Super Street Fighter II Turbo

Não Licenciados
Street Fighter II The World Warrior [SF2IBM ver. 1.25]
Street Fighter II Turbo Hyper Fighting
Super Street Fighter II The World Warrior [SF2IBM ver. 1.98]
Street Fighter Jenn
Street Fighter Ninja

Agradecimentos
[Atualização]
Scary-Crayon.com e aos Canais do You Tube:  dolari, popiBROS1,3XCL4M4t10N, lanzuma, 312ustetok  e gamerdude2007

Música
Perfect Cicle - The Outsider [Resident Rehloader Mix]


CRÉDITOS

FICHA TÉCNICA

Título Original: STREET FIGHTER II TURBO
Outros Títulos:
SF2Liu v2.0, SF2IBM
Ano:
1992
Sistema:
IBM PC
Gênero:
Ação
Fabricante: Jung Young Dug (Programador Original)
Distribuidor: Stan Warman (Tradutor)
Atualizações: Derek Liu e Brian Chan
País: Coréia

ARTIGO
Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting (IBM PC) - MUITO ALÉM DO MUGEN
Um Artigo de Mestre Ryu
EXTRAS DE COLECIONADOR


Direção, texto e edição de imagens: Mestre Ryu
Assistente de Produção (gravação de vídeo e imagens): Kéka

VEJA TAMBÉM: STREET FIGHTER II TURBO HYPER FIGHTING (IBM PC)

STREET FIGHTER II 20 ANOS
POSTAGENS ANTERIORES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...