quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

[Perdido.doc] Piranha: A Duologia (Piranha 3D, 2010 & Piranha 3DD, 2012)

Refilmagem de um clássico da década de 70 para os anos 2010
foi uma das grandes surpresas do terror moderno
: sedutor, engraçado e assustador.

NESTA PUBLICAÇÃO

SESSÃO CRÍTICA
PIRANHA
PIRANHA 2

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PERDIDO.DOC

PIRANHA

Sexo, drogas e ... PIRANHA

Surpreendente refilmagem do clássico de 78 com produção da Dimension Films (produtora da bem sucedida cinessérie Pânico).  É também uma segunda revisita ao filme original e segunda versão para o cinema (a primeira refilmagem foi realizada em 95 apenas para a TV). 

Intitulado no original Piranha 3D, promove a tecnologia que retornava para uma nova geração graças a Avatar. Mas muito além da tecnologia, ele conta como sendo um dos melhores filmes de terror para esse segunda metade dos anos 2010.

É mais assertivo na trama, com atualizações que consagram o gênero catástrofe dentre alguns dos melhores títulos dos últimos anos. Se nos anos 70 tínhamos Tubarão como grande destaque, hoje nós temos Parque dos Dinossauros, Titanic até mesmo O Resgate do Soldado Ryan. Não sobram limites para essa descontraída refilmagem da simpática duologia dos anos 70. 

Bela fotografia, sol, praia em meio ao terror e comédia adolescente de humor negro - também não falta espaço para crianças - Brooklynn Proulx (Laura Forester) e Sage Ryan (Zane Forester) - correndo risco, assim como em Jurassic Park do mago Spielberg.

Elizabeth Shue (Julie Forester) é o destaque, demonstrando protagonismo e bravura. Em meio a seminus, Shue é imponente como autoridade em uma heroína construída com muita seriedade ao lado do incrível Ving Rhames (Deputy Fallon). Também vale destacar a simpatia de Jerry O' Connell (Pânico 2), aqui como o showman Derrick Jones - um gravador de filmes eróticos no meio do caos. Vale ainda citar os demais coadjuvantes, Steven R. McQueen (Jake Forester), a graciosa Jessica Szohr (Kelly) e a carismática e sensual (Riley Steele). Jake e Kelly é o casal que temperam a trama num contraste interessante entre a luxúria e a perda da inocência.

Destaque para as cenas chocantes de violência explícita (a exemplo dos filmes de guerra) como cenas de corpos sendo destroçados e uma sequência tensa da descida de um palco aquático para a destruição.

- Sanja Milkovic Hays (Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Capitã Marvel), capricha no figurino tropical com um visual provocante e arrojado, inclusive com referências a outras décadas.

- Richard Dreyfuss está no filme fazendo uma participação especial como Matt Boyd. O protagonista de Tubarão brinca consigo mesmo, uma vez que o filme original se originou de uma brincadeira com o primeiro grande blockbuster da história. 









- Não recomendado para maiores de 18 anos e estômagos fracos. 

O filme está disponível na Amazon Prime

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PERDIDO.DOC
PI
RANHA 2

MAIS ATREVIDO QUE O ANTERIOR

Sequência mais escrachada que o anterior, com participação de David Hasselhoff (impagável). Certos elementos que o anterior não teve coragem de realizar, aqui se coloca a postos, sendo ainda mais politicamente incorreto que o anterior.

Valores aqui também se subvertem: a mocinha, interpretada por Danielle Panabaker (Maddy), é corajosa e (quase) indestrutível, entra num triângulo amoroso que envolve um projeto de protagonista viril, Chris Zylka (Kyle), e um mocinho inexperiente, Jean-Luc Bilodeau (Josh), disputando o coração da heroína. 

Katrina Bowden (Shelby) e Meagan Tandy (Ashley), são duas amigas cristãs que se corrompem naquele mundo do pecado de prazeres do calor da juventude, em meio de curtições no paraíso. Mas a maior sacada aqui é a ironia ácida à imagem do herói de corpo perfeito e elegante - a arrogância dos heróis fisicamente perfeitos que se demonstram os machões e modelos de herói, mas, nos bastidores, acabam por ser os verdadeiros vilões sendo omissos e medrosos.


O original de 81: Piranha de 78, ganhou uma continuação em 81. Sendo esse, uma produção que marca a estreia do primeiro filme dirigido por James Cameron para os cinemas. Muitos problemas de produção ocorreram, com troca de diretor e até mesmo o próprio produtor assumindo a cadeira de direção. Sendo assim, o filme é assinado por três diretores. O próprio Cameron risca esse título de sua filmografia e considera O Exterminador do Futuro (1984) como o seu primeiro filme legítimo. E o mestre tem razão: Cameron iniciou aqui como um diretor substituto - portanto, muitas das ideias não estavam sobre a decisão criativa dele (porém, as direções grandiosas no fundo do mar são bem familiares com o diretor de Titanic e O Segredo do Abismo). Piranha II de 81 teve tanto problema que Cameron chegou a invadir a sala de edição numa madrugada para tentar redesenhar os bichos do filme. Não foi mole, não. 


Esse você pode conferir no glorioso Pluto TV de graça. 


GALERIA.zip

CARTAZES DE PIRANHA & PIRANHA 2


CENAS DE PIRANHA





CENAS DE PIRANHA 2



MOMENTO.doc


O sucesso de Piranha trouxe de volta a glamourização do terror setentista para aquele período dos anos 2010: nudez e violência explícita. Incentivou, ainda, o retorno de outras produções ainda mais controversas como a refilmagem de 78: Doce Vingança (I Split on Your Grave) e uma nova cinessérie. Contando também com um quarto filme que é uma continuação direta do original.






PERDIDO.DOC

PIRANHA

Estreia nos cinemas brasileiros: Outubro de 2010


PIRANHA 2
Slogan: "O dobro de ação, o dobro de terror"

Essa atração foi assinada por: Perdido no Tempo 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...