quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

[Perdido.doc] Meninas Malvadas (2024): O Musical que Ninguém Pediu


Refilmagem traz alguns leves reajustes para se adequar aos anos 2020

Pois é, o clássico homônimo de 2004 completa 20 anos e para celebrar essa icônica data, de surpresa, surge Meninas Malvadas, refilmagem do original em gênero Musical. E para a grande surpresa, essa revisita é tão boa quanto o original. 

Nas redes sociais, é comum ouvir comentários como faltou Lindsay Lohan. As páginas de fofoca estão desesperadas por cliques e não só trazem perfis tóxicos como também os alimentam a brigarem entre si - e isso é tudo o que o próprio longa combate. Se Meninas Malvadas precisava de uma refilmagem para ser a arma contra essa cultura da toxidade e do cancelamento, então ela faz bem em devolver a mensagem.

Ainda que o original com Lindsay Lohan tenha sido um marco, esses comentários automáticos - gerados por manada - de perfis anônimos sobre o filme só dar certo se ela for a protagonista não faz sentido algum. Foram 20 anos - Lindsay tinha 17 e hoje tem 37 - e o conto é sobre o ensino médio. Mas os fãs veteranos (que realmente assistiu ao original e não replicou comentários de manada) testemunharão que a essência é a mesma e, de quebra, se surpreenderão. 

Revivido como um musical, Meninas Malvadas 2024 é uma comédia adolescente para a era digital de um gênero clássico. Ainda que rejeitado e visto com preconceito por alguns, essa narrativa do cinema clássico é apreciado por audiências intelectualmente mais maduras e mais exigentes. O estilo dosa muito bem a trama e ela super ajuda a completar bem a história - assim como os melhores clássicos da Disney (ou tão bom quanto). Chegando a ser engraçado ou para expressar a tensão ou o drama - combinada a uma edição contemporânea e uma fotografia sóbria - enriquecendo o musical de forma fina e brilhante.

O novo elenco representa muito bem as atrizes do original, especialmente Reneé Rapp - não só pela sua explosiva atuação como também é muito contribuída pela expressividade técnica do filme - reencarnando a icônica Regina George, a vilã adolescente com dotes de superestrela. 


Mais do que uma simples comédia escolar, Meninas Malvadas passa lições para todas as gerações.

ATENÇÃO: FIQUEM DEPOIS DOS CRÉDITOS


Essa é só para quem já assistiu: para quem assistiu ao original, o seu desfecho faz muito sentido com esta refilmagem de 2024: apesar da cena escrachada, a chegada de uma nova geração de garotas populares (que logo são atropeladas) já soaria alguma ideia que seria descartada logo depois: uma sequência? Não, vamos revisitar essa história daqui há uns 20 anos, talvez?
E então, é isso.


MOMENTO.doc

Muito do argumento de Meninas Malvadas, é na maioria inspiração num livro de autoajuda intitulado Queen Bees and Wannabes  (Abelhas Rainhas e Aspirantes) de Rosalind Wiseman o qual descreve sobre o comportamento antropológico das adolescentes do ensino médio e de como estes grupos são formados. O livro pode ser adquirido aqui.








Em 2009, o filme original Meninas Malvadas ganharia um videogame para o Nintendo DS intitulado Mean Girls DS. O jogo foi cancelado e jamais lançado comercialmente. A história foi investigada pelo canal Ray Mona. A Youtuber averiguou que caminhos do jogo puderam ser acessados, mas é considerado totalmente uma mídia perdida.








Meninas Malvadas: O Musical (Mean Girls: The Musical) que iniciou o seu circuito na Broadway em 2017 estrelado por Erika Henningsen (Cady Heron), foi a principal inspiração da refilmagem que inclusive trouxe Reneé Rapp e que posteriormente reprisou o seu papel da nova Regina George para as telonas. Os seus últimos circuitos ocorreram até março de 2023.







Historicamente, Meninas Malvadas faz mais sucesso nos E.U.A. (como as arredações do filme recente mostram). Entrou no top das bilheterias americanas após 2 semanas. A cultura americana é muito presente no filme, especialmente a frequente discussão sobre intolerância a diferenças. 


No roteiro está a comediante Tina Fey. Ela também atua tanto no original quanto na refilmagem como a mesma personagem (Sra. Norbury) ao lado de Tim Meadows (Sr.; Duvall). Baita referência a onda legado de refilmagens ou continuações de um clássico.









GALERIA.zip

Filme






Cartazes do espetáculo 

Reneé Rapp (Regina George) em ação

Elenco em larga escala. 


Original de 2004


Cartazes e fotos promocionais do filme clássico 


 Comparações da cena de dança: Filme x Musical x Refilmagem 


MEMORIAS.doc

AQUI É SÓ AGRADECIMENTO

Primeiramente, um agradecimento ao Cinesystem por essa incrível cortesia de aniversário.
Levei mais de uma semana para conferir o filme nos cinemas, já que eu ando bastante desapontado com a má educação dos espectadores. Mas, felizmente, vim no tempo certo, peguei um horário e sala com uma audiência super educada e que realmente estava lá só para assistir ao filme. 


PERDIDO.DOC

MENINAS MALVADAS
Duração: 120 Minutos
Gênero: Comédia Musical

Essa atração foi assinada por: Perdido no Tempo 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...