sábado, 27 de setembro de 2014

[Reacenda o Seu Cosmo: Capítulo 4] Os Cavaleiros do Zodíaco: Saga de Asgard


--SESSÃO CRÍTICA--
Os Cavaleiros do Zodíaco: Saga de Asgard

--SANTOS EXTRAS--
Ficha dos Personagens - Parte 12
Cavaleiros Deuses
 Ficha dos Personagens - Parte 13
Civis (Saga Asgard)
Lista de Episódios
Destaques
Momentos Emocionantes
Em Batalha
Notas
Diálogos
Ficha Técnica
Sobre





  SESSÃO CRÍTICA
OS CAVALEIROS DO ZODÍACO: SAGA DE ASGARD

HOMENS X DEUSES
"Segunda saga apresenta um cruzamento inédito entre duas mitologias"

Após a longuíssima saga do Santuário, a série prossegue com um cruzamento inédito (não existente nos mangás* de origem) entre cavaleiros da mitologia grega e cavaleiros da mitologia nórdica. No intuito de elevar cada vez mais o desafio para os protagonistas, surgem os Cavaleiros Deuses. 

"*Os Cavaleiros do Zodíaco no mangá (quadrinhos Japoneses)
obra originalmente escrita por Massami Kurumada"

Nomes hoje icônicos entre a velha e a nova geração do grande público - graças às obras cinematográficas - podem ser reconhecidos, entre eles Thor e Odin. O anel de Nibelungo é parte da lenda nórdica que inspirou J.R.R. Tolkien a criar os cultuados livros da série O Senhor dos Anéis
isso sem contar outros trabalhos como História Sem Fim e Thor (dos quadrinhos de Stan Lee). 

Diz a lenda, apresentada na adaptação de Kurumada, que em Asgard (Terra dos Deus Nórdicos) um grande mal possui Hilda de Polaris (através do anel de Nibelungo)  afim de convocar os sete Cavaleiros Deuses. Para mostrar o tamanho do desafio que os cinco principais Cavaleiros de Bronze terão que enfrentar, Shido de Mizar (um Cavaleiro Deus) logo aparece derrotando Aldebaran de Touro (um Cavaleiro de Ouro) com apenas um golpe. 

Em meio a dimensão do desafio, vemos Seiya começar a dialogar frases que poderiam ser facilmente contestadas por quem encara o desenho como uma afronta a Bíblia sagrada quando na verdade se trata de uma obra livremente inspirada na mitologia grega (agora com adições da mitologia nórdica) ainda que se tenha referências Bíblicas. E como se tem conhecimento, a mitologia grega é centrada em batalhas físicas, superpoderes entre homens e Deuses com base na realidade das guerras daquela época acrescentadas a tons de fantasia.

Ciente de separar esses detalhes, é possível então compreender que a teoria do 'Homem contra Deus' deve ser encarada como mais um motivo de superação pessoal - onde em nossa percepção podemos usar o nosso poder afim de destruir o mal (por pior que ele seja). Em nossa realidade, o mal vem em forma de obstáculos que nos impedem de sermos felizes e realizados com a paz e o amor divino. 

Além do cruzamento interessante entre mitologias, alguns outros pequenos notáveis. Uma vilã entra no páreo para disputar o posto de "Deusa Musa" com Atena. Hilda de Polaris tem o seu charme maquiavélico enquanto Saori assume posto de guerreira confrontando Hilda, no começo, terminando a batalha em perigo (não sendo uma vítima adormecida mas como uma heroína). 

Com os personagens atuando em ambientes gélidos a animação traz menos variações de sombra e mais cores. Há menos violência gráfica - poucos corpos perfurados em detalhes e armaduras se quebrando - o que deixa tudo um pouco mais leve e mais 'infantil' (como a violência da série depende bem mais do impacto visual do que argumento).

"Os Cavaleiros Deuses estão mais para uma espécie de adaptação evoluída dos Cavaleiros Negros e os Cavaleiros de Prata." 

Hilda e os Cavaleiros Deuses parecem remontar alguns segmentos ou personagens da série. Mesmo com os seus méritos, os novos adversários não se apresentam tão ameaçadores quanto os Cavaleiros de Ouro - até o Hyoga "acidentalmente" assume isso em um diálogo e Ikki, por exemplo, já encarou momentos mais sofridos contra Shaka. Ao reencontrarmos o Pégaso, Dragão, Cisne, Andrômeda e Fênix renascidos - com armaduras modernas e mais resistentes - cria-se um páreo ainda mais difícil para se convencer da supremacia desses novos adversários. 

Sem muitos "diálogos de efeito" nos primeiros capítulos, a principal história já se inicia de uma maneira bem familiar - apenas trocando algumas peças do tabuleiro (agora o inimigo oculto é o principal causador do conflito). Felizmente não se esqueceram de desenvolver boas subtramas (é melhor desenvolvido em retrospectos) mesmo o trabalho todo sendo realizado (aparentemente) às pressas. 

"Os Cavaleiros de Ouro se sacrificam 
para recuperar as armaduras dos Cavaleiros de Bronze"

A maneira como surgem intrigas e desafios para os personagens posteriormente favorece o interesse pelos novos personagens - vale destacar a sua crescente importância com o surgimento de Fenrir no caminho dos heróis até o embate contra Hilda. Quanto aos antigos, é notável uma aproximação emocionalmente amigável entre os principais Cavaleiros de Bronze e os Cavaleiros de Ouro - como discípulos e mestres ou "ascendentes"- e uma certa busca por alguns esclarecimentos das lacunas deixadas na fase das 12 Casas interligando eventos ou 'transformações' vistas em Asgard (E a emoção não seria maior sem o embalo das composições de Seiji Yokoyama nessas lembranças). 

E se a batalha nas 12 casas era mesmo um teste maior - aonde Seiya e os outros encaravam "semi-Deuses" - pode se dizer que Asgard se torna um prelúdio de um desafio derradeiro que os cavaleiros terão de enfrentar.  

SANTOS EXTRAS

---Ficha dos Personagens - Parte 12ss-
---CAVALEIROS DEUSES---
Mais conhecidos como: Os Guerreiros Deuses de Asgard. Kanji*: "アスガードの神闘士"; katakana*: アスガードのゴッドウォーリアー ("Asugādo no kami tōshi"); no inglês: God Warriors ("Asugādo no goddou~ōriā"). 

*Ideogramas (Kanji x katakana):  para uma melhor compreensão, os kanjis são símbolos gráficos de origem chinesa e o katakana (ou kana) surgiram para simplificar o kanji, usado normalmente para traduzir palavras de origem estrangeira.



Hilda 
Constelação: Estrela do Norte - Ursa Maior ("Ursa Major")
Kanji/ Grafia Original
: 恒星 ヒルダ ("Porarisu-Sei Hiruda")
Apelido: 
"Hilda de Polaris"; "Hilda da Estrela do Norte"
Data de Aniversário:
?
Idade:
?
Peso: ?
Altura:
?
Tipo Sanguíneo:
? 
Signo: ?
País: Asgard
Divindade: Odin


Descrição: Se na saga Santuário tínhamos Shina como uma antagonista ocasional, agora a série, enfim, ganhava a sua primeira vilã encabeçando um grande evento.Na trama, Hilda, é uma espécie de Saori Kiddo para o povo nórdico. Tomada pelo mal do anel de Nibelungo, ela se torna má (é como a vilania de Saga de Gêmeos com o seu lado "Kanon" adormecido). Hilda é embalada por uma das mais belas e dóceis vozes da dublagem: Marli Bortoletto.

Dubladores: Gota Mágica: Marli Bortoletto Álamo: Marli Bortoletto Seyuu: Mitsuko Horie



Siegfried

Constelação: Estrela Alfa 
Kanji/ Grafia Original: アルファ星ドゥベのジークフリート ("Arufa-Sei Doube no Jiigufuriido")
Apelido: 
"Siegfried de Dubhe"; "Robe de Doube"; "Siegfried da Estrela Alfa"
Data de Aniversário:
?
Idade:
?
Peso: ?
Altura:
?
Tipo Sanguíneo:
? 
Signo: ?
País: Asgard
Divindade: Odin

Descrição: Seu nome provém do germânico antigo, Vitória da Paz (Sige: vitória; Fried: paz), é o equivalente em alemão (germânico atual) de "Sigurd", um dos maiores heróis da Mitologia nórdica.

Dubladores: Gota Mágica:  Tatá Guarnieri; Carlos Campanile (Ep. 75 e 77) Álamo: Tatá Guarnieri Seyuu: Akira Kamiya


Hagen 
" O guerreiro mais fiel de Asgard, traído pelo seu próprio amor! "
Saint Seiya Wiki

Constelação: Estrela Beta
Kanji/ Grafia Original: ベータ星メラクのハーゲン (no japonês: "Betta-Sei Meraku no Hāgen"; traduzindo: "Beta Merak Hagen"; "Hagen" do alemão (antigo escandinavo): "Hoguni" )
Apelido: 
"Siegfried de Dubhe"; "Robe de Doube"; "Hagen da Estrela Alfa"
Data de Aniversário: 4/1/
65
Idade:
21
Peso: 180 cm
Altura:
75 Kg
Tipo Sanguíneo:
? 
Signo: ?
País: Asgard
Divindade: Odin


Dubladores: Gota Mágica:  Cassius Romero; Daoiz Cabezudo (Ep. 99); Eleonora Prado (criança - Ep. 81); Angélica Santos (adolescente - Ep. 82) Álamo: Cassius Romero; Vagner Fagundes (criança e adolescente) Seyuu: Bin Shimada


Thor

Constelação: Estrela Gama
Kanji/ Grafia Original: フェクダのトール ("Ganma-Sei Fekuda no Tooru")
Apelido: 
"Thor de Phecda"; "Robe de Phecda"; "Thor da Estrela Gama"
Data de Aniversário: 27/4/62

Idade: 
27
Peso: ?
Altura:
?
Tipo Sanguíneo:
? 
Signo: Touro
País: Asgard
Divindade: Odin





Dubladores: Gota Mágica:  Carlos Campanile, Tatá Guarnieri (Ep. 99) Álamo: Carlos Campanile Seyuu: Yuusaku Yara



Alberich

Constelação: Estrela Delta
Kanji/ Grafia Original: デルタ星メグレスのアルベリッヒ ("Derutta-Sei Meguresu no Aruberihhi")
Apelido: 
"Alberich de Megrez"; "Robe de Megrez"; "Alberich da Estrela Delta"
Data de Aniversário: 13/5/ ?

Idade: 
?
Peso: ?
Altura:
?
Tipo Sanguíneo:
? 
Signo: Touro
País: Asgard
Divindade: Odin
Descrição: O significado de seu nome é "Rei dos Elfos" - no alemão: "reix" (rei) e "elbe"(elfos). Era também considerado o rei dos anões. A tradução francesa é Oberon, o rei das fadas nos contos da literatura francesa e inglesa.

Dubladores: Gota Mágica:  Sérgio Moreno, Mário Vilela (Ep. 82) Álamo: Sérgio Moreno Seyuu: Shigeru Nakahara



Fenrir
" O lobo do norte que esqueceu o valor da amizade! "   
Saint Seiya Wiki
   
Constelação: Estrela Épsilon Sei Alioth
Kanji/ Grafia Original: リオトのフェンリル ("Eppishiron-Sei Arioto no Fenriru"; na tradução: Epsilon Alioth Fenrir")
Apelido: 
"Fenrir de Alioth"; "Robe de Alioth"; "Fenrir da Estrela Épsilon"
Data de Aniversário: 18/11/?

Idade: 
?
Peso: ?
Altura:
?
Tipo Sanguíneo:
? 
Signo: Escorpião
País: Asgard
Divindade: Odin
 
Descrição: O significado de seu nome no nórdico antigo é uma referência direta a "aquele que caminha nas zonas úmidas". No desenho, por causa de um trauma de infância, Fenrir passa a não acreditar nos humanos e tem apenas lobos como os seus únicos amigos; na mitologia nórdica, Fenrir é um lobo monstruoso destinado a devorar Odin durante o apocalipse nórdico, também conhecido como o crepúsculo dos deuses (no original: Ragnarøkkr; traduzido: Ragnarök).

Dubladores: Gota Mágica:  Wendell Bezerra (Dragon Ball Z), Cassius Romero (Ep. 99) Álamo: Wendell Bezerra Seyuu: Toshihiko Seki



Shido
Constelação: Estrela Zeta
Kanji/ Grafia Original: ミザールのシド ("Zetta-Sei Mizāru no Shido")
Apelido: 
"Shido de Mizar"; "Robe de Mizar"; "Shido da Estrela Zeta"
Data de Aniversário: 23/2/?

Idade: 
?
Peso: ?
Altura:
?
Tipo Sanguíneo:
? 
Signo: Peixes
País: Asgard
Divindade: Odin

Descrição: O significado de seu nome é de origem norueguesa, "Sul". Shido, com o seu irmão gêmeo Bado, são inspirações diretas ao conto mitológico dos gêmeos Balder e Hod. Balder era o filho preferido de Odin que, por ciúmes, Hod o matou.

Dubladores: Gota Mágica:  Sidney Lilla, Fábio Tomazini (Ep. 82); Ursula Bezerra (criança);  Fátima Noya (Criança - Ep.  93) Álamo: Sidney Lilla Seyuu: Yuu Mizushima



Bado

Constelação: Estrela Zeta
Kanji/ Grafia Original: アルコルのバド ("Zeta-Sei Arukoru no Bado")
Apelido: 
"Bado de Alcor"; "Robe de Alcor"; "Bado da Estrela Zeta"
Data de Aniversário: 23/2/?

Idade: 
?
Peso: ?
Altura:
?
Tipo Sanguíneo:
? 
Signo: Peixes
País: Asgard
Divindade: Odin
Descrição: O significado de seu nome é de origem norueguesa, "Comando". Bado, com o seu irmão gêmeo Shido, são inspirações diretas ao conto mitológico dos gêmeos Balder e Hod. Balder era o filho preferido de Odin que, por ciúmes, Hod o matou.

Dubladores: Gota Mágica:  Armando Tiraboschi; Fátima Noya (Criança - Ep.  93) Álamo:  Armando Tiraboschi Seyuu: Yuu Mizushima



Mime
" Muito bem Fênix, talvez seus amigos e você possam conseguir, possam tornar seus sonhos em realidade, algum dia, se eu puder nascer em um mundo pacífico, eu gostaria de tornar a vê-lo não como inimigo, e sim como amigo, mas esse é um desejo... impossível. " 
Mime para Ikki de Fênix

 
Constelação: Estrela Eta
Kanji/ Grafia Original: ベネトナーシュのミーメ ("Etta-Sei Benetonasshu no Mīme")
Apelido: 
"Mime de Benetnasch"; "Robe de Benetnasch"; "Bado da Estrela Eta"
Data de Aniversário: ?

Idade: 
?
Peso: ?
Altura:
?
Tipo Sanguíneo:
? 
Signo: ?
País: Asgard
Divindade: Odin


Descrição: O significado do nome foi inspirado em um dos personagens da ópera "O anel de Nibelungo", de Richard Wagner. No conto, Mime é um anão de um dos Nibelungos originalmente conhecido como "O Sábio".

Dubladores: Gota Mágica:  Luís Carlos de Moraes, Francisco Bretas (Ep. 99) Álamo:  Luís Carlos de Moraes; Thiago Longo (criança e adolescente)  Seyuu: Yuji Mitsuya





---Ficha dos Personagens - Parte 13ss-
---CIVIS  (SAGA ASGARD)---

Freya 

Constelação: --
Kanji/ Grafia Original: フライヤ ("Fureia")
Apelido:  "Fler"
; "Flamme"
Data de Aniversário: ?

Idade: 
?
Peso: ?
Altura:
?
Tipo Sanguíneo:
? 
Signo: ?
País: Asgard
Divindade: Odin




 Descrição:   
Na mitologia nórdica, seu nome é uma referência a deusa mãe da dinastia de Vanir. Filha de
Njord e Skade ('Skadi'), o deus do mar, e irmã de Frey. Freya é a deusa que representa inúmeros significados. O sexo, a sensualidade, a fertilidade, o amor, a beleza, a atração, a luxúria, a música, as flores, a divina da magia, a adivinhação, a riqueza (suas lágrimas transformam-se em ouro), a sabedoria e líder das Valquírias (condutoras de almas dos mortos em combate).
 
Atraente e voluptuosa, é descrita como uma mulher de olhos claros, baixa estatura, sardas e traz consigo um emblema da deusa da terra - um colar mágico. Seu caráter profundamente conquistador, fez de vários deuses como seus amantes.

Dubladores: Gota Mágica:  Eleonora Prado Álamo: Cláudia Carli  Seyuu: Maria Kawamura


Folken
"Já foi considerado o guerreiro mais forte de Asgard " 
Constelação: --
Kanji/ Grafia Original: 大衆 ("Folker")
Apelido: 
"Folker"; "Folkell"
Data de Aniversário: ?

Idade: 
?
Peso: ?
Altura:
?
Tipo Sanguíneo:
? 
Signo: ?
País: Asgard
Divindade: Odin





Dubladores: Gota Mágica:  Carlos Eduardo Álamo: Daoiz Cabezudo  Seyuu: Hidekatsu Shibata


LISTA DE EPISÓDIOS
74. Inimigos do Extremo Norte! Os Lendários Guerreiros Deuses    
75. Hilda, a Deusa Enfeitiçada pelo Diabo
76. O Cosmo de Thor Está Cheio de Ódio
77. Thor Morre por Hilda    
78. Fenrir! O Lobo do Norte Mostra seus Caninos    
79. Pobres Lobos do Norte         
80. Lamentos do Gelo    
81. A Batalha Mortal de Fréya         
82. Cisne Erga-se do Inferno Ardente!
83. Harpa Misteriosa! O Prelúdio Que Atrai Shun Para a Morte
84. Condenado à Morte, Réquiem de Cordas    
85. Um Guerreiro Triste e Corajoso    
86. Fênix e suas Asas Ardentes
87. A Couraça Ametista 
88. A Espada de Fogo! A Ambição Maligna    
89. O Sacrifício do Mal! Floresta dos Espíritos    
90. Não Olhe Para Trás Seiya!    
91. O Segredo de Shido de Mizar
92. Shun Tente um Último Golpe!
93. Bado e Shido, os Gêmeos do Destino
94. Laços Entre Irmãos
95. O Herói da Lenda Reviveu!
96 Dragões em Luta   
97. Um Bruxo do Mar! A Canção da Morte
98.A Milagrosa Aparição da Armadura de Odin    
99. Atena! Minha Oração por Você


--DESTAQUES--

Renascidos: Pégaso, Dragão, Cisne, Andrômeda e Fênix retornam em novas armaduras (reconstruídas por Mu) e em novas animações de ataque.

Além de 'Seiya e os outros': Os demais Cavaleiros de Bronze (como o Unicórnio) tem aparição 'meteórica' ao se apresentarem em situação tragicamente inédita. 
Marin: Além de surgir em visões, tem presença física em uma batalha contra um Cavaleiro Deus, Alberich.

Os Deuses Devem Estar Loucos: Os Cavaleiros Deuses de Hilda (da esquerda para a direita). São enviados para derrotar Atena e os Cavaleiros de Bronze.

--MOMENTOS EMOCIONANTES--

- Shiryu relembra quando foi salvo por Shura, que lhe entrega a sua armadura de Capricórnio antes de desaparecer no espaço.
 
- Na batalha contra Mime, O Cavaleiro de Fênix se destaca em um de seus melhores momentos de reflexão.
--EM   BATALHA--
Fenrir: Dentre os novos antagonistas, é um dos Cavaleiros mais interessantes. Ele apenas acredita nos lobos e é descrente da humanidade. Característica muito familiar com a personalidade de algumas pessoas que optam por uma vida ao lado dos animais. 
Dragão: Vive uma situação semelhante a batalha contra Medusa e volta a ficar cego na batalha contra Fenrir.
Entre romance e tragédia: Freya Protege Hyoga de Hagen de Merak. Um dos momentos timidamente sensíveis da saga.
Shiryu mata os lobos malignos de Fenrir: Motivo de mal exemplo para as crianças? Provável motivo de implicância pela associação protetora dos animais? 
Alberich: Há 200 anos, Mestre Ancião enfrentou um antepassado do Cavaleiro Deus (denominado Alberich XIII).
Seiya x Thor: O Cavaleiro de Pégaso reflete o golpe do Cavaleiro da estrela Gama.
--NOTAS--
Diferenças de Tradução: Nas lembranças de Shiryu, a cena icônica onde o Dragão leva Shura de Capricórnio aos céus com o golpe é traduzido como "Dragão Final" em "Fenrir! O Lobo do Norte Mostra os Seus Caninos" (Episódio 78)
Furo de Enredo? Hyoga em "Lamentos de Gelo" (Episódio 80) diz que o Cavaleiro Deus, Hagen de Merak, é menos forte do que um Cavaleiro de Ouro ao expressar: "- Que Cosmo poderoso! Ele é quase igual ao dos Cavaleiros de Ouro".

--DIÁLOGOS--

"- O mundo engolido pelas águas? 
Será que o dilúvio da Arca de Noé não foi suficiente?

Seiya em "Hilda, a Deusa enfeitiçada pelo Diabo" (Episódio 75)



"- Eu posso vencê-lo, mesmo que o meu inimigo 
seja um Guerreiro de Deus !

Seiya em "O Cosmo de Thor está Cheio de Ódio" (Episódio 76)



"- Eu não morrerei/ serei vencido tão facilmente

Seiya confronta Thor em  "O Cosmo de Thor está Cheio de Ódio" (Episódio 76) e dialoga com Shiryu em "Thor Morre por Hilda" (Episódio 77)


"-Mesmo que peguem Hilda, não será tão fácil retirar aquele anel. E se for realmente o anel de Nibelungo? [...] Para cortar o poder que o anel tem é preciso possuir a lendária espada Belmung.  E para poder conseguir a espada é preciso destruir os sete guerreiros Deuses e recolher as suas pedras guardiãs - as safiras de Odin !

Mestre Ancião instrui Shiryu em " Thor Morre por Hilda " (Episódio 77)



"- Como eu sou misericordiosa !  

Hilda em " Fenrir! O Lobo do Norte Mostra os Seus Caninos " (Episódio 78)



"- Odin, senhor de Asgard! Somos o povo do extremo norte do mundo, isolado pelo gelo e pela neve. Jamais vimos a luz do sol, os campos verdes e nem o azul do céu, mas nós aceitamos este sacrifício em nome da salvação de todo o mundo, acreditando que esta é a provação imposta pelo nosso grande mestre e estamos contentes em aceitar o destino que o senhor nos reservou em nome do amor e na paz de tudo que existe sobre a terra !

Hilda em "- Inimigos do Extremo Norte! Os Lendários Guerreiros Deuses" (Episódio 74)
  
"- Será o que o Mime falou é verdade? No resultado de uma luta existe uma outra luta? A paz nunca chegará mesmo que a gente se esforce?

Shun em " Harpa Misteriosa, O Prelúdio que Atrai Shun para a Morte " (Episódio 83)




 " - Que dano um golpe desses braços tão finos poderá me causar? "

Mime de Benetnasch fala pra Andrômeda em "Condenado a Morte. Réquiem das Cordas" (Episódio 84)



 "- Alberich, se gosta um pouquinho da sua vida deixe que ela (Marin) saia agora mesmo ! "    

Seiya em "A Espada de Fogo! A Ambição Malígna" (Episódio 88)



" - Experimente a fúria de Pégaso ! "

Seiya em "A Espada de Fogo! A Ambição Malígna" (Episódio 88)


FICHA TÉCNICA
Título Original: Saint Seiya ('Seinto Seiya' 聖闘士星矢")
Título Alternativo: "Los Caballeros Del Zodiaco"
Datas de Lançamento: 1/9/1994 (TV), 2004 (DVD)
Sessão Acompanhada: 12:00 - 5/07/2014 (Sábado)/ 12: 40 - 6/07/2014 (Domingo; até o Cap.87); 12:00 - 19/7/2014; 14:00 - 20/7/2014
Gênero: Ação/ Drama (desenho)
---SOBRE---  
REACENDA O SEU COSMO
 CAPÍTULO 4
_____________________

OS 
CAVALEIROS 
DO
ZODÍACO
_____________________

SAGA DE ASGARD
Textos, Captura e Edição de Imagens (Sessão Crítica e Extras) 
--- Mestre Ryu ---

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...