quarta-feira, 1 de novembro de 2023

[Quem Procura, Acha! ] A Origem da Comunidade de Jogos de Luta e as suas Escolhas


ESSE TEXTO É SÓ PRA BATER EM JOVENS E PARA PESSOAS MADURAS. 

Eu não queria bater nessa tecla DE NOVO, né ? Mas é necessário.

A primeira geração online de jogos de luta, tirava graça dessa coisa de ser jogador profissional de videogame. Você enfrentava uma rejeição pesada na comunidade: para o resto você era louco, só um ratinho de laboratório sendo levado para correr dentro de uma esfera fechada enquanto todo mundo ficava rindo da sua cara (a coisa ficava bem pior do que isso mas é só mais ou menos um resumo do que rolava mesmo). 

A intenção desse texto é assustar mesmo a geração 2010 - que é mais ou menos base do que se tem atualmente: adora se irritar no Twitter e virar doença pra todo mundo. Enfim, é melhor eu não me contaminar com essa lama e, por isso, decidi publicar aqui mesmo.

Se em fóruns, havia até uma discussão realmente válida APENAS na primeira geração, entre 1996-1999 e 2003 - pra ser mais preciso (aquela que: "- O filho chora e a mãe não vê"), no Twitter (que é realmente a grande concentração da comunidade de jogos de luta atual) é só amigo e fã bitolado de jogador profissional (querendo ser influenciador) dando opinião. Portanto, enfraquece o argumento uma vez que o ser humano naturalmente acaba se deixando influenciado pelas "opiniões" alheias (que nem é opinião: apenas bajulação ( spoiler alert: e quem discordar, tá errado, erradíssimo)). 

Até por que essa comunidade de jogos de luta só existe por causa do online e por causa da viralização do Momento 37 (falem o que quiser porque é isso E QUEM SE NEGAR É MALUCO E PONTO FINAL), só existe UMA verdade nessa bagaça e isso não tem discussão. 

Sem isso, comunidade de jogos de luta mesmo já passou, já morreu há muito tempo.. comunidade de jogos de luta ? Isso era lá da época do fliperama. Isso era nos anos 90. Nos botecos. Nas quebradas (como dizem). Aquilo sim era A COMUNIDADE. O que se tem hoje é só uma ilusão formada pelo online (a base de muita gente mimada que vive em condomínio fechado e ar condicionado a sua disposição). A gente tem presenciais ? Tem, claro. Mas de onde esses presenciais surgiram e de onde eles se originaram ? Da internet que você paga e dos grupos ONLINE que você frequenta, cara. Hoje parte de uma infinidade de redes sociais. 

Se você não tivesse online na sua casa, você não saberia o que é FGC (Fighting Game Community). Hoje, o fã viciado de videogame é conhecido como gamer porque muitas terminologias estrangeiras acabaram se tornando globais. Tipo, eu nasci na melhor geração e vivi tudo isso. Essas coisas de registros de jogos de luta surgiram no VHS, meus caros. Não sabe o que é VHS ? Enfim, VHS é fita cassete. E o pior é que até isso eu tenho que explicar hoje porque vocês tem tudo na mão por causa do caralho do Google. Fita cassete é um componente que funciona junto de um videocassete. 

Quando eu comecei a pesquisar sobre videocassete aqui na internet, nem o site de buscas reconhecia se eu não buscar por VCR (experimente buscar algo diferente e o algoritmo burro vai te colocar fitas K7 aos montes - e fitas K7 é usado pra aparelhos de música: sim, eu gravava trilhas de jogos pra ouvir em uma fita K7, especialmente nas viagens. Me respeite!). O termo videocassete só começou a ser compreendido pelo algoritmo dos sites de busca depois da viralização da nostalgia online. E isso muito se associa também ao motivo pelo qual os jogos de luta vem ganhando sutil popularidade fora de sua bolha - e os emuladores, tão condenados pela comunidade network desses jogos eletrônicos,  são muito favoráveis para essa moda de nostalgia - e videogame é tão autoridade hoje que já se cogita serem a próxima onda de adaptações no cinema. 

E os videogames, um cenário em que já estourava recordes anteriormente chegando a superar a indústria da música, tinha que ser, de alguma forma, vítimas desse crescimento (agora) desbalanceado na comunidade: há quem realmente seja apaixonado e há quem tenha aproveitado esse gás como uma viralização temporária para a sua carreira - vimos isso CLARAMENTE na pandemia, com artistas e esportistas que SEQUER falavam de videogame em algum momento (ou que era "gamer" - que só o termo já me deixa enjoado) DO NADA, se tornam os maiores ícones do cenário de videogames mas que ainda assim só por alguns 15 minutinhos uma vez que disputam sua atenção com dezenas de streamers de jogos que surgiram desde os primórdios dessa modalidade. Só fizeram isso porque não tinha nada pra fazer e se tudo desse errado: bora virar gamer, né ? ( Ai meu CACETEE !!! )

E, finalmente, na sua SEGUNDA geração da comunidade de jogos de luta online  - que ainda era underground (bem obscura) - a pedra da profecia já cantava naquela época. Os maiores pensadores já diziam que o jogador competitivo caso, um dia, vire profissional ele vai ter que fazer uma escolha: ou ele vira mesmo um jogador profissional DE VEZ ou ele se torna um influenciador. Simplesmente, pro ser humano NÃO DÁ pro cara ser as duas coisas. 

E se ele tentar ser, ele vai se dar muito mal em algum ponto da vida. E isso é sério, a pessoa que preenche a sua vida de metas pesadíssimas vai ter sérios problemas: seja na vida social, amorosa ou até mesmo pública. A gente vê isso com os grandes artistas da música, do cinema e do esporte, por exemplo.  Quanto maior a estrela, maior a cobrança, quanto maior a altura, maior a queda. É muito simples porque é a física.  Você não segura toneladas de responsabilidades todas ao mesmo tempo POR QUE VOCÊ NÃO É DEUS, PORRA! 

Eu ignorei todos os avisos anteriores e resolvi tentar me enturmar nessa comunidade moderna dos jogos de luta online, quando a relação entre jogador profissional e influenciador pareciam estar em harmonia. A verdade é que eu penso hoje: Nunca a primeira geração online esteve tão certa quando a gente olha pro que tá acontecendo hoje e vê o quanto a comunidade de jogos de luta muitas vezes acaba sendo liderada por figuras tão patéticas (me fazendo a realmente acreditar que é patético ser jogador profissional ou jogador competitivo - que de esporte não tem nada). Eu digo que alguns acabam sendo o reflexo dos nossos defeitos mas não é pra gente ficar dando aplausos pra isso, muito pelo contrário, é o motivo o qual devemos nos policiar em como devemos nos focar em nossos objetivos: só se deve traçar um caminho. 

E quanto a essas figuras, se elas erram, a culpa É TODA DELES por querer abraçar o mundo e não ter um foco. Não tem por que culpar as pessoas por isso e não tem por que as pessoas relevarem isso: o tal do termo "passa pano" que agora virou a nova modinha virtual pra representar o termo (desculpa pra meme como forma de comunicação animada mas fica, como sempre, repetitivo e cansativo como toda cultura formada pelo otaku pra depreciar temas importantes: fazer deles piadas o tempo todo até o ponto sério do assunto se desfocar). 

Por mais duro que isso possa ser: se você quer ser jogador profissional de torneios, foque-se em jogar e treinar. SEJA UM ESPORTISTA DE VERDADE, NÃO SEJA UM IMBECIL. JÁ NÃO BASTA O TANTO DE TEMPO QUE ESSA PORRA DE COMUNIDADE GAMER VIROU MOTIVO DE PIADA ? QUER FUDER COM TUDO DE VEZ ?

Voltamos...

Esse negócio de querer ser um influenciador - aproveitar o meio para ser a voz de suas reclamações, não pega bem. Vai chegar um momento que de tanta pressão sobre ser o melhor jogador e ser o melhor influenciador possível vai elevar o seu ego a um nível estratosférico tão alto que será auto destrutivo. E nem precisa usar drogas pra isso. 

Nada em excesso é bom, nem mesmo excesso de qualidades. E mesmo que você não use maconha, sua vida não está sendo saudável (já partindo desse pensamento mental). O seu vício já está na obsessão, a maconha já é a sua obsessão pelo ego infinito que você possui. A obsessão desses caras é a maconha deles. A visão que essas pessoas acabam entregando no fim é de serem pessoas extremamente arrogantes e incorrigíveis. Ou seja: a culpa é sua também, espectador, que tenta elevar o ego desses candidatos a status de semideus (ou "Deuses", como você chama de forma equivocada porque Deus só pode haver um).

E eu não estou condenando a quem se expressa de forma frustrada diante de sua derrota mas a quem é questionado sobre seus conhecimentos (nem sempre precisos). Uma vez que essa pessoa tende a ser a pior possível porque além do orgulho, acha que tá sempre certa e jamais pede desculpas.

Digo por experiência própria: eu ajudei um certo jogador profissional a elevar seu status de influenciador - contribuindo direta e indiretamente - acreditando no seu comportamento bonzinho e atencioso mas que, no fim, me feriu, com simplesmente uma ofensa grave - do nada - ao vivo só por eu ter explicado diretamente sobre um jogo. 

E pra completar, não assumindo que errou comigo, decidiu me banir de todas as suas redes sociais (sem explicação alguma). 

O cara nem jogava e nem entendia - simplesmente abriu a stream e saiu descascando o jogo sem mais nem menos (foi falar do jogo porque era o assunto naquele momento e eu, que realmente vivi a geração daquele jogo, disse em poucas palavras do que se tratava e simplesmente fui xingado e banido). E o pior é o cara ser chamado pra várias entrevistas sempre elevando o nome da criatura como "referência". Vergonha alheia, sabe. Semanas depois, o cara foi tão canalha que foi se "desculpar" indiretamente no Twitter dizendo que "-Eu queria ser mais legal" e daí abriu outra stream pra defender o movimento LGBT. MAS É O QUÊ? O cara estava me ofendendo há duas semanas ao vivo frente a um monte de seguidor dopado (que nada fez, de tão acostumado com uma comunidade tão tóxica que ele ajudou a formar) e depois vem me falar de RESPEITO ? VAI SE FUDER, caralho. 

E é por isso que o melhor do videogame é desligar a internet (se bobear, até a TV).

Esse tipo de comportamento ficou mais ou menos evidente (embora eu não quisesse acreditar) num encontro pessoal que tivemos num evento ano anterior ao ocorrido e que explodiu virtualmente nessa transmissão que o mesmo fazia. Ou seja: o que ele mostrou claramente pra mim foi o daquele modelo de jogador tóxico que a segunda geração da comunidade de jogos de luta mostrava pra mim: "- Que jogador profissional é DEUS e que ele e só ele pode ter a palavra sobre tudo " (e se você não está ganhando da forma que ele - O GRANDE e TALENTOSO jogador profissional e Ô REPRESENTATIVO - está dizendo, você é um merdinha). 

É óbvio que pela lista de centenas de inscritos bitolados e defensores dele, jamais verão isso. Vão continuar pagando o seu salário de R$ 14.000 só jogando videogame (fora os patrocinadores que sequer sabem do lado ruim de cabeça da pessoa em lidar com gente). E então eu me viro e olho pro passado da primeira geração dizendo pra mim: "- Transformando videogame em negócio ? Que grande piada". Você (você mesmo, "best player" de ego inflado) automaticamente está transformando um brinquedo em material tóxico. Se olhar o videogame do ponto da tal comunidade de jogos de luta online de hoje em dia, isso é um material tóxico e descartável. Mas se eu desligar o online e esquecer todo e qualquer evento cria disso, a minha diversão está sendo valorizada - os meus anos estão sendo valorizados e os jogos estão sendo eternos. Eu posso jogar um jogo de Atari e depois voltar a jogar jogos da minha geração e me impressionar de novo ao invés de perder a graça deles depois de ler, ouvir e assistir tantos comentários e pensamentos difamadores com piadinhas e pensamentos infames gamer que só eles entendem fazendo ao praticamente tentar tirar a graça daquilo que eu tanto gostava para que só eles sejam os meus ídolos: a pessoa que fez a piada gamer quer virar o seu novo Deus, o seu novo entretenimento (tomar o lugar do seu lazer) e fazer com que aquilo que te dava tanta alegria sem te trazer qualquer mágoa, simplesmente, morrer na sua alma (a verdade é que ele está praticamente matando a sua alma e você nem sabe: quando você piscar, você já morreu por dentro ao dizer: "- Eu gostava e agora não gosto mais por vídeo de influenciador X"). Porém, o dia que essa pessoa (que você idolatrou) te decepcionar profundamente, você vai perder tudo na sua vida. É a mesma situação quando essas pessoas passam idolatrar políticos ou partidos - irão se arrepender amargamente de terem feito isso. P.S. Dpois não digam que eu não avisei. 

Não idolatre pessoas ou vai chegar um momento que nem hobby você vai ter.  E dependendo da situação, melhor eu nem te dizer qual vai ser esse suposto fim, né ? Afinal, a grande verdade, é que ninguém quer te ver melhor do que eles. Isso jamais.

E a tristeza foi tão grande com a humilhação que eu passei frente a esse jogador profissional ao vivo - sendo o mais autêntico possível - que o cara se sentiu tão ameaçado (acreditando que eu iria roubar o "show" dele) que me xingou ao vivo. Isso foi um grande exemplo de sociopatia escondida por trás dessas pseudo celebridades. Pior é que se a celebridade sofre disso imagine se o cara é um Falso Ídolo frustrado por nunca mais ter tido outro grande sucesso na vida, de repente, perde todos os seus números quando uma outra estrela brilha mais que ele ? Pois é, o cara foi paranoico. Ele não está querendo ser seu amigo, ele te vê como número. Ele está sendo simpático porque quer a sua inscrição paga.
Dizer que ele foi paranoico, foi até um ato bondoso da minha parte. Depois que eu descobri mais casos desse tipo eu então compreendi que o cara é um TOTAL paranoico mas tem sorte de não ter sido cancelado ainda. A hora que ele for de verdade, talvez ele tire a sua máscara de senhor inabalável (e você que, ainda assim, apoia esse cara, reze pela alma do infeliz para não acontecer algo pior). 


Por vezes, por mais envolvente que sejam os versus online (já que os Arcades e contras offline estão extintos), é muito mais saudável jogar sozinho ou entre amigos (ou ao menos tentar reativar essa áurea dos amigos aposentados). FGC é o caralho. 

Eu não me importo com o que você pensa sobre mim - relutei bastante pra acreditar - mas tem um segredo que gostaria de dizer aqui: eu sou vidente. Isso é um dom divino mas também é algo complicado de lidar. As minhas previsões vem com base em alguns sonhos. E é SEMPRE assertivo. Tudo que eu sonho e vem em pensamento sobre previsões acontece e isso é REALMENTE assustador. Uma vez eu disse a um amigo que ele iria discutir comigo e então a gente deixaria de se falar. Ele falou pra deixar disso e que nunca iria acontecer. A aquela altura parecia ser impossível mesmo. 

A verdade é que eu dificilmente deixo de falar com alguém para sempre a não ser se for a escolha da pessoa. E não é que esse sonho se concretizou (melhor, previsão)? A minha previsão vem em sonhos. E foi o que aconteceu, ele brigou comigo e ficamos sem se falar um tempo. Ele não acreditou no meu pesadelo mas aconteceu. Fora isso, tem outras previsões mais pesadas mas aí é uma questão mais pessoal o qual eu não posso mencionar aqui porque tiraria o foco.

Eu já avisei no passado sobre algumas coisas, ninguém e deu bola (ao invés de prestar atenção no título e na mensagem da informação do texto, preferiram caçar um debate infinito sobre esse assunto ignorando os fatos e apenas relevando tudo como "apenas passado" (mas passado sempre explica os fracassos do presente e do futuro) e taí um bate boca insuportável sobre coisas que eu acredito serem fúteis: uma é perder tempo com hype de jogo lançamento pra logo depois vir o velho papo (já batido) de reclamar de balanceamento ou do sistema do jogo (ah, vocês queriam combos, conseguiram. Agora aguenta).  Balanceamento em jogo de luta é um exemplo velho (pra querer difamar qualquer jogo do gênero). Aí depois os caras querem vir com papo de que os novatos precisam desistir dos jogos de luta se estão reclamando muito. Se é a comunidade que eles estão defendendo, isso nada tem a ver com a longevidade que esse jogo terá nas mãos dos verdadeiros fãs.  São os mesmos caras que estão sempre reclamando pro jogo ficar pior pro personagem B e que tinha que ser melhor pro personagem A só pra um tipo de jogador se dar bem. Ou que o jogo não está sendo caro o suficiente (exigindo mais trajes pagos - se os mesmos nem vão gastar nada uma vez que irão receber tudo de graça). Nunca é pra comunidade, é pra eles mesmos: o ego fala mais alto porque não estamos falando de um grupo e sim de pessoas em individual. E essa tal de FGC só existe de forma individual, são nichos: independente se tenha um jogo ou outro em específico - o problema são os pensadores. 


É por isso que eu digo: não subestimem as minhas previsões porque o passado está sempre presente.


A ERA DOS JOGOS DE LUTA
VEM AÍ...



Por: um dinossauro Perdido no Tempo

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