terça-feira, 24 de janeiro de 2023

[OSCAR 2023] Buscando ser mais pop: aniversário de 95 anos da academia é celebrado com surpresas entre as nomeações

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Top Gun: Maverick e Avatar: O Caminho da Água: o cinema de ação de 2023 nos favoritos do Oscar.

Nessa manhã de Terça-Feira (24), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados a 95ª festa do Oscar com uma imensa surpresa: Top Gun: Maverick indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (levando em consideração que ele é uma sequência e uma adaptação de artigo de jornal - não autorizado - dos anos 80).  Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo - uma comédia de ação sobre universos paralelos - encabeça a lista com 11 indicações, Nada de Novo no Front - filme sobre a primeira guerra mundial - e Os Banshees de Inisherin - uma profunda relação de amizade desfeita nos anos 20 - seguem com 9 indicações cada.

Outros campeões de indicações:

Elvis - 8 Indicações
Top Gun: Maverick - 6 Indicações
Os Fabelmans - 7 Indicações
Pantera Negra: Wakanda Forever - 5 Indicações
Avatar: Caminho da Água - 4 Indicações

Melhor Roteiro Adaptado: vale considerar que com a indicação de Top Gun: Maverick como Melhor Roteiro Adaptado a academia está dizendo que esse é o melhor exemplo de uma continuação tardia ou refilmagem (a cara da maioria das sequências ainda que estenda a história).

Algumas previsões e comentários:

- Melhor Filme: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

- Melhor Direção: Steven Spielberg (Os Fabelmans)

- Melhor Ator: Brendan Fraser (A Baleia)

- Melhor Atriz: Michelle Yeoh (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)

- Melhor Ator Coadjuvante: Ke Huy Quan (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)

- Melhor Atriz Coadjuvante: Angela Bassett (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre)

- Melhor Roteiro Original*: Os Banshees de Inisherin
*Quem eu espero ganhar: Os Fabelmans ou Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

- Melhor Roteiro Adaptado*: Nada de Novo no Front
*Quem eu espero ganhar: Top Gun Maverick

- Melhor Canção: Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (Rihanna)

- Melhor Edição: Top Gun Maverick

- Melhor Figurino*: Elvis
*Quem eu espero ganhar: Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

- Melhor Direção de Arte*: Nada de Novo no Front
*Quem eu espero ganhar: Avatar: O Caminho da Água

- Melhor Maquiagem*: A Baleia
*Quem eu espero ganhar: Batman

- Melhor Som: Top Gun: Maverick

- Melhores Efeitos Visuais*: Top Gun: Maverick
*Avatar: O Caminho da Água é o filme 3D mais bem feito desde o primeiro de 2009
com efeitos visuais impecáveis mas os efeitos práticos de Top Gun: Maverick são
tão impressionantes quanto. Essa vai ser uma tremenda e imprevisível disputa.

- Melhor Animação*: Pinóquio (Guillermo Del Toro)
*Esse pode ser o título do Guillermo Del Toro sem pensar muito mas Gato de Botas 2
está sendo bem cotado.

Melhor Filme Estrangeiro*: Nada de Novo no Front
*Esse ano vai ser Argentina contra Alemanha mas há uma grande possibilidade
que o Oscar faça jus à derrota de Argentina, 1985 no Critics Choise Awards e o mesmo ganhe o título.

A transmissão de anúncio dos indicados contou com Alison Williams (a recente estrela de M3gan) e Riz Ahmed.

A festa de premiação acontece no dia 12 de Março (Domingo) às 21:00 (Horário de Brasília). Anualmente, a transmissão oficial ocorre pelo canal pago TNT (desde 2000) e pela Rede Globo (após o Big Brother Brasil).