terça-feira, 27 de julho de 2010

[PROJETO ZERO - CAPÍTULO 2] The King Of Fighters 2000 - Postagem Comemorativa 10 anos: Extras de Colecionador

NESTA POSTAGEM
EXTRAS
O LEGADO DE THE KING OF FIGHTERS
A BANDA DUSTFIRE
GALERIA DE DIVULGAÇÃO



Começo de século (ano 2000 - se levar em consideração o  calendário popular), tempos em que o NAPSTER (responsável pela popularização do MP3, Shawn Fanning) cedia lugar a outros distribuidores gratuitos de música, o player mais popular era o Winamp. A fama da série nos fliperamas entrava em sua era tecnológica e abria na Internet uma nova fase das Tribos Urbanas dos jogos de luta: os sites especializados feito por fãs, os fóruns de discussão e as salas de bate-papo.

 The King Of Fighters é o jogo de luta mais popular entre os fãs de Anime Brasileiros

Em chatts da UOL era possível encontrar a Mai Shiranui passeando numa sala virtual da Rock Online por exemplo - é claro que não era a Mai.. e sim, alguém usando esse apelido (o nickname). Formavam-se clãs dedicados ao jogo, principalmente em salas como Santuário de Athena e Dragon Ball Z (principalmente este último, com maior variedade de participantes) aonde se frequentavam as figuras ilustres do mundo Cosplay (uma espécie de brincadeira com fantasias muito conhecido em eventos de cultura japonesa sobre anime & mangá).

Com a popularização dos fóruns da internet, as conversas virtuais foram levadas a um outro nível - as discussões e os julgamentos. As questões deixavam de lado simples  saudações (Oi, quer teclar?) e se aprofundavam em temas específicos. As salas de bate papo eram trocadas por seções e tópicos, com participantes que gostavam muito de escrever e trocar conteúdos.

Os primeiros e mais ilustres fóruns de começo do século passaram a deixar a sua marca e ao mesmo tempo um modelo exemplar a ser seguido - embora desgastado posteriormente, juntamente com o nível de qualidade das discussões e frequência dos membros, quanto a participação. Grande parte dos participantes desapareceram ou acabaram migrando para outras mídias como sites de relacionamentos, Orkut, e blogs.

O famoso fórum do KOF Zero

O KOF Battlefield (http:\\www.kofzero.com), era o melhor e o mais polêmico, mesmo com seus pontos altos e baixos - foi fundado por um Webmaster Pernambucano, Lucas WeapZero, sendo substituído por outro, conhecido como Heidern, logo depois. O nível das discussões dos membros eram abrangentes e altamente crítico - The King Of Fighters, foco do site principal, também não era poupado das críticas negativas. Alguns membros do site costumavam entrar em guerra contra outros sites concorrentes. Um dos melhores momentos do site foram as campanhas para a participação de artistas. A desenhista Elisa Kwon e o músico Dustfire* completavam esses momentos da trajetória. Elisa era conhecida pelos seus desenhos presentes no Rayshin KOF e Dustfire disponibilizava músicas reproduzidas (de autoria própria) com os temas dos jogos da série - modéstias a parte, acabavam sendo até melhores que o original (cadê a SNK para contratar o garoto?).
 KOF Zero (ou The King Of Fighters Battlefield): o site se iniciou em 2000 e está fora do ar desde 2003. Especula-se um retorno há bastante tempo, mas nada é certo ainda.

O KOF Masters era um ambiente aparentemente mais hostil aos fãs, bem distante de discussões complexas e brigas, provavelmente muito próximo do que os fóruns atuais do mesmo estilo procuram buscar - maior foco na disputa entre jogadores e nos apreciadores da série.
 KOF Masters: Foi o primeiro da antiga safra dos grandes sites sobre The King Of Fighters a ter fechado as portas. Voltou recentemente como Animes KOF Masters com atualizações regulares.

KOF-X era um fórum de RPG virtual (simulações próximas as de um jogo de tabuleiro). Um funcionamento bem parecido com chatts, a diferença era o formato. Haviam os clãs e o formato contava com cada seções e, dentro deles, tópicos criados pelos membros. Uma seção para apresentações e outras para viver, virtualmente, simulações de aventuras imaginárias com outros membros. É claro que para a galera da KOF Battlefield isso era uma viajada na maionese.



Todos os primeiros grandes sites dedicados especificamente à série apresentavam um slogan inspirado em The King Of Fighters 2000, o grande lançamento da época - como é o caso do KOF ONLINE* (foto acima).
KOF Online* era um site estrangeiro de KOF, feito por um casal de webmasters, trazia em primeira mão as novidades - suas últimas notícias foram sobre o cancelado KOF Online (uma espécie de MMO), antes da SNK fechar as portas em 2001, e já em seu fim de carreira, prévias de TKOF 2002 - com o renascimento da SNK já como Playmore.


O desenho da Leona ao fundo do site KOF Rayshin/ KOF Ring era de Elisa Kwon.

KOF Rayshin (ou KOF Ring) marcou com as suas traduções das falas dos personagens antes das lutas (conhecidos como Pré Bouts) e após as lutas. Era um site que também apoiava as comunidades de KOF em geral, com links dos melhores sites. Após mudar de endereço várias vezes, o site se encontra estagnado desde 2004.
Cenas da seção KOF Ring do site KOF Rayshin

Nem só de TKOF era lembrado os sucessos da SNK. Havia também o *Clã Fatal Fury*, um dos maiores clãs relacionados aos jogos da SNK na Web - com mais de 100 membros. Contava também com um site. O líder do clã e Webmaster do site era o §Terry Bogard§FF - mas especula-se que o clã tenha sido fundado por um outro organizador.
 O estado atual do Website vem com uma simples mensagem..  voltaremos.
 Paula Su era uma das raras admiradoras de jogos de luta a ter um site específico. Era dona do site http:\\www.fatalfury.cjb.net (tendo o site do *§Clã Fatal Fury§* como um de seus afiliados) de 1999 a 2000.  O link do site chegou a aparecer numa edição da revista Gamers, na seção de cartas, divulgado pela própria. Paula alega, em seu site, que o fim da página seria por causa de ter perdido o interesse pela série.


A BANDA DUSTFIRE*
Um dos símbolos comerciais de Dustfire
Depois de muito tempo sem informações envolvendo Dustfire, descobri, através de um canal do site last.fm (santa Internet em expansão, heim ?!) que não é dirigida a apenas uma pessoa, mas a uma banda - apesar de que só o vocalista postava no fórum KOF Battlefield  como Dustfire. Veja as descrições sobre a história da banda em seu canal: clique aqui.



GALERIA DE DIVULGAÇÃO


O projeto Zero  não acaba por aqui.. Este série de artigos veio com a pretensão de se expandir
Atualizações surgirão de acordo com o tempo.

Até Breve!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...