sexta-feira, 25 de março de 2022

[Quinta Encardida] O Primeiro Saguão Feminino de Street Fighter V


Voltamos ao ano de 2017, o segundo de Street Fighter V (lançado em 2016).

O primeiro saguão feminino foi realizado pelo streetfighter.com.br em 22 / 07 / 2017  com um total de sete participantes . A iniciativa partiu durante os eventos da Quinta Encardida - um saguão que costumava ser realizado toda Quinta - Feira. Com o crescimento do evento online, pensamos então em dividir em duas categorias:  um para os jogadores experientes e outro para jogadores iniciantes - daí surgiu a divisão: sala Evolution. Por vezes, na falta da demanda, jogadores experientes se dividiam entre as salas. 

Por uma sugestão de uma das jogadoras, tomamos a iniciativa de montarmos um saguão feminino. Ao todo, os eventos online da Quinta Encardida somaram oficialmente um total de 30 lives. Passaram por lá, grandes nomes da mídia geek entre amigos parceiros na brincadeira. Ainda é possível lembrar que eu entrava com a bandeira do país trocada e a Capcom foi muito atenciosa em trocar a minha bandeira para a correta no meio do processo: a bandeira do Brasil trocou justamente numa partida contra o Mano Beto da Game Sênior - ele e aquela Chun-Li braba (nesse tempo, eu estava aprendendo na liga Prata e, se bem me lembro, o Mano era liga Super Prata).  

Amanda Zury, Wellington "Thyrso" Fonseca, Victor "Kiddo BR" Duarte e Luís Henrique "Ephorion" Verissimo assumiram o papel de dar continuidade aos eventos da Quinta Encardida de forma clandestina - dentro e fora da stream - por vezes, eu tentei transmitir pelo meu perfil do Facebook e depois passamos a transmitir via Twitch (estávamos aprendendo ainda como era o esquema de transmissão). A Quinta Encardida original, antecedia os eventos comemorativos dos 35 anos de Street Fighter. 

Me dediquei a tomar a iniciativa de criar uma grande chamada no Facebook e, posteriormente, investi financeiramente na divulgação. Também me dediquei na busca por diversos nomes que compõem a cena feminina de Street Fighter V (nacional e internacional) que ficaram cientes do evento - inclusive, jogadoras de Street Fighter IV e do Street Fighter clássico (por exemplo: Street Fighter Zero 3). Porém, não apenas de Street Fighter, também tentei procurar por jogadoras de outros jogos até montarmos o primeiro saguão.

Zury era uma jogadora de KOF assídua e havia comprado Street V recentemente naquele período de lançamento e teve bastante esforço em sua constante evolução jogando com diversos personagens.    

As participantes do primeiro saguão feminino foram: 

Joziane Cutrim (leokona2, Liga Prata)
Ellen Artie (EllenArtie, Liga Ultra Bronze)
Gisele B. Bizarra (GiseleBizarra, Liga Prata)
Jéssica Velazquez (Ensatsu-Ken, Liga Diamante)
Amanda Zury (zuryotako, Liga Super Bronze)
Andreza Souza (nikaiodo, Liga Novato)
Raiane Nascimento (velhofc, Iniciante) 

Curiosidades:
- Ellen Artie se tornou streamer em 2020 (durante o início da pandemia), realizando transmissões incialmente pela Twitch e Facebook, terminando por transmitir apenas pelo Facebook Gaming.  Atualmente é streamer da página Next Level, (presidida por seu marido: Tio Rashiro). 

- Gisele Bizarra, além de competidora de alto nível em jogos de luta, é ilustradora e escritora. 


- Jéssica Velazquez chegou a ser jogadora profissional pela N3T, administrado por Thiago Bogado (também conhecido como Cabelo3000 e marcou como um grande pai da comunidade de SFV e competidor de F.A.N.G. um personagem considerado fraco no jogo). O time foi descontinuado e  Bogado se aposentou das competições para se dedicar às filhas. Numa breve conversa, Bogado disse que pretende voltar um dia quando elas crescerem. Jéssica continuou a competir em alguns eventos e assumiu o posto de empreendedora com trabalhos artísticos. Atualmente administra a página JessiMoon Cosplay que também conta com perfil no Instagram. Durante partidas online, Jéssica também já se apresentou com outros nicks: beija-flor e -Quack-.

-Andreza Souza era uma You Tuber - possui um canal chamado Andreza South (atualmente, STH South). Abandonou o canal e as redes sociais. Mas acredita-se que ela esteja jogando secretamente em algum lugar. Em uma breve conversa, Andreza considera difícil uma possível volta no futuro mas continua a jogar fora dos holofotes. Aqui pode ser conferido uma de suas primeiras partidas online de Street Fighter V em seu canal. Costumava usar o nick de nikaiodo. 

- Raiane Nascimento é esposa do streamer velhofc - viralizou com vídeos de reação relacionados ao Street Fighter clássico. Virou criador de conteúdo por um breve período na página Mestre Ryu do Facebook. Velhofc é um jogador habilidoso que partiu para o ramo das streams da Twitch. Raiane esteve no evento online com a conta de seu marido para apoiar a cena feminina.

- Camila (Millia Rage) não esteve no saguão mas foi uma eventual participante da Quinta Encardida. Felizmente, a conheci no Discord de algum grupo relacionado a Street Fighter V e a convidei a participar dos eventos, apresentei o streetfighter.com.br e a Quinta Encardida. Atualmente é empreendedora e streamer na Twitch: CA_Millia (fazendo trocadilho com o CA - o "SUPER Combo" de SF V). É também parceira de eventos relacionados com A Casa do Videogame e Warpzone (ambas as empresas são parceiras - um é uma loja e a outra uma editora). Pode também ser reconhecida com o nickname de Airynn. 

- Lidiane "Lidi-RJ" Silva e Victoria Ruiz "Vichun" Menna estiveram interessadas no saguão feminino. Posteriormente, Lidi reuniu as jogadoras em um evento especial em seu canal no You Tube com a participação especial do campeão Didimokof - considerado um dos jogadores mais fortes de SFV como o lutador Dhalsim, dando dor de cabeça pros japoneses, e se tornou o primeiro brasileiro Top 8 da EVO por Samurai Shodown (2019). Ao lado de Beatriz Luna, Lidi também integrou o time profissional N3T em meados de 2017.

- Por pouco, o primeiro saguão feminino dos Encardidos não ganhou uma participação internacional. Nesse caso, seria a participação de Victoria "Vichun". A cosplayer argentina não apenas é entusiasta da arte e uma profissional atuante na área da ciência como também é competidora de jogos de luta obcecada - ainda que iniciante. Com muita simpatia, Victoria se disponibilizou a participar de futuros eventos. Chegou a participar de um saguão especial posteriormente como a sua principal personagem: Chun-Li. Nesse mesmo período, May - uma espectadora do evento - se interessou em participar dos saguões. May teve uma breve participação em alguns saguões com o seu Ken nervoso. 

-Joziane "leokona" Cutrim é uma das jogadoras mais competitivas da cena Street Fighter V, ganhando colocações em torneios locais, além de ser uma das primeiras no Brasil a alcançar a liga Platina. Foi a primeira entrevistada para a página Elas Sabem Jogar

-Amanda Zury ficou como a principal apresentadora dos saguões ao lado de Junião (fundador do streetfighter.com.br - o site mais antigo de Street Fighter no Brasil, desde 1998) durante as 30 edições da transmissão Quinta Encardida. Junião, atualmente, ao lado de seu amigo Marcel, está bastante focado em seu canal: Minicastle (hoje: Minicastle Org), o qual ele já descrevia que era mais conhecido por esse projeto do que pelo streetfighter.com.br . Minicastle Org é um canal bastante conhecido entre o nicho retrogamer no Brasil, que possui um foco jornalístico referente a conteúdo de opinião, colecionismo e novidades sobre a indústria dos videogames: um tema que costuma ter muita dificuldade em emplacar na plataforma - com vídeos de mais de 1 hora - a qual o canal tem o seu público muito bem direcionado e estabilizado (pra uma audiência mais adulta no You Tube). Devido a carga de trabalho, Junião então decidiu que as lives da Quinta Encardida acabariam após a 30ª edição e passaram a ser tocados apenas por Thyrso, Zury, KiddoBR, Ephorion e vários outros convidados em transmissões mais particulares dando continuidade ao projeto Quinta Encardida (sendo não apenas nas Quintas, portanto, acabaram por denominar como "Encardidos", um time de amigos). Atualmente, Amanda Zury também faz transmissões de KOF XV e vários outros jogos em seu canal na Twitch. Zury é também desenhista e atriz. Costuma ser conhecida com o nick: zuryotako. 

- Amanda Asamiya ou "Amanda KOF" é conhecida por sua habilidade em KOF 98 - além de viralizar pequenos clips ensinando bugs e truques em vídeos do Facebook - surpreendeu por seu interesse em Street Fighter V e passou a frequentar os saguões e partidas amistosas fora das transmissões. 


Depois do evento, foi pensado na possibilidade de um torneio. O saguão era apenas distração e era comum realmente as transmissões para deixar registrado a participação e toda a experiência - para que não caísse no esquecimento de que foi a nossa equipe de amigos, unida, quem se reuniu para dar início a essa iniciativa no cenário brasileiro. Sim, foi um registro importante e que não deveria ser esquecido.

E então, juntei com os nomes responsáveis e à frente de equipes esportivas em alguma breve conversa com gerentes de comunidades. Tentamos até montar uma planilha com os respectivos contatos para que pudéssemos então avisar às participantes interessadas assim que tudo estivesse certo. Nesse meio tempo - entre montar o saguão e buscar patrocínios e canais para transmissão - procurei indicar contatos encontrados que de alguma maneira tenha certo interesse em Street Fighter ou jogos de luta para que pudessem se conhecer entre si - felizmente, alguns perfis se tornaram grandes amigas umas das outras (seja por assuntos em comum ou jogos em comum). Ocasionando a criação de uma página e um grupo particular no WhatsApp (para troca de divulgações). 

Embora, em relação ao grupo particular, não estava planejado a ideia de compartilhar conteúdos diversos que não fosse sobre o cenário feminino - foi até pensado na possibilidade de compartilhar conteúdos de aprendizagem como tutoriais e dicas a respeito relacionado a diversas mídias (com vídeos ou portais) sem necessariamente feito por elas (e isso até seria feito uma reunião em enquete para decidir) mas a falta de tempo prejudicou esse plano (até porque viver de videogame é um privilégio para poucos no Brasil). A ideia do grupo era anunciar também a possibilidade de torneio ou torneios que estavam acontecendo ou até mesmo outros perfis relacionados: como streamers, profissionais da mídia e artistas - nesse ponto, podemos dizer que eventualmente ocorre. 

Apesar dos pesares, não é fácil movimentar um grande projeto sozinho mas estávamos perto de realizar o primeiro grande torneio feminino online: havia uma página ativa que posteriormente foi decidido que ela deveria sair do ar por falta de apoio e outras questões, como encontrar soluções adequadas que evitassem problemas que prejudicassem o projeto e, certamente, fraudes é a situação mais comum quando então envolveria premiações ou então valores em dinheiro ou qualquer coisa que atribuísse valor ou status. 

Foi também pensado num torneio offline e que a iniciativa quase aconteceu quando finalmente pude ter apoio ao ser indicado para aturar frente a um campeonato de jogos de luta. Porém, com a pandemia vindo de imediato, e a crise que se estabeleceu, isso teve que ser imediatamente descartado ou deixar em arquivo (stand by, para quem é mais íntimo). E daí vieram o hiato dos eventos de Street Fighter V e, em alternativa, as investidas dessas marcas no cenário online. Novos nomes, então, acabaram por surgir no cenário feminino, especialmente em Mortal Kombat 11.

Para o torneio online "Fighting Girls" (o projeto descartado de 2017), inicialmente, foi pensado se apenas ter um perfil no Instagram fosse a exigência mas sabemos que há outras questões que poderiam implicar. Por alto, já se pensava em algo relacionado a exigência de se ter uma webcam durante as partidas embora isso possa parecer muita exigência para um evento bastante especial. E poderia gerar desconforto para algumas iniciantes. 

De qualquer forma, o tempo passou e, felizmente, houveram muitas e muitas iniciativas por parte de outros canais no You Tube - especialmente da cena KOF - tendo apresentadoras que jogam à frente do projeto. Ao mesmo tempo, alguns projetos relacionados à cena competitiva de Street Fighter V. Se todas essas iniciativas estão acontecendo, e ainda presidida por mulheres, por elas, realmente competidoras (ou não) a gente já fica satisfeito e, realmente, é o momento de não mais "interferir" ou "incomodar" (como faz parecer para alguns mal intencionados) e deixar o trem correr sozinho enquanto acompanhamos aqui, felizes e satisfeitos, com essa evolução da cena - com mais participações e mais presença tanto no Brasil quanto no mundo - com a consciência limpa e tranquila de que tudo o que fiz por essa pequena comunidade foi o correto.  


BONUS 
Jogadoras de Street Fighter IV em Street Fighter V ?

Ellen Artie é uma veterana que resistiu ao tempo e se manteve firme jogando e evoluindo em Street Fighter V - chegando a ganhar campeonatos. Migrada do Street Fighter IV, Ellen também joga Street Fighter clássico. Aline "Bailarina Gamer" também foi uma das convidadas ao lado de Cristina "Olakristal" - duas recordistas do X-Box - para possíveis saguões e eventos relacionados ao projeto Elas Sabem Jogar. Ambas, colecionadoras e entusiastas de jogos retrô. Porém, Aline ainda não possuía o jogo na época. Bailarina Gamer era conhecida como a jogadora do T.Hawk rosa em Ultra Street Fighter IV. Seria curioso assistir pelo menos uma participação dessas feras no controle em Street Fighter V. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...