quinta-feira, 10 de maio de 2012

[Sanutário: Conectado] Wolfenstein 3-D - O Clássico dos PCs completa 20 anos


SANTUÁRIO: CONECTADO 
WOLFENSTEIN 3-D
O Clássico dos PCs completa 20 anos


Lembro-me bem que o sonho de consumo de muitos era um computador 486 em meados da década de 90 - tempos que conheci este grandioso jogo de tiro pioneiro, em alguns pontos, no gênero primeira pessoa graças a uma coletânea de jogos em disquetes que o professor um dia trouxe para nós testarmos em alguma aula de informática rodando Windows 95. 

Você é William J. Blazcowicz, um espião aliado que foge de uma prisão nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A missão é se infiltrar no castelo Hollehammer e localizar um guia conhecido como Operação Eisenfaust - um manual de instruções de como criar um exército definitivo. Este guia está nas mãos do Dr. Schabbs, gênio Alemão, que desenvolveu uma forma de trazer mortos à vida como soldados indestrutíveis. Agora o problema é J.B. (o codinome do protagonista controlado por você) encarar essas centenas de soldados que o impedirá de destruir o diabólico plano.  

Trecho do especial A Era do Videogame Episódio 3, exibido pelo canal pago Discovery Channel.

O jogo foi lançado em 5 de maio de 1992 pela ID Software. Hoje a detentora dos direitos está com a Bethesda Softworks. Marcava também pela sua violência explícita para a época (um dos primeiros jogos a movimentar a popularização da faixa etária - no caso de Wolfenstein 3-D a descrição dizia: proibido para menores de 13 anos ou PG-13 os E.U.A.). 

Antes de Wolfestein 3-D, havia Battlezone*, que também era um jogo de tiro em primeira pessoa, mas com gráficos vetoriais e foi lançado inicialmente para fliperama. Foi fabricado pela Atari em 1980 (vídeo acima). O recurso acabou se tornando um sistema de treinamento da Marinha Americana posteriormente.

*Este mesmo jogo ganhou uma versão para Atari 2600 em 1983 com os gráficos tradicionais do console.

Wolfenstein 3-D também foi conhecido como Wolf 3D e Return to Castle of Wolfenstein 3-D.

O Jogo Original de PC

Versão 3DO
O jogo rodando no 32 Bits da Panasonic 

Versão SNES 
O Jaspion dos 16 Bits também ganhou a sua versão

Jogue o clássico Wolfenstein 3-D original de PC clicando aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...