segunda-feira, 4 de abril de 2022

[Sessão Crítica] Bela Vingança: como esse filme foi parar no Oscar ?

   


É difícil descrever este longa que estreou em um período complicado para a indústria do cinema. Bela Vingança é intitulado originalmente como: Promising Young Woman - "Jovem Promissora" numa tradução ao pé da letra que, praticamente, não chamaria atenção comercial ou seria compreensível a sua dramática ironia em questão (que só quem assiste irá entender). Também é difícil categorizá-lo num gênero específico - que trafega entre o drama, a comédia romântica e o humor negro, literalmente desconstruindo todos os clichês do gênero - que é uma grande surpresa. Porém, a forma como se conclui é tão chocante que é impossível descrevê-lo apenas como uma comédia dramática (seria até um insulto). 

O ano era 2020, período do surto de pandemia do COVID-19, víamos algo histórico acontecendo nas redes sociais: até mesmo celebridades de diversos ramos se aventurando na competição com influenciadores digitais já nascidos e enraizados nessa era de tecnologia. Cinemas fechando e o investimento maior em plataformas de streaming. Antes da crise, os principais filmes eram: Aves de Rapina e Sonic: O Filme estrearam - gerando então teorias insanas que apenas esses filmes estariam no Oscar. Como que a academia nos tirou Bela Vingança e outros filmes na cartola ? Sabe-se que títulos indicados acabaram chegando em primeira mão aos juízes que passaram a assistir aos filmes no conforto de sua residência recebendo distribuições digitais exclusivas destes títulos em questão que entravam na campanha. 

Há relatos também de que para avaliar todos os títulos é humanamente impossível, portanto, avaliadores só assistem alguns minutos de um determinado filme para poder avaliar aquela categoria em específico. Mas como não se trata de nada oficial, melhor tratar como rumor pois sem dúvida alguma vimos excelentes títulos passarem pelo Oscar que marcaram a vida de muitas pessoas. Ainda que, por exemplo, filmes indicados a Oscars técnicos ou a um representante ou um papel naquela produção em específico, não significa que não sejam completamente excelentes ou marcantes em todo o seu conjunto da obra e que ainda sim mereceria mais indicações ou até mais Oscars do que ganhou. Claro que determinados filmes acabam sendo ignorados ou acabam por não ser indicados. Isso é uma grande pena mas não descredibiliza a importância que o Oscar tem ao longo de todos esses anos.

Fato, há um zero interesse pelo Oscar e em seus indicados ao longo dos últimos anos e isso acaba sendo crescente. Porém, apesar de um momento muito difícil para o cinema que conhecemos, Bela Vingança acabou sendo uma bela e cruel surpresa. Estreou com orçamento de U$$ 17. 5 milhões e arrecadou entre U$$ 5 e 10 milhões. O filme mal se pagou e que, apesar do choque, merece muito reconhecimento. 

O melhor cinéfilo e também a pessoa mais especial do mundo pra mim, diz que a mensagem de um filme é o que vale em todo o seu contexto. E é verdade. Bela Vingança recebeu o merecidíssimo Oscar 2021 de Melhor Roteiro Original. O tema nunca foi tão atual como este e tão pertinente também. A mensagem é chocante e reflexiva. E com toda a força das redes sociais que temos hoje, é inegável não dizer que toda a sua controvérsia vem daqueles que costumam ter tendência a praticar tais atos desumanos os quais o longa eleva ao seu máximo. 

Por este assunto ser um dos pilares pela buscar em tentar moldar essa nova sociedade mais racional, aos olhos da roteirista e diretora, coloca em cheque aquilo que já vem se tornando um assunto. embora novo (desde meados de 2013, para ser mais exato),  já frequente a ponto de reconhecermos que ele se torna velho. Porém, arriscado definir em uma palavra que generalize a coisa mas consegue colocar em questão a confiança dos homens a ponto de os mesmos refletirem sobre os seus atos. Só dá pra dizer que tudo isso nos leva a conclusão mais chocante que já passou pelo cinema nos últimos anos. Mais que um soco no estomago, um tiro na cabeça. 

As viradas inesperadas nos fazem segurar na cadeira - como os momentos involuntários de suspense. Ainda que controverso, este filme tem um extremo cuidado ao tocar em assuntos tão delicados. Inclusive, evitando termos - podemos identificar apenas a tensão: algo bem parecido com o filme Closer: Perto Demais, de 2006, cuja temática acaba envolvendo discursões sobre relacionamentos amorosos sem apresentar nenhuma cena em questão. Todo o peso que leva o objetivo da trama é representado muito bem pela atriz Carey Mulligan (Cassandra / Cassie) como a jovem que traça a sua busca obcecada pelo título que dá nome ao filme em português. Há até nuances bíblicas e personificações religiosas: como se a personagem estivesse predestinada ou entregue a um sacrifício - e a angustiante câmera lenta final mais parece representar um abatimento de um animal vivo. Contado de forma autêntica, o longa parece se basear numa história real, porém, ela é com base em experiências da própria autora. 

Memórias da Sessão

Passei a ter conhecimento desse filme através de um meme na internet. Nesse meme, através de um vídeo curto num perfil do Instagram, apresentava Isabela Boscov (crítica de cinema) citando características da personagem para buscar descrever o perfil de uma mulher solitária. Fui atrás do assunto na hora pois isso é algo extremamente raro de acontecer em filmes hollywoodianos: um tema de cotidiano que procura ser controverso e subverter gêneros. Eu estava em busca de algo para me surpreender, algo tão difícil de acontecer ultimamente com filmes, e fui correspondido e, simplesmente, chocado a ponto de ficar umas horas parado olhando pra tela sem acreditar no que eu acabei de assistir. Sim, está na mente e estou absorvendo até agora. 

A outra curiosidade é que a primeira vez que tive conhecimento desse filme foi em um comercial do canal Telecine - anunciando a exibição. A cena apresentava diretamente os primeiros minutos já chocantes do longa o qual é muito crítico com a cultura social em questão. 


Ainda em 2020, com poucos pôsters de filme surgindo, Bela Vingança ainda recebeu o prêmio de Melhor Pôster de um Filme de Drama 2020 pelo IMP Awards. E, realmente, o seu material de divulgação é bem caprichado - tanto em posters como na campanha num todo. E o longa entrega tudo o que promete. 








O filme recebeu 5 indicações ao Oscar 2021, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz. Recebeu também duas indicações ao MTV Movie & TV Awards 2021 incluindo Melhor Atriz e Melhor Filme. Carey Mulligan brilhando aos seus 35 anos de idade, sua personagem apresentada no filme tem cerca de 30 anos.


E ainda recomendo esse filme de 95: KIDS. Sim, esse filme de Ken Park que acabou sendo descoberto por alguns canais de cinema no You Tube.






SESSÃO CRÍTICA

BELA VINGANÇA

Título Original: Promising Young Woman
Ano: 2020
Direção: Emerald Fennell
Gênero: Drama / Suspense
País: Inglaterra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...