sábado, 28 de dezembro de 2019

[Papo-cabeça] Curitiba recebe Campeonato Feminino de Street Fighter V em 2020


O Treta Championship estará organizando no dia 25 de Janeiro de 2020 o primeiro torneio feminino de Street Fighter V da história em território tupiniquim (sim, aqui no Brasil, logo ali, em Curitiba).

E você me pergunta: "-E o que te custou ?" eu respondo: "- Tudo!"


Por anos, aguardamos por uma iniciativa como essa - de um evento renomado no cenário dos jogos de luta com dinheiro na caixa. Mas não é uma primeira iniciativa.

Os realizadores de Guts: Gory Ultimate Tournament Show (jogo de luta brasileiro) chegou a promover um campeonato feminino organizado pelo grupo Women Up Games (um grupo interessante que vale a dica o Treta fazer parceria, se já não o fizeram) durante a Brasil Game Show 2017.

Sim, teve até curiosa participação da futura "SBT Games": Cris Nikolaus (?). 


Ops, não é a Cris. É a Stéfanie Neuman, uma repórter que já esteve cara a cara até com o lendário Ricardo Boechat da BAND. 



Guts Women Up Tournament foi uma grande iniciativa do jogo nacional em parceria com a Women Up em promover a cena feminina dos jogos de luta e, ao fim, A Faculdade de Tecnologia Melies premiou a vencedora do campeonato com uma bolsa integral na graduação em Jogos Digitais, e também premiou o segundo e terceiro lugar com uma bolsa de 20% na graduação em Jogos Digitais, beneficiando a inclusão, não só no cenário competitivo, como também no mercado de desenvolvimento de jogos. 

Sim, uma grande iniciativa mas, e daí?

Essa é a pergunta sóbria que fica na mente de algumas pessoas incompreensivas com o cenário. De um lado, há quem não acredite que este espaço reservado vá resolver alguma coisa, de outro, há uma afronta extremista por parte de uma cultura "lugar de mulher é na cozinha" (interprete como quiser ou insira aqui qualquer definição desagradável, mas popularmente conhecemos como a doença chamada cultura machista). 

Se há pessoas incompreensivas (ou não querem compreender mesmo) talvez elas estejam integradas naquela desesperançosa situação de que qualquer tipo de atitude é menos do que deveria. Especialmente elas, que não querem receber esperanças para se arrepender depois - eu pensaria que isso seria um cenário mais internacional (jogadoras fora do Brasil que estão no anonimato). 

Eu conversei com jogadoras fora do Brasil, fora do nicho famoso ou esportivo, e tive uma longa conversa a respeito dessa nova iniciativa do Treta. Para uma jogadora que é mais próxima de contato, jogadoras casuais sempre serão casuais e esse tipo de iniciativa não vai mudar o comportamento delas ou transformá-las em jogadoras profissionais. Mesmo com poucas palavras, eu senti que havia levado uma facada ao ouvir aquilo de uma mulher que joga videogame. 

Não é uma realidade longe da nossa, na verdade, é um desafio tremendo em tentar fazer compreender que esse tipo de campanha é simbólico e não quer transformar ninguém contra a sua vontade. Isso seria contra a lei, escravizar uma pessoa. Muito pelo contrário, esse tipo de iniciativa quer apenas tentar aproximar as pessoas e mostrar a elas que as coisas não são impossíveis e não tão monstruosas como parecem ser. 

Às vezes temos impressões exageradamente imaginativas diante de algumas coisas mas se não irmos lá pra ver a máquina funcionando, nunca iremos saber. Acho que pra toda oportunidade que se mostra boa devemos dizer sim para podermos ver coisas ainda melhores acontecendo. E mesmo que não dê certo, pelo menos nós tentamos.  As grandes vitórias ou os grandes sucessos começam através de milhares de tentativas. Acho que tudo depende daquilo que os jogos de luta - ou qualquer jogo competitivo que seja -  mais pedem de nós: paciência. 

Se você ama o que faz, por que não tentar ? 
Não deixe que a consciência negativa derrote você. 




















Fight Like a Girl - O campeonato feminino de Street Fighter V do Treta Championship acontece dia 25 de Janeiro de 2020 com transmissão pela Twitch

Para todas as jogadoras, boa sorte e espero ver todas lá. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...