domingo, 16 de junho de 2013

[Sessão Crítica] Além da Escuridão: Star Trek 3D IMAX

NESTA POSTAGEM
^SESSÃO CRÍTICA^
ALÉM DA ESCURIDÃO: STAR TREK

^EXTRAS^
GALERIA
FICHA TÉCNICA


^SESSÃO CRÍTICA^

ALÉM DA ESCURIDÃO: STAR TREK

TERROR A BORDO
Após uma série de pré-estreias, Além da Escuridão: Star Trek chegou oficialmente aos cinemas de todo o Brasil nesta Sexta-Feira (14). Seguindo a viajem iniciada em 2009 (a aclamada refilmagem da cultuada série de TV iniciada em 1966 e criada por Gene Roddenberry, Star Trek ou Jornada nas Estrelas, por aqui) reencontramos Capitão Kirk e o primeiro tenente, Spock, a bordo da Enterprise. 

Se no primeiro capítulo a exploração psicológica entre os dois icônicos personagens era um grande primor, aqui o espaço é dividido com a adrenalina crescente e certo equilíbrio na interação em equipe de todos os personagens da tripulação da Enterprise. Acrescentar ação desenfreada é tradicional em continuações da atualidade, mas aqui é muito bem balanceada. Se você encontra diversão, além de um boa ficção, o tempero pipoca funciona sem parecer forçado (a não ser que você seja exigente demais com clichês, os momentos de montanha russa convence). 

O jovem Capitão Kirk (Chris Pine) terá de lidar com grandes responsabilidades e perdas. Pine representa bem o temperamento difícil do personagem, já provado excepcionalmente no longa anterior, ao mesmo tempo em que é preciso controlar seus impulsos para lidar com certas decisões sabiamente. Zachary Kinto retorna como um Spock em relacionamento mais amigável com Kirk, emociona com o seu bloqueio emocional aparentemente distante e cheio de segredos. Ao lado de Kirk, Spock é um personagem grandioso e forte.  

 O britânico Benedict Cumberbatch é apresentado como John Harrison mas sua real identidade surpreenderá até os admiradores da série (devido as notícias terem informado o contrário para despistar a imprensa). Benedict aterroriza de verdade ao intrigar com a sua voz grave, postura confiante e mentalidade traiçoeira.  Uma excelente e desafiante surpresa para a tripulação do capitão Kirk. 

Os coadjuvantes também tem os seus agradáveis momentos, como: Simon Pegg, mostra esforço na pele de Scotty, Zoe Zaldana, garante a coragem de sua Uhura, Anton Yelchin, tem uma rápida aparição heroica como Chekov, e  Alice Eve, esbanjando sensualidade e certo vigor como Carol. Além disso, temos até o eterno Robocop (Peter Weller) mostrando rigidez na autoridade como o Almirante Marcus.
A trilha de Michael Giacchino é emocionante (faz cair lágrimas logo na introdução de tão épica) e engrandece essencialmente. Uma bela repaginada da canção tema original composta por Alexandre Courage. A versão 3D IMAX é recomendadíssima, iluminação, efeitos de objetos, edição e fotografia interagem de forma incrível na tela. Certamente um dos melhores nesse formato.  

As sequências de ação ganham mais tonalidade dramática na edição durante as cenas decisivas (lembrando de certa forma o excelente trabalho de J.J. Abrams em Missão: Impossível III) e as brilhantes atuações, com destaque para o confronto psicológico entre herói (Pine) e vilão (Cumberbatch).

Rende um ótimo entretenimento até mesmo para quem nunca assistiu aos outros filmes e capítulos da clássica série de TV. Como um bom fã de Star Wars (Guerra nas Estrelas), o diretor, J.J. Abrams - com o auxílio da equipe de roteiristas Trekkers (Roberto Orci e Alex Kurtzman) - fez desta sequência um grandioso espetáculo com humor, drama, suspense e ação sem deixar a oportunidade de algumas conexões com a antiga geração.  

^EXTRAS^
GALERIA
BASTIDORES
CENAS

CARTAZES



FICHATÉCNICA
Título Original: Star Trek Into Darkness
Duração: 132 minutos
SESSÃO ACOMPANHADA: UCI NEW YORK CITY CENTER - 10 O - 13:00 - 16/06/2013
Gênero: Aventura/ Ficção
Direção: J.J. Abrams
Sinopse Oficial: Quando a tripulação da Enterprise é chamada de volta para casa eles descobrem que uma força incontrolável de terror dentro da própria organização destruiu a frota e tudo o que ela significava deixando nosso mundo em estado de crise. Com questões pessoais a resolver Capitão Kirk lidera uma caçada ao homem que representa uma arma de destruição em massa localizado em uma zona de guerra. Enquanto nossos heróis se veem em um épico e mortal jogo de estratégia o amor será desafiado amizades serão desfeitas e sacrifícios serão feitos pela única família de Kirk: sua tripulação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...