quarta-feira, 27 de junho de 2012

[Sessão Crítica] Sombras da Noite (Dir. Tim Burton, 2012)

NESTA POSTAGEM

SESSÃO CRÍTICA
SOMBRAS DA NOITE




EXTRAS
QUEM É QUEM
POSTERS
CENAS & BASTIDORES
A VERSÃO ORIGINAL
CRONOLOGIA: AS LUAS DE MEL DE JOHNNY DEPP E TIM BURTON
FICHA TÉCNICA





SESSÃO CRÍTICA
SOMBRAS DA NOITE

FALTOU A GRAÇA
Adaptação de TV tem certas pitadas de humor em meio ao clima sombrio

Baseada numa série de TV Americana (*Veja mais no tópico A Versão Original), este
é a oitava parceria com o diretor Tim Burton. A série original era a favorita do ator Johnny Depp quando criança.

Na história do filme, Depp é Barnabas Collins, um playboy - filho de donos de uma grande companhia pesqueira - que tem um relacionamento com Angelique Bouchard, esta se entrega amorosamente mas ele não. Barnabas então conhece Josette DuPres, uma moça por quem se apaixona. Mal o ricaço sabe que Angelique é uma bruxa. De coração partido, ela então hipnotiza Josette para a morte, e numa tentativa desesperada, Barnabas tenta salvá-la e acaba sendo enfeitiçado pela bruxa, se transformando em vampiro e é enterrado vivo.  Dois séculos se passam e o (agora) playboy vampiro acorda em 1972, encontrando os descendentes da família Collins em certa decadência. Agora, Barnabas precisa encontrar um meio de ser aceito por esta nova e complicada família e tentar recuperar os negócios.

Eva Green se destaca como a bruxa, Angelique Bouchard - com todo seu poder de sedução. E, sinceramente, mesmo sendo tão cruel, senti uma pitada de sentimeto de torcida para que o vampiro de Johnny Depp encontrasse dentro dele um sentimento de amor pela bruxa (quem sabe ele não quebrasse o feitiço dela?). Chloe Grace Moretz (a garotinha Hit Girl de Kick-Ass) é a surpresa do elenco e faz Carolyn Stoddard, uma adolescente precoce [spoiler]que vira um tipo de criatura que ela denomina como lobo[/spoiler] e colírio dos adolescentes. Michelle Pffeifer (marcada pela Mulher-Gato de 92) empenha maturidade na pele de Elizabeth, mãe de Carolyn, [spoiler]manda ver na espingarda[/spoiler].


Ainda que eu esperasse um filme de terror e comédia tão divertido quanto as duas adaptações da série A Família Adams (dirigidas por Barry Sonnenfeld, o mesmo da trilogia Homens de Preto, em meados dos dos anos 90) e apesar da presença de Johnny Depp, como o vampiro de falas líricas fora de seu tempo, sobra humor para sustentar a frieza da trama.  Mesmo com um desfecho convincente, o filme muitas vezes se rasteja - embora o choque cultural do vampiro Barnabas, inclusive, seja um dos pontos altos e mais divertidos do filme.  Há ainda alguns conceitos interessantes sobre destino, amor eterno, entre outros elementos que os mais espirituosos se identificarão. 


Tem ainda participações de Christopher Lee (o eterno vampiro do cinema, que atualmente ficou mais conhecido por interpretar Saruman em O Senhor dos Anéis e Conde Dooku na segunda trilogia da série Star Wars) e o roqueiro Alice Cooper.

EXTRAS
QUEM É QUEM
(Ficha adaptada com as descrições oficiais da Warner Bros.)
Barnabas Collins (Johnny Depp): Dono da Mansão Collinwood, Barnabas era rico, poderoso e um playboy inveterado, até que uma bruxa o amaldiçoa e Barnabas se tranforma em um vampiro que ficou enterrado vivo por 200 anos. Em 1972, ele se liberta e passa a conviver com os novos integrantes da família Collins. 
Angelique Bouchard (Eva Green): A responsável pela maldição sobre Barnabas. Já que não tem seu amor, essa bruxa sedutora fará de tudo para infernizá-lo. 
Elizabeth Collins Stoddard (Michele Pfiffer): A matriarca da família Collins, empenhada em resolver os problemas familiares. 
Carolyn Stoddard (Chloe Grace Moretz): Filha adolescente de Elizabeth, como não poderia ser diferente, uma rebelde sem causa.
Dra. Julia Hoffman (Helena Bonham Carter): Psiquiatra contratada em tempo integral por Elizabeth, para tentar solucionar os misteriosos problemas familiares que acontecem na Masnão Collinwood. 
Roger Collins (Jonny Lee Miller): Irmão preguiçoso de Elizabeth, que vive na mansão com seu filho. 
David Collins (Gullyver McGrath): Filho precoce de 10 anos de Roger. Adora brincar de se fingir de fantasma. [spoiler] E ainda pode ver  espíritos. [/spoiler]
Victoria Winters (Bella Heathcote): A mais nova moradora da mansão (além de Barnabas, que voltou). É a babá de David.  Em uma vida passada, foi Josette DuPres, um amor antigo de Barnabas. 
Willie Loomis (Jackie Earle Haley): O caseiro, mas não menos enigmático que os outros moradores de Collinwood. 
Nota: O ator Jackie Earle, também foi intérprete de Freddy Krueger, da versão A Hora do Pesadelo de 2010.

POSTERS









CENAS & BASTIDORES






 

  



*A VERSÃO ORIGINAL

A série televisiva foi criada por Dan Curtis, inspirado por um sonho que teve. Aonde uma bela garota faz uma viagem de trem para visitar uma imensa mansão. Inicialmente, a história não possuía criaturas sobrenaturais, segundo o script de Art Wallace. Após seis meses de exibição, decidiram mudar o rumo da série ao introduzir fantasmas. Além das mais diversas e arrepiantes criaturas, a série ainda contava com histórias de viajens no tempo e universos paralelos.

Barnabas Collins foi interpretado originalmente por Jonathan Frid. O personagem só começou a aparecer na série apartir do episódio 211, exibido em 18 de Abril de 1967.

Segue os outros personagens do elenco com seus interpretes originais (compare com os do filme):

Dr. Julia Hoffman (Grayson Hall)
Carolyn Stoddard*  (Nancy Barrett)  
*A mesma personagem, posteriormente, chegou a ser interpretada também por Diana Walker em 68.
Elizabeth Collins Stoddard (Joan Bennett)
Victoria Winters (Alexandra Isles) 
Roger Collins (Louis Edmonds)
 
David Collins (David Henesy)
Angelique (Lara Parker)

O tempo de exibição foi entre 27 de 1966 à 2 de Abril de 1971 pela rede ABC.

Em 1991, a série reviveu em uma nova versão. Desta vez, Barnabas era interpretado por Ben Cross e Victoria Winters por Joanna Going.

Joseph, em Sombras da Noite (1991) à esquerda e no novo filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge como John Blake, à direita.


David Collins era encarnado por ninguém mais e ninguém menos do que Joseph Gordon Levitt (500 Dias com Ela; A Origem; O Cavaleiro das Trevas Ressurge - neste lançamento, ele será John Blake, personagem o qual ainda se tem poucas notícias).

Segue os outros personagens com o elenco de 91 (compare com os do filme e do original):
Willie Loomis (Jim Fyfe)
Victoria Winters (Joanna Going)

Dr. Julia Hoffman (Barbara Steele)
Carolyn Stoddard (Barbara Blackburn)
Elizabeth Collins Stoddard (Jean Simmons)
Roger Collins (Roy Thinnes)
Angelique (Lysette Anthony)

Em 2004, começaram as gravações de um piloto para uma terceira versão de Sombras da Noite pela Warner Bros. sendo que a mesma nunca foi ao ar. Ela começaria a ser exibida em 2005.

Elenco do suposto piloto (compare com as versões anteriores e o filme)
Barnabas Collins (Alec Newman)

Angelique Bouchard (Ivana Milicevic*)
*Ivana também esteve presente em As Panteras (2004), como a vilã Nadia Ivanov. Coincidentemente, o filme também era uma adaptação de uma série de TV, famosa também no Brasil, por sinal.
Elizabeth Collins Stoddard (Blair Brown)
Carolyn Stoddard (Jessica Chastain)
Dra. Julia Hoffman (Kelly Hu)
Roger Collins (Martin Donovan)
David Collins (Alexander Gould)
Victoria Winters (Marley Shelton)
Willie Loomis (Matt Czurchry)

CRONOLOGIA: AS LUAS DE MEL DE JOHNNY DEPP E TIM BURTON 
Vejam os outros sete filmes que firmaram a parceria entre o diretor e o ator.

1. Edward Mãos de Tesoura (1990)

2. Ed Wood (1994)

3. A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

4. A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

5. A Noiva Cadáver (2005)

6. Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

7. Alice no País das Maravilhas (2010)

FICHA TÉCNICA

Título Original: Dark Shadows
Sessão Acompanhada: UCI Kinoplex Norte Shopping - Sala 8 -  25/06/12 - 17:00
Data de Lançamento: 22 de Julho de 2012
Duração: 113 Minutos
Gênero: Comédia
Diretor: Tim Burton
Sinopse: Barnabas é rico poderoso e um playboy inveterado até que ele comete o erro grave de quebrar o coração de Angelique uma bruxa em todos os sentidos da palavra Angelique condena-o a um destino pior que a morte transformando-o em um vampiro e enterrando-o vivo. Dois séculos mais tarde Barnabas é libertado de seu túmulo e surge nos dias modernos.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...