sábado, 29 de novembro de 2014

[Santuário: Conectado] "Pi pi pi pi ! " Chaves se despede e deixa história



Considerado o "Charles Chaplin" da era moderna (e colorida), Roberto Gomes Bolaños ganhou fama com o personagem originalmente conhecido como El Chavo Del Ocho ("O Menino do Oito"). Sua estréia no Brasil foi na antiga TVS (atual SBT) no dia 24/08/1984 (30 anos recém completados) no programa infantil "Bozo" com o nome de "Chaves" (numa tradução mais confortável para a audiência Brasileira).

Além dele, também foram exibidos no canal os programas de seus outros personagens: Chapolin ("El Chapulin Colorado") e Chespirito. Chaves foi bombardeado pela crítica em sua estréia no México, em 1971, considerado entre "fútil", "vulgar", "alienante" e "Não recomendável". Por outro lado, Chaves foi universalmente aceito pelo público latino como um programa feito para agradar pessoas de 8 a 80 anos. Para Bolaños, o criador, Chaves é um programa de humor realizado para pessoas "inteligentes" e elogia o Brasil, que o aplaudiu pelo seu trabalho, como pessoas "não vulgares" mas "apreciadores de humor inteligentes". Chaves, segundo ele, foi o seu personagem mais difícil, por se tratar de maior interpretação em relação a Chapolin, e também levanta um importante fato de ser um personagem que retrata as crianças carentes - segundo a sua última entrevista, exibido no dia de sua despedida, no Programa do Ratinho (28/11/2014 - 22:00).

Pra guardar na memória: Os maiores destaques do programa Chaves eram sem dúvida os capítulos gravados fora do estúdio (as viagens dos personagens a Acapulco) e a dublagem Brasileira - com direção de Nelson Machado (Street Fighter II V) - marcaram a audiência como uma das primeiras mais icônicas do país a ponto de serem considerados tão boas quanto a voz original dos atores (as tiradas traduzidas para a cultura Brasileira eram sempre impagáveis).




 Chaves: O Caçador de Lagartixas: foi o capítulo de estréia na TV Brasileira.

Aberturas do Chapolin 
SBT (1ª Abertura)

SBT (2ª Abertura)

Cartoon Network

Homenagem do SBT 
(Exibida em 28/11/2014)

Roberto Gomes Bolaños 
(1929 - 2014)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...