Em Destaque

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

[Santuário: Conectado] Tom Clancy, célebre autor de romances políticos, falece aos 66 anos

Foi anunciado hoje, às 10:18, pelo site Businessinsider através do Publishers Weekly first reported  via Twitter. Tom Clancy faleceu aos 66 anos nesta noite de terça, no hospital de Baltimore. A causa ainda não foi revelada.



Clancy é mais conhecido como o pai do personagem Jack Ryan, agente da CIA que já viveu diversas aventuras em seus romances, adaptadas para o cinema  posteriormente, como: Caçada ao Outubro Vermelho (1984), Jogos Patrióticos (1987), Perigo Real e Imediato (1989) e A Soma de Todos Os Medos (1991). Ryan já foi interpretado por atores como Alec Baldwin (dirigido por John McTiernan em 1990), Harrison Ford (dirigido por Phillip Noyce em 1992 e 1994) e  Ben Affleck (dirigido por Phil Alden Robinson em 2002).
Recentemente, foi também anunciado o longa Jack Ryan: Shadow Recruit (antes conhecido apenas como Moscow), que marca o retorno de personagem Jack Ryan nos filmes, em seus primeiros anos como agente da CIA, na pele de Chris Pine (Star Trek) com direção de Keneth Branagh (Thor) e roteiro de David Koepp (Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, Parque dos Dinossauros, Homens de Preto 3).

O cartaz do novo filme foi lançado recentemente, em homenagem ao criador falecido (com o seu personagem, Jack, aparentemente, de luto):
Longa estréia 27 de Dezembro nos E.U.A. e 10 de Janeiro de 2014 no Brasil.

Em 1996, Clancy se tornou co-fundador da fabricante de jogos eletrônicos Red Storm Entertainment sendo vendida posteriormente para a Ubi Soft por uma valor desconhecido. 

Rainbow Six (1998) foi um romance adaptado diretamente, em forma de jogo eletrônico, para computadores. Uma rara exceção de livros que são transportados diretamente para esse tipo de mídia interativa. Posteriormente se torou a vez de Ghost Recon ganhar uma adaptação nesse estilo. Ambos costumam ser de estilo ação tática, com base na estratégia militar, a exemplo do que se encontra nos livros de origem.
Dezessete de seus romances se tornaram o número 1 do New York Times na lista dos mais vendidos, um deles foi o mais recente, Threat Vector, lançado em 3 de Dezembro de 2012.
Nos livros mais recentes, o personagem Jack Ryan chega a se tornar até mesmo presidente dos E.U.A., que depois luta pela reeleição, além de também ter um filho chamado Jack Ryan Jr. que passa a seguir os passos do pai, como agente da CIA.

Cronologia Jack Ryan nos livros: 
The Hunt for Red October (1984) – A Caçada ao Outubro Vermelho
Patriot Games (1987) – Jogos Patrióticos
Cardinal of the Kremlin (1988) – Cardeal do Kremlin
Clear and Present Danger (1989) – Perigo Real e Imediato
The Sum of All Fears (1991) – A Soma de Todos os Medos
Without Remorse (1993) – Sem Remorso
Debt of Honor (1994) – Divida de Honra
Executive Orders (1996) – Ordens do Executivo
Rainbow Six (1997) – Rainbow Six
The Bear and the Dragon (2000) – O Urso e o Dragão
Red Rabbit (2002) – Coelho Vermelho
The Teeth of the Tiger (2003) – Os Dentes do Tigre
Dead or Alive (2010) - ?
Locked On (2011) - ?
Threat Vector (2012) - ?

Tom Clancy 
(Condado de Baltimore, 12 de abril de 1947 — Baltimore, 1 de outubro de 2013)

2 Hit Combo :

Diogo Batista disse...

Não sabia a respeito do filme sobre Jack Ryan, fiquei empolgado.

Tom Clancy irá fazer falta ao mundo, perder uma mente tão brilhante é muito triste.

Excelente postagem Mestre! ^^

Mestre Ryu Kanzuki disse...

Boa noite, Diogo!

Foi uma infeliz coincidência. O novo filme estava anunciado há um bom tempo, mas não haviam confirmado o intérprete ao certo, nem o diretor e nem o roteirista - creio que desde meados de 2007 haviam informações relacionadas e agora se concretizou num momento bem triste pra literatura internacional. Ao mesmo tempo vai acabar sendo uma homenagem póstuma para o autor - e acredito que maior visualização/ atenção das pessoas.

Eu lembro que havia assistido a todos os filmes e só bem depois que eu fiquei sabendo a relação do personagem e do autor dos romances.

Muito obrigado, amigo ! Fico muito satisfeito que curtiu e compartilhou. ^^

Grande abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...