domingo, 20 de outubro de 2013

[Dedo no Joystick] Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Mega Drive) - Postagem Comemorativa 20 Anos: Parte III: Curiosidades Históricas

NESTA POSTAGEM

CURIOSIDADES HISTÓRICAS: MUITO ALÉM DO "TOURNAMENT FIGHTERS"

DE VOLTA À DIMENSÃO X
A ORIGEM DAS TARTARUGAS NINJAS 
A TRILHA SONORA DAS TARTARUGAS NINJAS
SIGNIFICADOS DAS GÍRIAS - PARTE 1: "COWABUGA"
SIGNIFICADOS DAS GÍRIAS - PARTE 2: "SHELL SHOCK"

O LEGADO DAS TARTARUGAS
"AS TARTARUGAS NINJAS DE PORTO ALEGRE"

SOBRE

FICHA TÉCNICA


----Curiosidades Históricas----
Muito Além do "Tournament Fighters"

DE VOLTA À DIMENSÃO X
 

ORIGEM 
DAS 
TARTARUGAS NINJAS
Antes de se tornarem as tartarugas descoladas da TV, o nascimento das Tartarugas Ninjas aconteceu nos quadrinhos.  Kevin Eastman e Peter Laird eram dois artistas que adoravam desenhar, porém, não conseguiam sobreviver com a sua arte e estavam sem dinheiro.
o primeiro rascunho dos criadores

Algo estava para mudar. Então, num encontro casual, Eastman e Laird estavam muito bêbados e fizeram uns rascunhos esquisitos, com tartarugas com um monte de armas brancas, com umas peças marciais (como nuchakus e protetores). Decidiram então lançar o gibi em preto e branco, com o dinheiro emprestado do tio de Eastman. 

Em maio de 1984, o primeiro volume de Teenage Mutant Turtles acabara de ser lançado, com surpreendes U$$ 1 milhão de cópias vendidas. Partindo daí, as Tartarugas se tornaram uma montanha de fazer dinheiro que não parava mais. Vieram então o desenho da TV, uma infinidade de brinquedos e três filmes pro cinema. Pois, com essas Tartarugas não se brincavam mesmo. 

Kevin Eastman e Peter Laird tiveram influências de Frank Miller e nomes dos grandes artistas renascentistas do século XX para criarem as suas 4 vigilantes. E daí, surgiram: Leonardo (o líder), Michelangelo (o brincalhão) , Donatello (o cientista) e Raphael (o esquentadinho) . Juntos, os adolescentes lutavam contra uma diversidade de inimigos, como suseranos malignos, belas criminosas e criaturas espaciais, com o apoio dos ensinamentos do Mestre Splinter, um pequeno e sábio rato idoso.   

A brincadeira lucrativa dos criadores, parodiavam personagens a sinopse de origem do Demolidor, Ronin, Electra e até a série Novos Mutantes dos X-Men. O tema central que gerou as Tartarugas Ninjas, acontece num Flashback na primeira edição. 

Segundo a sinopse original, um garoto, enquanto caminhava pelas ruas de Nova York carregando quatro tartarugas em um aquário, tenta impedir que um homem cego seja atropelado por um caminhão. O garoto é atingido por um tubo radioativo do caminhão, deixando cair o aquário e as 4 tartarugas pelos esgotos da cidade. 

As 4 Tartarugas são salvas pelo rato Splinter, enquanto banhadas pelo líquido radiativo e tornando os pequenos répteis grandes e racionais. Os esgotos se tornaram o seu famoso habitat, ao lado do rato Splinter, que passa as lhe ensinar o ninjitsu. Posteriormente, ganharam novos amigos, como a repórter April'O Neil e o viciado por esportes, Casey Jones. 
A capa de TMNT: The Hyperstone Heist era uma homenagem ao segundo filme, O Segredo de Ooze

Os Japoneses se mostraram mais cuidadosos com a origem obscura das Tartarugas Ninjas. E nos jogos, a Konami mostrava a sua força na arte das capas dos jogos - apresentando as Tartarugas invocadas da forma como eram nos quadrinhos. Somente em 1993, com a série de títulos Tournament Fighters, que elas assumiram essa face nas partes jogáveis. 

TRILHA SONORA 
DAS 
TARTARUGAS NINJAS
Ya Kid K (no meio) e os dançarinos do Tecnhotronic

Muito do comportamento e costumes urbanos das Tartarugas Ninjas, em um mundo em carne e osso dos filmes, certamente deve ser atribuída ao estilo musical e jovem da sua época oitentista. O som das ruas Americanas eram o hip-hop, o rap, a música dance e eletrônica dos subúrbios. 

O ritmo dançante e contagiante do Tecnhotronic era um dos grandes nomes presentes na trilha sonora da trilogia cinematográfica. O grupo Belga tinha Ya Kid K como o grande nome na voz das músicas - emplacando grandes sucessos como Move This, Pump Up The Jam, Get Up e outros. A explosão da febre gerou o gênero poperô na década de 90.


Nos álbuns dos filmes, o Tecnhotronic - na voz de Ya Kid - participava com temas como Spin That Wheel (As Tartarugas Ninjas), Awesome (You Are My Hero) (As Tartarugas Ninjas II: O Segredo de Ooze) e Rockin' Over The Beat (As Tartarugas Ninjas III), como grandes destaques. Só no primeiro álbum, Ya Kid participou com pelo menos umas 3 músicas. 


Outro nome que vale ser destacado é o Vanilla Ice. O Ice Ice Baby fez tanto sucesso que ganhou até uma versão, do próprio artista, para  o álbum do segundo filme - onde o próprio aparece cantando a música Ninja Rap (com alguns acordes Ice Ice no meio). 


 Adaptações de videogame, como Super Mario Bros. O Filme e Mortal Kombat: O Filme, também aderiram a febre noventista da música dance em suas trilhas

Confira esse Mix no You Tube com diversas músicas que trazem aquilo que seria a essência da febre das Tartarugas na primeira metade da década de 90, no cinema, e suas evoluções naturais do gênero no decorrer dos anos seguintes.
  

SIGNIFICADOS DAS GÍRIAS: PARTE 1
"COWABUGA"
Suas possíveis origens remetem evidências  durante a década de 50 em um programa Americano infantil de TV chamado Howdy Doody. O termo Kowabonga foi escrito por Edward Kean (criador do programa) para o personagem Chief Thunderhud (um índio chefe de tribo). 


O programa Howdy Doody pode ser conferido no raro vídeo acima

Sabe-se que, posteriormente, o termo acabou sendo adaptado pelos surfistas se transformando no termo Cowabuga durante a década de 60 e popularizado por Snoopy, Bart Simpsons e muitos outros, além das próprias Tartarugas. Num significado traduzido, Cowabuga pode significar legal ou maneiro.

SIGNIFICADOS DAS GÍRIAS: PARTE 2
"SHELL SHOCK"
O termo chega a aparecer nos jogos TMNT: The Arcade Game TMNT: Turtles In Time. Em TMNT: Turtles In Time, por exemplo, é possível reconhecer a fala - Ohh!! Shell Shock! e graças a um balão, é notado apenas o Shell Shock! Apenas o último termo é ouvido das tartarugas quando perdem uma luta no Tournament Fighters. Na tradução, seria algo do tipo casco quebrado ou, simplesmente, abatido.
__________________________


LEGADO 
DAS 
TARTARUGAS

"AS TARTARUGAS NINJAS DE PORTO ALEGRE"
Há quase 20 anos, eu encontrei essa interessantíssima matéria do Zero Hora RS num livro de Português da 3ª ou 4ª série. A matéria falava de 12 garotos de Porto Alegre que viviam nos esgotos - dividindo espaço com baratas e ratazanas. Num belo dia, esses 12 garotos saíram daquela escuridão, enlouquecidos pelas ruas - assustando a população. Como passavam muito tempo debaixo dos esgotos, mal conseguiam enxergar à luz do dia. 

A matéria, infelizmente, se perdeu no tempo e nunca mais consegui encontrar para contar a história completa, mas o momento mais incrível da matéria foi quando citava os 12 garotos entrando num cinema do bairro pra assistir o primeiro filme das Tartarugas Ninjas. Eles ficavam vidrados nos personagens. vibravam como crianças como nós (ou como muitos de nós fomos um dia). 

É tocante imaginar que esses garotos poderiam ser como nós. Por aí, conversando entre amigos, vestindo camisas das Tartarugas Ninjas e falando um monte de coisas da cultura nerd. 

Há exatos 10 anos, o site Andi.org publicou uma nota e graças à ela, consegui me lembrar de uma parte dessa história aqui citada (e agradeço muito a Deus por isso). Segue a nota: 

"Há 10 anos uma equipe de reportagem de Zero Hora flagrou 12 meninos que moravam nos esgotos de Porto Alegre-RS. Na época, esses garotos, com idade de 11 a 14 anos, ficaram famosos em todo o estado. Eles moravam junto com baratas e ratazanas em três bueiros próximos do Mercado Público da capital gaúcha. Uma década após a publicação da matéria, essas crianças, hoje jovens, são vítimas de uma tragédia brasileira: quatro morreram, dois estão presos, um permanece na rua e dois tentam reconstruir suas vidas por meio do estudo e do trabalho." - Texto do http://www.andi.org.br

Eu gostaria muito que essa série de postagens pudessem ser publicado na semana do dia das crianças, em consideração a essa história. Mas agradeço muito a Deus por me ajudar a compartilhar isso e a conseguir terminar esse projeto. 

Agradeço também a você, que teve a maior paciência para acompanhar toda essa comemoração, com a análise e materiais extras construídas por mim. 

Um abraço à todos é até a próxima.
__________________________

SOBRE
DEDO NO JOYSTICK 
ORGULHOSAMENTE APRESENTA EM UMA EDIÇÃO ESPECIAL
TEENAGE MUTANT NINJA
TURTLES
TOURNAMENT FIGHTERS
POSTAGEM COMEMORATIVA 20ANOS 

2013 © Mestre Ryu 
(textos, captura imagens, edição de imagens e vídeos)

FICHA TÉCNICA
Título Original: TMNTトーナメントファイターズ
Data de Lançamento: 1993
Memória: 16 Megabits
País: Japão (Origem)/ E.U.A. (Versão Acompanhada)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...