terça-feira, 30 de julho de 2013

[Sessão Crítica] Jornada Mundial da Juventude 2013 - Missa de Envio (2013, Brasil)

NESTA POSTAGEM 

SESSÃO CRÍTICA 
Jornada Mundial da Juventude 2013 - Missa de Envio

EXTRAS ABENÇOADOS
 Entrevista Exclusiva: Papa Francisco (Fantástico - 28/07/2013)
Cartazes
Ficha Técnica


SESSÃO CRÍTICA 

Jornada Mundial da Juventude 2013 - Missa de Envio

O PAPA É POP 
Francisco é o 266ª papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano 

Papa Francisco substitui o Papa Bento XVI (que abdicou ao papado, em 28 de Fevereiro deste ano, alegando problemas de saúde) e em apenas 4 meses de mandato, chega ao Brasil causando história. Coincidindo com o evento da Jornada Mundial da Juventude.  

Ainda em 2012, o evento era divulgado com a imagem do Papa Bento XVI, antes de seu inesperado afastamento. 

Papa João Paulo II em sua última Jornada Mundial da Juventude, em 2002, Toronto, Canadá. 

Para quem ainda não conhece a sua história, Papa Francisco é Argentino e nasceu na cidade de Buenos Aires em 17 de Dezembro de 1936, originalmente com o nome de Jorge Mario Bergoglio. Foi nomeado papa em 13 de Março de 2013. Houve uma grande expectativa, e seu histórico já mostrava suas cativantes características que o tornava um diferencial dentre os outros. Acredita-se que ele é o principal responsável pela Volta do Carisma segundo a mídia. Tudo isso foi concretizado diante de um mundo que ainda sentia a perda do Papa João Paulo II. 

Francisco é incrivelmente cativante, tanto pelo sorriso quanto pelo seu senso de humor, quebrando o protocolo a exemplo do Papa João Paulo II. Em um determinado momento, ao encontrar um bispo mais velho, faz uma piada: - Como estou feliz em te ver! Pensei que estava morto! E isso repercutiu pela mídia. Na primeira entrevista ao Fantástico neste último domingo, ao ser perguntado sobre a rivalidade de Brasileiros e Argentinos, o Papa então responde: - O Papa é Argentino, mas Deus é Brasileiro. E ainda informou sobre o papamóvel, que solicitou a retirada dos vidros das laterais para se aproximar das pessoas - Francisco atendia um por um pelo olhar fixo enquanto acenava, se importando com cada um em específico entre aquelas 3 milhões de pessoas. 

Além do Papa Francisco sorridente, há o Papa Francisco quando demonstra seriedade. Sua fisionomia muda completamente para o rosto de alguém com um fardo de responsabilidade, se mostra profundamente concentrado e com uma outra emoção dentro de si.

Palco de Guaratiba em construção

Palco de Guaratiba destruída pelo mau tempo; militares caminham sobre a lama (à direita)

Originalmente programado para ser realizado em Guaratiba  - local onde estava montado o Campo da Fé - tanto a vigília (ocorrida no sábado) quanto a missa tiveram que ser deslocados para Copacabana devido as chuvas (causando lama no local não asfaltado). Mas, convenhamos, foi muito mais jogo para todos que moram na capital - até mesmo para os peões da Zona Norte (tipo eu).

A Jornada foi deveras emocionante. Para quem saia da Zona Norte do Rio de Janeiro para Copacabana, por exemplo, teria de saltar em Botafogo e caminhar até o local onde estava acontecendo o evento. Durante o ônibus, encontrei estrangeiros (aparentemente Peruanos) cantando alegremente. 

O que mais cativa diante disso tudo, é a grande variedade de estrangeiros - inclusive Chilenos - cantando músicas Brasileiras do tipo: - Eu sou Brasileiro.. e carregando a nossa bandeira. Eles eram de outros países, mas mostravam total respeito pelo nosso. Até mais do que nós mesmos que nascemos aqui. O que mostra que não são coisas apenas de artistas internacionais - como se mostrassem isso só para nos cativar - há muitos estrangeiros que amam o nosso país. 

A educação dos peregrinos também se mostrava na disciplina. Haviam bairros desertos, quase sem lixo na rua, até mesmo no evento. E estrangeiros também ajudavam os garis até na limpeza. Eles ajudaram até a limpar a cidade. Sabem do que estou falando? Qual é o problema dos Brasileiros que sempre se dizem mais amável que os outros? Aí é que eu me olho no espelho e me arrependo por certas coisas que dissemos de vez em quando. 

Houve uma queda expressiva de católicos nos últimos anos (acredito que a imagem do Papa João Paulo II tenha sido um grande influenciador). Cogita-se que, em um certo período, 99,9% eram católicos. Hoje, há mais Evangélicos do que Católicos (segundo uma pesquisa apresentada no último Fantástico, onde 64 % eram Evangélicos e 24 % eram católicos no Brasil). Se a Jornada Mundial da Juventude vai ajudar a subir esse quadro, só Deus sabe. Mas o Papa Francisco certamente agradou a gregos e troianos, até quem se apresentou Evangélico ou não Católico.  


Nos primeiros dias que antecederam o evento, o trânsito ficou caótico e visivelmente mostrou ao mundo outro vexame (além dos eventuais e abusivos aumentos, como os R$ 0,20 centavos) a falta de destrato das linhas de transporte. Ônibus que não param ou que custam a aparecer. Causou transtornos aos estrangeiros também. 
o único problema do mapa é não indicar qual das 3 pistas você pegava cada ônibus, apesar de  2 deles estarem funcionando

Uma bola fora que a prefeitura rapidamente correu atrás do prejuízo e fez todas as companhias funcionarem em 200%. Então eu via o quanto era feliz naquele momento, ao sair do evento tendo toda aquela atenção aonde sou apontado pra qual direção pegar o ônibus, os diversos sinalizadores e veículos chegando a todo momento. Um mundo perfeito que seria maravilhoso se existisse na prática regular do nosso dia a dia. 
O evento é a maior lotação do bairro como nunca houve, mas eu não me sentia empurrado ou desrespeitado. Pelo contrário, a educação era mantida e quem se encontrava perdido em um local sem saída era auxiliado por outros fiéis. 

O evento foi extremamente pacífico e muito bem estruturado, se não fosse pela falta de alguns pequenos detalhes, a falta de telões em outras posições, para quem estava chegando poder visualizar a missa, e a ausência de legendas ou dublagens para poder acompanhar asa falas do papa. 

Tais ausências detalhes de técnicos não eram impactadas totalmente, dava pra improvisar soluções simples por conta própria. Mesmo com toda a lotação, era possível encontrar um espaço - entre migalhas - para visualizar. O grande problema é que, devido a grande segurança, só era possível ver o papa bem de longe, ao menos onde eu estava, perto de uma grade, dizia ser o lugar mais próximo que se podia chegar. E a solução de ouvir as falas do Papa traduzidas só eram possíveis se buscadas por outras fontes de mídia - como acontecia com os estrangeiros ali presentes, com fones de ouvido, ouvindo as traduções de alguma estação. Entre os destaques positivos da missa certamente ficam para o coral e o lançamento de diversas bolas vermelhas aos céus. 

Durante os dias do evento, o trabalho era desenvolvido com antecedência, sem atrasos, algumas vezes já começava antes do horário proposto, era necessário sair bem cedo de casa, e mesmo assim - saindo razoavelmente cedo - peguei um certo trânsito e cheguei umas 10: 04 em Botafogo para a caminhada até a missa. Chegando lá, ouvi a voz serena do papa num telão. Ver e ouvir ao vivo, era uma experiência incrível. Vivenciar tudo aquilo fora de casa não teve preço.  

Se tem uma coisa totalmente certa é que quem roubou todo o evento foi certamente o carisma e a prestatividade tanto do papa quanto dos peregrinos. Abençoados sejam. E por eles também é que o evento merece a benção do nosso Punho Dourado de EVENTO MAIS BONITO DO ANO. Não tem pra Reveillon e nem pra Carnaval. 

EXTRAS ABENÇOADOS

 ENTREVISTA EXCLUSIVA: PAPA FRANCISCO 
(FANTÁSTICO - 28/07/2013)

CARTAZES

FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL: Jornada Mundial da Juventude 2013
DATA DE LANÇAMENTO: 28/07/2013 (Missa de Envio)
DURAÇÃO: ?
PAÍS: BRASIL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...