sábado, 14 de maio de 2011

Sessão Crítica: Padre

PADRE

A Fé Que Move A Sobrevivência

Assisti na sessão de 19:50 a estréia desse filme na sala 3D Kinoplex, que vem sendo apresentado em meio aos trailers de outros lançamentos, desde os tempos em que Avatar entrou em cartaz nos cinemas. E me rendeu certa expectativa diante de tanta divulgação.

Paul Bettany (O Código DaVinci) é um Padre guerreiro que desobedece as regras da Igreja e enfrenta vampiros em busca de sua sobrinha rapitada.

O ambiente de Padre mistura clima de Faroeste, Era Medieval e Ficção Ciêntifica. Bettany, que já foi marcado pelo seu papel de Silas, um albino fanático em O Código DaVinci, agora faz um Padre com pinta de Super Herói. E ele convence, com o seu personagem que mais parece ser uma mistura da psicologia de Batman com os poderes dos Cavaleiros Jedis - potencial baseado na fé. Seu personagem renuncia a Igreja, tendo que renúnciar Deus por causa do controle que a Igreja tem sobre seus atos, mas não abandona a sua fé no criador do universo. É interessante notar como esse aspecto se encerra  de uma forma um pouco diferente do destino de outros anti-heróis.

Maggie Q (Duro de Matar 4.0 e Missão: Impossível III) faz uma sacerdotiza (que deveria ser uma freira no entendimento do nosso universo) enviada à prcura do herói que se rebelou, mas se vê atraída pelo protagonista - desafiando as leis do celibato. Karl Urban também se destaca como Black Hat, um bom vilão. Há também a presença do ótimo Cristopher Plummer (ator sumido) como um arcebispo que rege uma cidade sob as leis da Igreja  (seu papel lembra muito o conto 1984) com os seus dizeres de marca: - Quem é contra a Igreja está indo contra Deus. Cam Gigandet, o vilão de Crepúsculo, aparece bem mais homem  mais maduro, empunhando uma arma, na pele de um jovem xerife que acaba sendo um aprendiz dos ensinamentos do Padre na arte de caçar criaturas subrenaturais.

As cenas de ação, embora poucas, são impactantes - principalmente no derradeira sequência do trem. Também auxilada, com todo o louvor, pela primorosa trilha sonora. Na versão 3D, os efeitos são muito bem visualizados, tanto em momentos com camera estagnada quanto em movimento.

A trama é adaptada de um Manwha (Mangá Coreano) de Min-Woo Hyung

FICHA TÉCNICA

Título Original: Priest
Data de Lançamento:
13 de Maio de 2011 (Brasil)
Gênero: Aventura
Duração: 87 min (1h 27 min)
Site Oficial:  www.priest-movie.net
Distribuidora: Sony Pictures
Diretor: Scott Charles Stewart
Roteiro: Cory Goodman. Min-Woo Hyung (Graphic Novel)
Elenco: Paul Bettany, Cam Gigandet, Maggie Q, Karl Urban, Lily Collins, Christopher Plummer, Brad Dourif, Stephen Moyer.