sexta-feira, 6 de maio de 2011

[Santuário: Conectado + Papo Cabeça] Keanu Reeves pode ser Akira na adaptação Hollywoodiana

Como seria Keanu Reeves largando o aço laser na pele de Kaneda em pleno clima pós 11/09?



Akira, o mangá que virou o mais polêmico longa animado Japonês nos anos 80, vai se tornar mais uma adaptação Hollywoodiana  - será que vai prestar? Eu particularmente acho que pode dar certo porque os E.U.A. tem larga esperiência com filmes catástrofe (o melhor é disparadamente Titanic de James Cameron) embora nem sempre acerte no clima (como Godizila de Roland Emerich).

Se Akira vier a tona, é importante que eles mantenham fidelidade na atmosfera - quando você assiste a esse filme, você sente que tudo pode acontecer, você acredita que todo esse clima político e apocalíptico torna tudo muito real e imprevisível.

A maior referência histórica que podemos comparar, quase indiretamente, sobre o possível apocalípse em território Japonês é o caso das bombas que atigiram as cidades de Hiroshima e Nagasaki na 2ª Guerra Mundial. Como seria essa mistura de política, ciência e religião em pleno território Americano? Misturar Barak Obama e o terrorismo de Osama Bin Laden? A importância da fé cristã sendo questionada cientificamente? E a ambientação? Uma Nova York imaginária substituría aquela Tokyo imaginária?  Os Fãs de animê e mangá não olham por esse sentido, mas seria muito mais coerente as tais modificações para esse tipo de adaptação - o que importa é a história e não a sua nacionalidade. Afinal, se o filme vai ser transportado para Hollywood, certamente não dá pra ver uma adaptação 100% Japonesa para o público Americano ou, pricipalmente, ocidental em sua maioria esmagadora, que acompanha filmes Americanos - embora os desenhos japoneses tenham se tornado uma cultura pop recentemente.

Atores como Robert Pattinson (Crepúsculo), James McAvoy (O Último Rei Da Escócia e X-Men: Primeira Classe) e Andrew Garfield (A Rede Social e o novo Homem - Aranha) estão cogitados para o papel de Tetsuo, segundo o site Deadline.

Quem deve fazer Kaneda será Keanu Reeves - já familiarizado e reconhecido por sua presença no gênero de Ficção Científica, com ambiente cyberpunk, muito antes de estrelar Matrix, ele também estrelou a adaptação Jhonny Mnemonic em 1994. O ator também chegou a ser cogitado para uma outra adaptação de mangá, Cowboy Beboop. Aliás, como anda essa produção, heim? Reeves tem sido rotulado pelos críticos como um ator inexpressivo - aquele que nunca ri, com a mesma cara antipática (Charles Bronson e Steven Seagal também são rotulados dessa forma). Antes de chegar a Reeves, a proposta passou por muitos atores: Chris Pine (Star Trek), Joaquin Phoenix (Gladiador), Justin Timberlake (o famoso cantor tem se destacado em Hollywood e também ingressou no filme A Rede Social) e  até mesmo Brad Pitt.

Lembrando que a adaptação também chegou a ficar a cargo de Leonardo DiCaprio na produção. Será que agora vai?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...