quinta-feira, 25 de agosto de 2022

[Pré-Show] A Era dos Jogos de Luta: a aguardada série original com túnel do tempo é anunciada

 

Revelado em 2020, A Era dos Jogos de Luta: série de eventos envolvendo túnel do tempo é o principal projeto do Santuário desde antes de sua criação.


A ERA DOS JOGOS DE LUTA 

é a 

FRONTEIRA FINAL 

do 

SANTÚARIO DO MESTRE RYU

AS CAPRICORNIANAS: é um dos projetos em andamento

Levemente mencionada desde o início do site em 2009 e, bem antes disso, em algumas campanhas pelos portais de videogame, A Era dos Jogos de Luta está ganhando forma. 

A primeira iniciativa surgiu em 2007 através do artigo de Mestre Ryu - Street Fighter II: The World Warrior (SNES), feito para os extintos fóruns UOL Jogos e Retrobits. Posteriormente, a análise chegou ao Santuário do Mestre Ryu, para celebrar os 20 anos de Street Fighter II com a devida  revisão e atualização para a coluna Dedo no Josytick na edição da temporada 2011.  Na versão do Santuário, a descrição que apresentava: "Parte  integrante do especial Jogos de Luta" foi retirado a fim de ocultar as surpresas do projeto por tempo indeterminado - ainda haviam outros artigos a serem feitos - e também por sentir que todos os artigos aqui no Santuário poderiam estar compartilhados. Em melhores palavras, de alguma forma, tudo está compartilhado. Enfim, não queria deixar os leitores na ansiedade de anos, apesar que agora falta pouco: basta só um ou dois anos de preparação pelo menos para lançar esses projetos que estão tendo aquele digno cuidado de "produção de Hollywood".  

E esse conceito de universo compartilhado dos artigos estava realmente se inspirando naquele recém universo do MCU (ideia dos quadrinhos o qual fiquei extremamente fascinado da MARVEL STUDIOS, Hollywood, finalmente levar para aos cinemas a achei que isso poderia realmente funcionar nos textos - sempre interligando links e mais links, o que é cansativo mas sempre ajudou o engajamento de certa forma). 

A campanha de temporadas aqui no Santuário também foram parte desse tema: cada ano era um tema diferente (simulando as ideias que poderiam ser aplicadas ao evento A Era dos Jogos de Luta). Essa campanha de temporadas durou de 2009 a 2021. É notado que entre os nossos documentos de Inventário, foi cogitado o título (também disfarçado ou fantasia) de "Túnel do Tempo: A Lista Mestra" pois a ideia era mesmo seguir algo relacionado a um túnel do tempo tradicional com elementos originais. Todo o trajeto de atrações do Santuário foi mapeado ainda entre os anos de 2009 e 2010 em nosso inventário. Curiosamente, em 2014, sairia  o livro A Guerra dos Consoles (The Console Wars), mas o tema que ainda pensamos continua original e esse período pode, de alguma forma, entrar na linha do tempo (ainda que a temática não possa envolver muito jogos de luta, então isso pode ser pensado).  

Paralelamente, uma campanha foi acionada nos tempos do Orkut, intitulada como "Jogo de Luta da Década 2009" ("Decade Fighting Game 2009"). Através dessa iniciativa, os jurados eram os próprios membros do nosso grupo no Orkut (se estendendo para outros grupos). Coincidentemente, tivemos a Avaliação do Júri (que costumava aparecer por aqui no início do Santuário) em que comparava a nossa avaliação com a mídia especializada no decorrer do período (ou dos anos) sobre um filme em questão. 

As enquetes acabaram ficando apenas na votação sobre o melhor jogo da década (uma espécie de Oscar) que, posteriormente, a nossa subsidiária (Melhor dos Melhores) abraçou a ideia para remodelar tudo como uma premiação ao estilo Revista Ação Games: o selo e o troféu Punho Dourado. 


"Decade Fighting Game 2009" era na verdade uma bela fachada para disfarçar o verdadeiro plano: um ambicioso projeto de túnel do tempo. Como se tratava de um projeto que custava trabalhar em muitos detalhes e de artigos que deveriam ser realizados antes - como é o caso do "remake" Dedo no Joystick: Power Athlete. Sim, por que o Santuário teve uma versão perdida no extinto blogger da Globo.com e Power Athlete foi o meu primeiro jogo a ganhar uma análise na internet (era um artigo muito breve).

Ainda em 2013, pensei em fazer um revival para Power Athleteressuscitar a matéria perdida em um novo artigo super completo, como um livro - a começar por uma montagem em algum espaço da publicação, arte que homenagearia a primeira vez que vi o jogo do SNES nas páginas da Revista Ação Games , com uma grande análise a nível de Street Fighter II 20 Anos ou Projeto Zero: The King of Fighters 2000, mas me faltava tempo para respirar, me concentrar e fazer o projeto sair do papel. Realizar as devidas pesquisas e trabalhar na análise esmiuçada dos detalhes do jogo. Felizmente, isso não aconteceu e Deus deixou que eu mantivesse esse plano até 2020, quando encontrei o assistente de criação do jogo que me contou todos os detalhes - sendo assim, me senti motivado e senti que era o momento de revelar o projeto A Era dos Jogos de Luta que ganhava os seus perfis e páginas nas redes sociais. Isso jamais seria pensado dessa forma em 2013.

A Era dos Jogos de Luta, ironicamente, não deveria ser anunciada sem um artigo sobre o videogame Power Athlete estar pronto (embora já exista algumas matérias mencionando o jogo por aqui, como Os Filhos de Street Fighter II, especial da série Street Fighter II: 20 Anos). Power Athlete é um jogo essencial para a série e, felizmente, o tempo foi favorável a ponto de conseguimos fazer um conteúdo surpreendente melhor do que foi imaginado: jamais poderíamos imaginar que durante todo esse tempo conseguiríamos entrevistar o próprio criador do jogo e descobrir algumas histórias por trás de sua conturbada criação. E todo o conceito que eu havia pensado em 2013 - o grande destaque seria a reprodução de uma montagem da Revista Ação Games, na verdade, se tornou algo muito maior do que isso e o jogo rendeu uma série de matérias aqui no Santuário. 

Além de Power Athlete, tem alguns outros títulos em pauta para virarem artigos ou até mesmo vídeos e livro digital no decorrer dessa carruagem do tempo. Para só então, nos levarmos ao grande evento: A Era dos Jogos de Luta. O grande desafio é saber como todo esse conteúdo será equilibrado - ou se alguns deles irão para a série. 

Durante todo esse tempo, muitas curiosidades foram compartilhadas a esmo nas milhares comunidades de jogos atualmente - quando só tínhamos no máximo os fóruns para ter informações em primeira mão ou então sites internacionais. Porém, houveram mais novas informações e relatos sobre os mesmos jogos em questão - e alguns, ainda, bem obscuros, o que nos motiva a continuar a seguir em frente com o projeto e acreditar que ele ainda pode ser uma iniciativa útil e que vai trazer toda essa informação para uma audiência que não é habituada até mesmo com videogames. Além disso, esperamos que seja um conteúdo definitivamente divertido e informativo com a promessa de trazer uma narrativa bastante criativa sobre eles - provavelmente se adaptando ou adotando linguagens conhecidas entre as tribos da cultura pop. 

OS DOIS ALICERCES: 

STREET FIGHTER  x THE KING OF FIGHTERS 

Se em Street Fighter II: 20 Anos se explorava a época do fliperama, Projeto Zero: The King of Fighters 2000 celebrava a internet 1.0 e o início da comunidade dos jogos de luta online e as redes sociais dedicadas. Elementos que eu acredito que foram explorados da forma que eu gostaria nesses artigos para contar a construção de uma tribo sólida dos videogames do gênero, serão revisitadas de uma forma ampla na série A Era dos Jogos de Luta. Uma série de anotações foi feita ao longo dos anos e estaremos diante de mais uma grande construção pela recuperação da história dos videogames no Brasil e no mundo - assim como, também, a geração presenciada por eles. 


Prepare-se para a imersão.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...