sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

[As 4 Estações] Dedo no Joystick de Verão: Dead Or Alive 2: Limited Edition (Dreamcast) - Postagem Comemorativa 10 anos

NESTE TÓPICO

ANÁLISE EX
PARA ENERGIZAR OS HORMÔNIOS
ANÁLISE EX
Dead Or Alive 2 - Limited Edition (Dreamcast)


PARA ENERGIZAR OS HORMÔNIOS
A personagem Helena em Dead Or Alive 2: ela jura vingar a morte da mãe
Era uma vez...uma certa empresa de jogos eletrônicos, Tecmo, estava em decadência e precisava desesperadamente de um novo sucesso. Para tirá-la do meio do abismo, surgiu um forasteiro, Tomonobu Itagaki.

Itagaki estava insatisfeito com o rumo que os jogos de luta estavam seguindo. Inspirado por alguns jogos, como Fatal Fury e Mortal Kombat, ele então se uniu à Tecmo para a criação de um novo título de jogo de luta: surgia Dead Or Alive, em novembro de 1996, pela primeira vez nos fliperamas. Dead Or Alive 1 ainda não tinha um ambiente arrojado como o segundo, mas já contava com um certo apelo ao sex appel.

Cena do jogo Sunset Riders (Arcade)
O título mais parecia algo a ver com filmes de Cowboy (o asassino que fica estampado nos cartazes com uma certa recompensa) mas tinha algo a ver com a situação financeira da Tecmo, que estava entre a vida e a morte.. ou seja, Dead Or Alive, em português, significa Vivo ou Morto.


O primeiro Dead Or Alive: a jogabilidade era uma lástima.

A primeira versão de Dead Or Alive 2 para Arcades já mostrava potencial
Em setembro de 1999, a grande surpresa: Dead Or Alive 2 chegava aos Arcades Japoneses. O avanço técnico foi bem agressivo, superando com folga o primeiro. Com melhor jogabilidade e notável evolução gráfica. Era praticamente um jogo novo, que nem parecia continuação.

Apesar de Dead Or Alive ter evoluído bem com o segundo, Itagaki e a Tecmo queriam mais. E em fevereiro de 2000, os usuários do Dreamcast foram presenteados com duas conversões de Dead Or Alive 2: uma era a versão regular e a outra uma edição especial, lançada apenas no Japão.

Com mais tecnologia, agora os personagens dialógam entre si, gesticulam suas bocas e as garotas, mais desenvolvidas, encontraram a sua forma visual definitiva - com caras de bonequinhas de animê - se tornaram modelos quase reais, fazendo muito marmanjo babar e muita mulher por aí ter vontade de ganhar essas infalíeis formas que só vira realidade no mundo fictício criado pelas mãos peludas desses ótimos artistas e programadores.


A edição especial, conhecida como Limited Edition, era a versão definitiva que Itigaki havia planejado para Dead Or Alive 2 originalmente. Ou seja, Limited Edition é como se fosse uma versão do diretor sobre a obra. Logo na abertura, nota-se algumas diferenças em relação a versão original (DOA2) como a cena de nudez de Kasumi sem a necessidade de determinados códigos e configurações.


A trilha sonora então.. nem se fala. A-R-R-A-S-O-U. A começar com o som meio Silverchair logo de entrada. A música tema, Exciter, é tocada pela banda Japonesa Bomb Factory um grupo de punk rock.

CONHEÇA OS BRAVOS.. (E AS BRAVAS)
-Quem é quem em Dead Or Alive 2-

KASUMI: A ninja, com jeitinho todo adolescente e voz angelical, é a protagonista do jogo e irmã de Ein. Personagem equilibrada, com diversos tipos de ataque, inclusive ataques acrobáticos, combinando de voadora ou agarradas, pra surpreender seus oponentes.

A réplica de Kasumi: é o oposto da original: diabolica e bebada. Foi criada pelo inescrupuloso Victor Donovan durante o projeto DOATEC.

Kasumi brincando de pular corda: a pipa desse vôvô não sobe mais.

JAN-LEE: Mais um aprendiz que se acha o próprio Bruce Lee. Possui socos extremamente rápidos e sua voadora mortal é indenfensável.


LEI-FANG: Enfim, uma mocinha que representa o Kung-Fu. Lei é rival de Jan Lee, e quer mostrar a ele que o Kung-fu PODE nas mãos de uma mulher. Mas Lei é como o Rubinho Barrichelo, tenta sempre estar em primeiro, mas sempre se dá mal. Pela frente, encontra mais uma oponente para testar sua busca por perfeccionismo, Tina Armstrong. Lei não conta com a força de Lee em seus golpes, mas é uma lutadora mais técnica, e mais ágil, o suficiente para fazer bons estragos nas mãos de quem domina as suas combinações.


TINA ARMSTRONG: A Wrestler é filha de Bass. Tina tem velocidade moderada e golpes lentos, seu maior atrativo são os agarrões combinados, fazendo valer o seu estilo.


Tina, dando uma dificuldade pro papai, Bass


BASS ARMSTRONG:
Pai de Tina. Bass não é tão ágil como a filha, mas é muito mais experiênte, com golpes poderosos. Bass é barra pesada.

Bass, pretende dar uma lição na sua filha sapeca


HELENA DOUGLAS: É a neta adotiva de Fame Douglas (criador do Dead Or Alive) e parece ter uma relação próxima de amizade com Lei Fang. Helena luta o estilo Wushu, podendo ser combinado em 2 formas, numa posição de luta comum ou numa posição de ave, usando golpes diferentes.

AYANE: A vilã do jogo e responsável pela morte da mãe de Helena Douglas, e ainda descobre que é meia irmã de Kasumi e Ein nos capítulos posteriores a Dead or Alive 2. É uma personagem moderada. Seu canhão com os pés é defensável mas, quando acerta, deixa o seu adversário capotando pra longe.

Ela é metidinha e venenosa assim mesmo

EIN / HAYATE: Ao lado da irmã Kasumi, é um dos protagonistas. O lutador desmemoriado tenta descobrir sobre quem realmente ele é.. e, é claro, só descobre o segredo no fim de sua jornada. Seu estilo é expressivamente o Karatê (tanto é que é instrutor).

ZACK: Não é apenas um alívio cômico, pela sua malandragem, como também é o melhor personagem do jogo. O mulherengo e rebelde lutador de muay thai e Kickboxer faz qualquer jogador durão virar salada de carne com seus multiplos pontapés velozes.
O cara usufrui de trajes nada menos do que puramente excêntricos. Ele é um E.T.?

Zack (no futuro) dá uma encoxada em Hitomi (DOA3)

RYU HAYABUSA: É ele mesmo, você não bateu a cabeça e muito menos está delirando. É aquele certo Ninja do Nintendinho. Um dos maiores icones da Tecmo dá as caras aqui como um lutador legítimo. Ele vem ao encontro de Kasumi, à pedido de seu irmão, para protegê-la. Claro que a moça não vai querer ser protegida de graça, né?

Ninja Gaiden vs Kasumi.

Hayabusa usa e abusa de seu pilão (um dos seus golpes mais fortes.. tira um baita dano).


GEN FU:
A terceira idade também tem o seu espaço. Gen, representa os veteranos do Kung Fu e luta no torneio DOA para obter dinheiro para a cura de sua neta, Mei Li - encontra na máscara Tengu, uma grande oportunidade. É o personagem mais lento do jogo. Tem que ter bastante calma para desvendá-lo.

LEON: Um soldado solitário que adora vagar pelo deserto e luta para honrar a mulher falecida, Rolande. Sua arte de luta é o Command Sambo. Esse estilo de luta, surgiu dentro do serviço militar Russo em 1930, sem utilização de armas.


BAYMAN (Personagem Secreto): É o atirador que matou Fame Douglas, enviado por Victor Donovan. Seus golpes lembram um pouco Ein e Bass, mas luta o mesmo estilo de Leon.

TENGU / GOHAYAKUMINE BANKOTSU-BO (Chefe Final e Personagem Secreto): Isto porque Dead Or Alive 2 também quer ser é cultura. Tengu é um ser do flolclóre Japonês e está representando o ambiente épico do jogo (heranças da rival Namco e o seu Soul Calibur?). Entre suas técnicas espirituais, ele também envoca um redemoinho e voa com suas asas.


SISTEMA DE JOGO
Vestimentas: se você jogou a versão original de Dead Or Alive 2 e abre a versão Limited Edition e se surpreende com apenas duas opções de roupas para cada personagem, não se espante. Aqui o sistema de jogo mudou. As outras roupas começam a ser destravadas quando você termina o jogo com determinado personagem, inclusive ganha roupas novas.


Jogabilidade: O fator mais importante de um jogo de luta é tambem um pouco polêmico entre os entendidos do gênero. Quem curte uma complexidade desenvolvida para um público selecionado de jogadores, como Tekken, pode esquecer. Dead or Alive 2 usufruiu de um sistema simples, baseado em Virtua Fighter, se resume a 1 botão para soco e outro para chute - sequencia de golpes e técnicas variam de acordo com a combinação no botão D.


Interatividade: agora os lutadores podem ser jogados do alto de um cenário, de uma janela ou de um abismo, alguns com ângulos vistos debaixo pra cima. As armadilhas, na parede de alguns cenários, possuem cercas elétricas que explodem, se encostadas. Em DOA 1, essas armadilhas ficavam no solo do canto da tela.


Holds: Existem 3 tipos de HOLD (sistema de contra-golpes) de acordo com o direcional +botão de defesa - executadas diante de um ataque: Hold superior (diagonal superior p/ trás+defesa), de frente (trás+defesa) e inferior (diagonal D+ defesa). Esse tipo de sistema evita combeiros desesperados.. (combo makers, tirem os seus cavalinhos da chuva.. este é um jogo de combos justos e regulados). O HOLD tem também uma desvantagem necessária, para o bem da igualdade entre jogadores, elas podem ser derrotadas com um simples agarrão.

Equilíbrio: Durante a tela de personagens, ficamos ciente sobre a ficha de cada personagem, inclusive, seu nível de força.


Provocações: Aqui, cada lutador pode também provocar uns aos outros. Cuidado para que isso não vire um quebra pau fora das jogatinas.


Tag Battle: O sistema pode ser usado por até 4 jogadores, um contra um de cada vez e pode ser alterado no meio do combate - itens, como recuperadores de energia, são liberados. Uma festa.


Survival: O modo de jogo que você sai no mata mata contra todo mundo até não poder mais. A cada acerto, as pontuações surgem voando na tela e alguns brindes (como se fossem troféis) se soltam pelo cenário após cada vitória.

Team Battle: Sistema de times com opção de até 5 lutadores. Quem perde, cede lugar a outro no mesmo round.


Time Attack: vença as lutas no menor tempo possível.


Watch: Modo de jogo apenas para se assistir demonstrações de luta entre a CPU no modo solo ou Tag.


Training: Aqui é o modo para treinar os golpes dos personagens (deveria ser obrigatório em todo jogo de luta) cada movimento que o jogador faz, surge uma setinha embaixo da tela.

Versus: O clássico Mano A Mano

Internet: Opção para modo Multiplayer

O DECRETO SOBRE DEAD OR ALIVE 2 LIMITED EDITION : AME OU ODEIE
Dead Or Alive 2 é considerado o jogo mais equilibrado da série. De fato, é um dos melhores jogos de luta para esse console e só perde para o supremo Soul Calibur. A vantagem de Dead Or Alive 2 é o estilo de jogabilidade popular (fácil de jogar, fácil de se adaptar.. ou invés de uma jogabilidade dura e feita para poucos) e por esse motivo, Dead Or Alive 2 pode ser muito fácil de ser amado.. ou, simplesmente, odiado.

FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL: (デッドオアアライブ2 Detto Oa Araibu 2)
DATA DE LANÇAMENTO: FEVEREIRO DE 2000
SISTEMA: Dreamcast
PAÍS: Japão
FABRICANTE: TECMO / TEAM NINJA 
DISTRIBUIDORA: SEGA/ TEC TOY (DEAD OR ALIVE 2: VERSÃO REGULAR)
JOGADORES: 1 A 4
GÊNERO: AÇÃO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...