quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

[Santuário: Conectado] Magalhães Castro: 25 Anos - Campeonato de jogos antigos do subúrbio carioca é nesse Sábado



Desde 1993, um pequeno campeonato de jogos antigos vem reunindo amigos em competições locais na Zona Norte do Rio de Janeiro. As principais plataformas envolvem Mega Drive e Super Nintendo. 

A iniciativa veio do entusiasta e colecionador Roberto Rebello, que leva o nome de sua rua para intitular os eventos periódicos. Morador do bairro do Cachambi, nos conhecemos no Museu do Videogame Itinerante 2018 do Nova América - ele mesmo que eu estava jogando naquele rápido vídeo  do campeonato Street Fighter II Turbo do Super Nintendo, gentilmente gravado pelo magnânimo amigo Cyber Yagami (a grande presença surpresa daquele evento).

Roberto, então, se tornou campeão do pequeno campeonato River Raid ocorrido no Nova América e aproveitou para realizar seus pequenos campeonatos dos jogos selecionados ali mesmo e, posteriormente, no evento da Tec Toy 30 Anos no Norte Shopping.















O organizador e fundador Roberto Rebello, então, comenta um pouco de seu pequeno projeto.


BATE-PONG MULTIPLAYER 
Entrevista com Roberto Rebello - o criador do pequeno torneio de videogames Magalhães Castro. 

Legendas:
MRK = Mestre Ryu Kanzuki
RR = Roberto Rebello


O que te motivou a criar o Magalhães Castro ? Conte-nos um pouco sobre sua trajetória.

Tudo começou em 1993, eu tinha 12 anos e estudava no colégio da cidade no Meier e devido ao sucesso do campeonato de botão do colégio, resolvi fazer um campeonato apenas com meus amigos que estavam iniciando esse esporte. Esse torneio ocorreu no meu aniversário, e como seria na minha casa, achei que seria uma boa ideia fazer também  um torneio de vídeo game, esse torneio ocorreu em março de 1993. Não existia Mortal Kombat, também não tinha Street Fighter para o mega drive que era o meu console. O jeito foi tentar alugar o Street Fighter de 08 bits do Nintendo, acabei não conseguindo e o torneio de vídeo game foi realizado com o cartucho tartaruga ninja 3 do mega drive. Após a realização desse torneio, muitos outros vieram.



Quais são as maiores dificuldades para manter esse projeto?

As dificuldades começaram a surgir com o passar dos anos, uma vez que os torneios eram realizados na minha casa pois eu era a criança com mais estrutura para realizar torneios na minha rua. Eu tinha Mega Drive, Super Nintendo e Mesa de botão semi oficial. A partir de 1996, a galera foi crescendo e muitos achavam perda de tempo, ou infantilidade  e muitos partiram para as baladas, bailes funks que eram os points da época. Além da resistência dos pais em geral. Em síntese, a maior dificuldade e motivar a galera, deixar a chama acesa.

Algum momento memorável desses pequenos eventos ?

Os primeiros torneios realizados. Me lembro de todos eles e sou saudoso daquela época.

Quais são os jogos mais escolhidos e os menos escolhidos?

Geralmente Street Fighter, Mortal Kombat, FIFA 94 E Internacional Super Star Soccer Deluxe e Super Mario Kart. Como o torneio começou em 1993, alguns jogos que hoje ficaram esquecidos no tempo foram escolhidos naquela época. Super Volleyball e Power Athlete, Lakers X Celtics, Super Monaco GP, Tecmo World Cup 92 e Super Futebol por exemplo. Como a biblioteca de 16 bits e gigantesca, a maioria dos jogos não foram realizados, mas realizamos o maior número de jogos possíveis para torneio.

Pensa em levar o evento para outros bairros ou até mesmo para outros Estados ?

Na verdade, nunca pensei em levar para outros locais, mas para manter a chama viva tive que transferir da minha rua em algumas ocasiões para que o torneio não deixasse de existir.

Quais dicas você deixaria para quem busca esse tipo de iniciativa?

Captar uma galera que realmente curta jogos antigos e estejam dispostos a realizar torneios. Escolher bem o lugar e seja o mais transparente possível. 



Alguma mensagem final ?

Em primeiro lugar saiba que é muito difícil realizar esse tipo de iniciativa, até porque era algo que ocorria na década de 90, hoje todo mundo joga on line, a sociedade mudou muito.  Para se realizar esse tipo de torneio terá que encontrar pessoas realmente dispostas a disputarem um torneio dessa estirpe. E fundamental escolher  o lugar, jogos, data etc. Em síntese, se planeje e não desanime se algo errado na primeira tentativa, seja persistente. Muitas vezes vai se deparar com diversos problemas e com jogadores que tem outras prioridades. Jamais desanime! 



Um grande agradecimento ao Roberto e estaremos lá apoiando esta iniciativa incrível com muita força dia 22 de Dezembro, Sábado – das 14 às 18 horas na Lan-House Ultragames na Torre do Norte Shopping (Av Dom Hélder Câmara 5200, sétimo andar, sala 736, RJ). 

Confirme sua presença no evento
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...