sábado, 19 de outubro de 2013

[Dedo no Joystick] Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Mega Drive) - Postagem Comemorativa 20 Anos: Parte II: Extras Para Colecionadores

NESTA POSTAGEM

EXTRAS PARA COLECIONADORES

TUTORIAL DO TOURNAMENT FIGHTERS
COMANDOS
GUIA DE LUTADORES POR RANKING  - PARTE 1: OS 8 HERÓIS
GUIA DE LUTADORES POR RANKING- PARTE 2: SUB-CHEFES E CHEFES
CURIOSIDADE DE PRODUÇÃO
UMA ODISSEIA PELOS ESTÁGIOS
DICAS

CRONOLOGIA CLÁSSICA
TV
CINEMA
JOGOS

SOBRE
FICHA TÉCNICA


----Extras Para Colecionadores----

TUTORIAL 
DO 
TOURNAMENT FIGHTERS


COMANDOS
A= Soco
B=Chute
C=Provocação

Soco & Chute: Colocando o direcional para →+ um desses botões, o seu lutador pode executar um golpe mais forte. Em movimentos especiais, o Botão de soco lança magias mais lentas e golpes com movimentos do corpo a uma curta distância - com o chute, as magias são mais rápidas e golpes com movimentos do corpo tem alcance mais longo. 

GUIA DE LUTADORES POR RANKING - PARTE 1
 OS 8 HERÓIS 
Origem dos personagens, referências, combos e movimentos especiais


Os níveis de performance de cada lutador selecionável - de acordo com os testes - foram avaliados da 1ª a 8 posição, do melhor ao pior personagem selecionável, com base na facilidade, dificuldade de controle ou equilíbrio de cada lutador no jogo.

-------------------
1ª 
Posição
-------------------

RAPHAEL 

Raphael é o melhor lutador do jogo, justamente pela possibilidade de rápida assimilação entre magias e torpedos (usando o forte, com chute, é possível descer com um golpe aéreo rapidamente). E o seu giro especial pode encurralar bem e tem rápida recuperação - é necessário ter noção de espaço pra executar bem esse golpe. 

 Movimentos Especiais


Faísca de Energia:  + A ou B

 
Mergulhão ← + A ou B

Arco↓ (2 Segundos),   + A ou B

Sai Frenético (Fatal):    ← + C 

--------------------
2ª 
Posição
----------------------

 APRIL O' NEIL
Como é apresentado no prólogo, novos personagens entram no páreo desse novo tipo de universo apresentado às Tartarugas Ninjas nos games. April é a que radicalmente mais sofreu mudanças neste título. 



Blaze fazendo diversos ataques - à esquerda - e April no jogo. Notou alguma diferença? Eu também não - tirando a falta da meia calça e (talvez) a cor de cabelo..

No lugar do macacão amarelo, a mocinha se torna muito distante daquela repórter - ela ganha uma faixa, top e uma saia vermelha  - chegando a lembrar muito a Blaze de Streets Of Rage - até a jogada de cabelo, na comemoração, é parecida. Só comparar.  

Ela pode usar suas Garras Luminosas (movimento especial) para cortar ataques aéreos ou então impedir aproximação. Dá pra se fazer uma grande pressão com as suas Cotoveladas Velozes de surpresa somadas ao seu ótimo chute forte agachado - preferivelmente a uma curta distância - que acaba sendo tão bom quanto a sua rasteira (  + Chute).

Movimentos Especiais

Cotovelada Veloz:  ← + A ou B

Garras Luminosas: Aperte A repetidamente

Voo com Cotovelada: ↓ (2 Segundos),   + A ou B (durante o ar - como o ninja Vega em Street Fighter II - é possível catar o adversário com um German Suplex ou Arremesso Germânico, ao pressionar mais uma vez  A ou B, de perto, pega no chão ou no ar)

Pulo com Quebrada de Costela (Fatal)  + C (de perto)

--------------------
3ª 
Posição
----------------------

LEONARDO
Se salva pelos seus ataques de Ondas Sísmicas, favorecidas pelo sistema de rápida recuperação do jogo. O golpe especial, onde Leonardo voa para o ar com uma Cortadasó muda a forma de se fazer, mas é quase o famoso Soco do Dragão/ Gancho Voador (ou seja, o Shoryuken) com um comando um pouco mais complicado).


Movimentos Especiais


Pião + + A ou B (também pode ser feito no ar)

Onda Sísmica:  ← + A ou B

 Cortada: ← + A ou B

 Cravando Espada (Fatal)  ← + C 


--------------------
4ª 
Posição
---------------------
 MICHELANGELO
Um Encontrão Cruzado é bom pra pegar adversários desatentos, mas seu Super Tornado é o seu maior Triunfo. 

 Movimentos Especiais

Tornado: ↓  ↘→ + A ou B

Encontrão Cruzado:  (Segure por 2 Segundos),  + A ou B

Helicóptero:  + A ou B

Super Tornado (Fatal):   ← + C 
  
--------------------
5ª 
Posição
---------------------

 DONATELLO
Um personagem que poderia ser bem mais habilidoso com o seu projétil carregável (um Corte Lumioso que é executado da mesma forma que o Sonic Boom do Guile, mas bem menos eficiente que ele) - é melhor usá-lo à distância. Seu Fatal é melhor contra jogadores que curtem muito mandar umas magias, tira uns 50 % de dano. 

 Movimentos Especiais

Corte Luminoso: ← (2 Segundos),  + A ou B

Salto Mortal: ↓ (2 Segundos),   + A ou B

 Ataque Múltiplo com Bastão:   + A ou B

Ataque Aéreo Múltiplo (Fatal):  ↓ + A ou B (de perto)

--------------------
6ª 
Posição
---------------------

RAY FILLET
Ray Fillet, um dos novatos, veio diretamente dos quadrinhos publicados pela Archie Comics*.  


*A série Teenage Mutant Ninja Turtles Adventures - uma reformulação da versão original - compreendeu entre Agosto de 1988 e Outubro de 1995.

Seu Fatal pode causar uma tonteira imediata. 

Movimentos Especiais

Onda Sônica:  + + A ou B

Cabeçada aérea: ↓ (2 Segundos),   + A ou B ou ↓ (2 Segundos),  + A ou B (no ar)

Esmagamento aéreo: ← (2 Segundos),   + A ou B

Grito sônico (Fatal):   ← + C 

--------------------
7ª 
Posição
---------------------

CASEY JONES

Casey nas Hqs

Casey Jones é um vigilante, no enredo original, que nunca foi pego pela polícia de Nova Iorque. Marcado pelas suas caracterísitcas, como a máscara e um bastão de hóquei, Casey foi criado por Kevin Eastman para ser uma espécie de paródia dos outros Super-Heróis das concorrentes e ainda disputar a atenção da mocinha, April'O Neil, com as Tartarugas. A primeira aparição de Casey Jones surgiu em 1985, na primeira edição solo da tartaruga Raphael.
O mascarado no filme de 1990 e no desenho clássico, respectivamente


Sua Varada com Chute é bom para passar por golpes e magias, lhe garante uma invulnerabilidade temporária, exceto contra arremessos. O especial da Bomba Relógio leva um certo tempo para explodir. É preciso ter cuidado para não levar dano de seu próprio remédio.

Movimentos Especiais

Bomba Relógio: ↓ + C (leva um certo tempo para explodir. Cuidado para não levar dano )

Varada com Chute: ↓  ↘→ + A ou B (use ← ou  pra se mover pra direita ou esquerda durante o movimento)

Refletor:  ↓ + A ou B

Jogada Múltipla (Fatal):   + A ou B (de perto)
--------------------
8ª 
Posição
---------------------
SISYPHUS
Circulando por aí, pela rede, é possível encontrar fotos de um boneco de ação do personagem Sisyphus criado por um fã. Loucura! 

Sisyphus é um personagem original no game. A criatura, que mais se parece com um besouro, se une ao grupo de heróis  (Casey, April e Ray) para ajudar as Tartarugas Ninjas a salvar o seu querido Mestre Splinter.
Sisyphus (Sisífo em português), na mitologia grega, se refere um a um homem considerado como o mais astuto entre os mortais. Foi  o fundador e o primeiro rei de Éfria, posteriormente chamada de Corinto.  Mestre da malícia e da felicidade, ele entrou para a tradição como um dos maiores ofensores dos Deuses.  

Ao Cuspir Ácido simultaneamente contra outro personagem igual, de perto, Sisyphus leva dano.

Movimentos Especiais

Cuspe Ácido: ↓  ↘→ + A ou B

Ataque Múltiplo: Aperte A repetidamente

Deslize de Chifre: ← (2 Segundos),   + A ou B

Círculo de Ácido (Fatal)  ← + C 


GUIA DE LUTADORES POR RANKING - PARTE 2
 SUB-CHEFES E CHEFES
No decorrer do jogo, no modo história, os lutadores enfrentam os seus próprios clones e os chefes, Triceratóps, o próprio Krang e, quem diria, uma vilã chamada Karai, com características originalmente criadas para o jogo. Sub-Chefes e Chefes serão apresentados de acordo com o nível de dificuldade, da 1ª à 3ª posição.

--------------------
1ª 
Posição
---------------------

TRICERATÓPS
Triceratóps, encara as espadas de Leonardo, na arte oficial dos quadrinhos 

Representante da raça de aliens/ mutantes, o personagem Triceratóps surgiu pela primeira vez numa revista da Mirage Comics, chamada Fugitoid (estrelado por um androide fugitivo). Como Sub-Chefe - é um dos mais irritantes da CPU. Cuidado para não se aproximar demais dele. Seus abraços geram uma tremenda dor de cabeça e um nocaute na certa.


Triceratóps na série animada, de 1987

--------------------
2ª 
Posição
---------------------

KARAI
Karai surgiu pela primeira vez no primeiro volume dos quadrinhos das Tartarugas, quando eram publicadas pela Mirage Comics, na história "City at War".

 Alguns críticos chegaram a compará-la a Chun-li, mas seus golpes e animações são radicalmente diferentes - talvez alguma coisa (como as belas pernas) e a pose de vitória (como a de Ryu) possa ter alguma relação mais próxima com o jogo Street Fighter II. Ainda bem que não colocaram o Destruidor (Shredder, no original ), mais uma vez como o grande vilão ou chefão da bagaça, pro negócio não ficar tão clichê. Portanto, mais palmas pra Konami em termos de originalidade.
No desenho clássico da TV, Lotus Blossom seria uma outra versão da personagem Karai. Ela se une às Tartarugas após ser expulsa pelo vilão Krang, de sua organização. Ela foi derrotada temporariamente pelo Destruidor. 

O significado do nome Karai, no Kanji: 辛い, pode se referir a extremamente severo ou furacão.

--------------------
3ª 
Posição
---------------------

KRANG
Surgiu originalmente no desenho da TV, inspirado na espécie Utron - uma das diversas criaturas aliens do universo das Tartarugas Ninjas nos quadrinhos. Krang está visualmente parecido no jogo com o do desenho da TV. Seus ataques variam entre mísseis e chutes e socos que atacam a longa distância - como Dhalsim.

CURIOSIDADES DE PRODUÇÃO
Sabe-se que existem um total de 8 personagens selecionáveis oficialmente, contra os 12 lutadores da concorrência. Aparentemente, haviam ideias de inserirem os chefes como selecionáveis de alguma forma, totalizando 12 lutadores - mas por algum motivo foram removidos na versão final. Na maioria das vezes, os produtores costumam alegar falta de tempo para finalizar um determinado jogo de uma maneira completamente satisfatória. 

Atrás das embalagens Americanas do cartucho, é possível encontrar imagens de dois chefões como lutadores selecionáveis (Triceratóps e Krang). Se o problema era falta de memória, eis aí uma oportunidade para que os produtores pudessem ter produzido o jogo com 24 Megas de memória, contra 16 Megas do jogo final. 

Desde 2010, circula pela internet um vídeo no You Tube criado pelo usuário Junnanagou onde revela a incrível possibilidade de tornar esses 3 personagens selecionáveis através de um programa Trainer e o emulador Gens32. A descoberta virou notícia no fórum Technodrome
__________________________

UMA ODISSEIA PELOS ESTÁGIOS
Os estágios apresentam, em sua maioria, características bastante exóticas. Quase todas estão simplesmente relacionadas a um tipo de tema dentro de um determinado planeta - muitas sem alguma referência, então vale pela intuição entender a relação desse estágios com o modo história.


Planeta Bio
(Bio Planet)
Aliens e ovos povoam o estágio neste ambiente protegido pelo clone de Leonardo. 

Só um detalhe: alguém lembrou que só faltou a Sigrouney Weaver ao observar esse estágio ? 

Planeta do Oceano de Magma
(Magma Ocean Planet)
Neste que é um dos ambientes mais fantasiosos e mais aterradores, com uma criatura ao fundo em forma de lava, se encontra o clone de Raphael. 

Planeta Floresta
(Jungle Planet)
Neste ambiente mais selvagem, com uma enorme aranha se destacando ao fundo, encontramos o clone de Sysiphus.

Planeta Miragem 
(Mirage Planet)
Neste estágio de cores celestes, bolhas e plantações misteriosas, está à espera o clone de Michelangelo.

Espaçonave
(Spaceship)
Uma clone de April invadiu a espaçonave, a mesma onde comportam os heróis que estão indo em direção à Dimensão X para resgatar o Mestre Splinter.

Interior da Espaçonave
A luta agora é no interior da espaçonave. É possível ver uma cabine de controle ao fundo.

Planeta da Cidade Futurística
(Futuristic City Planet)
Neste ambiente com ares de futurismo Cyberpunk, os heróis combatem o clone de Donatello. 

Planeta da Gelo 
(Ice Planet)
Neste ambiente gélido e de alguns toques tecnológicos, se encontra o clone de Casey Jones.

Interior do Planeta de Gelo 
A luta continua pelo subterrâneo. Um mamute congelado pode ser visto ao fundo.

Planeta Oceano
(Ocean Planet)
O clone de Ray Fillet o encontra nessa ambiente com cara de cais de porto.

Planeta Jurássico
(Jurassic Planet)
Triceratóps o aguarda para umas boas surras. 

Tecnódromo
(Technodrome)
O estágio de Krang é um show de cores e animações tecnológicas. As características são próximas ao que vê no desenho da TV. 
Interior do Tecnódromo 


Continuando por baixo, é possível encontrar uma sala cheia de engenhocas.

O Dojo
(The Dojo)
Em comparação aos sofisticados estágios anteriores, o último, onde a última chefe, Karai, lhe aguarda, é bem comportado - com uma bela vista ao fundo.  

Interior do Dojo
Continuando a luta final por baixo, o estágio mostra o seu lado mitológico - com estátuas de dragões e de lutadores milenares ao fundo. O um dos estágios mais bonitos, ou se não o mais, do jogo.
__________________________

DICAS
"Mandando um Perdido" (Combo 100% ) Com Raphael, de longe, mande o projétil, Faísca de Energia. Quando acertar, mande o FatalAí é só assistir o adversário perder toda a energia em segundos. Depois é só perguntar se ele anotou a placa.  

"Carrapato Infinito" (Infinito):  Aí, curte umas baladinhas? Quer dar uma pegada infinita e além? Então confira essa. Com qualquer uma das Tartarugas. Use o agarrão com  + A, bem perto. Repita a operação seguindo aonde vai cair o outro oponente. Funciona melhor no canto. 
__________________________

CRONOLOGIA CLÁSSICA
(1987 - 1993)

TV

As Tartarugas Ninja

Título Original: Teenage Mutant Ninja Turtles
Capítulos: 193 Temporadas: 10 Emissora: Rede Globo
Tempo: 22 minutos Período Original: 14 de Dezembro de 1987 - 2 de Novembro de 1996
Distribuição Original: Group W. Productions (1987-1990)
Gênero: Aventura (Desenho) País: E.U.A.

Curiosidades: O que se sabe, é que a Playmates inc. estava se aproximando de lançar uma linha de brinquedos baseado nas Tartarugas Ninjas, eles decidiram recuar para que o desenho da TV viesse primeiro e se precaver do risco de não conseguirem investimento.  

CINEMA

As Tartarugas Ninjas

Título Original: Teenage Mutant Ninja Turtles
Duração: 93 Minutos Gênero: Aventura
Lançamento: 6 de Julho de 1990 (Brasil)
Direção: Steve Barron País: E.U.A.

As Tartarugas Ninjas II: O Segredo de Ooze

Título Original: Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Secret Of The Ooze
Duração: 88 Minutos Gênero: Aventura
Lançamento: 19 de julho de 1991 (Brasil)
Direção: Michael Pressman País: E.U.A.

As Tartarugas Ninjas III

Título Original: Teenage Mutant Ninja Turtles III
Duração: 93 Minutos Gênero: Aventura
Lançamento: 6 de Julho de 1990 (Brasil)
Direção: Steve Barron País: E.U.A.

JOGOS

Teenage Mutant Ninja Turtles

Título OriginalFierce Turtle Ninja Legend (激亀忍者伝 Gekikame Ninja Den)
Plataforma: Nintendo Lançamento: 12 de Maio de 1989
Fabricante: Konami País: Japão

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Arcade Game

Título Original: Teenage Mutant Ninja Turtles: Super Kame Ninja (ティーンエイジ・ミュータント・ニンジャ・タートルズ 〜スーパー亀忍者〜 Tīneiji Myūtanto Ninja Tātoruzu: Sūpā Kame Ninja
Plataformas: Fliperama; Nintendo Lançamento: 1989
Fabricante: Konami País: Japão

Curiosidade: Convertido para Nintendo, em 1990, com o título de Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game, como uma sequência direta do seu primeiro jogo.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of the Foot Clan

Plataformas: Game Boy Lançamento: 1990
Fabricante: Konami País: Japão

Teenage Mutant Ninja Turtles II: Back from the Sewers

Plataformas: Game Boy Lançamento: 1991
Fabricante: Konami País: Japão

Teenage Mutant Ninja Turtles III: Manhattan Project

Título Original: ティーンエイジ・ミュータント・ニンジャ・タートルズ2 ザ・マンハッタン・プロジェクト Tīneiji Myūtanto Ninja Tātoruzu Tsū Za Manhattan Purojekuto
Plataformas: Nintendo Lançamento: 1991
Fabricante: Konami País: Japão

Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles In Time

Título Alternativo: Teenage Mutant Ninja Turtles VI: Turtles In Time (SNES)
Plataformas: Arcade; Super Nintendo Lançamento: 18 de Setembro de 1991 (Arcade); 24 de Julho de 1992
Fabricante: Konami País: Japão

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist

Título Original: Teenage Mutant Ninja Turtles: Return of the Shredder 
Plataformas: Mega Drive Lançamento: 22 de Dezembro de 1992
Fabricante: Konami País: Japão Memória: 8 Megabits

Notas: Aqui, as Tartarugas começava a assumir uma parte de sua face dos quadrinhos de origem em imagens dentro do jogo.

Teenage Mutant Ninja Turtles III: Radical Rescue

Título Original: Teenage Mutant Ninja Turtles 3: Turtles Kiki Ippatsu (Teenage Mutant Ninja Turtles 3: タートルズ危機一発
Plataformas: Game Boy Lançamento: 1993
Fabricante: Konami País: Japão
__________________________

SOBRE
DEDO NO JOYSTICK 
ORGULHOSAMENTE APRESENTA EM UMA EDIÇÃO ESPECIAL
TEENAGE MUTANT NINJA
TURTLES
TOURNAMENT FIGHTERS
POSTAGEM COMEMORATIVA 20ANOS 

2013 © Mestre Ryu 
(textos, captura imagens, edição de imagens e vídeos)

FICHA TÉCNICA
Título Original: TMNTトーナメントファイターズ
Data de Lançamento: 1993
Memória: 16 Megabits
País: Japão (Origem)/ E.U.A. (Versão Acompanhada)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...