sexta-feira, 16 de agosto de 2013

[Há 65 Milhões de Anos.. ] Jurassic Park (Mega Drive, EUA, 1993) Postagem Comemorativa 20 Anos

NESTA POSTAGEM 

a mais emocionante aventura dos últimos 65 milhões de anos! 

OSSADAS DA ORIGEM
SINOPSE PROMOCIONAL
GRANT: ENCURRALADO NO TERRITÓRIO DO TIRANOSSAURO REX
RAPTOR: A SOBREVIVÊNCIA DO MAIS FORTE! 
DEDO NO JOYSTICK 
JURASSIC PARK (MEGA DRIVE)

EXTRAS ESCAVADOS
O GUIA JURÁSSICO - PARTE 1: ESPÉCIES EXTINTAS 
O GUIA JURÁSSICO - PARTE 2: ARMAS (DR. GRANT) & GOLPES (RAPTOR) & Items de recuperação
O GUIA JURÁSSICO - PARTE 3: DE OLHO NO MAPA
SEGREDOS DO PARQUE: MODO TRAPAÇA (CHEAT MODE)
BASTIDORES
OUTRAS VERSÕES
FICHA TÉCNICA



OSSADAS DA ORIGEM

SINOPSE PROMOCIONAL
Texto originalmente encontrado na contra-capa do encarte da Tec Toy

Em uma mina na América do Sul foi encontrada uma pedra de âmbar. Dentro dela, uma das maiores descobertas científicas do século: o DNA dos antigos dinossauros, guardado em um fóssil de um inseto que se alimentava destes animais! 

A partir daí um milionário excêntrico resolveu construir o impossível: um lugar onde os seres humanos e os dinossauros da era jurássica convivessem lado a lado, em uma ilha do Caribe: o Jurassic Park. E os mais antigos moradores da Terras foram criados com perfeição! 


O parque era completamente seguro, com o mais moderno sistema de proteção aos visitantes. Mas o que parecia paradisíaco tornou-se assustador, e agora todos precisam da sua ajuda. Encare com toda a emoção do filme em um sensacional cartucho que reúne 16 Mega da melhor tecnologia do ano 2000, com a mais emocionante aventura dos últimos 65 milhões de anos! 

GRANT: ENCURRALADO NO TERRITÓRIO DO TIRANOSSAURO REX
Texto originalmente encontrado no manual de instruções da Tec Toy

Nuvens densas e escuras pintaram nos céus durante vários dias, encobrindo o horizonte em todas as direções. Mas coo sua pesquisa não podia esperar, você saiu num dos veículos do parque, percorrendo a ilha com a cabeça cheia de dívidas e os cadernos repletos de dados científicos. 

Ao atingir as regiões centrais da ilha, a chuva começou a castigar o teto do seu veículo. Então a tempestade caiu, e à medida que o vento ricocheteava pelas palmeiras da selva, você começou a se sentir angustiado. Fez uma curva, e os faróis de seu carro iluminaram uma cerca eletrificada com sua placa de identificação: T. Rex.


Os Relâmpagos cortavam os céus. Subitamente, tudo ficou escuro e silencioso. Quantos minutos se passaram? Um? Cinco? Quinze? De repente, gigantescas mandíbulas apareceram no seu pára-brisa, quase roçando sua face. Dentes afiados abocanharam a estrutura do veículo e começaram a sacudi-lo, como se você estivesse dentro de um imenso saleiro, e fosse o último grão de sal - ou, talvez, o último homem sobre a face da terra! 



A próxima coisa que você se lembra era de estar ferido e com tonturas... mas ainda respirando. O Carro estava destruído. Algo pesado se arrastava nas redondezas... a única coisa a fazer naquela momento era sacudir a cabeça para afastar o zumbido - e descobrir o que fazer para sobreviver! 

RAPTOR: A SOBREVIVÊNCIA DO MAIS FORTE! 
texto originalmente encontrado no manual de instruções da Tec Toy

A vida dentro de uma jaula não tem sentido. Um Raptor precisa de liberdade. Por isso, quando caíram os relâmpagos e as barras de jaula deixaram de arder, o Raptor escapou! 


Agora uma das feras mais espertas e mortais do JURASSIC PARK vagueia livremente. Ele fareja a pista de uma pequena criatura bípede que conseguiu escapar dentro de um estranho ovo que o Tiranossauro destruiu. Seu faro lhe diz que esta criatura seria um bom prato...


DEDO NO JOYSTICK 

Jurassic Park (Mega Drive)

MUITO ALÉM DO PARQUE 
O jogo parece contar com cenários que vão além do tema Parque dos Dinossauros, desde que você ainda não tenha visto o filme 

Se bem me lembro, uma dos primeiros contatos que tive com esta grande obra cinematográfica dirigida e produzida por Steven Spielberg, foi esta adaptação lançada no mesmo ano de lançamento do filme nos cinemas. O jogo aproveita espécies e conexões, com cenas excluídas do filme, vistas apenas nos livros de Michael Crichton até então.

Nesta versão de Mega Drive, é possível escolher entre Dr. Grant ou Raptor. As missões consistem em resolver quebra-cabeças práticos durante a ação (ao pular plataformas ou escapar de armadilhas) que se tornam mais importantes do que sair derrubando inimigos.  Na pele do herói do filme, o cientista Dr. Grant precisa lidar com armas como tranquilizantes e explosivos para se proteger dos dinossauros e encontrar a saída de cada área. Como Raptor, ele terá de enfrentar guardas e outros dinos (como os compsógnatos e dilofossauros). 


Utilizando o sistema de inteligência artificial, DPA (Dynamic Playing Adjustament), o desafio se torna ainda mais interessante para os jogadores, já que os inimigos não saem atacando de graça ou em pausas programadas. O que se torna irritante para quem joga com o Raptor, ao ter de subir entre uma plataforma e outra enquanto um soldado da InGen te espera com tranquilizantes.

A jogabilidade do jogo é quase perfeita, tendo um certo problema de câmera lenta em determinadas passagens e a complexidade de movimentos de Raptor dificulta na hora que se exige movimentos precisos no controle (seja para pular sobre pequenas plataformas , espaços estreitos ou subir para atacar um inimigo rapidamente). Como Dr. Grant, o jogo tem a melhor jogabilidade, apesar da lentidão de algumas passagens.


Sam Powell constrói uma trilha diferenciada. Em comparação a trilha mais emocional de John Williams para o filme, Powell se concentra totalmente no terror e no suspense, combinado com a ação e tensão do game, tanto em suas instrumentalizações tribais ou primitivas. Os efeitos sonoros reproduzem sons bem próximos aos do filme (inclusive alguns inéditos, como o de T. Rex, na abertura). 


Graficamente, o jogo apresenta um visual bastante realista dos cenários, se comparando aos jogos digitalizados. O sistema de controle, a interação da trama e movimentação dos personagens se assemelha bastante aos jogos de computador (como Prince Of Persia e Flashback: Quest For Identity). Se cair de locais altos, como um humano (Dr. Grant) é possível  se ferir (perder energia) ou até morrer (perdendo uma vida ou o jogo). Com o Raptor, que não perde energia ao cair de certa altura, só faltava mesmo uma animação de queda (como acontece no filme). 


A versão de Jurassic Park para Mega Drive pode ser considerado como uma excelente extensão livre do filme. Provando que jogos adaptados de excelentes e célebres filmes podem ser tão bons quanto. Uma competente rugida da SEGA em conjunto com a Blue Sky. 

  
EXTRAS ESCAVADOS

O GUIA JURÁSSICO - PARTE 1
Espécies Extintas 
Todas as espécies vistas no cinema também estão no jogo, e mais outras espécies extras. Confira. 

 Triceratóps (Triceratops) - O primeiro dinossauro a aparecer no jogo. Aparece doente no filme. 


Comenta-se que muitas de suas características nunca foram comprovadas na vida real. 

Dilofossauro (Dilophosaurus) - É um dos primeiros dinos mortais a aparecer no jogo. Lança uma espécie de gosma como ataque, ao abrir um tipo de gola associado ao lagarto-dragão Australiano. Tem tamanho menor no filme. 

Pteradonte (Pteranodon) - Comparado às espécies atuais, são um misto de aves e morcegos. Surge no fim de O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997). 

Braquiossauro (Brachiosaurus) - Herbívoro e dócil, aparece na cena mais marcante do primeiro filme. 
Compsógnato (Compsognathus) - Pequeninos e mortais. Surgem no segundo filme, O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997). No livro, eles matam John Hammond, o criador do Parque dos Dinossauros.
Velociraptor (idem) - Velozes e desafiadores. Adoram caçar. Seguem fielmente suas características do filme.
Tiranossauro Rex (Tyrannosaurus Rex) - O grande vilão é o maior e mais assustador de todos os predadores. E também é digno dos momentos mais marcantes da trilogia cinematográfica. Sua fraqueza, nos filmes, é que ele não enxerga nada que se movimenta.

O GUIA JURÁSSICO - PARTE 2
Armas (Dr. Grant); Ataques (Raptor) & Items de recuperação
Contando com um arsenal de armas que encontra no caminho, Dr. Grant pode deixar os Raptors descansando por alguns minutos enquanto Raptor utiliza chutes e pulos para detonar guardas e outros dinos. A maioria dos itens de recuperação são utilizados por Dr.Grant.

Dardos com identificação Azul*¹: A arma que se começa o jogo. É o tranquilizante mais fraco.

Super-Dardos com identificação Vermelha*²:  Deixa Raptors com mais tempo de descanso.

 Granada de Gás: causa danos maiores que os tranquilizantes e bom pra pegar alvos distantes com mais facilidade. É uma das melhores armas contra o Tiranossauro Rex.

 O Revólver Atordoante: Possui intensidades fraca, média e forte dependendo do tempo em que segurar o Botão B e posteriormente soltá-lo. A munição é recarregada com uma caixa de bateria.

 Granada de Choque Vermelhas: Com efeito de explosivo, é a melhor granada do jogo. Derruba dinossauros por um longo tempo.

Foguetes: Os mini-mísseis são os dardos mais fortes do jogo. É possível manter o tiro carregado com o Botão B.
Granada de Luz: Causa dano temporário muito rápido. É a pior arma do jogo. 


Sem armas: Este desenho com o simbolo do Jurassic Park indica que não há munição. E quando não há mais munição, Dr. Grant está indefeso. O lance para não ver essa assustadora imagem, é utilizar as armas sabiamente. Ao invés de utilizar a todo momento, é preciso  encontrar uma maneira de fugir. 



Recarregadores das armas (respectivamente, cada item representa uma arma apresenta anteriormente)
*¹ ² Com os dardos vermelhos e azuis, é preciso atirar nos pés dos Raptors para mantê-los desacordados. 


Combustível: Disponível na área do Bote (Dr. Grant)
Caixa de Medicamento: recupera a energia totalmente. 
Caixa de Medicamento pequeno: É encontrada na quarta área (Dr. Grant)
Raptor pode se alimentar dos Compsógnatos ou então de coxas de peru, seus items de cura.
Chute:  Botão B
Raptor manja dos paranauês

Voadora:   → + Botão B
Mordida: Botão A
Mordida para baixo: Botão A segurado + 
Mordida para cima: Botão A segurado +  
Salto pra frente: → + Botão C
 Provocação: ABC simultaneamente

O GUIA JURÁSSICO - PARTE 3
De Olho no Mapa
É preciso ficar de olho nas Passwords para continuar de onde parou. Elas também ficam gravadas na tela do menu. São 7 áreas para Grant e 5 para Raptor. Abaixo, cenas do filme e imagens do jogo respectivamente.

FASE 1: "A FLORESTA" 
(LEVEL 1: THE FLOREST

 
O cenário da primeira área é a mais realista de todas, com sons de dinossauros ao fundo em um ambiente que mais se parece com uma reprodução mais selvagem da área da Ilha Nublar do filme. 


Raptor surge em ambiente diferente e com outros desafios propícios para as suas habilidades físicas, em comparação a primeira área usando o Dr. Grant. Característica estabelecida para o decorrer de sua aventura. 

FASE 2: "SUBTENSÃO DE ENERGIA" 
(LEVEL 2: POWER STATION)


A segunda área, também é inspirado num cenário do Parque visto no filme, embora mais pareça com uma área de segurança. O negócio é subir, mas também se atentar às correntes elétricas. O segundo e terceiro ato são recheados de passagens estreitas. O vilão T. Rex surge pela primeira vez. Há um total de 2 subníveis.

FASE 3: "RIO" 
(LEVEL 3: "THE RIVER") 
Este cenário é uma das mais divertidas ou se não o mais. É necessário pegar combustíveis para não ficar no caminho.

FASE 4: "ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO" 
(LEVEL 4: PUMP STATION)
O nível de dificuldade se torna ainda mais absurdo nesta quarta área, tendo que desativar armadilhas para continuar a passagem. 


Com Raptor, é necessário saltar com pulos precisos ou com saltos especiais ( + B) dependendo de cada plataforma ou espaço. 

FASE 5: "DESFILADEIRO"
(LEVEL 5: CANYON)
É preciso tomar cuidado com as pedras que caem do alto.

FASE 6: "VULCÃO"
(LEVEL 6: VOLCANO)
Por dentro do Vulcão, Dr. Grant se encontra em uma aventura extra, como se tudo estivesse nos tempos da era jurássica. As passagens lembram um labirinto. Para não cair na lava, todo cuidado é pouco.

FASE 7: "CENTRO DE VISITANTES"
(LEVEL 7: VISITORS CENTER)


Centro de Visitantes (Visitor Center) é a última. O rastro de sangue na porta do elevador enaltece o realismo da violência dos predadores. Há um total de 4 subníveis. 


Nesta passagem, controlando o Raptor, é preciso persistir para ultrapassar este guarda mala e continuar no caminho até a saída.

SEGREDOS DO PARQUE
MODO TRAPAÇA (CHEAT MODE)
Na tela de Passowrd, ao digitar a seguinte palavra Nyuknyuk e posteriormente selecione e aperte o botão na letra Start, uma frase Second Controller Enabled aparecerá na tela. 

Agora entre na tela de Options e verá que a cor das opções a serem alteradas mudaram para Azul.


Comece o jogo e você estará na tela de Trapaça.


É possível agora, controlar o Dr. Grant ou Raptor pelo Controle 2. A exemplo do truque das mil faces visto em Sonic, podendo mover pra onde quiser, dá pra se fazer muitas loucuras com esse recurso - mas de uma maneira diferente. É possível, por exemplo, fazer o o seu personagem passar pelas paredes ou voar; também é possível atrapalhar os comandos da CPU nas telas de demonstração.


Raptor na fase Volcano


Dr. Grant troca de lugar com Raptor

Sabendo que é possível selecionar fases, experimente então a malícia de colocar Dr. Grant na fase do Raptor ou vice-versa. Você notará, logo na primeira fase, que Dr. Grant vira uma espécie de fantasma, ultrapassando qualquer item ou inimigo (tendo escolhido o Raptor na fase da Floresta do Dr. Grant).

Curiosamente, Grant volta a cor normal de suas fases ao encontrar o seu "sósia"

Como Dr. Grant nas fases de Raptor, o personagem fica com as cores desbotadas e você vai se deparar com soldados tentando te acertar mas sem sucesso (uma pena não poder acertá-los, o que tornaria uma dinâmica incrível e nova, tendo Dr. Grant encarando todos os desafios no lugar de Raptor em suas fases). Só tome cuidado para não bater de frente com o próprio Dr. Grant enquanto ele foge. Caso isso aconteça, o jogo trava.

BASTIDORES
Cenas excluídas? Pelo menos duas imagens suspeitas, de divulgação, podem ser encontradas na revista Ação Games número 38 (Julho de 1993). Uma é perceber que Dr. Grant está em pé em cima do bote e a outra, é Raptor tendo o ícone, em cima de sua barra de energia, que só aparece quando Grant está sem munição. Seriam imagens de uma versão Beta? 

Na mesma edição é comentado o processo de criação do jogo Jurassic Park, tanto da versão de Mega Drive quanto da versão para SEGA CD. 

"A Versão para Mega Drive pode não ter os mesmos recursos e efeitos de um CD, mas nem por isso está dando menos trampo para a SEGA. A que equipe de produção, que está trabalhando nela há 15 meses, também usou bonecos como modelos e caprichou no movimento dos bichos. Só o Raptor, dinossauro que será vilão e personagem, terá mais de 20 movimentos. O resultado sairá num cartucho de 16 Mega e lançamento previsto para 10 de Agosto.  

O interessante nesta versão para Mega são as opções de jogo. Você pode controlar o Dr. Grant ou um dos dinos.
- Notas da Revista Ação Games: Número 38, direto da CES Chicago em 1993


Sobre a produção para SEGA CD: 
"A versão para Sega CD promete ser animal. Ela é a primeira realização do Estúdio Multimídia da SEGA, na Califórnia (EUA), um avançadíssimo centro de produção de jogos que custou 10 milhões de dólares para ser montado. Uma equipe de 25 pessoas - entre programadores, músicos e artistas de computação gráfica - está trabalhando há mais de um ano só para produzir o game. 

Imagine que estes profissionais precisaram ter aulas com um especialista em animais pré-históricos. Tudo para aprender como os dinossauros se movem e fazer um jogo tão realista quanto o possível. 

Mas o realismo não parou por aí. A equipe da SEGA deu-se ao trabalho de produzir pequenos bonecos-dinossauros, que serviram como modelos tridimensionais para as imagens do jogo. Certos sons que os bichos emitem no game foram tirados da própria natureza: um exemplo é o ruído do jacaré, que cai como uma luva como voz de dinossauro. Alguns dos cenários que você vai ver no jogo foram extraídos de paisagens do Hawaii e do pântano Okefenokee, nos Estados Unidos.

Os músicos da própria SEGA compuseram toda a trilha sonora do jogo, especialmente desenvolvida para criar um clima de suspense, aventura e emoções fortes. Finalmente imagens e sons foram mixados na avançada estação de trabalho multimídia e resultaram, provavelmente, no melhor jogo para CD que a SEGA foi capaz de produzir até hoje. Jurassic Park, com lançamento previsto para Outubro, terá imagens digitalizadas e som com efeito surround. Simplesmente animal"
- Notas da Revista Ação Games: Número 38, direto da CES Chicago em 1993


A versão de Sega CD trazia gráficos com imagens digitalizadas levemente cartunescas, efeitos tridimensionais, e filmes interativos - o que tornava a dinâmica com mais cara de cinema.

As típicas granulações presentes nas pequenas animações, com atores de verdade, são pouco perceptíveis em comparação a outros jogos do sistema, onde se exige em tempo integral, como Mad Dog McCree, por exemplo.

OUTRAS VERSÕES

Super Nintendo

Na versão de SNES, o jogo é visto por cima e há também momentos onde a perspectiva muda para primeira pessoa. O jogo foi realizado pela Ocean Software e distribuído pela Jaleco.

Nintendo
 
Apesar das muitas limitações, a versão tem leves semelhanças com a de SNES (como a visão vista por cima).

Panasonic 3DO
A versão 3DO (chamado Jurassic Park: Interactive) também era como um filme interativo e com gráficos digitalizados visivelmente mais realistas do que a versão para Sega CD, além de ser a versão mais fiel adaptada do filme (com a música tema composta por John Williams). Fotos do jogo em ação encontradas no blog Super Adentures in Gaming  Foi lançado em 2 de Dezembro de 1994, após todas as outras versões caseiras, e foi desenvolvida pela divisão Universal Interactive.

ARCADES
Seguindo os Fliperamas de tiro tradicionais, o negócio é atirar no que aparecer.  Há a possibilidade de se jogar com 2 Jogadores. Foi fabricado e distribuído pela SEGA em 1994.

FICHA TÉCNICA
Título Original: Jurassic Park
Ano: 1993
Distribuidora: Tec Toy (Brasil); SEGA
Fabricante: Blue Sky
Gênero: Ação
Memória: 16 Megabits
Classificação: 7 anos

CRÉDITOS

HÁ 25 MILHÕES DE ANOS
Acompanhe antes de assistir Jurassic Park 3D 

DEDO NO JOYSTICK 
JURASSIC PARK (MEGA DRIVE)
POSTAGEM COMEMORATIVA 20 ANOS
Artigo (Texto & Edição de Imagens): Mestre Ryu
Confira os materiais de coleção nas páginas especiais do Facebook: [Há 65 Milhões de Anos...O Álbum: Cartão de Memória] Jurassic Park (Mega Drive) - Encartes e Manual de Instruções



Agradecimentos Especiais à Sega Brasil pela disponibilização do manual de instruções e outros materiais da Tec Toy escaneadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...