Em Destaque

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Sobre os itens de recuperação


Lá está você, saltando sobre plataformas, evitando espinhos e desviando das investidas incessantes dos inimigos. Ocasionalmente você é acertado, mas dá graças por não ter conhecido o abismo. No entanto, parte da sua saúde se vai nesse processo, mas é melhor do que tê-la perdido por completo.

Conforme avança, por mais que seus reflexos te sirvam consideravelmente bem, não te livraram de ter sua vida danificada. Tudo o que você mais sonha é ter um meio de conseguir melhores chances, afinal, se está em um ponto demasiado longe para se desistir.

Eis que um inimigo ao morrer derruba um item que, ao ser pego, restaura seu vigor. Logo, é possível continuar sua empreitada sem maiores apertos. Pelo menos por enquanto.

Esses parágrafos acima podem muito bem ser a descrição das aventuras de alguém em meio a algum game. Os itens de recuperação podem ser bastante almejados, mais ainda em outras situações mais apertadas. É sobre eles que falarei hoje.

 
1.Comida
A comida é um item de recuperação que desde sempre foi utilizado. Afinal, comida = energia.

Os mais comumente usados são frutas, verduras e carne, principalmente carne.

A carne é geralmente utilizada em games do estilo mais “barra pesada”, como Final Fight, Golden Axe ou Streets of Rage. Em meio às torrentes de inimigos e bruta montes nas ruas, é possível encontrar entre uma lata de lixo e outra uma carninha para recuperar a vida. É claro, não se pode reclamar das condições que é servida nem de seus efeitos, mas nunca ninguém morreu disso (nos games).

 
Servidos?
As frutas e verduras tem menos evidência na recuperação de vida, sendo utilizadas principalmente para ganhar pontos extras ou até power ups, como na série Mario. Mas é interessante notar a grande quantidade de frutas e verduras presentes nos games antigos. Muitíssimo comum encontrar maçãs, bananas, tomates e berinjelas por entre os cenários. Seria isso uma tentativa de estimular as crianças a consumir mais esse tipo de comida? Ou seria apenas falta de variedade?

Esses são o tipo mais comum de itens de recuperação do tipo ‘comida’ encontrados. É claro, há mais variações, que vão de caixas de leita até yakissoba, mas enfim.


2.Poções
As poções e medicamentos são utilizados principalmente em games de RPG.
Costumam obedecer uma ‘hierarquia’, onde mais alta a posição, mais status a poção recupera, pois nesse tipo de game há evolução, logo, ter um item que recupera a mesma quantidade de status o game todo seria inútil.

Muito além da vida, as poções podem recuperar magia, stamina, e também aplicar diversos efeitos.

Diferente da comida que é geralmente encontrada, as poções podem ser compradas durante o jogo, possibilitando a criação de estoques. E é interessante notar como as cores delas geralmente são azul, verde e vermelha.

 
Em meio a batalhas contra dragões, orcs e afins, nada mais comum do que parar para abrir a sacolinha de remédios para tomar algumas garrafinhas revitalizantes. O bom das poções é a sua portabilidade, pois não ocupam tanto espaço quanto um pernil.


 
3.Outros
Como não é todos que se servem de comida e poções para sobreviver, deve haver outros meios para se manter neste plano. 

Um dos mais comuns é a energia pura e simples para ser consumida.

Seja em forma, de almas, orbes, tanques ou cápsulas, elas são a melhor saída para guerreiros míticos e/ou cibernéticos que não querem consumir algo tão mundano.

 

Outro item que vem ganhado mais destaque ultimamente é o kit médico. A caixinha branca com cruz vermelha é bastante presente em games de tiro e de sobrevivência, ainda mais nessa onda zumbi que passamos ultimamente.
E apesar dele ser geralmente um kit de primeiros socorros, ele consegue curar, furos, queimaduras, cortes, tiros, infecções e toda a sorte de problemas que se pode encontrar em um campo de batalha. Se isso é um kit de primeiros socorros, imagine só como seria um hospital completo!

 

4.Conclusão
Entre mortos e feridos, sobreviver sem esses itens é realmente uma tarefa árdua. Mas afinal, é pra isso que eles estão lá, para dar longevidade às nossas jornadas, a fim de que a aproveitemos ao máximo. Seria bem legal morar em um lugar onde o sistema de saúde funcionasse, e esses itens nos fazem viajar para um local mágico onde isso é possível e acessível à todos.

1 Hit Combo :

Leandro" Leon Belmont" Alves the devil summoner disse...

bacana o post, uso mais o Finish him!! e FATALITY!!!

hahahahah

o de zelda e falcon punch não conhecia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...