domingo, 7 de agosto de 2011

[Street Fighter II 20 Anos - 3rd Special Bonus Stage] Sessão Crítica: Street Fighter Zero: The Animation (Dir. Shigeyasu Yamauchi, 1999, OVA, Japão)

NESTA POSTAGEM
SESSÃO CRÍTICA SESSÃO CRÍTICA
SESSÃO CRÍTICA
SESSÃO CRÍTICA SESSÃO CRÍTICA 
STREET FIGHTER ZERO: THE ANIMATION 
SESSÃO CRÍTICA SESSÃO CRÍTICA SESSÃO CRÍTICA
SESSÃO CRÍTICA
SESSÃO CRÍTICA SESSÃO CRÍTICA SESSÃO CRÍTICA

STREET FIGHTER ZERO: THE ANIMATION
MAIS INCIDENTAL E MENOS ORIGEM
Adaptação tem boas animações, mas perde boas oportunidades
Esta é uma das adaptações mais fracas da série Street Fighter. Este especial pra vídeo foi produzido exclusivamente para comemorar o aniversário dos 10 anos de Street Fighter II, e se baseia na saga Street Fighter Zero.

Ryu conhece Shun, que diz ser um irmão seu vindo do Brasil. Em meio à esta história, Ryu acaba descobrindo o misterioso efeito do Satsui no Hadou, o lado negro herdado de sua técnica que aprendeu de Gouken, juntamente com seu amigo Ken Masters.

O enredo alternativo, unindo com o fator emocional, mais uma vez se encontram, como nas outras produções japonesas. Sendo que desta vez, nem o enredo alternativo e nem o fator emocional funcionam muito. A falta de foco na saga de origem, colocando-o apenas como pano de fundo, faz a produção perder grandes oportunidades, mas quase não se torna um desastre total pela razoável conexão filosófica. A razão de lutar, a tentativa de ligar este questionamento existêncial, pela busca do aperfeiçoamento das habilidades dos personagens, se torna mais aguda do que as outras produções animadas da série. Isso torna o envolvimento, pelo menos, morno.
Há outras coisas que se salvam também, como a boa animação. Algumas cenas de luta bem feitas e movimentadas. Em certos momentos, os exageros acabam tornando o OVA uma aparente adaptação daqueles super encontros no videogame - aonde os Street Fighters & cia se reúnem para trocar sopapos com os Super Heróis Marvel -  do que uma adaptação de SFZ. Justamente pelos momentos de Ryu e Ken manifestando ao máximo seus golpes mais conhecidos de uma maneira escandalosa. Mesmo não tendo ligação com produções anteriores, e procurando se tornar uma nova linguagem pra uma geração cult mais atual que aprecia o gênero, fica estranho.

E como se não bastasse, mais fatores negativos. Os personagens mais novos - ou trazidos de volta na gamesaga Zero - tem presença insignificante. Reduzidos a apenas coadjuvantes com pontas sem nexo - um monte de personagens aparecendo e lutando, apenas pra encher a tela e mais nada. O pior é que, além disso, aparecem apenas como ponta. E depois volta-se a se focar nos personagens veteranos dos videogames, tornando-se um desenho sem grandes novidades.
Ligação Entre Os Guerreiros
Quem não é íntimo com a história original, fica com a estranha impressão de que Gouki (Akuma no ocidente) é pai de Ryu no filme. O que na verdade, poderia ter deixado claro, é que ambos tem alguma ligação em sua força - no caso o Satsuí no Hadou.
DVD
O DVD (tanto no Japão quanto nos EUA) foi lançado com extras - com comentários de dubladores e da produção. Uma raríssima cópia lançada em VHS - criada por fansubers (os distribuidores independentes de animê) - trazendo esses extras após os créditos, foi lançada em lojas especializadas aqui no Brasil.
Capa Japonesa
Capa Americana

Mangás
Street Fighter Zero de Masahiko Nakahira: A saga de 2 volumes, foi a primeira produção a apresentar a lenda do Satsui No Hadou fora dos videogames. A distribuição foi em 1996 pela Shueisha, a maior editora de mangás do Japão que publica séries como a Shonen Jump (Dragon Ball; Cavaleiros do Zodíaco; Yuyu Hakusho). Este foi o mesmo ano de lançamento de Street Fighter Alpha 2, aonde se apresentava o persoangem secreto, Shin Gouki. O mangá foi relançado nos EUA pela Udon Comics como Street Fighter Alpha em 2007. A Udon é também a atual distribuidora que produz os quadrinhos baseados na série. Inclusive alguns jogos já contavam com visuais inspirados em suas páginas - como Super Street Fighter II: Turbo - Revival.


 FICHA TÉCNICA
Título Original: ストリートファイターZERO: THE ANIMATION
Gênero: OVA (Shounen; Drama/ Ação)
Ano: 1999
País: Japão
Duração: 45 Minutos
Diretor: Shigeyasu Yamauchi 
Distribuição: Manga Entertainment
STREET FIGHTER II 20 ANOS: POSTAGENS ANTERIORES STREET FIGHTER II 20 ANOS: 
STREET FIGHTER II 20 ANOS: POSTAGENS ANTERIORES  
STREET FIGHTER II 20 ANOS: POSTAGENS ANTERIORES STREET FIGHTER II 20 ANOS: 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...