domingo, 14 de agosto de 2011

[Street Fighter II 20 Anos - 4th Special Bonus Stage] Sessão Crítica: Street Fighter Alpha: Generations (Dir. Ikuo Kuwana, 2005, OVA, Japão/ E.U.A.)

NESTA POSTAGEM  
SESSÃO CRÍTICA SESSÃO CRÍTICA
SESSÃO CRÍTICA
SESSÃO CRÍTICA SESSÃO CRÍTICA
 STREET FIGHTER: ALPHA - GENERATIONS

SESSÃO CRÍTICA SESSÃO CRÍTICA SESSÃO CRÍTICA
SESSÃO CRÍTICA
SESSÃO CRÍTICA SESSÃO CRÍTICA SESSÃO CRÍTICA

STREET FIGHTER: ALPHA - GENERATIONS

A ORIGEM DO MAL
O jovem Gouki (foto acima) é tendado pelos poderes proibidos do Satsui No Hadou
Este mais recente especial para vídeo de Street Fighter tem mais a ver com a série original dos games que o originou do que seu antecessor. A história acerta as contas e passa a se centrar no passado do misterioso lutador, Gouki, que nunca ganhou importante destaque em outras produções animadas, com exceção de um certo desenho Americano. O personagem sempre se resumiu a pequenas aparições, embora especiais, em Street Fighter II:  O Filme e Street Fighter II: V.

Aqui, procuraram humanizar a origem do misterioso antagonista. Um fato nunca antes explorado, com profundidade, na história original dos games da Capcom. Desta vez, os personagens alternativos ganham um gancho eficiente pra encaixar certa emoção à trama. Quem se decepcionou com o OVA anterior e esperava algo, de fato, fiél ou que respeitasse elementos reais da série Zero, de alguma forma, este especial para vídeo pode ser uma solução mais satisfatória. Vale também pra poder apagar da memória a abobrinha que foi o primeiro OVA, sem muito sentido ou acréscimos interessantes à compreensão da série. Esse segundo ato apresenta melhor, e menos confusa, algumas suposições ou alternativas apresentadas pela animação anterior - como a ligação entre Ryu e Gouki - em meio as pistas deixadas na trama.

A animação se inicia antecedendo aos acontecimentos de Street Fighter Zero: The Animation, além de explorar a origem de Gouki e o seu domínio pelo Satsuí no Hadou, mostra como ele assasinou Gouken e Goutetsu com esse poder - respectivamente seu irmão e mestre. Avançando no tempo, Ryu encontra Fuka, neta de um velho monge, e também Sakura, que o desafia para um confronto. Desta vez, Ryu volta mais determinado a lutar contra Gouki - após ser testado pelo velho monge - para escapar do legado do Satsui No Hadou

 Começo Alternativo
- O animê começaria com a luta entre Ryu e Gouki, final de Street Fighter Zero: The Animation

Presenças Descartadas
- Vega (M.Bison, no ocidente) e Nash (Charlie, no ocidente) estariam presentes

Luta Descartada
- Gouki enfrentaria o ditador Vega em uma das lutas.

Os Bastidores Da Produção

- O Início da produção do anime foi em setembro de 2003. A equipe esteve com dificuldades para o financiamento do projeto. Entre as várias datas esteviveram: fim do verão; começo de outono no Hemisfério Norte de 2004 (Entre Setembro e Outubro) e 30 de Dezembro de 2005. Até que finalmente fosse decidido que o seu lançamento oficial seria no dia 25 de Outubro de 2005. 
- A produção ficou a cargo do estúdio A.P.P.P. e lançado pela Manga Entertainment (Street Fighter II:  O Filme; Street Fighter II: V). Especialmente feito para o mercado Americano, o Animê nunca chegou a ter uma versão para os DVDs Japoneses. Essa falta foi compensada posteriormente, se tornado um bônus do DVD de Street Fighter: A Lenda De Chun Li.

Cena de A Princesa Mononoke (1997)

- Ikuo Kawana, diretor de Street Fighter Zero Generations, já trabalhou como um dos animadores dos Longas Animados Japoneses: A Princesa Mononoke e Blood: The Last Vampire
Novos Desafios

- A série de OVAs, baseadas nos jogos da saga Zero/ Alpha, esteve cogitado para novas continuações dividido em capítulos e dois longas. Até hoje não se teve mais notícias dessas novas sequências.

EDIÇÃO ESPECIAL EM DVD
- Em 2007, foi lançado os dois Animês juntos, em dois discos lá fora. Até hoje, as duas animações nunca foram lançados no Brasil.

Segredos Na Trama 
(CONTÉM SPOILERS)

Passe com o mouse no espaço em branco abaixo para conhecer o segredo
 
- A revelação que o Velho Monge faz a Ken ao final do filme, parece explicar, em definitivo, a idéia da ligação entre Ryu e Gouki do OVA anterior. O fato é que Gouki teria deixado um herdeiro. Quem não compreendeu a revelação do Velho Monge - que provávelmente seja mesmo uma caracterização de Retsu (personagem do jogo Street Fighter I) - há uma cena em que Ryu e Fuka estão conversando.  

A revelação fica mais evidente no momento em que é apresentado algumas lembranças de Ryu e Gouken, aproximadamente nos 20 minutos de exibição - antes da aparição de Sakura. Ryu revela que havia fugido de um templo quando criança, embora não se lembrasse muito bem, por se sentir solitário. Nessa aventura, acabou encontrando Gouken em uma montanha, que passou a ensiná-lo artes marciais. O mesmo velho monge revela que ele estava cuidando de uma criança nessa época, que o deixou mais tarde. A idéia leva a crer que Ryu teria sido criado por Retsu, após a morte de seus pais. Aí se encontra uma pista que evidencia o fato dele ser o filho perdido de Gouki que o enredo deixa em questão.

Levando-se em consideração as revelações ou suposições encontradas. Eis a provável ligação alternativa (quase matemática) criada pela saga animada:  

- Ryu: é filho de Gouki e Sayaka, neto de Goutetsu, sobrinho de Gouken e primo de Fuka
- Goutetsu: é pai de Sayaka, sogro de Gouki e avô de Ryu
- Fuka: é filha de Gouken, neta de Retsu, sobrinha de Gouki e prima de Ryu
- Retsu (isso se Fuka não for uma neta de consideração): seria pai de Gouken e avô de Fuka .

Sendo dessa forma, há subliminares referências ao incesto desencadeado pelo próprio velho monge - suspeito de ser Retsu - em alguns momentos do animê, embora levado no bom humor cara-de-pau do gênero.
(Fim do Segredo)

Semelhanças
- O estilo de animção encontrada em Street Fighter Alpha: Generations lembra muito o animê A Viagem de Chihiro, vencedora do Oscar de melhor filme de animação em 2006. Este foi o primeiro desenho Japonês a ganhar um Oscar.

 FICHA TÉCNICA
Título Original: ストリートファイターZERO 2
Títulos Alternativos: ストリートファイターALPHAジェネレーション
Ano: 2005
Gênero: OVA (Shounen; Aventura/ Drama)
Duração: 50 Minutos
Diretor: Ikuo Kuwana
Musica: Bill Laswell
Cinemografia: Hideo Okazaki
Produção: Kazufumi Nomura
Diretor de som: Yasunori Honda
Site: Manga Entertainment - Street Fighter Alpha 

TRAILER 
(STREET FIGHTER: ALPHA - GENERATIONS)

TRAILER
(STREET FIGHTER: ALPHA - THE ANIMATION)

STREET FIGHTER II 20 ANOS: POSTAGENS ANTERIORES STREET FIGHTER II 20 ANOS: 
STREET FIGHTER II 20 ANOS: POSTAGENS ANTERIORES  
STREET FIGHTER II 20 ANOS: POSTAGENS ANTERIORES STREET FIGHTER II 20 ANOS:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...