sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sessão Crítica: Pokémon: O Filme - Postagem De Colecionador

NESTA POSTAGEM 
SESSÃO CRÍTICA
POKÉMON O FILME

EXTRAS DE COLECIONADOR
CURIOSIDADES
POKEBOLA VAI! PEGUEI O DVD DO PRIMEIRO FILME 
TRAILER (JAPÃO)
TEASER TRAILER (E.U.A.)

CRÉDITOS
FICHA TÉCNICA
ARTIGO

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS

SESSÃO CRÍTICA
POKÉMON: O FILME

MELHOR DO QUE NA TV
 A série de TV é baseada no grande sucesso da Nintendo nos videogames - já em sua décima quarta temporada (Pokémon: Best Wishes!). Bem antes de ser exibido por aqui, Pokémon virou noticiário devido o polêmico episódio 38 (Porygron, O Guerreiro Virtual) - inédito por aqui - o que causou epilepsia em aproximadamente 700 crianças no Japão (devido as luzes fortes que uma cena, envolvendo o protagonista Pikachu, causava). O episódio nunca mais foi reexibido em nenhum lugar do planeta. No Brasil, a febre Pokémon procedeu, incialmente, com sua exibição na TV aberta, na Rede Record. Já no fim dos anos 90. Era um período de nova fase para os fãs de Animê (os desenhos japonêses).

Com o sucesso da série de TV aqui no Brasil, em 7 de Janeiro de 2000, estreava nos cinemas o primeiro filme de Pokémon. Se eu me lembro bem, assistí o trailer do filme na sessão de Tentação Fatal - filme de suspense e humor negro dirigido e roteirizado por Kevin Willamson. E o primeiro longa estreou justamente no meu aniversário. Eu já acompanhava na revista Herói 2000 as novidades e fiquei mais empolgado ainda. Foi especial pra mim, que já acompanahva a série, mas infelizmente não consegui ver nessa data. Depois eu e minha família fomos conferir Pokémon O Filme 1 ou 2 semanas depois, com muita insistência minha. Era assim com todo adolescente fã de alguma coisa. Eu estava no Espírito Santo visitando os tios e primos nessa época. Também não tardou para o filme fazer sucesso nos cinemas. Os Ingressos se esgotaram na estréia e lá estava Pokémon virando mais uma notícia de jornal.


Há um pequeno filme de introdução, As Férias de Pikachu. Apenas protagonizado por Pokémons, Pikachu e seus amigos Pokémons se metem em altas confusões. É até um bom passatempo pra quem já esta intimo com os persoangens da série . Não muito recomendável para quem não é, vítimas de correr o risco de cair no sono.

A história principal do filme gira em torno de um torneio secreto, onde treinadores Pokémons são convidados para uma misteriosa ilha. Lá descobrem que quem está por trás é o misterioso Mewtwo, clone do raro Pokémon Mew. Ash, o protagonsita da trama ao lado do seu inseparável, e protegido,  amigo Pokémon, Pikachu (que mais parece uma espécie de rato elétrico), partem com os amigos Misty e Brock numa jornada em busca de novos Pokémons. E como sempre, os três atletas a pé para o que der e vier. Até que numa emboscadas, acabam atraídos até a ilha. O famoso Trio Equipe Rocket Encrenca, Encrenca Em Dobro Jesse, James e Miau são os alívios cômicos do filme.
Pokémon O Filme se mostra uma evolução significativa em relação a série de TV. Roteiro mais desenvolvido, visual caprichado (com closes tridimensionais, oferecendo grandiosidade às cenas) e até que as músicas Americanas caíram bem para o clima do filme. As músicas instrumentais de apoio, são significativos para o acompanhamento, desde um empolgante tom de aventura à momentos tristes. Se ação não é o grande forte de Polemón, no filme, o estilo bem humorado e a sensibilidade crítica em relação às morais da sociedade falam mais alto. Por exemplo, o personagem Mewtwo e os seus clones Pokémons tem muita aproximação com a história dos X-Men. Mewtwo pode ser comaprado com um Magneto. É emoção, e emoção em dobro.

 EXTRAS DE COLECIONADOR

CURIOSIDADES
 
- Se levar em consideração que este é um filme baseado em um videogame, este é o mais bem visto pelos críticos Brasileiros. Recebeu boas críticas das colunas de jornais da época. O Jornal do Brasil, um dos jornais mais rígidos e dos mais formais do país, concedeu uma nota de 4/5 estrelas para a produção. O que é considerado ótimo/ muito bom.

- Mewtwo retornou em um novo longa logo depois. Desta vez em um OVA (especial para vídeo) chamado o Retorno de Mewtwo (Mewtwo Returns). O VHS surgiu por aqui em uma revista especial.
- Uma curiosidade é que Mewtwo também chegou a fazer algumas pontas na série de TV, que cronólogicamente se passam em meio às situações do filme dos cinemas e com o especial pra vídeo, O Retorno de Mewtwo. A sua primeira aparição foi logo no episódio 61 (A Batalha da Insíginia/ The Battle of the Badge/ トキワジム!さいごのバッジ!Ginásio Tokiwa! A última insígnia!) da 1ª temporada, quando Giovanni o usou para derrotar Gary Carvalho em um confronto - quando ele escapava do quartel da Equipe Rocket.

POKEBOLA VAI! PEGUEI O DVD DO PRIMEIRO FILME 

Uma coisa é certa. O DVD do primeiro filme de Pokémon para os cinemas é um dos mais raros feitos no Brasil. Isso porque o DVD já saiu de catálogo há tempos e conseguir hoje em dia é tarefa de ninja  Ash Kethum (Satoshi no original) tentando encontrar um Pokémon raro, assim como o Mew do filme.

Adquiri o meu no Mercado Livre. Usando, em estado impecável do DVD. Apenas com leves avariações normais de uso na lateral da caixa. A caixa é de papelão e a label de plástico. O produto chegou em dois dias úteis (fiz o pagamento na sexta - dia 11/06 - e recebi na Terça). Recomendo obrigatóriamente o usuário Flynn Rider, pra quem for negociar com ele.

**Peformace do Filme**
 A versão para DVD é em tela cheia (fullscreem) com a mesma dublagem e tradução, como o tema de Pokémon composta pra o filme. Tudo ali está exatamente como no VHS. A exceção são os Trailers, dublados por Fabio Lucindo (Ash) e uma introdução do Professor Carvalho , apresentando o mini-filme de abertura e o longa. Disponíveis apenas no VHS. Para os colecionadores, a vantagem de se ter o DVD são os Extras e a qualidade técnica superior em som e imagem como deve ser.

Outro destaque indispensável foi a opção de se assistir em outros idiomas, com ou sem legendas em Português. Pode-se escolher, além do Português, entre o audio Inglês ou Espanhol. A dublagem Americana é muito boa, coisa rara em um Animê. Só ficou devendo mesmo uma opção para a língua Japonesa e a opção de legenda para as músicas nos 3 idiomas - com exceção de Vocation (Vitamin C) - do mini-filme As Férias de Pikachu.

**Extras do DVD**
A história de Mewtwo: É apenas uma extensão da uma cena do filme, contando como os exploradores extraíram o DNA de Mew. Este Extra é uma pequena demonstração dos primeiros 2 minutos do especial do DVD O Retorno de Mewtwo. Basta clicar na imagem para acessar o vídeo com legendas e dublagem em inglês.
A Jornada de Ash: Um resumo sobre o objetivo do personagem.

Trailer: À moda Americana. E não é que ficou demais?
Videoclipe: M2M - Don't Say You Love Me. A Balada romãntica é bem agradável para quem curte o gênero.

Prévia do filme Pokemón: O filme 2000:  O segundo filme  para os cinemas da série de TV.
Versão Interativa:  Adcionando o DVD no DVD-Rom de PC pode-se acessar conteúdos extras, linclusive da WEB, através do sistema PCFriendly.


O ponto fraco do DVD é que nenhum Extra tem legendas, essa foi a pisada na bola da Warner. Mesmo assim, vale a pena. Ainda mais que você poderá ter em mãos o videoclipe, M2M - Don't Say You Love Me - com cenas do filme e em ótima imagem.

**Fotos exclusivas da minha aquisição**
Assim como nas opções do DVD, a descrições na parte superior da mídia traz o título em três idiomas: inglês, português e espanhol. Um em cada lado: direito (Pokémon: The First Movie), superior central (Pokémon: O Filme) e esquerdo (Pokémon: La Pelicula).
A embalagem da capa e contra capa são parecidas com o VHS, mas trazendo informações dos Extras como diferença.
Contra capa com a sipnose e informações adcionais.
Lista de cenas no informativo interno da capa

TRAILER 
(JAPÃO)

 TEASER TRAILER
(E.U.A.




  CRÉDITOS
   
FICHA TÉCNICA
Título Original: Pocket Monsters: Myuutsuu no Gyakushuu ポケットモンスター ミュウツーの逆襲
Títulos Alternativos: Pokémon: The First Movie (E.U.A.), Pokémon: O Filme (Brasil), Pocket Monsters: Mewtwo Strikes Back (tradução em inglês do título original)
Data de Lançamento: 7 de Janeiro de 2000 (Brasil), 18 de Julho de 1998 (Japão), 12 de novembro de 1999 (E.U.A.)
Gênero: Aventura/ Animação (Animê)
País: Japão
Distribuidora:  Warner Bros.
Direção: Kunihiko YuYama (Slayers Return: Movie)
Protagonistas (Dubladores na versão Brasileira): Guilherme Briggs (Mewtwo), Fábio Lucindo (Ash Ketchum), Ikue Ohtani (Pikachu) Alfredo Rollo (Brock) e Márcia Regina (Misty).

ARTIGO 
POKÉMON: O FILME
Postagem de Colecionador
2011 © Mestre Ryu, textos, imagens (DVD) e edição de imagens. Proibida a reprodução sem citação.

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...