segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Como Ganhar Um Oscar

NESTA POSTAGEM

Prólogo
A Origem Do Oscar

Hipotéticamente Falando
Como Ser Um Indicado
Como Ganhar Um Oscar

*********************


Prólogo

A Origem Do Oscar


Fundado em 11 de maio de 1927, pelo presidente da Metro - Goldwing Mayer, Louis B. Mayer, e um grupo de 36 diretores e atores criaram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O primeiro diretor foi o ator Douglas Fairbanks. Detalhes de sua orgiem perderam-se no tempo. O seu primeiro premiado como Melhor Filme foi Asas.

O Oscar em si – cujo nome oficial é Prêmio de Mérito da Academia (Academy Awards Of Merit) – é uma pequena estatueta de 35 cm de altura pesando quase quatro quilogramas, feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente no peito. Seu valor real é de cerca 200 dólares, mas seu valor simbólico é incomensurável, pelo prestígio profissional e popular que concede ao premiado e pelo faturamento que pode dar a um filme.

O diretor de arte do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer, Cedric Gibbons, foi escolhido para desenhar a estatueta: a figura dourada de um cavaleiro nu e corpulento, de braços cruzados, segurando uma espada e parado sobre um rolo de filmagem. Não sofreu mudanças até hoje, nos 80 anos em que já foi entregue. Apenas durante a Segunda Guerra Mundial foi confeccionada em gesso pintado com tinta dourada, devido ao esforço de guerra americano na época, que procurava racionar todos os tipos de metal. Após o conflito, os agraciados com estes Oscars tiveram seus prêmios trocados pela estatueta original.

A versão mais popular e conhecida para o nome dado ao careca dourado, é a que concede a autoria dele à secretária-executiva da Academia, Margareth Herrick, que ao vê-lo comentou que a pequena estátua parecia muito com seu tio Oscar, comparação ouvida por um jornalista presente no momento, que a publicou em seu jornal. Outra versão dá conta que a atriz Bette Davis o teria apelidado assim, dado a semelhança da estatueta com seu primeiro marido. De qualquer modo o apelido pegou de tal maneira que hoje – e há muitos anos - é o nome pelo qual o Academy Award ou Prêmio da Academia é conhecido mundialmente.

Alguns recordistas:
Produtora
Disney (64 Indicações)
Filmes
Titanic e A Malvada (14 Indicações)
Atriz
Meryl Strep (16 indicações)

Como Ser Um Indicado


Era Uma Vez..
Num belo dia, você vai ao cinema, assiste aquele filmaço e acredita que aquele filmaço mudou a sua vida - ou simplesmente te marcou e já o considera disparado o melhor do ano. Premeditadamente, já coloca na lista do bolão (mas, peraí, os indicados nem foram anúnciados..). Aguarda pelo dia, acessa a internet (ou liga no noticiário da TV, se for da velha guarda) e.. SURPRESAA.. o seu filme não entrou. AFF!!
O filme que você estava esperando? O Cavaleiro das Trevas.
(OOOHHH! Que Injustiçaaa)

Ué, o meu filme não entrou?
Meu querido amigo, fã-de-filmes-pipoca-como-eu, antes que você se descabele por saber que o seu filme não entrou entre os indicados, entenda uma coisa:  não importa qual o gênero de filme seja para se concorrer, o fator emocional sempre vai falar mais alto - o fator emocional + calor humano referente a aquela obra. Você deve concordar também que todos os filmes que são indicados são de DRAMA. Não importa qual gênero o filme seja, ele sempre vai ser.. DRAMA. Isso mesmo, chore, chore muito, mas difícilmente Jogos Mortais e Transformers concorreriam como melhor filme.

Talvez, durante todo esse tempo, um filme que tenha fugido bastante do gênero, que-certamente é-indicado-ao-Oscar-principal, seria Os Caçadores Da Arca Perdida, é claramente um filme de Aventura cartunesca,  é verdade, mas ali existe um herói vulnerável que enfrenta nazistas. Nazistas lembram o terror do holocausto, e Caçadores toca nesses vilões de uma maneira surreal, para a academia, que também é formada por judeus em sua direção, é uma agradável paródia. Heroísmo e humor dentro de uma história traumática definitivamente toca o coração e a mente das pessoas - é como uma terapia que cola fácil.

PS: O Sexto Sentido ajudou crianças a perderem medo de fantasmas. Você não acha mais justo dar vaga a esse tipo de filme a um que é violento, sombrio e traumático, mesmo que bem escrito? O Oscar prefere.

É também importante citar que a cada edição, a academia procura formar um certo perfil
Até meados de 2006, o Oscar buscou atenção por filmes com grande sucesso de bilheteria. 2006 pra frente, era a vez dos filmes independentes, desconhecidos ou de pouco sucesso - o seu possível plano alternativo de apoiar os novos horizontes do cinema Hollywoodiano. Hoje o mundo se recupera de uma crise financeira, e o cinema voltou a ser forte notícia com o recorde de Avatar - O mestre James Cameron está aí, como o maior representante dessa nova etapa do cinema, dando credibilidade ao investimento da tecnologia 3D e possívelmente abre uma retorno ao foco dos filmes de ação com efeitos visuais (deixados lá pelos anos 90).

Quando ainda era 2001, os filmes estavam começando a buscar uma nova identidade em meio aquele vazio deixado pelo 11/9. Agora está havendo uma fase de resgate da identidade ao que era antes de 11/9 (coincide também com a febre retrô). A política do país acaba de certa forma influênciando essa máquina do entretenimento Americano. Se perceber, em tempos de vietnã e primeira/ segunda guerra, muitos filmes, com esse tema, acabavam se tornando os indicados. Atualmente, o que toca forte no coração, é o Iraque, o desemprego e o aquecimento global como principais temas. Dos 10 indicados ao Oscar 2010, pelo menos uns 7 tratam desses assuntos. Uma explicação para haver filmes que abordem tecnologias (como Distrito 9 e Avatar), entre os indicados principais, é que a tecnologia já está se tornando algo cada vez mais comum no dia-a-dia do homem - é muito possível que amanhã exista um filme que conte a história de um criador de videogames, por exemplo, sendo indicado aos Oscars principais.

Pode não parecer, mas o Oscar é também um filme. Pois ela se adapta de acordo com o tempo, assim como a maioria das produções Hollywoodianas.

Como Ganhar Um Oscar



Como o caso de Sexto Sentido (já citado), os filmes de farda branca tem mais chances de ganhar do que os de farda preta (entre o criativo e violento Pulp Fiction e o emocionante e viajante Forrest Gump, ganha o Forrest Gump).

É bem possível que este ano o vencedor seja Avatar, que enfrenta outros de tema Ficção Científica, como Distrito 9. O que Distrito 9 tem em níveis de história, Avatar tem em níveis de emoção - mesmo que ambos se enquadrem exatamente no tema drama.
Por quê O Meu Filme não ganhou?
O perfil escolhido pelo Oscar naquela edição também se estende para o ganhador. Um exemplo disso é o Oscar 2002. Existem sérias acusações de racismo contra o Oscar, poucos negros foram premiados. Se voltarmos a 1988, À Cor Púrpura de Steven Spielberg saiu de mãos vazias, dentre as 11 indicações. Era um filme cujo elenco é composto, em sua maioria, por negros (com astros como Whoopy Goldberg, Danny Glover e Oprah). Por que não ganhou? Ora, por que 1988 não era 2002. 
Após 11/9 era hora de adotar algumas transformações, uma dessas transformações era que cada política Americana passase a rever seus conceitos, assim como a própria sociedade - e o Oscar parece ter buscado a fazer o mesmo quanto possíveis injustiças declarada pelos artistas e pelos espectadores. E como o Oscar trabalha para a população e para os artistas, a edição de 2002 parece ter sido uma certa declaração de desculpas, ganharam Denzel Washington e Halle Berry na categoria principal de melhor ator/ atriz numa mesma noite - era o momento dos atores negros comemorarem. Ocorre também esse pedido de desculpas em Oscars especiais (ex: Chaplin nunca ganhou um Oscar, a não ser em 72).

E você quer fazer mesmo um filme que ganhe Oscar?
Para isso você precisa economizar uma BOA grana, pegar uma história humana e real, que valorize os personagens sentimentalmente, ótimos atores que atuam de forma dramática, e contratar Steven Spileberg para dirigir e John Williams para compor. Se for um desenho animado, não exite. Peça ajuda a Disney ou a Pixar e contrate alguém como Alan Menken para compor seu filme.
E seja feliz (com pelo menos um Oscar na mão)!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...