Em Destaque

domingo, 10 de maio de 2015

[Dia das Mães] O Maior Mistério de Earnest Evans

Cronologia confusa causou grande curiosidade a respeito do jogo clássico 
dos sistemas SEGA


No ano de 1992, a fabricante Wolf Team lançava o jogo Earnest Evans para o Mega Drive. Earnest era um tipo de herói que seguia o estilo "Indiana Jones" de ser. Usa chicote e desvenda segredos em seu cartucho de 8 megabits de memória.

A história de Earnest se passa na década de 30, o personagem controlado pelo jogador é o aparente terceiro descendente da geração Evans - seu nome: Earnest Evans III. Por gerações, os Evans buscavam os três antigos ídolos que possuem o poder de proteger e também de destruir a Terra. Em seu encalço, um também caçador de tesouros, Brady Tresidder, está atrás dos três ídolos para causar a aniquilação da Terra, cabe a Earnest III impedi-lo.

Uma arte que representa a mitologia Hastur
(foto da internet)

Durante a sua jornada, o nosso herói se depara com uma companheira, seu nome: Annet Myer (na voz de Yūko Minaguchi), uma bela garota de cabelos verdes. Os dois encontram no caminho, Zigfried, uma misteriosa figura que parece conhecer muito sobre a cultura de Hastur. 

O maior mistério que encontraríamos na figura de Earnest é a coerência de sua cronologia em comparação ao que segue a lógica humana. Em uma passagem de suas aventuras, descreve a existência de um parentesco entre Earnest e a jovem Annet. 

Foto da revista Videogame nº16 

A revista Videogame número 16 descreve uma citação interessante: Annet é mãe de Earnest Evans. Então, esta garota que saiu de El Viento (e aloprada no automóvel), é na verdade uma senhora? Uma garota que veio do passado? E quanto a Earnest, o seu filho do futuro?  Em uma outra fonte, veiculada na internet, comenta-se que Earnest é o pai adotivo de Annet. Então.. qual é o verdadeiro parentesco entre Earnest e Annet? 

Eu nunca joguei nenhum desses jogos (apenas dei uma experimentada em Annet Futabi de Sega CD, o último dessa trilogia), e eu, particularmente, acharia muito interessante se essa "confusão" da cronologia tivesse, como resposta, que Annet é mesmo a mãe de Earnest III. 

 Se Annet é mesmo mãe de Earnest.. até que o tempo lhe fez bem, viu? 

Uma homenagem a todas as jovens mães; às mães que tem espírito jovem; as que são guerreiras e poderosas; as que procuram por seus filhos; aos que procuram por suas mães; as que são companheiras de seus filhos; e as que estão sempre pensando em nós. São elas, que também homenageamos, neste dia tão especial, no S.D.M.R. 



Nos Bastidores
-Earnest Evans foi um jogo lançado originalmente para Sega CD em 1991
-Vozes famosas estão no jogo. Kazuki Yao (Gundam; One Peace) é a voz de Earnest Evans; Yūko Minaguchi (Sailor Moon) é a voz de Annet Myer;  Ryo Horikawa (Dragon Ball Z) é a voz de Zigfried.

O MAIOR MISTÉRIO DE EARNEST EVANS
UM ARTIGO DE MESTRE RYU
 2015 ©Santuário do Mestre Ryu

Textos, edição de imagens e pesquisa: Mestre Ryu

8 Hit Combo :

Doc Cocamonga disse...

Diferente do Exile, nem a trama bizarra me manteve com vontade de jogar. Programação muito amadora a ponto de gerar raiva.

Synbios disse...

Lembro que quando vi El Viento em uma das primeiras revistas de videogame que comprei, me interessei na época, mas ironicamente depois que tive acesso a emuladores quando joguei jogos de Mega dei prioridade a outros títulos e até hoje nunca joguei nada da saga da Annet. Falando nisso, ela tá pelada nessa última foto? :P

B - Mark disse...

Sobre esse mistério da Annet ser mãe de Earnest Evans isso aconteceu na versão em cartucho que saiu apenas nos EUA. Revistas publicadas em 1992 como Ação Games e Videogame diziam que os jogos em CD e cartucho são diferentes.

Quando um jogo Japonês era lançado nos EUA nos anos 80 e 90 os americanos escreviam uma história totalmente diferente da original.

Acredito que o Earnest Evans tenha sofrido esse tipo de localização que deixa muita gente confusa.

Já joguei Earnest Evans no prórpio Mega Drive em 1993 quando aluguei o cartucho devido a matérias que li em revistas e também pelas semelhanças com Indiana Jones.

Tem um artigo em Inglês sobre Earnest Evans, EL Viento e Annet Futatabi feita pelo site Hardcore Gaming 101 que acredito que pode solucionar esse mistério
http://www.hardcoregaming101.net/earnestevans/earnestevans.htm

Synbios disse...

Legal o link, bem informativo, realmente o "mistério" de Annet foi um "erro"(sem querer querendo) de tradução...

Synbios disse...

Interessante, parece que o Hastur usa referências da "entidade" Cthulhu, a mesma que inspirou a forma final de um cara bem mais conhecido que ele no Brasil: Poderoso Satan Goss!

Synbios disse...

Estive vendo alguns vídeos, e mais dois pitacos para fechar a série de comentários:

Reparei que a grafia dos nomes Annet e Earnest no japonês(katakana) é bem parecida, algum leitor que saiba falar japonês deve ter mais propriedade para explicar o trocadilho.

Troféu Annie(do Sheider) para Annet: apesar do Earnest Evans ser considerado o protagonista da trilogia(fiquei surpreso), a Annet Myer é quem tem mais atitude, sendo mais ativa que o bambambam da saga, pois ela faz o "trabalho" sujo em dois dos três games da trilogia!

Mestre Ryu Kanzuki disse...

Essa troca de enredo (querendo ou não) acaba virando parte de uma "adaptação".

A versão original é a japonesa e a americana é só uma adaptação (o que não descartariam, se viessem a fazer uma HQ ou qualquer outro tipo de produção, em cima desse material).

A exemplo do que acontece com Street Fighter. A própria Capcom, ou até mesmo algumas obras licenciadas, aproveitaram essas "brechas" para tornar Sheng Long um lutador jogável (Street Fighter IV) ou então fazer de Cammy uma amante do Bison (Street Fighter - The Game! O desenho americano).

Synbios disse...

Em Phantasy Star isso dá uma polêmica danada, os fãs gringos chegam a dizer que existem dois "universos paralelos diferentes", um que segue a cronologia e os eventos das versões japonesas, e outro que segue as versões ocidentais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...