quinta-feira, 9 de agosto de 2012

[Sessão Crítica Edição Especial] Batmania Rio: A Sombra do Morcego (22/07/12 Domingo) - Exposição no Castelinho do Flamengo: Parte 2

NESTA POSTAGEM
SESSÃO CRÍTICA: EXTRAS DE COLECIONADOR
BATMANIA RIO: A SOMBRA DO MORCEGO - PARTE 2:
PARA IR ANTES DE MORRER.. OU O BATMAN VAI TE PEGAR

SESSÃO CRÍTICA: EXTRAS DE COLECIONADOR

BATMANIA RIO: A SOMBRA DO MORCEGO - PARTE 2:
PARA IR ANTES DE MORRER.. OU O BATMAN VAI TE PEGAR

Acompanhe também o vídeo acima que complementa toda essa excelente viagem

Logo ao chegar ao evento, reconheci Paulo Chacon (28) , um dos organizadores. É uma figura bastante icônica, tendo seu rosto estampado em muitas fotos de divulgação que encontrei envolvendo outros eventos preliminares do Batmania Rio. Sempre simpático e hospitaleiro durante todo o evento, recebi um majestoso presente*como vocês puderam ver no post anterior da jornada o qual fico emocionado até hoje pra comentar (e já guardo aqui no coração em casa).

Ainda bem cedo, após nos dar uma aula fascinante sobre cultura pop e o seu envolvimento com essas fantásticas histórias e conversarmos sobre a mitologia psicológica do morcego, Luiz Augusto (36) se despedia para alguns deveres externos  (era a hora de salvar mais um dia).  Nesse mesmo momento, Diogo Oliveira (22) aparece, e imagino que ele é o Robin da turma (o mais jovem menino prodígio).  Engrandecendo ainda mais o conteúdo, Diogo fala sobre o personagem e eventos com toda a sua visão crítica e detalhada.

Todos são muito atentos e apaixonados pela mitologia do personagem, sem desprezar nenhuma obra, explicam muito bem o motivo de haver os pontos positivos até de um dos diretores mais polêmicos da cinessérie, Joel Schumacher.  Como se estivesse me sentindo algo do tipo estou tirando uma casquinha, encontrei a sala de cinema e perguntei se eu poderia entrar, um dos organizadores disse: - tem gente assistindo, mas pode entrar sim. Eu entrei com o maior cuidado possível e fiquei por lá mesmo, apreciando Batman Eternamente como uma criança. Eu nunca vi esse filme no cinema.

Pra falar a verdade eu queria ver todos os Batmans no cinema, mas só consegui assistir até hoje apenas 3: Batman & Robin, Batman: O Cavaleiro das Trevas e o recente,  Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Assisti esse último umas 3 vezes e ainda quero assistir mais para compensar. Acompanhar Batman no cinema é fantástico.
Os Organizadores: Paulo Chacon e Diogo Oliveira pousando ao lado dos arsenais do morcego

Era noite, faltando 1 hora para o término do evento, e vejo Paulo Chacon caminhando, ajeitando o Batman - aquele perto das escadarias - como um pai cuidando do filho. Fiquei até as luzes apagarem, acompanhando todo o movimento dos organizadores, Paulo e Diogo, e nos despedimos ao sair do castelinho. Fiquei um bom tempo tentando assimilar como voltar pra casa. E fiquei por lá caminhando pelo Flamengo até achar o ponto de ônibus para partir.

Lembranças do Evento

Uma visita ao Cinema São Luiz
(dias antes da estréia e o local de encontro marcado pelos organizadores do Batmania para assistir ao filme no dia 28 - 1 dia após a estréia do filme)

O Legado da Batmania
 Depois de tanto tempo de pesquisas e dedicação ao filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (por quase 2 anos) eu digo e não me arrependo: fiquei ainda mais fã do personagem do que eu era antes. E consegui compreedê-lo melhor ao assistir com mais atenção Batman Begins, isso bem antes da estréia do terceiro filme de Christopher Nolan.

Resultando em toda essa febre, fui assistir ao filme pela 2ª vez (primeira na versão dublada e primeira sem IMAX) no Norte Shopping e 3ª (segunda na versão Legendada e segunda sem IMAX) no Nova América. Quanto a versão dublada, gostei muito da versão de Bane na voz de Gulherme Briggs mas admito que me deu saudades de ouvir a versão original e isso me motivou a assistir a versão Legendada novamente no mesmo dia em outro cinema. O motivo de assistir em cinemas diferentes era para também comparar qualidades.
UCI NORTE SHOPPING E KINOPLEX NOVA AMÉRICA RESPECTIVAMENTE

Notei que o cinema Kinoplex do Nova América apresentava o filme com uma imagem mais escura e a do Norte Shopping, UCI cinemas, tinha melhor som (tecnologia 4K) e melhor imagem realmente. Mas o Nova América é uma opção alternativa caso você não queira passar por enormes filas e desejar outros horários mais tarde (Ex: uma das sessões da noite no UCI Norte Shopping era às 20:00 e a do Kinoplex Nova América às 20:20). Os locais não são muito distantes um do outro. Indo à pé, leva alguns minutos de caminhada.

Infelizmente não dá para tirar fotos ou filmar durante a exibição do filme (como todos sabem) mas aí estão, pelo menos, diversas imagens desta jornada:

NORTE SHOPPING

SHOPPING  NOVA AMÉRICA

E eu fico por aqui..
Não deixem de ir a esse evento e a incentivar aos eventos de quadrinhos.
UM GRANDE BAT-ABRAÇO!!

Título Original: BATMANIA RIO A Sombra do Morcego
Internet: Facebook (Batmania O RetornoBatmania Rio/Página EventoBlogspot (BatmaniarioOrkut (Batmania O Retorno / Batmania Rio)  You Tube (Fanzine92

Sessão Acompanhada: Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho - Castelinho do Flamengo Praia do Flamengo, 158 – Flamengo. 22/07/12 - Domingo - 14:??

Duração:  540 Minutos (das 10:00 às 18:00)

Sinopse Oficial:
Grupo carioca independente dedicado a realizar eventos e atividades voltadas aos quadrinhos e ao cinema, como objetivo manter vivo o espírito cultural e intelectual da obra de grandes autores da sétima e da nona arte. Fundadores: Luiz Augusto, Paulo Chacon e Diogo Oliveira. Tels: (21) 2205-0655 / 2205-0276 E-mail: castelinho@pcrj.rj.gov.br - De Terça-feira a Sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 18h. De 10 de julho a 10 de Agosto de 2012.