segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Documento Slenderman



Ultimamente a internet vem recebido uma quantidade considerável de conteúdo sobre um tal Slenderman. Games, artigos, imagens, teorias. Mas havia qualquer coisa de estranho no ar e resolvi investigar. O resultado você confere aqui, no Santuário.

1.Definindo a criatura
Slenderman é um ser sobrenatural muito alto e magro. Ele pode esticar a si e aos seus membros da maneira que quiser. Acredita-se estar presente há anos em diversas culturas e sob diversos nomes, tal como Fear Dubh (Homem Obscuro) na Escócia,  Dutch Takkenmann (Homem Galho) na Inglaterra, Der Grosse Mann (O Homem Alto) na Alemanha. Aliás, Slenderman significa ‘Homem Esguio’.
É descrito como um homem sem face, branco e que veste somente preto. Alguns dizem que ele pode vestir chapéu, outros, que sua cara na verdade é coberta por faixas e ainda há quem diga que sua face muda de acordo com a vítima.
Quanto às suas origens, não se sabe ao certo. Há quem diga que ele é um alienígena, assim como há quem diga que ele é um homem renegado que fugiu da sociedade.
Não se sabe ao certo quais suas intenções, mas sabe-se que costuma sumir e/ou assassinar pessoas (crianças geralmente) sem deixar qualquer rastro.
Costuma habitar florestas, parques e construções abandonadas, pois é onde se esconde para atacar suas vítimas sorrateiramente, mas, apesar da sua natureza sorrateira, não se inibe em aparecer na luz do dia e em fotos e filmagens.
Slenderman causa distorções e interferências em fotos e filmagens, assim como pode interferir na mente de suas vítimas, causando medo, paranoia, confusão e até ‘petrificação’ pelo medo.
Um método para se fugir da criatura é não olhar em sua face e correr para longe.


O Slenderman alemão

2.Coletânea de referências
Há algumas referências do que poderia ser o Slenderman em algumas culturas do mundo. Uma delas é uma pintura rupestre presente no Parque Nacional Serra da Capivara no nordeste do Brasil. Mas combinemos que é um pouco forçado. Confiram:


Concordam?

Outra possível referência é a do chamado “Ladrão dos deuses”, ou “Ladrão de Kuk” da cultura egípcia.


 Será?

Há também a referência alemã. A foto está na parte de cima do post. Relatos dizem que essa criatura seria a personificação das guerras religiosas ou das pragas que assolavam a terra. Outros seguem a “vertente do bicho papão”, colocando a criatura no papel de castigador de crianças más, mas as crianças poderiam se livrar disso confessando seus erros.
Há também um conto romeno que descreve o que poderia ser o Slenderman.
A versão inglesa pega carona na “vertente do bicho papão”.

3.A verdade
Em 8 de junho de 2009, um concurso foi lançado nos fóruns do site Something Awful. Neste concurso, os participantes deveriam mandar montagens de fotos com o tema “sobrenatural”. No dia 10 do mesmo mês, o usuário Victor Surge mandou duas fotos em branco e preto para o concurso. Nestas fotos, havia uma criatura branca, alta e magra, que usava preto e perseguia crianças. Eis as fotos:



As fotos vinham acompanhadas do seguinte texto (já traduzido):

Nós não queríamos ir, nós não queríamos matá-los, mas seu silêncio persistente e seus braços esticados nos assustava e nos confortava ao mesmo tempo...” – 1983, fotógrafo desconhecido, morte presumida.
Uma das duas fotografias recuperadas do incêndio da biblioteca de Stirling City. Notável por ter acontecido no dia em que as catorze crianças desapareceram e pelo qual se referiam ao “O Homem Esguio”. Deformidades citadas como defeitos em filmes por oficiais. O fogo na biblioteca ocorreu uma semana depois. O fotógrafo atual confiscou como evidência. – 1986, fotógrafo: Mary Thomas, perdido desde 13 de junho de 1986.
Após isso ele foi adicionando mais “provas” para atestar a veracidade de seu mito e assim Slenderman foi tomando forma e começou a se difundir.

4.Repercurssão
Toda essa brincadeirinha de Slenderman acabou por gerar uma torrente de conteúdo mundo afora. Contos, fanarts, série no YouTube, sites, grupos, games. Tudo vindo de uma simples brincadeirinha de internet.


Enderman é a versão de Slenderman em Minecraft


Slender, o game baseado na lenda


A versão in-game de Slenderman em Slender

5.Conclusão
Enfim, Slenderman nunca passou de uma brincadeirinha desde o começo. Por mais que haja muito material sensacionalista por aí, eles não provam nada e não contam a história como um todo.
Mas creio que temos sorte de podermos presenciar o advento de um novo mito. Desde sempre convivemos com histórias fantásticas, mas nunca presenciamos o advento de algo com essa repercussão. Claro que é um mito, mas como qualquer fenômeno da cultura pop, seu único intuito é a diversão, e nisso ele nos serve muito bem.


MUAHUAHUAHUA!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...