quinta-feira, 25 de novembro de 2021

[Memória] Quackshot: como a crítica intelectual destacou o jogo de Mega Drive em 1992


Direto da Revista Programa, voltamos ao ano de 1992. Já apresentado anteriormente, esta foi a primeira edição o qual me recordo de ter uma seção games na revista semanal que era parte integrante do Jornal do Brasil. Considerada O Estado de São Paulo do Rio de Janeiro, o Jornal do Brasil é reconhecida como o jornal dos intelectuais da cidade maravilhosa. Voltado para um público adulto, é interessante observar essa visão profunda e interessante sobre os videogames que hoje são lembrados constantemente pela onda retrô (os anos 90 nunca esteve tão em moda - da mesma maneira que os anos 60 era uma moda retrô em atividade naquela década).

Quackshot foi o texto mais marcante o qual me recordo da seção - citando os elogios os quais o jogo recebeu e o tratando como uma verdadeira obra de arte (ou, se formos considerar: a décima arte). Algo bastante raro diante de uma mídia que costuma colocar os jogos como uma verdadeira ameaça às crianças na televisão.

Lançado em 1991, Quackshot é um dos jogos mais cultuados do Mega Drive até hoje, sendo considerado por entusiastas das redes sociais, e demais tribos de jogo retrô da mídia digital, como um jogo que envelheceu bem ao lado do primeiro jogo do mascote azulão: Sonic the Hedgehog. Este foi o ano do console de 16 Bits da SEGA e o começo do embate internacional entre SEGA x NINTENDO.  

Outros pontos interessantes nesta edição é o lançamento do Super Nintendo no Brasil - com os comentários e dicas de jogos - o lançamento do filme O Passageiro do Futuro e a febre comercial da realidade virtual o qual se acreditava que seria o próximo passo da inclusão digital da sociedade antes 
da internet doméstica e a sua explosão que se estabeleceu entre fim dos anos 90 e começo de 2000.

Mais um vídeo Mestre Ryu Através do Tempo (logo abaixo) demonstrando estas matérias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...