domingo, 26 de setembro de 2010

Dedo No Joystick: Tiny Toon Adventures: Buster's Hidden Treasure - Postagem de Colecionador

NESTE TÓPICO
PRELÚDIO 
O DESENHO DA TV: Steven Spielberg Presents Tiny Toon Adventures

DEDO NO JOYSTICK
 
VOCÊ JÁ VIU ESSE JOGO ANTES: A ANÁLISE DE TINY TOON ADVENTURES BUSTER'S HIDDEN TREASURE

EXTRAS

TINY TOON: BUSTER'S HIDDEN TREASURE X SONIC THE HEDGEHOG X SUPER MARIO WORLD: COMPARAÇÕES DE SISTEMA E AMBIENTE
OUTROS DA SÉRIE BUSTER'S: BUSTS LOOSE (SNES) E BAD DREAM (GAME BOY)
O que é ACME?


PRELÚDIO
O DESENHO DA TV
(Este prelúdio inclui textos do FAQ Tiny Toon Adventures: http://renebunny.tripod.com)
Aqui no Brasil, o desenho teve as suas primeiras exibições nas manhãs da TV Globo durante a década de 90, inclusive aos Sabados, nos programas Xou da Xuxa e TV Colosso ao lado de desenhos como Spiff e Hercules, Eek! the Cat e outros.
Segue a lista de nomes originais dos personagens e como são conhecidos no Brasil
Nome Original Nome no Brasil Espécie Mentor
Buster Bunny Perninha Coelho Coelho Pernalonga
Babs Bunny (Barbara-Anne Bunny) Lilica Coelho 
(Bárbara Ana Coelho)
Coelha Doçura
Plucky Duck Plucky Duck Pato Patolino
Hamton J. Pig Presuntinho Porco Gaguinho
Shirley the Loon Leiloca Pataquada Pata Shirley McLaine (!)
Fifi La Fume Fifi La Fume Gambá Pepe Le Pew
Montana Max Valentino Trocatapa Humano Elfrazino
Elmyra Duff Felícia Humana Hortelino
Dizzy Devil Roí Corroí Demônio da Tasmânia Taz
Calamity Coyote Coiote Coió Coiote Wile E. Coyote
Little Beeper Little Beeper Papa-Légua Papa-Léguas
Furrball Frajuto Gato Frajola
Swettie Swettie Canária Piu-Piu
Sneezer Atchum Rato Sniffles
Mary Melody Maria Melodia Humana So White
Fowlmouth Falador Galo Frangolino
Gogo Dodo Cuco-Dodo Pássaro Dodo Dodo
Márcia Marcia Marciana Marvin the Martian
Concord Condor Concord Condor Condor Beaky Buzzard

Feito para ser uma paródia da turma do Pernalonga, Patolino, Valentino Troca Letras e cia (Conhecido também como os Looney Tunes), a origem do desenho veio, curiosamente, como sugestão de Terry Semel (presidente da Warner Bros) ao se emplogar com versões infantis de outros desenhos famosos da concorrência, como o ótimo Muppet Babbies e o Pequeno Scooby Doo. O estilo moderno e leve do desenho agradou em cheio o público. Uma curiosidade é que o diretor escalado para o desenho Tiny Toons era ninguém mais e ninguém menos do que o mago Steven Spielberg (Jurassic Park).
(Veja mais curiosidades sobre o desenho no FAQ Tiny Toon Adventures em Wikipédia)

-----------------------------------------------------------------------
DEDO NO JOYSTICK
Tiny Toon Adventures: Buster's Hidden Treasure

VOCÊ JÁ VIU ESSE JOGO ANTES

Perninha tenta ser Sonic, com vestígios de Mario, nesta Aventura produzida pela Konami
A semelhança com Sonic é tanta que a intenção da Konami mais parecia era ter criado uma cospiração contra o Sonic. É como se o Perninha (Buster Bunny para os mais íntimos, no desenho original e no jogo) tivesse cacife o suficiente para ser substituto do mascote favorito da SEGA em seu próprio território, no Mega Drive (?). O jogo tem seus pontos positivos mas fica muito aquém das expectativas, em obter a mesma qualidade de humor e diversão do fabuloso desenho para a TV (sucesso na TV Colosso por aqui).

SINOPSE

Valentino Troca Letras e seu braço direito, Dr. Gene Splicer: aprontam armadilhas para o Perninha derivadas do Dr. Robotinik

Era um belo dia, aparetemente de recesso, na Looniversidade... Perninha e seus amigos estavam limpando o galpão da escola, até que encontram um mapa do tesouro. Envolvido pela ganância, Valentino Troca Tapa rouba o mapa e pede a ajuda do Dr. Gene Splicer para sequestrar os amigos do pobre pequeno coelho (Opa! Cadê SEGA pra acionar o  processo? Calma, galera, olha o surto!). Os animais machos e resistentes foram submetidos à lavagem cerebral (Roí, Presuntinho, Frajuto e Plucky Duck), enquanto as fêmeas indefesas (Lilica, Fifi e Leiloca) foram mantidas como reféns em algum calabouço sinistro. Tudo isso para, além de dificultar o caminho, causar um transtorno pisicológico em Perninha, impedido-o de encontrar o tesouro. O bom é que alguns subreranos da caçada de Valentino estarão aptos a ajudá-lo nesta resgate, como: Little Beeper, Atchum e Concord Condor por meio de itens conseguidos pelo decorrer do jogo.

Quem o ajuda a chegar a ilha do tesouro para salvar seus amigos é o pássaro Cuco-Dodo. Se notar a postura mais séria de Perninha em meio aos diálogos, durante as cenas de demontração que conta a história, sua personalidade está bem mais próxima ao do Bad Boy Azulão Sonic, uma adaptação que descaracteriza bastante o personagem original neste ambiente de aventura.
.. Buster's Hidden Treasure. Cuja tradução mais próxima seria: Tesouro Secreto do Perninha. Já que Buster, vem de Buster Bunny (Coelho Esperto). E Buster significa no Português algo como Esperto e Buster's é traduzido como ... do Esperto, levando em consideração o sub títuloUma grande alusão (ou coincidência?) ao título do primeiro filme de Indiana Jones: Os Caçadores Da Arca Perdida (Raiders Of The Lost Ark no original) que, assim como o desenho Tiny Toons, foi dirigido por Spielberg*².e Veja em Prelúdio: O Desenho da TV.

CONHECENDO AS RODADAS

O Mapa da Mina: Cópia descarada heranças de Super Mario World? A estrela vermelha sinaliza o nível do chefe ao fim de cada Rodada (Round no original).



Rodada 1
Níveis: 4
Alguém aí lembrou da Green Hill Zone de Sonic 1? Por que será que tudo tem que começar em uma floresta? Claro! Esquecemos que Perninha se encotra em uma Ilha, em busca do tesouro. Ah, tá! Os trajetos, ladeiras e coletas de cenouras, lembram bastante o Azulão concorrente.
  Rodada 2
Níveis: 5

No quarto nível, o lance é seguir em frente, para o lado direito. E depois, quando estiver no auge.. seguir ao contrário, tomando cuidado para não perder a cabeça se desequilibrar nas minúsculas plataformas.

Rodada 3
Níveis: 4
O primeiro nível é dentro de uma caverna cheia de morcegos e armadilhas aqui começa a tortura. O terceiro, é o primeiro nível aquático do jogo (uma curiosidade  é que pode ser visto a palavra TOON em forma de cenoura no começo deste nível). Neste ato, os inimigos são como as armadilhas, não há como abatê-los, a dica é seguir se desviando. Mas se quiser abater os inimigos, conte com os itens de ajuda.. O lance é nadar até a saída.

Rodada 4
Níveis: 3
Agora as coisas  estressam esquentam de verdade. Aqui, dificilmente se sai inteiro de primeira. Se você conseguir ou é sorte ou então quer dizer que você é um Gêniozinho do Videogames.
Rodada 5
Níveis: 2


Já ouviu falar no filme De volta à Lagoa Azul? (mas que droga, heim, Konami?) Então. O começo da segunda Rodada acontece em um nível aquático que se diversifica entre dentro e fora da lagoa em direção ao navio do tesouro.

O Nível do Chefe. É bem parecido com um nível regular, nesta Rodada. Mas aqui, você não pode contar com ajudas.

Rodada 6
Níveis: 5
Tudo começa em mais um nível aquático, pela terceira vez, sendo que por curto espaço (ainda bem). E logo depois.. Níveis do gelo? Escorregadias são inevitáveis.
Rodada 7 
Níveis: 6


Perninha finalmente chega ao esconderijo de Valentino. Durante o terceiro nível, duas coisas desanimadoras: labirintos*¹ .. e Felícia.
*¹ É necessário saber qual a porta que irá levá-lo a um nível interno (um suposto nível 4) para não voltar ao início. Neste nível, deve ser acionado um interruptor para abrir a passagem.

Opa! Este aí não é a cópia do Ovo da Morte (Sonic 2)? Vai encarar (ou não)?
Chefe Final: Esse bicho dá um frio na barriga. Agora o Valentino não está mais para brincadeira. Para acabar com a graça deste robô perigoso, acerte-o na cabeça num total de 9 vezes usando a parede como impulso com o pulo.

O ESCOPO & DIFICULDADE
Este é o mais modesto dos jogos da Konami pro console, o que não se pode dizer a mesma coisa do desafio. Há muitas características que já se tornaram clichês mais comuns nos gêneros de plataforma 2D e poucas excessões que realmente se tornam uma marca original para o game.  Os desafios mais descabelantes são clássicas. Há as Rodadas de água, gelo e fogo pela frente, fora as armadilhas clichês: espinhos, plataformas que caem ou deseparecem e pendeludos. Dentre os inimigos, sem dúvida, os voadores (principalmente os morcegos) e os inimigos invulneráveis (aqueles foguinhos, que mais parecem os irmãos esquentados do Zé Gotinha ou os mascotes do Supergás, da Rodada 4). 

Quanto as habilidades tradicionais, Perninha pode pular sobre seus adversários, correr com rasteira em seguida e fazer impulso numa mola para atravessar um abismo. Dentre os movimentos e animações que fazem o jovem coelho se diferenciar são: o salto duplo (apertando o pulo duas vezes próximo a uma parede), chamar seus amigos para ajudar a encarar inimigos (através de itens); bater a cara na parede, no teto ou armadilhas, causando uma sinalização de algum som ou animação (como nos desenhos animados).

Looneisounds?
Inspirações músicais direto dos desenhos de origem

A trilha sonora é também um ponto que se aproxima melhor do desenho da TV e define uma marca original dessa obra. Assim como em muitos desenhos, não apenas em Tiny Toons, há refências à música clássica. Principalmente às valsas Européias da autoria de  Johann Strauß (Voices of Spring Waltz e Die Fledermaus) e Modest Mussorgsky (Night on Bald Mountain) em meio a composição das músicas - o curioso é que nenhuma delas foram creditadas no jogo. 


Encerrando O Expediente
A Conclusão Deste Curso Looniversitário

Tiny Toon Adventures: Buster's Hidden Treasure é um jogo de plataforma para aqueles que buscam se divertir com o gênero sem esperar grandes surpresas.

FICHA TÉCNICA

Título Original: Idem
Rodadas: 7

Níveis: 32Memória: 4 Megabits
Fabricante: Konami
Distribuidora: SEGA/ Tec Toy (Brasil)
Classificação: Livre
País: Japão
Ano: 1993

**************

EXTRAS
*************** 
TINY TOON: BUSTER'S HIDDEN TREASURE X SONIC THE HEDGEHOG X SUPER MARIO WORLD: COMPARAÇÕES DE SISTEMA E AMBIENTE
Perninha V.S. Sonic: A habilidade de corrida em Tiny Toon é acionada da mesma forma que em Sonic The Hedgehog - mantendo o Botão D pressionado para a esquerda ou direita. A diferença é que Perninha pode correr passando reto por cima de um abismo (como nos desenhos) com algum objeto que o impulsione.
  Já que existem tantas comaprações entre Sonic, Perninha e Mario, vamos a alguns exemplos. Segue o roteiro abaixo.

Salto em trampolins


Tiny Toon: Há apenas 1 modelo de trampolins na cor verde que lança o personagem para cima.
Sonic: Há dois modelos. Um amarelo (que lança o personagem a uma certa distância) e o vermelho (o personagem é lançado a uma distância maior)

Ataques
Rasteiro: A diferença entre ambos é a animação e os comandos que são utilizados.
Pulo: Ataque semelhante ao de Mario. Perninha dá uma pisada em seus inimigos. É um tipo de ataque mais vulnerável se comparado ao Sonic, que fica protegido em volta de seus espinhos, na cabeça e nas costas.

Animações
Semelhanças: Quando está parado, Perninha fica zangado, cruza os braços e bate o pé.
Diferenças: .. Depois de um tempo, Perninha dorme
Quase Caindo..
Armadilhas
Semelhanças: Espinhos mecânicos na cor branca
Diferenças: Há várias formas de espinhos em Tiny Toon.
Estágios de Bônus

Tiny Toon: Perninha pode colecionar várias cenouras e itens comuns do jogo, se encostar no Cuco, ele volta ao estágio regular em que parou.

Sonic: Na versão Master, Sonic coleta anéis e itens comuns do jogo com contagem de tempo.
Chefes



Semelhanças: Assim como Dr. Robotinik, Dr. Spincer e Valentino surgem com engenhocas, como naves e robôs. No Estágio 7, Valentino (com trajes aquáticos) surge jogando um polvo marinho como arma enquanto quebra plataformas - uma aparente semelhança com o chefe Dr. Robotinik do Final Zone (Sonic 1) e Spring Yard Zone de Sonic.
Diferenças: Há diálogos em texto, antes e após, os conforntos e um amigo de Perninha é libertado. O Ovo da Morte (Death Egg no original) de Sonic The Hedgehog 2 era derrotado com um total de 14 acertos*Veja mais em Dedo no Joystick: Tiny Toon Adventures: Buster's Hidden Treasure
 - Você Já Viu Este Jogo Antes
.

Mapa

OUTROS DA SÉRIE BUSTER'S:
BUSTS LOOSE (SNES) E BAD DREAM (GAME BOY)


TINY TOON ADVETURES: BUSTER'S BUSTS LOOSE (SNES , 1992): O jogo que deu origem a HIDDEN TREASURE? Esse jogo para Super Nintendo é tão bom quanto o de mega drive. Contando com diversas habilidades de Perninha e mais fidelidade ao desenho de origem. É também possível jogar com outros personagens do desenho.

Pelo jeito, após os anos 90, Perninha largou a televisão para virar boxeador neste game para Game Boy Advanced

TINY TOON ADVENTURES: BUSTER'S BAD DREAM (Game Boy Advanced , 2002): Este jogo feito pela Treasure (Yuyu Hakusho: Sunset Fighters) segue o estilo Ação dos Fliperamas. Onde Perninha não usa mais o salto sobre os inimigos como arma, mas sim, os punhos. Este jogo foi popularizado nos EUA com o título de .. Scary Dreams (substituindo o Bad Dream).


O QUE É ACME?
(Este tópico é adaptação do FAQ Tiny Toon Adventures: http://renebunny.tripod.com)


Em Inglês, Acme é um sinônimo para ponto mais alto, clímax, o melhor. Agora, como foi que começou a ser utilizado para nomes de produtos, ninguém sabe com absoluta certeza. Dizem que foi durante o início do século, nos Estados Unidos, quando começaram a surgir as primeiras lojas de departamentos. Estas lojas foram as primeiras a se proporem vender de absolutamente tudo, e os donos destas lojas começaram então a sentir necessidade de se dar nomes fixos para alguns dos produtos que eram vendidos, uma vez que muitos fabricantes não davam nomes ao que fabricavam. Era uma produção artesanal, muitas vezes. Então, alguém deve ter pensado em chamar de Acme estes produtos, como uma marca genérica. Sabão Acme, Ratoeira Acme, e assim por diante. O catálogo de compras pelo correio da Sears de 1907 realmente tem listada nele uma Bigorna Acme.
(Leia mais sobre Acme em Wikipédia).

Veja também: Tiny Toon Adventures: Buster's Hidden Treasure (Por: Léo)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...