sábado, 6 de abril de 2013

[DEDO NO JOYSTICK] Cyborg Justice (Mega Drive) 20ª Aniversário - Parte 2 de 3: SantuGuia

NESTA POSTAGEM

SANTUGUIA: APRENDA E DESTRUA
LISTA DE COMANDOS
USANDO A SALA DE MONTAGEM 
ESCOLHENDO O ARSENAL
MODOS DE JOGO
NÍVEIS DE DIFICULDADE
LUTANDO CONTRA A FEDERAÇÃO CYDREK: MODO ARCADE
SEGREDOS, COMBOS & BUGS
JOGANDO ONLINE

SANTUGUIA
(APRENDA E DESTRUA)

LEGENDAS
 + (Sinal de positivo) : Pressionar ao mesmo tempo
(2x): Pressionar duas vezes

LISTA DE COMANDOS
↑ ↑ ↓ ↓ → ← → ← ↓  ↘ ↗ ↖  ↙ ↔ ↕
Direcional (ou Botão D): Direita (→), esquerda (←), cima (↑) ou baixo (↓).
Botão A: Especial
Botão B: Soco
Botão C: Defesa

Defesa Móvel
 Segurando C com ← ou → o seu robô se move para trás ou para frente se defendendo.

Movimentos Agachados
Abaixar:  ↓ + C

Soco Agachado: ↓ + B
Chute Agachado: ↓ + A
Defesa Agachada: Abaixe (↓ + C) e segure 

Salto Agachado para Trás:  ↓ +  (2x)
Ataque Especial Agachado: Abaixe (↓ + C) e enquanto segura o comando, utilize um dos respectivos comandos relacionados a peça escolhida*Veja mais em ESCOLHENDO O ARSENAL .

Arremetida de Ombro Agachado:  Abaixe (↓ + C) + → + C

Socos & Ombradas

Empurrão*: Segure A
**No manual o movimento é chamado de Esmagamento com o Ombro.
Telefone*: → + A (a um ou dois passos)
*No manual o movimento é chamado estranhamente de Esmagamento com a Cabeça e recomendado para se fazer a longa distância. Embora o movimento funcione, o golpe é feito para se acertar de perto.
Soco com as costas da mão: B + ← (quando o adversário estiver atrás)



Colisão de Ombro: Pressione B perto do adversário
Soco no Queixo: ↑ + A entre um ou dois passos do adversário.
Gancho na Barriga:  ↑ + A bem próximo do adversário.
Punho Martelo: ↓ + A (a um ou dos passos)
Cotovelada: ↓ + (de perto)

Chutes
Chute pra frente:  Funciona melhor pressionando na ordem o Botão A + ← (ou na mesma linha da plataforma onde está o adversário)
Chute na face (estilo Van Damme): Aperte C (aciona defesa) + ← + A
Joelhada: → + A bem próximo do adversário
Chute aéreo: ↑ ou → + C e depois pressione B durante o salto. Ideal para passar por buracos ou projéteis.

Saltos
Salto Normal: ↑ ou → + C
Salto Voador:  ↑ ou → + C e rapidamente (durante o salto) ↓+ A
Salto com Chute Apoiado no Chão*→ + (quando estiver caído) 

*Há um outro comando apresentado no Manual (que leva o mesmo nome): → + toque no Botão B, depois rapidamente ↘ ou ↙ na direção do adversário. Provavelmente descartado do jogo final ou um erro dos próprios autores?

Agarrões
Batida na cabeça/ Ataque com trava de cintura: Salte (↑ ou → + C) em direção ao adversário e pressione (rapidamente no ar) ↓+ C. Se errar, seu robô perde dano ao cair no chão. Você se prende à cintura do adversário e ganha vigor enquanto o enfraquece golpeando.

Levantamento do inimigo: De perto, Agache (↓+ C) e depois pressione →. Aperte A para esmagar seu adversário no chão (ele perde um braço)*; Aperte B para arremessá-lo; ou aperte C para soltá-lo.

*É possível pegar o braço do outro ciborgue.  Faça o comando de agachar (↓+ C) e depois aperte A.
Arrancar o braço*¹: Preferencialmente A + ←, bem de perto. Com o braço em mãos:  Aperte para substituir seu braço pelo do adversário; Aperte para arremessá-lo; ou aperte C para soltá-lo.
Arrancar o tronco*²: Após arrancar o braço do inimigo, use o mesmo movimento A + ←. Aperte para ganhar energia do troncoAperte para arremessá-lo; ou aperte C para soltá-lo.
Após o Arrancar o Tronco*²: Antes da auto destruição de seu adversário, é possível pegar suas pernas. Agache (↓+ C) e depois pressione →. Aperte para ganhar a peçaAperte para arremessá-lo; ou aperte C para soltá-lo.
Notas Extras*¹ ²: Os chefes de nível são os únicos que podem arrancar seu braço e o seu tronco.
Montagem de um Ciborgue em Colapso: Chute seus destroços (A + ←) uma vez. Depois, próximo ao tronco, ↓+ C e pressione →. Importante em batalhas com 2 jogadores para reviver um companheiro derrotado (Manual da Tec Toy).


Destruindo um Ciborgue em Colapso Rapidamente: Chute seus destroços (A + ←) duas vezes.

USANDO A SALA DE MONTAGEM 
Construindo o melhor ciborgue

Segundo as informações do fabricante e da distribuidora, é possível fazer 200 combinações (215 em encartes Americanos) entre braços,  armaduras e pernas (quase tão legal quanto trocar de roupa na loja). Cada peça é selecionada com o direcional. Use ← ou → para escolher uma respectiva peça. Caso queira escolher uma peça de outra parte do corpo do ciborgue, pressione ↓ ou ↑ Espere um tempo para observar a função de cada uma na Sala de Teste (exceto para as peças que não utilizam função especial). Aperte Start para iniciar com a respectiva montagem.

ESCOLHENDO O ARSENAL
Cada peça testada no jogo foi constituída por um Ranking do melhor ao pior:
A=Forte, B=Médio, C= Fraco
Níveis de recomendação para cada jogador:
  I  =Iniciante   INT  =Intermediário  E  =Experiente

MÃOS

Dourada/ Normal
Dê um rápido toque duplo no botão A e segure, após o segundo toque, para uma executar uma rajada de socos.  Aperte →, enquanto segura o A, para dar continuidade ao movimento.
RANKING - Nível   INT  

Esmagadora
(Chrusher)
Ao se abrir, gira feito um liquidficador com um conjunto de três bolas pontudas. Dê um rápido toque duplo no botão A e segure, após o segundo toque, para acionar o triturador e utilize o Botão D, segurando o A, para cortar armaduras e braços dos adversários. RANKING Nível   INT  

Serradora
(Saw)
 Corta metal feito manteiga, com um ruído estridente (Manual da Tec Toy)

Dê um rápido toque duplo no botão A e segure, após o segundo toque, para acionar a serra e utilize o Botão D, enquanto segura o A, para cortar armaduras e braços dos adversários. É uma das melhores armas. RANKING Nível   INT  

Arremessadora
(Lauch)
Dê um rápido toque duplo no botão A para disparar a peça. Depois disso, é preciso correr atrás dela para encaixar no braço novamente. RANKING Nível   E  

Laser
Explode um potente raio letal, visível em linha reta de acordo com a sua posição do local de batalha. Se não fosse por um certo bug onde a arma acaba ficando inutilizada, após seu robô levar alguns danos a cada tentativa de carregamento da arma, ela seria imbatível. Ainda assim, é a melhor arma contra os chefes. Dê um rápido toque duplo no botão A para disparar o laser. Utilize sempre à distância.
RANKING B - Nível   I  

Borrifadora de Fogo
(Fire Spray)
Carbonizará o metal a curta distância, até a fusão nuclear (Manual da Tec Toy)

Dê um rápido toque duplo no botão A e segure, após o segundo toque, para acionar o borrifador. Uma rajada de chamas causará pane na armadura do adversário por alguns segundos. RANKING C - Nível   E  

ARMADURAS

Normal/ Dourada

 Com a aparência de um pássaro, é uma armadura sólida que suportará a maioria dos ataques (Manual da Tec Toy). RANKING Nível   E  

Lagosta
(Lobster)

Quase lembrando a estrutura metálica do Jaspion, essa armadura possui ombros armados com pontas para causar danos nos adversários (Ex: uma ombrada à curta distância por exemplo).
RANKING Nível   I  

Inseto
(Insect)

Com características misturando esqueleto humano e de mosca em sua estrutura, a armadura é descrita como uma  proteção esférica, de ajuste preciso (Manual da Tec Toy).
RANKING Nível   INT  


(Frog)
É considerada a melhor armadura do jogo.
Armadura forte e compacta que poderá levar á vitória (Manual da Tec Toy).
RANKING - Nível   I  

Impulso Reforçado
(Big Booster)
O modelo é o mesmo utilizado pelos chefes de nível.
RANKING B - Nível   INT  

Quasimodo
(Pseudomodo)
Nome lembra o personagem do conto O Corcunda de Notre Dame (Victor Hugo). Para quem não conhece o significado, a referência do modelo se refere a um indivíduo deformado ou monstrengo.
RANKING A - Nível   E  

PERNAS

Agitada
(Jogging)

A perna mais simples do jogo. Parece não possuir nenhuma funcionalidade. Projeto resistente para passeios rápidos e fatais (Manual da Tec Toy).
 RANKING C - Nível   E  

Pontuda
(Spiked)
A perna mais leve do jogo. Seu robô caminha com maior velocidade.  
RANKING - Nível   INT  

Salto Mortal
(Somersault)
Executa cambalhotas para ← ou → com um rápido  toque duplo no Botão C.
RANKING A - Nível   E  

Tanque
(Tank)
Atropele os adversários com um rápido toque duplo no Botão C.
RANKING Nível   INT  

Pé Grande
(Big Foot)
As pernas super pesadas te livram de ser arremessado pelos adversários e o imunizarão de armadilhas fatais   como neutralizadores e espinhos no chão. Os inimigos que o utilizam terão as mesmas vantagens.
A grande estranheza é que os programadores não se atentaram na física da peça. O Pé Grande também não resiste quando você carrega um adversário com essa mesma peça.
RANKING A - Nível   E  

Pneumática
(Pneumatic) 
Pressione o Botão D para ↑ e → ou para ↑ e ← com um rápido toque duplo no Botão C para acionar o salto duplo e ficar longe do campo de visão dos adversários, desviar de projéteis e escapar de abismos.
RANKING - Nível   I  

MODOS DE JOGO
Arcade (Fliperama): No modo tradicional, cada Nível é composto por dois Subníveis. Há um total de 5 Níveis e 10 Subníveis (o último nível não tem subnível). Ao final de cada nível, ganhando ou perdendo, sua performance é definida pelos seguintes medidores: Technical (Técnica) , Defend (Defesa), Fair Play (Jogo Limpo) e Brutality (Brutalidade).
 
Duel (Duelo): Conceitualmente um prelúdio da história, antes de se tornar um Ciborgue Fugitivo. Aqui serve como treino. Preferencialmente se estiver no modo de 2 Jogadores, com o outro jogador parado, é possível testar melhor os comandos. Na prática, é um corpo a corpo (um contra um) onde você utiliza toda a mecânica de percorrer pela plataforma (para cima ou para baixo) como no tradicional modo Arcade. Ao fim de cada round, uma tela surge com a imagem de comemoração do vencedor (com os dizeres: Advantage Player 1, Advantage Player 2 ou Advantage Computer) e o derrotado prestes a se ajoelhar.

NÍVEIS DE DIFICULDADE
Há diferenças significativas no modo Arcade. 

Relaxed: Vai até o terceiro nível com três continues disponíveis.
Easy: Vai até a quarto nível com três continues disponíveis.
Normal: O jogo segue completo com três continues disponíveis.
Hard: você encara todos os confrontos com inimigos em dupla com três continues disponíveis.
Brutal: A dificuldade mais difícil do jogo, você não tem nenhum continue.

LUTANDO CONTRA A FEDERAÇÃO CYDREK: MODO ARCADE

NÍVEL 1: PANORAMA DO PLANETA
(Level 1-1; Level 1-2; Level 1-3)

O cenário lembra um pouco o caótico futuro visto no filme O Exterminador do Futuro (1991). Na versão beta, isso fica mais parecido ao notar a presença de naves voando pelo céu. Assim como em todos os  outros níveis e subníveis do jogo, os cenários se diferem em detalhes que mudam de lugar, e alguns diferentes, e a cor entre um subnível e outro em comparação ao primeiro nível.
Um jogador iniciante pode não sacar a malícia para passar desse abismo. O lance é um sagaz salto com chute no ar*Veja mais em Chutes. Quando criança só conseguia passar com os pés Super Saltadores*Veja mais em Pneumática.

NÍVEL 2: CENTRO DE COMANDO CYDREK
(Level 2-1; Level 2-2; Level 2-3)
Se assemelha um pouco ao interior da Estrela da Morte do filme Guerra nas Estrelas (Star Wars).

NÍVEL 3: O EXTERIOR DO SANTUÁRIO
(Level 3-1; Level 3-2; Level 3-3)
E estamos em um cenário que mais ou menos lembra uma espécie de Coliseu. Por um momento a estrutura rapidamente me lembrou uma espécie versão futurista do cenário de Roma visto em Double Dragon 3: The Rosetta Stone.

NÍVEL 4: ACIMA DO INTERIOR DO SANTUÁRIO
(Level 4-1; Level 4-2; Level 4-3)
Muito semelhante a um estádio visto em Streets Of Rage 2.

NÍVEL 5: FLORESTA FUTURA
(Level 5-1; Level 5-2; Level 5-3)
Aqui o espaço para movimentar o ciborgue é um pouco menor do que a dos outros níveis.

CHEFE PRINCIPAL
(Main Boss)
Aqui a plataforma é linear. Note que o chefe final é um cérebro eletrônico. Acerte 5 vezes em cada um dos 3 pontos piscando em vermelho do Main Boss. É necessário entender o tempo de ataque para poder agir a cada longo intervalo.
O cérebro atira um grupo de misseis na parte superior, no meio e inferior.  Você pode usar a cambalhota para desviar dos tiros e utilizar a chute no ar após o pulo, de longe, para saltos mais precisos sem levar dano.
Antes do sistema de ataque voltar a ser ativado, se aproxime com um chute no ar (para atacar o ponto superior), um soco (para atacar o ponto do meio) ou uma joelhada (para atacar o ponto inferior) e se distancie. Repita a operação até destruí-lo.
Agora é só curtir o final.

SEGREDOS, COMBOS & BUGS 
Luta de Boxe: Com apenas 1 soco, é possível tontear o seu adversário. Para lhe dar um espaço de tempo maior, soque o esperto num total de 3 vezes. Enquanto deixa-o ver estrelas por algum tempo, você pode bolar um outro ataque (como arrancar seu braço, por exemplo).
Agarrado no Elevador (Combo Infinito)Quando o inimigo estiver descendo ou pulando para bem perto de você, na mesma linha da plataforma, faça ↑ + A e repita continuamente. O coitando vai ficar quicando até não poder mais.
Super Armadura: Deixe seu adversário quase indestrutível com esse truque louco. Termine com o seu oponente usando o combo Infinito com ↑ + continuamente (de perto). Reconstrua-o e tente acertá-lo com o soco. Opa! Seus socos não surtem efeito. Tome cuidado, só vai dar pra ganhar dele com outros ataques (como chutes e empurrões).
Desaparecendo: Algumas vezes, quando a CPU usa arremesso com esmagamento, seu robô desaparece e você simplesmente perde todas as vidas.
Esquentando a Pizza:  Dê uma de pizzaiolo e agite seu oponente com um Gancho na Barriga (↑ + A) quantas vezes quiser.. ah, e não se esqueça de esquentar sua pizza. Assim que o pobre adversário voltar ao chão, faça rapidamente o comando Especial usando a Borrifadora de Fogo.
Morte inevitável: Mesmo que você consiga destruir o último chefe, se a sua barra de energia estiver no fim em sua última vida, não adianta, você perde o jogo.

Cheat Mode:  Pause o jogo, em qualquer momento e faça a sequência rapidamente: C, B, B, C, C, A, C, B. É possível escolher qualquer nível e subnível, adicionar até 255 vidas e muito mais.

JOGANDO ONLINE
  Para quem não tem ou nunca teve o videogame e nem o cartucho, há também como jogar através de programas como emuladores (utilizando uma rom, um tipo de arquivo extraído do cartucho original) e lançamentos oficiais para os videogames atuais ou PCs via Steam.

Para o agrado e facilidade dos fãs internautas e que sentem saudades da quarta geração, agora, alguns sites disponibilizam - de uma forma independente da fabricante e das produtores dos respectivos jogos - uma maneira de jogar jogos de Mega Drive na Internet. Uma dessas alternativas é oferecidas pela página do site http://www.ssega.com onde está disponível a rom online.  NOTA: É necessário instalar o plugin Java (ou ativá-lo no menu disponível com o botão direito, caso já tenha em seu PC). 

Controles no teclado: direcional (setas) , Start (B), A (X), B  (C) e C (V). Clique neste LINK para ir direto a página onde está disponível o jogo online.

FIM DA PARTE 2


FALTA 1 PARTE....
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...