quarta-feira, 12 de outubro de 2011

[Sessão Crítica: Especial Dia das Crianças] O Rei Leão 3D

NESTA POSTAGEM
SESSÃO CRÍTICA
O REI LEÃO 3D

FICHA TÉCNICA
ELENCO




SESSÃO CRÍTICA 
O REI LEÃO 3D


O RETORNO DE SIMBA
O ano era 1994. Sem dúvida um dos melhores do cinema dos anos 90 (graças a O Máskara, True Lies, Forrest Gump e outros grandes) e do nosso futebol. Se em bem me lembro, era o tempo que a Disney fazia filas quilométricas. Eu estava lá, num desses cinemas lotados de Shopping, com a minha família. O episódio chegava a ser um pouco parecido qunado assisti Aladdin, acredito que este foi o primeiro filme que assisti no cinema. Isso se não for o relançamento dos filmes adaptados de A Turma da Mônica dos anos 80 que ocorreram antes, em 1992, se não me falha a memória. Antes de Toy Story e a sua geração de desenhos em computação gráfica, O Rei Leão foi o último grande rei das bilheterias da Disney.


O Rei Leão era de um tempo que os jornais Brasileiros davam uma grande valorização aos lançamentos dos longas da Disney, trazendo especiais sobre os personagens e as vozes internacionais - interpretadas por grandes atores de Hollywood como Whoopy Goldberg (a Hiena, Shenzi). Entre outros famosos no elenco da versão legendada: está o inglês Rowan Atkinson (Mr. Bean), como o dublador da ave Zazu; Matthew Broderick (Simba Adulto); James Earl Jones (Mufasa); e Jeremy Irons (Scar).

Observando algumas matérias, eu acreditava que O Rei Leão fosse um desenho chato.. justamente porque a Disney já estava afiada em investir em personagens humanos em suas histórias - já não se focava mais em longas aonde os animais são os protagonstas. Quando assisti ao desenho, aquelas impressões negativas simplesmente se foram na hora. O Rei Leão provou que a Disney ainda conseguia contar histórias cativantes sem precisar de humanos. Tanto é que eu sempre discordava de notas inferiores a 10 para este grandioso longa (até cheguei a rabiscar um livro de filmes que eu gosto só pra incluir mais uma quinta estrelinha dos 4/5 que ele ganhou).


Entre as suas músicas marcantes, vale destacar essa belíssima canção Can You Feel The Love Tonight (vencedora do Oscar 95) composta por Elton John (este mesmo veterano que esteve presente no último Rock In Rio). Com trilha instrumental assinada por Hans Zimmer (Batman: O Cavaleiro Das Trevas) e letras de Tim Rice, a trilha se tornou uma das mais vendidas da história.

As semelhanças entre o desenho nipônico, Kimba, e O Rei Leão, eram espantosas. A Toei chegou a entrar com um processo contra a Disney.

Observando O Rei Leão hoje, após certas críticas de religiosos e outras polêmicas (como a sua comparação com a produção Kimba) O Rei Leão ainda consegue me cativar e me emocionar. É notável que a história pode mesmo agradar pessoas de 8 a 80 anos. A Disney conseguiu buscar a eficiência aonde crianças e adultos podem rir e se emocionar com cenas que muito explicam o nosso ciclo. O nascimento, a vida e a morte. A inocência, a espiritualidade e a ambição. Tudo se encaixa em nossa sociedade e são explicadas através de animais que vivem nas savanas de uma África reimaginada com fantasia coesa.

É isso aí, Hakuna Matata.

A versão 3D teve uma respeitosa recepção das salas de cinema, com boa distribuição e excelentes horários. A Disney só decepcionou na divulgação quase nula. A nova versão pouco acrescenta ao entretenimento, é melhor destacada em sequências com presença de água e das folhas. Destaca-se também a cena incial em que a ave, Sazu, voa próximo ao rei Mufasa. mesmo assim, vale para relembrar esse grande clássico, merecidamente aplaudido na sessão em que eu estive (4/09/11 - 16:10).


FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL: THE LION KING 3D
DISTRIBUIDORA: WALT DISNEY PICTURES; ABRIL VÍDEO (VHS)
PAÍS: E.U.A.
DURAÇÃO: 90 MIN.
GÊNERO: ÉPICO/ MUSICAL/ AVENTURA (ANIMAÇÃO)
DATA DE LANÇAMENTO: No Brasil: 26 de Agosto de 2011 (VERSÃO 3D); 8 de Julho de 1994 (FILME ORIGINAL)


Elenco 

VERSÃO LEGENDADA
James Earl Jones: Mufasa
Jonathan Taylor Thomas: Simba Pequeno

Matthew Broderick: Simba Adulto
 Jeremy Irons: Scar
 Robert Guillaume: Rafiki
Nathan Lane: Timão
 Ernie Sabella: Pumba
Niketa Calame: Nala Pequena
 Moira Kelly: Nala Adulta
Rowan Atkinson: Zazu
  Whoopy Goldberg: Shenzy

Cheech Marin: Banzai
Jim Cummings: Ed
Madge Sinclair* (1938-1995): Sarabi (mãe de Simba)
*Madge teve aparições em episódios e filmes da série Jornada nas Estrelas (Star Trek) como a capitã Silva La Forge . A atriz morreu de leucemia em 1995 aos 57 anos.
Zoe Leader: Sarafina

VERSÃO DUBLADA
Patrick de Oliveira: Simba Criança
Garcia Junior: Simba Adulto
Jorgeh Ramos: Scar
Paulo Flores: Mufasa

(?)
Pedro Lopes: Timão

Mauro Ramos: Pumba
Pietro Mario*: Rafiki
*Pietro Mario foi o primeiro apresentador de um programa Infantil da TV Globo, chamado Capitão Furacão de 1965.
Pádua Moreira: Zazu
Hércules Fernando: Banzai
Carmem Sheila: Shenzi
Carla Pompillo: Nala
Maria Helena Pader: Sarabi

NAS CANÇÕES (VERSÃO LEGENDA)
Joseph Williams: Simba Adulto
Jason Waver: Simba Criança

Jim Cummings*:  Scar
*Somente na parte 2 da música Be Prepared - Versão Original de Se Preparem


NAS CANÇÕES (VERSÃO DUBLADA)
 Bruno Miguel: Simba Criança


Paula Tribuzy: Nala Adulta
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...