DEDO NO JOYSTICK
(GAME BOY ADVANCE)
 O CLÁSSICO DEFINITIVO REVIVIDO
Super Street Fighter II Turbo Revival reconta os acontecimentos de Super  Street Fighter II X: Grand Master Challenge, reunindo elementos da saga Alpha/Zero - que se passa bem antes. Gerando  assim, um balanceamento na história e a compreensão dos fatos. Isso não deixa a saga tão confusa. Por  isso, ponto para a história. O resultado se pode ver no final de alguns  personagens.
 DIVERSÃO 
 SSFIITR lembra o  mesmo nível de diversão de Super Street II e Super Street II Turbo por  reunir seus elementos em um só. Possui opções básicas na tela de  menu, como você vê abaixo.
Menu Select: Há as opções: Arcade; Options;  Survival; Training (indispensável para jogos de luta. Essencial para  treinar seus golpes, suas estratégias e combos); Survival (neste modo você  escolhe entre uma opção para enfrentar os 4 chefes, encarar Akuma ou enfrentar todos os lutadores); e V.S. (neste é preciso ter link com um outro GBA).
CPU 
Um  caso que lembra bem Super Street Fighter II, é o CPU. Isso mesmo. Ele está no mesmo nível de  dificuldade de SSFII, isso quer dizer que ele não está tão apelão como  em SSFII X. 
JOGABILIDADE
Eis a parte que pode aprovar ou desaprovar muitos jogos de luta (sejam  eles ruins em outros aspectos ou não). em SSFIITR, pelo  menos não há do que reclamar nesse quesito. Os comandos saem bem fáceis e rápidos, sem  precisar muito esforço. E os jogadores estão realmente equilibrados, como  no SSFIIX original. Todos tem seus pontos fracos e fortes e  sem invulnerabilidade. Tendo essa mudança drástica, não fica tão  complicado jogar contra um Ryu ou um Ken, por exemplo. Justamente pela  vantagem técnica que ganhavam em suas habilidades. Isso possibilita  melhores estratégias com outros lutadores. Não há modificações no comando de nenhum dos personagens, da pra se fazer da mesma forma que em SSFIIT/X. A tela de configuração do controle traz muitas opções para se adaptar melhor aos comandos de soco e chute, mais um ponto alto. 
SOM
 Os efeitos sonoros é a parte mais fiel à SSF II X. Quanto às musicas, há alguns  pequenos remixes, como a musica do final de Ryu. Outra diferença é que a  musica de apresentação é a mesma de SSFII, o primeiro Super, que é uma  musica mais tensa. Ao contrário da musica de SSFIIX, que eram uma musica mais  dramatica. Sendo assim, o jogo de cenas tensas entre a luta de  Ryu e Ken acabaram combinando bem com a música da primeira versão.
GRÁFICOS
Uma das grandes mudanças neste remake de SSFIIT, para o GBA, é sem  duvida a parte gráfica. Os frames originais dos personagens foram  mantidos. Porém, alguns ganharam um efeito semelhante ao de Street Fighter Zero, em relação  as seus especiais e Super Combos, incluindo efeitos tridimensionais  criando mais realismo e mais charme. 
Veja abaixo sobre que  mudou e o que deixou de mudar em SSFIITR:
Comparações - Antes/ Depois: Apresentação
Super Street Fighter II X: Grand Master Challenger
(1994)
 O sobretítulo do jogo foi substituído para Turbo, no lugar do X, na versão ocidental
Esta é a antiga e clássica apresentação de SSFIIX: com a cena do Ryu  concentrando seu Hadouken; Gouki surgindo das sombras e Chunli e Cammy,  com a sua curiosa lingüinha. A cena termina com o choque do Hadouken de  Ryu e o nome do jogo com um fundo preto (o efeito do SUPER atrás da palavra Street Figher II Turbo varia de acordo das vezes que a  apresentação aparece...)
Super Street Fighter II Turbo Revival 
(2001) 
Na versão remake de GBA, ganhou-se uma apresentação com belíssimos Artworks do jogo. Ryu e Ken disputando a sua eterna  rivalidade e em uma das cenas surgem um personagem diferente no meio que  depois é marcado com um X (na primeira apresentação é Chun-li quem  aparece). Logo após as cenas, surge o nome do jogo, com  um fundo colorido e o título remodelado.
Comparações - Antes/ Depois: Apresentação (Parte 2)
  Esta era a clássica tela de Player Select de SSFIIX, e olha só como ficou:
 O fundo foi revestido com uma animação de fogo tridimensional animado. Os personagens estão com um  estilo de desenho diferente e a opção de escolha das velocidades foi  mantido. Bem mais estilo! 
Street Fighter Zero e suas Heranças...
Nas duas primeiras cenas, da esquerda pra direita, é possível observar os efeitos tridimensionais de fogo causando danos com animações mais detalhada. Na ultima cena, pode-se ver Dhalsim  usando o seu teleporte - não ficou muito melhor, do que apenas aquele efeito  de pisca pisca de SFII? Ah, é claro, além daquelas informações que aparecem no lado: Hit, Attacks, Recovery, Reversal e  etc. tem também as extras. Por exemplo, se você fizer um  combo de 5 Hits, você recebe a mensagem Wonderful, isso ficou bem mais  bacana.
 Os anúncios dos inícios e finais dos Rounds ganharam um efeito  tridimensional bem original e se adequou ao game. Há tambem o famoso K.O. 
A antiga tela de versus tem aspectos incialmente semelhantes à SFZ quando aparece a cena dos países, mas logo depois ganha uma  tela V.S. com um novo visual mais adequado.
A Animação do carregamento de Super Combo tambem ganhou um aspecto, assim dizendo, mais Radical, Yeah Baby! A tela se escurece (compare com SFZ) com um X marcando a  tela, sem nenhuma barra a amostra. A direita, você confere a antiga animação de  SSFIIX. Perceba que em SSFIIX, enquanto a tela se mantém clara, e a barra de vida  e de Super Combo não desaparecem.
O efeito das pancadas ganhou um efeito que lembra o Street Fighter Zero 3 de PSX. Quando você acerta um golpe forte, saltam umas faíscas pela  tela. no lado esquerdo o clássico efeito das pancadas das versões  anteriores à SFII em SSFIIX.
A modificação do efeito das pancadas bloqueadas tambem foram herança de SFZ. Porém, o  efeito é o mesmo frame do Hadouken de Ryu quando começa a  explodir no adversário. No lado direito, da esquerda pra direita, o clássico efeito do antigo SSFIIX.
Uma Observação Aos Mínimos Detalhes: Falhas e Curiosidades
Erros de Reprogramação: A clássica tela de Winner tambem foi remodelado com os belos Artworks. No  lado esquerdo, Cammy dizendo as sua clássica frase e no lado direito  o ditador Vega. OPA!! Essa frase não era do do Viad...digo, Balrog, o ninja espanhol? pois é, a versão  americana tem dessas falhas - assim como clássico troca troca de nomes de  Bison (boxeador), Vega (ditador) e Balrog (o espanhol).  Na versão americana, eles não trocaram as frases da  tela de Winner dessa vez, por que será?! Santa Pressa querida Capcom!! (Toca uma música dos trapalhões) Mas  isso não quer dizer que o Ditador virou um boiola narcisista tambem, antes  que o digam. Fora isso, os finais dos 3 chefes estão normais!! 
Violência: As clássicas gotinhas de sangue (quem disse que Street não tinha seu lado  Mortal Kombat?) e catarros dos SFII anteriores tambem estão de volta nessa  versão. Uma prova de que apesar das inovações nos detalhes, tambem mantém  as suas pequenas origens.
Comparações - Antes/ Depois: Special Finish! 
Em SSFIIX, sempre que se terminasse com um Super Combo, a tela  explodia - calma, é de mentirinha (rs) - mas as barras de energia e SUPER  Combos eram mantidos....Ao lado, um Layer limpo da imagem.
Aqui você confere mais detalhe da animação tridimensional atuando no  game. O efeito dos SUPER Combos acaba de uma forma ainda mais colorida e  mais bonita do que o original, com umas faíscas enormes (para os marmanjos que  não prestaram atenção, ao lado um Layer da apresentação).
Perceba que a tela fica limpa ao executar o SC, assim como no carregamento do especial.
Perceba que a tela fica limpa ao executar o SC, assim como no carregamento do especial.
Comparações - Antes/ Depois: Cenários 

O famoso cenário japonês em cima do telhado de Ryu acaba por ganhar um novo visual. Melhor dizendo, ela foi inspirada no seu cenário de SFIII 3RD Striker. Ao lado uma foto de seu antigo cenário em SSFIIX
Ken também não foi esquecido. O clássico cenário do porto, com um barril  destrutível no canto direito, foi substituído por um terreno deserto com  efeitos tridimensionais, como pode ver o poste de stop (foto ao lado  direito). DE

Guile ganhou um cenário semelhante ao seu amigo Nash de SFZ 2. Agora o cenário americano é quase vazio, sobre uma plantaforma alta, um caça voando por trás e um mar no fundo. No antigo cenário em SSFIIX, ao lado direito, o ambiente era cheio, com uns militares da aéronautica no fundo e o caça parado.DO NO
Os clássicos Bônus Stages tambem estão de volta. Somente dois deles, o do  carro e o dos barris. Mas, espera, Ryu voando? É..Bugs acontecem... O
O cenário Russo do armazém de Zangief ganhou um fundo mais parecido com o  seu cenário de SFZ3. Na terceira e ultima foto, da esquerda pra direita, o  antigo cenário de SSFIIX.Y

Chun li agora tem o mesmo cenário de SFZ2, com prédios e pessoas ao fundo andando de bicicleta. Na terceira e ultima foto, o antigo China Stage de SSFIIX, que era uma ruazinha cheia de mercados.
SICKAgora o novo cenário de Vega se passa em um laboratório escondido da  Shadowlaw, com o fundo abandonado e escuro. Apenas com computadores ao  fundo desligados. No lado direito, o antigo cenário em SSFIIX, que se passa  nas ruas da Tailândia. Essa mudança fica bem clara com a idéia que SSFIITR quis se  aproximar com um de seus passos, deixa mais forte a personalidade de Vega,que é sim um líder de uma organização criminosa e não um simples ditador Tailandês (Vide Tailândia Stage mostrado ao lado).

O novo cenário americano de M.Bison (o boxeador Balrog no ocidente), agora ganhou um visual mais animado e colorido tirado do SFZ3 de PSX, mas sem muitos objetos (como carros, por exemplo). Apenas uma multidão ao fundo assistindo e torcendo. Ao lado, o antigo cenário de Las Vegas.

...Tirando os apresentados, os cenários dos outros demais personagens continuam os mesmos do original SSFIIX.
Uma Observação Aos Mínimos Detalhes: Finais
Um detalhe importante que não pode ser deixado de maneira alguma de  citar são os finais. Totalmente novos, com desenhos belíssimos. Mas são  apenas imagens paradas com descrições subindo. No final de Cammy, fica  explicado que ela é realmente uma clone de Vega (o líder da ShadowLaw), como foi comentado em  SFZ3.  Enfim, você não terá que aturar o erro da versão  americana de SSFII aonde se diziam que Vega e Cammy eram amantes. Neste  SSFIITR, mesmo sendo a versão americana, o final esta perfeito. Na terceira  e ultima foto, o final de Ryu, dando um Shoryuken na cachoeira (lembra  muito o final de Ryu de SFII de Snes)
E afinal.. SSFIITR VALE A PENA OU NÃO VALE?
VALE! Por que não é apenas um remake barato de SSFIIX. E sim uma versão  deste recheada de modificações e novidades, melhorando-o mais  ainda. Portanto,este é o melhor Street já lançado para os portáteis. Se você  tem um GBA e é fã de SF, vá correndo atrás por que este é obrigatório!!
CRÉDITOS
FICHA TÉCNICA
Ano: 2001
Jogadores: 1 ou 2
Megabite: ??
Gênero: Luta
Lutadores: 17
Cenários: 17
Fases/Estágios: 10
Diretor: Ohko 15 Matsumaru
Jogadores: 1 ou 2
Megabite: ??
Gênero: Luta
Lutadores: 17
Cenários: 17
Fases/Estágios: 10
Diretor: Ohko 15 Matsumaru
Programadores:
Giichi Ariyama
Kenichi Nichigaki
Seiya Okamoto
Kouhei Yamaguchi
Norio Maeda
Kenichi Arita
Masatsugu Shinohara
Yoshito Ito
Nobuaki Minomiya
Designer dos Cenários: Ryutaro ‘S Mama
Designers:
Hideki Kagiri
Katsumi Toda
Jonko Ikeda
Chizuko Tamura
Kenz. Yamahashi
Designer dos Personagens: Edayan
Som:
Tosio Kajino
Chihiro Arisaka
Analista de Bugs:
Yng J. Matsubara
Shosuke Suzuki
Hirotsugu Oomae
Hiroyuki Yamamoto
Makoto Yasutomi
Junya Yosimura
Shohei Okamura
Noriyuki Iwata
Taro Suwabe
Manual:
Sakumizu
Agradecimentos Especiais:
Erik Genazea Suzuki
Takuya Shiraiwua
Furu Tanuki
Produtor:
Koji Nakajima
Tatsuya Minami
Produtor Executivo: Yoshiki Okamoto
Kenichi Nichigaki
Seiya Okamoto
Kouhei Yamaguchi
Norio Maeda
Kenichi Arita
Masatsugu Shinohara
Yoshito Ito
Nobuaki Minomiya
Designer dos Cenários: Ryutaro ‘S Mama
Designers:
Hideki Kagiri
Katsumi Toda
Jonko Ikeda
Chizuko Tamura
Kenz. Yamahashi
Designer dos Personagens: Edayan
Som:
Tosio Kajino
Chihiro Arisaka
Analista de Bugs:
Yng J. Matsubara
Shosuke Suzuki
Hirotsugu Oomae
Hiroyuki Yamamoto
Makoto Yasutomi
Junya Yosimura
Shohei Okamura
Noriyuki Iwata
Taro Suwabe
Manual:
Sakumizu
Agradecimentos Especiais:
Erik Genazea Suzuki
Takuya Shiraiwua
Furu Tanuki
Produtor:
Koji Nakajima
Tatsuya Minami
Produtor Executivo: Yoshiki Okamoto
ARTIGO 
 TEXTO E IMAGENS: MESTRE RYU
ANO: 2005, 2011
REGIÃO TESTADA: VERSÃO E.U.A.
CRÉDIT
CRÉDIT
STREET FIGHTER II 20 ANOS
POSTAGENS ANTERIORES
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ROUND 5
ROUND 4
DEDO NO JOYSTICK: STREET FIGHTER II TURBO HYPER FIGHTING (IBM PC)
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DEDO NO JOYSTICK: STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR (SNES) - EXTRAS DE COLECIONADOR
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ROUND 1
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