quarta-feira, 8 de maio de 2019

[História dos Videogames..Conectado] Jogos de Verão, Castlevania, Double Dragon e Metroid - Os Desenhos cancelados da DiC

Reprodução: Twitter

DiC Entertainment também ficou responsável por animações como 
Super Mario Bros., Captain N, Zelda e Sonic


Nesta última terça, Tanooki Joe - um usuário do Twitter - compartilhou uma série de imagens descobertas através de um anúncio no site de vendas online eBay a respeito de uma série de conceitos de arte envolvendo quatro adaptações animadas de jogos presentes nos videogames da Nintendo, que até então, seguiam nos grandes sucessos entre a década de 80 e 90 ao lado de Super Mario Bros.

Acontece, que esses desenhos seriam, possivelmente, uma parte do programa de TV que seria chamado Super Mario Bros. Power Hours - uma das sequências da série animada conhecida por aqui como O Super Show dos Irmãos Mario (Super Mario Bros. Super Show!) - exibido pela Rede Globo de Televisão durante os anos 90. São eles as que seriam as possíveis atrações: Jogos de Verão, Castlevania, Double Dragon e Metroid.

Vale conferir a postagem de Tanooki via twitter:





- Jogos de Verão (California Games) é impressionante ver uma adaptação de um jogo de esporte. Embora também tivéssemos o desenho Liga de Mutantes (adaptado da série de jogos Mutant League da Eletronic Arts para o Mega Drive) em 1994 - foi exibido pelo SBT por aqui em meados de 1996 ( o ano da última temporada do programa ).  O que se pode imaginar é que os esportistas presentes no game, claramente, deixariam de ser meras caracterizações de jogador para personagens com identidade e se tornariam os astros do show com aventuras tradicionais entre eles. 







- Castlevania parece reaproveitar o estilo Scooby Doo mas com uma aparente identidade própria. ou seja, voltado a um estilo cômico, fugindo da caracterização de terror dos jogos. Possivelmente, os monstros teriam uma interação amigável com os personagens humanos ou caçadores aprontando altas confusões nessa briga de cão e gato. Loucura, não ?












- Double Dragon parecia que viria a ser o desenho mais fiel entre os jogos que seriam adaptados da lista. 

















- E uma das coisas mais chocantes dessa revelação é: Samus Aran homem em um desenho de Metroid?
















O CONCEITO DA DIC

Sem construir muitas complexidades, por se tratar de um público ainda muito jovem entre a década de 80 e 90, a DiC Entertainment, desde seus primórdios adaptando o universo dos videogames em suas animações (aparentemente a pioneira nesse gênero), costumava trazer uma linguagem bem mais voltada aos pequeninos.  

Além da séries de animação Super Mario Bros. Captain N: O Mestre dos Jogos e Zelda (os dois últimos são os mais raros por aqui), a DIC Entertainment ficou também conhecida com a animação As Aventuras de Sonic The Hedgehog em 1993 - eu lembro de ter ido à loucura depois de ver o anúncio do lançamento em VHS na TV* (pela primeira vez, um desenho de Sonic ?). Uma grande novidade, embora algumas de suas adaptações sempre fugiam do universo característico conhecido dos jogos.

*Nota: O anúncio do VHS da série Sonic era tão formal que tirava dúvidas se o vídeo era de VHS mesmo. 

O que se sabe é que o Super Mario Bros. Power Hours só ficou mesmo no papel e não houve um conceito mais profundo sobre as quatro atrações descobertas (até agora) e em 1990 surgiu a sequência da série animada Super Mario Bros. intitulado Super Mario Bros. 3 - seguindo o título do então lançamento recente do jogo de mesmo título do Mario no Nintendo 8 Bits. 


Agradecimento ao amigo Thiago Neves pela notícia.


Fonte: Kotaku 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...