segunda-feira, 6 de abril de 2015

[Santuário: Conectado] Projeto Vídeos: Game TV (Gazeta) terá volta triunfal

Elisabeth de Carvalho (Liz Reis) em cena numa das novas (e raras) gravações encontradas

Game TV, programa independente sobre videogames exibido pela TV Gazeta em 1993 receberá novas gravações em breve no acervo de vídeos no canal do Santuário do Mestre Ryu 
no You Tube.


Um Comunicado: 

É com uma imensa felicidade que anúncio a vocês as novas gravações encontradas do programa Game TV (Gazeta). Esse é o maior presente da próxima temporada que podemos oferecer graças ao nosso seguidor street666 que nos doou a fita com as suas gravações para que pudéssemos continuar a nossa busca por resgatar a história dos videogames no Brasil. Se trata de um feito nobre do nosso amigo e é por pessoas abençoadas assim que nos motivam a trazer o melhor conteúdo para você, leitor e espectador do nosso Santuário do Mestre Ryu.

O processo de digitalização e disponibilidade no meu canal do You Tube (representante oficial do site) estaria previsto para esse mês (em comemoração dos 6 anos de aniversário do site) mas optei por adiar esse laçamento justamente por uma série de problemas que este projeto vem enfrentando.

Inicialmente eu optei por capturar através de um material barato conhecido como EasyCap e pelo software que o acompanha, Ulead Video Editor. Tive muitas frustrações pois o áudio não saia na gravação e a imagem praticamente se perdeu até ficar em preto e branco entre tantas tentativas. Desisti num primeiro momento, mas posteriormente voltei a tentar com outros softwares, como o Pinnacle Studio (que não reconheceu a EasyCAP) e a Debut Video Capture Software (a imagem fica em preto e branco e sem som, também) até que então encontrei o ótimo Video Director 13 (consegui gravar a imagem e o som) o problema é que as pequenas falhas que surgiam, assistindo apenas no VHS ligada a TV, se multiplicaram (imagem rodando e se perdendo até travar após os 11 minutos).

Então a minha tentativa foi gravar direto de um DVD de mesa (DVD Recorder da Philips, modelo raro e da melhor marca entre os aparelhos de DVD), outro complicado processo já que a imagem passava a sofrer diversos problemas (da mesma forma que na captura) mas um pouco menos piores e que poderia contornar. Atualmente encomendei um adaptador S-Vídeo para o cabo que recebi de brinde do generoso vendedor do DVD Rec.

Como vocês podem ver, os novos programas irão demorar um pouco mais pra ir ao ar. A previsão é que seja até Outubro, já que ele está passando por um rigoroso processo de digitalização - tanto de captura quanto de imagem através dos melhores aparelhos recomendados com aprovação de público e crítica, como a Philips (DVD) e a Panasonic (VHS) - peço aos entusiastas que gostariam de ver este resultado, que aguardem pelas melhores novidades e que torçam por este trabalho.

O que vem por aí



O nosso poster oficial de divulgação

A sequência do Projeto Vídeos: Game TV (Gazeta) já tem título: Projeto Vídeos: O Melhor do Game TV (Gazeta) Volume II. O doador da fita acreditava que só havia um programa gravado. Felizmente as preces foram ouvidas e Deus nos reservou uma surpresa: a fita tem quase 5 horas de gravações do programa - ao todo 8 programas gravados, na íntegra, e aparenta se passar entre os três últimos meses do programa (entre Junho e Outubro de 1993) 7 deles antecedendo os 3 vídeos finais já apresentados (2 deles que se tornaram o primeiro no You Tube, consagrando um dos marcos do nosso canal, e 1 do nosso parceiro, Reise Durch Die Zeit).

As novas gravações traz a participação de uma apresentadora não vista nas outros vídeos e uma garota propaganda. Além disso, visita a uma feira de jogos eletrônicos e a redação de uma célebre revista dos anos 90. Fora isso, uma cobertura dedicada ao lançamento de duas grandes fabricantes de jogos no Brasil. É volta triunfal mesmo, sem data definitiva mas que certamente virá pra marcar história.

Quem nasceu na metade dos anos 90 não compreenderia o quanto é natural se enganar ou pegar informações trocadas sobre os conteúdos associados a jogos. O Game TV se esforçou e quase não é notado esses detalhes. Uma vantagem é que hoje (sem desmerecer o incrível trabalho dos You Tubers) criar vídeo e falar de jogos como um especialista parece muito mais fácil do que era antigamente onde o mercado era muito mais internacional (sem imaginarmos de que isso se tornaria global) e o jornalismo associado a esses trabalhos tinha que ralar duro para disponibilizar o melhor conteúdo - caçar contatos de jogadores feras através do boca a boca - sem Google e sem redes sociais (até porque a internet não era uma inclusão como é hoje).

*A série Projeto Vídeos deve fazer parte do nosso canal "Do Fundo da Arca" (uma célebre referencia ao termo "Do Fundo do Baú", como originalmente apresentado em 2009). 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...